Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2007
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José; Almeida, Maria Amélia; Petean, Eucia Beatriz Lopes; Marquezine, Maria Cristina; Braccialli, Lígia Maria Presumido
  • Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas Ensaio

    Correia, Luís de Miranda

    Resumo em Português:

    Sabe-se, hoje em dia, que há um grupo de alunos cujas desordens neurológicas interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se, estas desordens, numa discapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais, que ao não ser abrangido pelos serviços e apoios da educação especial, sente um prolongado insucesso académico e, até, social que o leva, na maioria dos casos, ao abandono escolar. Estes alunos designam-se, geralmente, por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). No entanto, em Portugal, este não parece ser o caso. O Ministério da Educação ao não considerar as DAE como uma área das NEE com direito a serviços de educação especial, está a limitar o acesso dos alunos que apresentem DAE a programas educativos eficazes e, por conseguinte, a limitar-lhes a capacidade de aprenderem de acordo com as suas características e necessidades. Assim sendo, este artigo pretende propor uma definição de DAE que possa vir a facilitar a compreensão de uma problemática tão incompreendida e, deste modo, ajudar na elaboração de respostas educativas eficazes para os alunos que apresentem DAE.

    Resumo em Inglês:

    We know today that there is a group of children whose neurological disorders interfere with their way of processing information that, in many instances, will require the services and support of special education. These kinds of disorders usually affect the student's ability to read, write or do math calculations, or even affect the acquisition of social skills; the students who present them are generally called students with specific learning disabilities (SLD). However, in Portugal this seems not to be the case. By not considering SLD an area of disability that qualifies for special services, the Ministry of Education is limiting the access of students who present them to sound educational programs, thus preventing them from learning effectively in accordance to their characteristics and needs. With this in mind, this article attempts to conceptualize a Portuguese definition of SLD that could lead to an understanding of such a misguided issue and, thus, contribute to the elaboration of effective educational responses for students who present SLD.
  • Algunos modos de historiar la educación especial en Colombia: una mirada crítica desde la historia de la práctica pedagógica

    De Los Ríos, Alexander Yarza

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo en cuenta el desprecio aparente hacia la historia en algunas investigaciones y en la mayoría de la formación de educadores especiales, se presenta un análisis sobre el lugar de la historia de la educación especial en el conjunto de historias de la educación y la pedagogía, y un estado del arte sobre los diferentes modos de historiar la educación especial en Colombia. Para finalizar, se propone un análisis crítico desde la historia de la práctica pedagógica posibilitando pensar los aportes de las distintos modos de historiar a futuras formas de investigación histórica que contribuyan a ponerle un alto al incremento y expansión de la des-memorización de la cultura, la historia, la pedagogía y, para nuestro caso, de la educación especial.

    Resumo em Inglês:

    Keeping in mind the apparent scorn toward the history in some investigations and in most special educator's formation, an analysis is presented on the place of the history of the special education in the group of education and pedagogy's histories, and a state of the art on the different ways to make history the special education in Colombie. To conclude, it intends a critical analysis from the history of the pedagogic practice facilitating to think the contributions from the different ways to make history to future forms of historical investigation that contribute to put a high one to the increment and expansion of the give-memorization of the culture, the history, the pedagogy and, for our case, of the special education.
  • Tempo de latência e características da nomeação de figuras de crianças com transtorno da leitura Relato De Pesquisa

