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Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José; Marquezine, Maria Cristina; Nunes, Leila Regina de Oliveira D' Paula; Mori, Nerli Nonato Ribeiro; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Tanaka, Eliza Dieko Oshiro
  • Desenvolvimento e prestação de serviços educacionais para crianças portadoras de deficiência intelectual no Egito

    Abdelhameed, Hala

    Resumo em Português:

    Este artigo visa fornecer uma visão geral do desenvolvimento e prestação de serviços educacionais para crianças com deficiência intelectual no Egito. Deficiência intelectual é um prejuízo significante do funcionamento intelectual, concomitantemente a déficits no comportamento adaptativo, e que se manifesta durante o período de desenvolvimento. A educação das crianças com deficiência intelectual é um direito garantido e legitimado pelo governo egípcio. O Ministério da Educação no Egito está empenhado em fornecer a essas crianças, que têm deficiência intelectual, junto com outras crianças com necessidades especiais, uma adequada educação que atenda as suas necessidades e lhes permita viver em sociedade utilizando todo o seu potencial, como crianças com desenvolvimento típico. Observações e entrevistas foram realizadas para coletar informações adicionais sobre os serviços educacionais destinados a crianças com deficiência mental no Egito. Os resultados deste estudo indicaram que, apesar dos esforços promovidos pelo Ministério da Educação, para proporcionar serviços novos e avançados para crianças com deficiência intelectual, a prestação ainda precisa de melhorias. Uma série de recomendações foi sugerida para melhorar os serviços que as crianças com deficiência intelectual recebem no Egito.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to provide an overview of the development and provision of educational services for children with intellectual disabilities in Egypt. Intellectual disability is a significant sub-average general intellectual functioning existing concurrently with deficits in adaptive behaviour and manifested during the developmental period. The education of children with intellectual disabilities is a right endowed and authorised by the Egyptian government. The Ministry of Education in Egypt is keen to provide those children who have intellectual disabilities, along with other children with special needs, with an appropriate education that addresses their needs and allows them to live in society using their full potential, as typically developing children. Observations and interviews were carried out to collect further information about the educational services the children with intellectual disabilities receive in Egypt. The findings of this study indicated that, despite the efforts exerted by the Ministry of Education, to provide advanced and new services for children with intellectual disabilities, the provision may still need improvements. A series of recommendations was suggested to improve the services that children with intellectual disabilities receive in Egypt.
  • Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down Relato De Pesquisa

    Santos, Ana Paula Maurilia dos; Weiss, Silvio Luiz Indrusiak; Almeida, Geciely Munaretto Fogaça de

    Resumo em Português:

    o objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento motor de uma criança com síndrome de Down e verificar os efeitos de um programa de intervenção motora específica. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM que analisa as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal/linguagem, e lateralidade. Essa criança participou, respectivamente, de avaliação motora, intervenção motora (32 sessões, 2 vezes semanais) e reavaliação motora. As intervenções motoras mostraram avanços positivos nas áreas da motricidade global, equilíbrio e organização espacial. A motricidade fina, esquema corporal e a organização temporal /linguagem não apresentaram avanços. Verificou-se que a linguagem foi a área de maior prejuízo. O quociente motor em todos os itens foi classificado como muito inferior, o que se caracteriza como déficit motor. Esses dados justificam a relevância de programas de intervenção motora para essa população.

    Resumo em Inglês:

    the objective of this study was to analyze the motor development of a child with Down syndrome and to verify the effect of a specific motor intervention program. This is a descriptive research case study. Motor development was evaluated using the Motor Development Scale - MDS, which analyzes both fine and gross motor skills as well as balance, body schema, spatial and temporal organization, language, and laterality. This child participated, respectively, of the motor assessment, motor intervention (32 sessions, twice weekly) and motor reevaluation. Gains were demonstrated in motor intervention in the areas of the gross motor skills, balance and spatial organization. No improvement was shown in fine motor skills, body schema and temporal organization/ language. Language was found to be the area of lowest achievement. The motor quotient for all items was classified as very low, characterizing motor deficit. The data justifies the relevance of motor intervention programs for children with Down syndrome.
  • Interação social de crianças com Síndrome de Down na educação infantil Relato De Pesquisa

