Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura2 2 Apoio financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Programa/ Edital nº 59/2014 - Pesquisa Científica e Tecnológica em Tecnologia Assistiva (PGPTA) pela concessão de Bolsa de Doutorado para a primeira autora. Este trabalho faz parte do projeto científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): INCT2014 Processos números: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): 2014/50909-8; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 465686/2014-1; CAPES: 88887.136407/2017-00.

RESUMO:

A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados.

PALAVRAS-CHAVE:
Autismo; Ensino; Linguagem; Ecoico; Revisão de Literatura

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com