    Stivanin, Luciene; Scheuer, Claudia Ines

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar o tempo de latência e as características da nomeação de figuras em crianças com Transtorno da Leitura e com desenvolvimento típico de leitura, de mesma escolaridade. As amostras foram constituídas por 20 crianças com Transtorno da Leitura (m=8,3 a) e 25 criançassem dificuldades na leitura (m=8,6 a), de ambos os gêneros. O teste de nomeação de figuras foi constituído por 96 figuras, com balanceamento equivalente às palavras escritas: freqüência de ocorrência, extensão e complexidade para o português falado no Brasil. As figuras foram apresentadas na tela de um computador e as crianças foram instruídas a dizer o nome das figuras. O tempo de latência e as respostas foram registradas em um programa criado especialmente para esta pesquisa. As respostas foram analisadas de acordo com os critérios da literatura específica. Não foram observadas diferenças entre crianças com Transtorno da Leitura e seus controles para o tempo de latência. Todavia os resultados apontaram mais respostas corretas para o grupo de leitores e mais erros fonológicos para as crianças com Transtorno da Leitura. Conclui-se que o tempo gasto para a recuperação dos nomes das figuras é semelhante entre as amostras, porém as crianças com Transtorno da Leitura podem exibir déficits na nomeação de figuras, principalmente para selecionar as formas fonológicas dos nomes, resultando em nomeações incorretas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify latency time and the properties for the picture labelling in children with reading disorders and children with typical reading development. The sample was composed of 20 children with reading disorders (age mean=8,3 y) and 25 children without reading disorders (age mean=8,6 y), from both genders. The picture labelling test was made up of 96 pictures, divided into stimuli groups, with equivalent balance to written words: frequency of occurrence of the written word, word extension and complexity for Portuguese spoken in Brazil. The pictures were presented on a computer screen and children were asked to name the pictures. The latency time and the responses were registered in a program designed specially for this study. The responses were analyzed according to criteria of specific literature. No statistical differences were observed between readers and non-readers related to the processing time, however, results pointed to more correct answers in the reader group. Non-readers have more phonological errors than readers. In conclusion, the latency time is similar between the subjects. However non-readers can show difficulties in picture naming, especially as to selection of phonological properties of the picture naming, which result in errors in labelling.
  • Surdez e linguagem escrita: um estudo de caso Relato De Pesquisa

    Guarinello, Ana Cristina; Massi, Giselle; Berberian, Ana Paula

    Resumo em Português:

    Partindo do pressuposto de que ao considerar a língua de sinais como a primeira língua do surdo é possível perceber sua inserção no mundo letrado, esse trabalho objetiva analisar produções escritas de um sujeito surdo em momento inicial de apropriação da escrita. Para tanto, concebendo a linguagem como atividade dialógica, como trabalho social e histórico, constitutivo dos sujeitos e da língua, foram analisados cinco textos produzidos, entre os anos de 1998 e 2002, por um sujeito surdo, reconhecido pela inicial R, em conjunto com a sua fonoaudióloga. Cabe esclarecer que tal profissional, proficiente em língua de sinais, atuou como interlocutora e intérprete, priorizando a natureza interativa da linguagem e interferindo nas produções escritas quando solicitada. Durante os anos trabalhados com R, observou-se que ele passou a refletir sobre seus textos e mudou sua postura perante a escrita. O fato de R e a fonoaudióloga compartilharem a língua de sinais permitiu que ele dividisse suas histórias e experiências, levando-os a registrá-las a partir da língua escrita. Deste modo, R passou a fazer uso da escrita com alternâncias e justaposições entre as duas línguas envolvidas: a língua portuguesa e a língua de sinais. A escrita tornou-se, assim, uma possibilidade a mais de manifestação da singularidade de R, que passou a reconstruir a história de sua relação com a linguagem.

    Resumo em Inglês:

    Considering sign language as deaf peoples' first language, it is possible to conceive of the insertion of the deaf into the written world. This work aims to analyze the written productions of a deaf child during his initiation into literacy. We view language as a dialogic activity, as social and historic production, that enables constitution of individuals and their language. Five written texts produced between 1998 and 2002 were analyzed. These were produced by a deaf subject, R, together with his speech and language therapist. It is important to clarify that this professional was fluent in sign language, and she acted as an interpreter and interlocutor, emphasizing language as interaction and interfering in written productions when requested. During the years she worked with R, it was seen that he started to reflect upon his written production and that his attitudes towards writing changed. The fact that R and his speech and language therapist shared sign language allowed him to talk about his life and experiences; this material was then taken down as written language. Thus, R started to use written language with crossovers and juxtapositions of the two languages he used: Portuguese and sign language. Writting became an added possibility that could reveal his uniqueness as an individual, enabling him to rebuild the history of his relations to language.
  • Percepções de jovens com Síndrome de Down sobre relacionar-se amorosamente Relato De Pesquisa