    Anhão, Patrícia Páfaro Gomes; Pfeifer, Luzia Iara; Santos, Jair Lício dos

    Resumo em Português:

    a inclusão escolar na rede pública de ensino traz à tona discussões pertinentes e constituintes deste novo paradigma social, principalmente para as crianças com Síndrome de Down, as quais têm seu processo de desenvolvimento cada vez mais estudado. O objetivo desta pesquisa é verificar e analisar a interação social de crianças com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico, na rede regular de educação infantil em um município de médio porte no interior do estado de São Paulo. Participaram 6 crianças com Síndrome de Down, na faixa etária de três a seis anos (grupo de estudo), e 6 crianças com desenvolvimento típico que frequentavam as mesmas salas dos pares com Síndrome de Down, também na faixa etária de três a seis anos (grupo comparado). Cada criança foi analisada através de categorias que envolvem o processo de interação social em ambiente escolar. Os resultados apontam que, de maneira geral, não foram observadas diferenças significativamente relevantes entre os comportamentos apresentados pelo grupo de estudo e pelo grupo comparado. Os comportamentos que apresentaram diferença significativa foram: "Estabelece contato inicial com outras pessoas" (p=0,017), mais freqüente no grupo comparado e "Imita outras crianças" (p=0,030), mais freqüente no grupo de estudo. O estudo concluiu que nos comportamentos observados e de acordo com a faixa etária estudada, o grupo de crianças com Síndrome de Down abordado, não apresentou características de interação social muito diferentes das crianças com desenvolvimento típico estudadas. Reforçando a importância do processo de inclusão escolar desta população.

    Resumo em Inglês:

    inclusion in public school education brings forth relevant discussions that pertain to the new social paradigm, especially for children with Down syndrome, whose developmental processes are increasingly studied. The aim of this study is to verify and analyze the social interaction of children with Down syndrome with typically developing children in the regular early childhood education system in a medium-sized city in the state of São Paulo. The participants in the study were six children with Down syndrome, aged three to six years (study group) and six same age typically developing children attending the same classes as the children with Down Syndrome (comparison group). Each child was studied according to categories that involved the process of social interaction in the school environment. The results showed that, in general, there were no significant differences between the relevant behaviors shown by the study group and the comparison group. The behaviors that were significantly different were: "The child establishes initial contact with others" (p = 0.017), that was more frequent in the comparison group "The child imitates other children" (p = 0.030), that was more frequent in the study group. The study concluded that, for the age range of the study, the the group of children with Down Syndrome did not present social interaction features strikingly different from the typically developing children in the study. The study reinforces the importance of inclusive education for this group of children.
  • Análise exploratória das escalas de silhuetas bidimensionais e tridimensionais adaptadas para a pessoa com cegueira Relato De Pesquisa

    Morgado, Fabiane Frota da Rocha; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Resumo em Português:

