Acessibilidade / Reportar erro

Mindfulness y el Abordaje del TDAH en el Contexto Educativo

RESUMO:

O objetivo do presente trabalho foi a realização de uma revisão sistemática de estudos sobre a eficácia das intervenções baseadas em mindfulness no tratamento do TDAH para sua possível implementação no contexto educacional. Da mesma forma, também foram analisados a metodologia e o procedimento de cada estudo. O processo de pesquisa foi realizado nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Dialnet plus, Roderic e Google Scholar, utilizando palavras-chave e determinados critérios de inclusão e exclusão. Apenas seis artigos dentre 121 preencheram esses critérios. Os resultados mostram como as pesquisas evidenciam uma redução da sintomatologia principal do TDAH através do mindfulness. Ao mesmo tempo, concluímos a falta de estudos e programas de mindfulness e TDAH inclusivos em contextos educacionais.

PALAVRAS-CHAVE:
Mindfulness; ADHD; Educação; Intervenção

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com