    Luiz, Elaine Cristina; Kubo, Olga Mitsue

    Resumo em Português:

    Dificuldades de pais e profissionais para lidar com comportamentos de natureza sexual de pessoas com deficiência mental são provavelmente advindas de concepções parciais ou equivocadas desses pais e profissionais sobre as potencialidades de desenvolvimento da dimensão sexual dessas pessoas. Uma das implicações desse tipo de concepção é promover poucas oportunidades para ouvir o jovem com deficiência mental sobre suas expectativas e desejos sobre relacionamento amoroso. O objetivo do trabalho foi descobrir quais as percepções de jovens com Síndrome de Down sobre relacionar-se amorosamente. Para isso, duas mulheres e três homens com Síndrome de Down, com idade entre 18 e 28 anos, foram entrevistados individualmente. As verbalizações desses jovens sobre o que é apaixonar-se e o que sentem um pelo outro se referiram a comportamentos que expressavam cuidados com (a) namorado (a), e a sentimentos como ânimo e paixão. Em relação ao que verbalizam sobre o que é uma pessoa atraente, houve ênfase em aspectos físicos e comportamentais. Uma jovem afirmou ter relações sexuais com o namorado e descreveu com minúcia a experiência e cuidados tomados para isso. Outros dois jovens consideraram a possibilidade de ter relações sexuais mais tarde, embora já namorassem há algum tempo. Uma adolescente indicou como necessário para ter relação sexual a interdependência do casal e a prevenção da gravidez. Os resultados possibilitam concluir que as percepções que jovens com Síndrome de Down têm sobre relacionamentos amorosos não diferem daquelas de jovens sem síndrome e, muito provavelmente, são desenvolvidas pelas oportunidades de se comportarem efetivamente sob contingências que favoreçam comportamentos amorosos.

    Resumo em Inglês:

    Difficulties parents and professionals have in coping with sexual behaviors of people with mental deficiency probably result from their faulty ideas or misconceptions of the potential these people have for developing of sexuality. One implication of this type of conception is that few opportunities are promoted for listening to what young people with mental deficiency have to say about their expectations and desires of amorous relationships. The aim of this study was to uncover the perceptions of young people with Down Syndrome about amorous relationships. To this end, two women and three men with Down Syndrome between 18 and 28 years, were interviewed individually. Their reports on what it means to fall in love and what they feel for each other was related to behaviors that expressed concern for their boyfriend/girlfriend, as well as feelings of excitement and passion. As to their reports on physical attraction, emphasis was placed both on physical and behavioral aspects. One young woman stated that she had sexual relations with her boyfriend and she described in details her experience and the precautions taken. Two other interviewees considered the possibility of having sexual relations in the future, although they had been dating for some time. One young woman indicated that having sexual relations requires interdependence of the couple, as well as precautions to prevent pregnancy. These results enable us to conclude that the perceptions that young people with Down Syndrome have about amorous relationships do not differ from those of young people without the syndrome and are probably developed when given opportunities to experience relationships in circumstances that favor amorous behavior.
  • Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico Relato De Pesquisa