    Realizar uma análise exploratória da Escala de Silhuetas Bidimensionais (ESB) e da Escala de Silhuetas Tridimensionais (EST), verificando qual destas Escalas é a mais apropriada e representativa à pessoa com cegueira congênita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. A amostra foi composta por 20 sujeitos adultos com cegueira congênita. Foram entrevistados 10 homens e 10 mulheres, com idades entre 21 e 50 anos, do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro e da Associação dos Cegos de Juiz de Fora, MG. Os Instrumentos para coleta de dados foram: ESB, EST e roteiro de entrevista semiestruturada. A estratégia adotada para tratar os dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram formadas três grandes categorias: 1) Principais vias de informações sobre o corpo, subdividida em: tato; informações sobre peso e altura; informações das pessoas do convívio; informações culturais; tamanho das roupas e atividade física como referência. 2) Escala de Silhuetas Bidimensionais, subdividida em: não reconhecimento da ESB; dificuldades; utilidades. 3) Escala de Silhuetas Tridimensionais, subdividida em: Reconhecimento da Escala; Relação consigo ou com o outro; Facilidades e preferências da EST. Foi constatado que 90% dos participantes não reconheceram a ESB, enquanto que todos os participantes reconheceram a EST. A EST é a Escala mais apropriada e representativa para a pessoa com cegueira congênita. Sugere-se a realização de estudos futuros que visem avaliar as qualidades psicométricas da EST.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study was to conduct an exploratory analysis of the two dimensional and three dimensional Silhouette Scales (2SS and 3SS) so as to determine which one is most suitable and meaningful for persons that are congenitally blind. This is a qualitative and exploratory study. The sample was composed of 20 adult congenitally blind subjects. Ten men and 10 women aged between 21 and 50 years of age from the Benjamin Constant Institute, in Rio de Janeiro and from the Association for the Blind of Juiz de Fora, MG, were interviewed. The tools for the collection of data were: 2SS, 3SS and semi-structured interview guideline. The strategy adopted for data construction was the Content Analysis of Bardin. Three large categories were formed: 1) Main information pathways about the body, subdivided into: touch; information about weight and height; information about the people they live with; cultural information; clothes size, and physical activity as a reference. 2) Two dimensional Silhouette Scale, subdivided into: Non recognition of the 2SS; difficulties; functions. 3) Three dimensional Silhouette Scale: subdivided into: recognition of the Scale; relationship with oneself or with others, ease and preferences of the 3SS. It was found that 90% of the participants did not recognize the 2SS while all of the participants recognized the 3SS. The 3SS is the more adequate and meaningful scale for the congenitally blind. Further studies aiming to assess the psychometric qualities of the 3SS are needed.
  • Avaliação da eficácia do software "Alfabetização Fônica" para alunos com deficiência mental Relato De Pesquisa

    Hein, Julia Margarida; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz; Seabra, Alessandra Gotuzo; Macedo, Elizeu Coutinho de

    Resumo em Português:

    o objetivo do estudo foi verificar a eficácia da intervenção com o software Alfabetização Fônica Computadorizada em alunos com deficiência mental. O software possibilita a realização de atividades que desenvolvem a consciência fonológica e a compreensão das relações grafofonêmicas. Participaram do estudo 22 crianças e adolescentes com idades entre 10 a 17 anos. Foi feita avaliação inicial do nível intelectual com a Escala de Maturidade Mental Columbia e a Escala de Inteligência Weschsler para Crianças. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: experimental e controle. Os grupos foram pareados por sexo, idade e nível de inteligência. A Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita e a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral foram aplicadas no início e término do estudo. Dezesseis sessões individuais com o software "Alfabetização Fônica Computadorizada" foram conduzidas com os participantes do grupo experimental. Os resultados indicaram melhora nas habilidades de escrita e leitura e nos indicadores de consciência fonológica apenas para as crianças e adolescentes do grupo experimental. Comparação com dados normativos identificaram que os participantes do grupo experimental apresentavam um desempenho semelhante ao de crianças no final do ensino infantil e, após a intervenção o desempenho era semelhante aqueles da 2ª série do ensino fundamental.

    Resumo em Inglês:

    the aim of the study was to verify the effectiveness of computer based intervention with the Phonological Awareness Literacy Software for students with intellectual disabilities. The software enables participation in activities that stimulate the development of phonological awareness and grapheme to phoneme conversion. Twenty-two children and teenagers between the ages of 10 and 17 years participated in the study. Initial evaluation of cognitive development level was performed using the Columbia Mental Maturity Scale and the Wechsler Intelligence Scale for Children. All the participants were randomly divided into two groups: experimental and control. The groups were matched for sex, age, and cognitive development level. The Reading and Writing Tests Battery and The Verbal Phonological Awareness Test were used for assessment at the beginning and end of the intervention program. Sixteen individual sessions were run with the experimental group participants using the Computerized Phonological Reading software. The results indicated improvements in writing, reading and phonological awareness skills only for the experimental group. Comparison with normative data showed that before the intervention the experimental group's performance was on the level of pre-school children, but after the intervention, they tested at the 2nd grade level.
  • Estudo das habilidades de memória e raciocínio simbólico e não-simbólico de crianças e adolescentes surdas por meio da bateria padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test Relato De Pesquisa

    Borges, Cláudia Furtado; Lopes, Renata Ferrarez Fernandes; Lopes, Ederaldo José

    Resumo em Português:

