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Editorial

EDITORIAL

A presente edição da Revista Brasileira de Educação Especial confirma e concretiza mais uma grande conquista de notoriedade científica: a inclusão da Revista na categoria de Qualis A Nacional na área de educação.

Durante os últimos anos, vários foram os cuidados para que a revista ganhasse prestígio em nível nacional e internacional. Dentre esses cuidados, contribuíram: 1) a manutenção da periodicidade; 2) a publicação de um número por ano (de 1992 a 2000) para três números anuais; 3) a indexação em base de dados nacionais e internacionais; 4) a inclusão de pareceristas estrangeiros no conselho editorial; 5) a avaliação e entrada para o SciELO; e 6) a chegada e publicação de artigos de pesquisadores estrangeiros. Todos esses cuidados sempre foram incentivados pelos membros da ABPEE.

Um dos critérios estabelecidos na avaliação Qualis e que foi um dos pontos que mais auxiliou a avaliação em nível A Nacional foi a presença, on line, na página da ABPEE, de todas as revistas publicadas desde 1992, ou seja, desde o primeiro volume, o que garantiu o acesso livre e gratuito a estudantes, professores e pesquisadores. Salienta-se, ainda, que a revista é enviada, na forma impressa, a 47 bibliotecas de universidades estrangeiras e 97 nacionais.

Frente a essas conquistas, o número de artigos recebidos triplicou, e o espaço para o volume 13, ano de 2007, foi totalmente completado. Isso levou o comitê editorial a rever as normas para publicação. Dessa forma, na última reunião da diretoria, foi deliberado que os artigos recebidos deverão ser compostos, por, no máximo, 20 laudas. Essa medida irá abrir espaço físico para a publicação de 10 artigos por número da revista, visto que, até então, o espaço para publicação era de 8 artigos por número.

A presente edição foi composta por artigos provenientes de diversos Estados da Federação: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, Rio Grande no Norte e São Paulo.

Os temas, que poderão ser identificados nos títulos do sumário, estão variados:

1) O aluno com deficiência no ambiente universitário.

2) Os discursos e significados sobre as pessoas com deficiências nos livros didáticos de português.

3) Política de educação especial no Estado de Sergipe.

4) O ensino do aluno com paralisia cerebral na classe regular.

5) Os procedimentos de avaliação assistida e comunicação alternativa.

6) O autoconceito do adolescente deficiente auditivo e sua relação com o uso do aparelho de amplificação sonora individual.

7) As evidências sobre violência e deficiência.

O presente número sela, então, uma conquista que foi galgada pelas várias diretorias da ABPEE e pelos vários editores da Revista Brasileira de Educação. Vamos comemorar!!!

Comitê editorial

Eduardo José Manzini

Maria Amélia Almeida

Eucia Beatriz Lopes Petean

Maria Cristina Marquezine

Lígia Maria Presumido Braccialli

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2007
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