    Rosin-Pinola, Andréa Regina; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    As habilidades sociais vêm sendo amplamente reconhecidas como importante componente do processo de escolarização especialmente dos alunos com deficiência mental. A revisão da literatura evidencia escassez de pesquisas que focalizam a inclusão desses alunos no sistema regular de ensino. Considerando tal situação, este estudo teve como objetivos: avaliar e comparar o desempenho social (habilidades sociais e problemas de comportamento) e acadêmico de alunos, com deficiência mental, incluídos, em relação a seus colegas de alto e baixo rendimento acadêmico (AR e BR, respectivamente). Trinta professores avaliaram 120 alunos (40 com deficiência mental incluídos no ensino regular, 40 AR e 40 AR) da pré-escola à oitava série por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, na sua versão adaptada para o Brasil (SSRS-BR) por BANDEIRA et al. (s.d.). Os dados foram analisados estatisticamente e os resultados mostraram que: no desempenho acadêmico, os três grupos diferenciaram-se significativamente, com o AR mais positivamente avaliado, seguido pelo BR e depois pelo DM; nas habilidades sociais, AR apresentou escore acima da média normativa diferenciando de BR e DM, estes somente se diferenciaram nos fatores de Assertividade e Autodefesa; nos problemas de comportamento, AR apresentou escore abaixo da média normativa, diferenciando-se dos dois outros grupos; que não se diferenciaram. As evidências de dificuldades acadêmicas e interpessoais, tanto do grupo BR como DM, sugerem concomitância destas variáveis e aponta similaridades nas necessidades educativas desses dois grupos, o que reforça a importância das habilidades sociais para o sucesso e a inclusão escolar.

    Resumo em Inglês:

    Social skills have been widely recognized as important components of the schooling process, especially for students with mental deficiency. A review of the literature has shown scant research focusing on these students' inclusion in the regular school system. Considering this situation, the present study aimed: to evaluate social performance (social abilities and behavior problems) and academic achievements of students who were included in the regular school system, by comparing students with mental deficiency with their peers who had high and low academic achievement (HA and LA, respectively). Thirty teachers evaluated 120 students (40 with mental deficiency included in the regular system, 40 with high and 40 with low academic achievement) from preschool to the 8th grade elementary level using the Social Skills Rating System, originally produced in the United States (Social Skills Rating System, SSRS, by Gresham & Elliott, 1990) in its Brazilian version (SSRS-BR) adapted by Bandeira et al. (n.d.). After descriptive and inferential statistical analyses, the results showed that: concerning academic performance, the three groups showed significantly differences. The HA had the highest scores, followed LA and finally by MD; regarding social skills, HA scores were above the standard average, differing from LA and MD; these last two groups differed only as to the Assertiveness and Self-defense factors. Considering behavior problems, HA scores were below the standard average, differing from the two other groups which showed no difference between groups. Academic and interpersonal difficulties for both groups LA and MD suggest concomitance of these variables, pointing to similar educational needs for both groups, which reinforces the importance of promoting social skills for success in school and for an effective inclusion process.
  • O que dizem/sentem alunos participantes de uma experiência de inclusão escolar com aluno surdo Relato De Pesquisa

    Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de

    Resumo em Português:

    A educação de surdos tem sido historicamente marcada por fracassos e, mais recentemente, a educação inclusiva tem se apresentado como adequada para a inserção de alunos surdos na escola. Para atender suas necessidades se criam alternativas como a presença da língua de sinais e de intérpretes. Foram realizadas entrevistas com dois alunos ouvintes e um aluno surdo integrantes de uma 5ª série do ensino fundamental, na qual foram inseridos um aluno surdo e sua intérprete. Os alunos referem à experiência vivenciada como positiva, prazer em terem um colega diferente e conhecer a língua de sinais. Porém, os ouvintes relatam dominar precariamente esta língua, gostariam que ela fosse mais fácil e referem saber pouco sobre a surdez. Tais fatos não são percebidos pelo aluno surdo, que vê como adequada sua relação com ouvintes. Há respeito pelas diferenças, mas as relações são superficiais, diversas das vivenciadas por alunos em geral. Conhecer o modo como os alunos significam esta experiência é fundamental para avaliar os efeitos dessa prática.