    Este estudo explorou as habilidades de memória e raciocínio simbólico e não simbólico de crianças e adolescentes com deficiência auditiva através das análises de desempenho da Bateria Padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT). Participaram deste estudo 55 crianças e adolescentes surdos. Os dados coletados foram analisados através de análises paramétricas. Os dados mostram que a memória simbólica, a capacidade de manipular e representar a informação simbólica memorizada está sendo melhorada por atividades escolares e/ou extracurriculares.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to explore memory and symbolic and non symbolic reasoning skills of deaf children and adolescents using the analyses of performance of the standard battery of Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT). Fifty five participants took part in the study. The collected data were analyzed through parametric statistics. The data suggest that the capacity to manipulate and to represent memorized symbolic information may be enhanced by school and/or extracurricular activities.
  • Utilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada Relato De Pesquisa

    Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello; Mondini, Cleide Carolina da Silva Demoro; Moraes, Márcia Cristina Almendros Fernandes; Bachega, Maria Irene; Maximino, Natália Patrisi

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório e descritivo, parte integrante de um projeto de parceria entre o Serviço de Enfermagem e de Terapia Ocupacional no preparo da criança para as cirurgias eletivas no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. OBJETIVO: utilizar o brinquedo como recurso terapêutico no alívio das tensões reais e inconscientes da criança em relação à hospitalização. MÉTODO: Foi construído um instrumento de coleta dos dados em forma de roteiro observacional, e aplicado em dois momentos: o primeiro consiste no dia anterior à realização da cirurgia e o segundo momento no dia da cirurgia imediatamente antes de sua realização. Utilizamos a contação de história e a demonstração das intervenções de enfermagem nos brinquedos (bonecos) com equipamentos e materiais comumente utilizados na hospitalização (luvas, aventais cirúrgico, máscara facial e gorro cirúrgico). RESULTADOS: Dentre as 21 variáveis de comportamento observadas, oito obtiveram diferença estatisticamente significativa com teste de McNemar (p>0,05). CONCLUSÃO: brincar interativamente proporciona à criança hospitalizada interagir com o ambiente hospitalar, expressar os seus sentimentos e emoções e provê recursos para a assistência humanizada.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory and descriptive study that was jointly carried out by Nursing Care and Occupational Therapy as part of a Research Project that intended to prepare children for elective surgery at the University of São Paulo's Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. OBJECTIVE: using toys as a therapeutic resource for relieving the child's real and unconscious tensions concerning hospitalization for surgical treatment at the HRAC - USP. METHOD: 44 children participated in the study. An observation form was used to collect data and it was applied at two separate times: the first time was the day before the surgery was to take place and the second on the day of the surgery just before the event. Twenty one variables were elaborated by the researchers to categorize behaviors regarding hospitalization. The resources used were: storytelling, dramatization and demonstration of nursing interventions with puppets dressed in surgical garb (gloves, surgical gown, mask and cap) with medical equipment commonly used in hospital. RESULTS: of the 21 variables analyzed, 8 showed statistically significant differences on the McNemar Test (p<0.05). CONCLUSION: interactive play enables hospitalized children to interact in the hospital environment, so that they can express feelings and emotions and it contributes to humanized hospital assistance.
  • A historiografia das produções em periódicos de Sadao Omote Relato De Pesquisa

    Piccolo, Gustavo Martins; Moscardini, Saulo Fantato; Costa, Vanderlei Balbino da

    Resumo em Português:

    buscamos através deste texto materializar o percurso histórico trilhado pelos artigos em periódicos de Sadao Omote ao longo de suas três décadas de produção acadêmico - científica. Para tanto, recorremos ao currículo Lattes do referido autor e listamos todos seus artigos (41) incorporados na referida plataforma. Após este breve caminho exploratório, realizamos uma árida busca pela totalidade destes textos, apenas consubstanciada com a ajuda do próprio autor, o qual nos disponibilizou os textos faltantes. Feito isto, lemos minuciosamente cada artigo três vezes, extraindo deles os principais conceitos referentes à Educação Especial como campo de conhecimento. A intersecção destes elementos corporifica-se na presente análise, dividida em três partes, a saber: a) conceitos basilares trabalhados por Omote no campo da Educação Especial; b) idéias e apontamentos sobre o fenômeno da inclusão, dirigindo especial ênfase aos aspectos relacionados ao ambiente escolar, e; c) principais referências e temas retratados pelo referido autor; cuja concretude objetiva destacar criticamente os principais apontamentos de Sadao Omote referente à Educação Especial, nosso campo de estudo, e possíveis caminhos dialéticos à edificação de um sistema educacional que seja radical na qualidade de ensino por ele ministrada.