    Resumo em Inglês:

    Historically, the education of deaf people has been marked by failures and, recently, inclusive education has been defended as adequate for the insertion of deaf pupils in school. In order to attend to their specific needs, alternatives have been created, such as the presence of sign language and interpreters. This study aims to investigate this context by interviewing two hearing and one deaf student from a fifth grade elementary class in which there was a deaf student and a sign language interpreter. The students reported that the experience was positive; they enjoyed having a different colleague and coming to know sign language. However, the hearing students said that they had introductory levels of understanding of this language, they wished it was easier to learn, and they understood little about deafness. Such facts were not perceived by the deaf student, who felt his relation to his hearing peers to be adequate. There is respect for differences, but the relations are superficial, different from the general experiences of the other students. Understanding how students give meaning to this experience is essential in evaluating the effectiveness of this practice.
  • Avaliação educacional por meio do teste iar em escolares com cegueira Relato De Pesquisa

    Rabello, Suzana; Motti, Telma Flores Genaro; Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de verificar a aplicabilidade do Teste IAR em escolares cegos, foram realizados estudos de casos, mediante avaliações de três escolares de oito anos de idade, com cegueira, por retinopatia da prematuridade ou catarata congênita (A.M., D.A.C., T.A.M.), atendidos no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI), do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, Bauru/SP/Brasil. Durante um período de seis meses, os escolares foram avaliados por meio do Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR), adaptado ao Sistema Braille e contando com recursos em relevo. Os resultados da aplicação do IAR mostraram que T.A.M. alcançou 100,0% em acertos em todos os conceitos; A.M. e D.A.C. obtiveram 100,0% de acertos em esquema corporal, lateralidade e verbalização de palavras; D.A.C. apresentou 50,0% nos conceitos posição, tamanho e quantidade; A.M. apresentou 50,0% em discriminação auditiva; D.A.C. apresentou menos de 50,0% de acertos nos conceitos de direção, espaço, forma, discriminação tátil, discriminação auditiva, análise/síntese e coordenação motora fina; A.M. também alcançou menos de 50,0% de acertos nos conceitos de direção, discriminação tátil, análise/síntese e coordenação motora fina. Com relação à aplicabilidade, o teste IAR mostrou-se eficaz para avaliar os escolares cegos, oferecendo instruções úteis para que profissionais e familiares adotem estímulos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Three case studies were undertaken in order to assess the applicability of the IAR Test in blind students; three eight year old blind students, whose impairments were caused by retinopathy of prematurity or congenital cataract (A.M., D.A.C., T.A.M.), who went to the Center for Hearing, Language and Vision (Cedalvi) of the Hospital for Craniofacial Anomaly Rehabilitation (HRAC), USP, Bauru/SP/Brazil, participated in the study. During a six month period the students were assessed using the Instrument to Assess Basic Literacy Repertoire (IAR); the instrument was transcribed in Braille, also having raised images when applicable. Results of the IAR application showed that T.A.M. achieved 100% accuracy for all concepts; A.M. and D.A.C. achieved 100% accuracy for body scheme, laterality and word verbalization; D.A.C. achieved 50% for the concepts of position, size and quantity; A.M. achieved 50% for hearing discrimination; D.A.C. obtained a rate of less than 50% for concepts of direction, space, shape, tactile discrimination, hearing discrimination, analysis/synthesis and fine motor coordination; A.M. also achieved less than 50% success rate for direction, tactile discrimination, analysis/synthesis and fine motor coordination concepts. As to applicability, the IAR Test was shown to be effective in assessing blind students; it offers useful orientation to professionals and family members who wish to adopt stimulation and strategies that enhance their development.
  • Necessidades educacionais específicas: experiência espanhola Resenhas

    Crespo, Fernanda de Azevedo
  • Educação especial e educação inclusiva: desafios para a construção do direito à educação Resenhas

    Barros, Wanda Maria Braga
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com