    Resumo em Inglês:

    in this text we attempted to track the historical course in the production of articles by Sadao Omote over the three decades of his academic production. We referred to his Vitae registered on the Lattes platform, where he listed all of his published articles (41). After this exploratory overview, we performed a search that enabled us to find all of his texts, which we were able to achieve with the author's help, as he provided us with the missing texts. The next stage required us to carefully read each article three times, extracting the main concepts related to Special Education as a field of knowledge. The intersection of these elements constitutes the basis of this analysis, divided into three parts, namely: a) basic concepts Omote worked on in the field of Special Education; b) ideas and notes on the inclusion paradigm, with special attention given to aspects relating to the school environment, and; c) main references and themes discussed by the author. Our objective was to critically highlight the main issues Sadao Omote has worked on in the field of Special Education, with possibilities for a dialectical construction of an educational system that stands for quality in teaching, as he has advocated.
  • Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior Relato De Pesquisa

    Siqueira, Inajara Mills; Santana, Carla da Silva

    Resumo em Português:

    foi objetivo do estudo conhecer e descrever as ações contidas nas propostas contempladas pelo "Projeto Incluir/MEC-Acessibilidade na Educação Superior" nos anos 2005-2008. Trata-se de um estudo descritivo do tipo documental. Contou com as seguintes etapas de revisão de literatura, levantamento das propostas de acessibilidade submetidas por Instituições Federais de Ensino Superior-IFES, contato com os coordenadores dos programas e busca sistemática para acesso aos projetos na íntegra, leitura dos projetos obtidos, organização dos dados em categorias previamente estabelecidas a partir dos Fatores Contextuais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde-CIF. Identificou-se 115 projetos envolvendo 58 IFES, porém apenas 11 projetos foram acessados na íntegra, constituindo a amostra deste estudo. As ações se enquadravam na Parte 2 da CIF - Fatores Contextuais Pessoais/ambientais, e descrevem ações voltadas à aquisição e desenvolvimento de produtos, incluídos no componente "Produtos e Tecnologias", ações no componente "Atitudes" visando conscientizar a comunidade acadêmica/não-acadêmica, e ações voltadas aos "Serviços, Sistemas e Políticas", objetivando a adequação do processo seletivo/vestibular, contratação de intérpretes, capacitação de funcionários/docentes, articulação com outras instâncias da comunidade. Conclui-se que as ações propostas mostram que a inclusão de pessoas com deficiência no ES diz respeito a tudo que envolve o sujeito em suas relações cotidianas e devem estar voltadas para as atitudes frente à pessoa com deficiência, às políticas de inclusão e aquisição de produtos e tecnologias assistivas.

    Resumo em Inglês:

    To research and describe the actions contained in the proposals offered by the "Project Include / MEC-Accessibility in Higher Education" in the years 2005-2008. This is a descriptive documentary study. It includes the following stages of literature review, survey of accessibility proposals submitted by Federal Institutions of Higher Education (IFES), contact with the coordinators of the programs and systematic search for and access to full projects, reading the projects in full, data organization in categories previously established from the contextual factors of the International Classification of Functioning, Disability and Health-ICF. We identified 115 projects involving 58 universities, but only 11 projects were fully accessed, constituting the study sample. The initiatives that fell in Part 2 of the ICF - Contextual Personal Factors/environment, and described actions aimed at acquiring and developing products included in the component "Products and Technologies", 16 actions in the component "Attitude" aimed to promote awareness of the academic/non-academic communities, and 35 actions focused on "Services, Systems and Policies", aiming at bettering the selection process / exams, hiring interpreters, staff and teacher training, liaison with other community services. The proposed actions show that the inclusion of people with disability in Institutions of Higher Education relates to everything involving the subject in his or her daily life and should be directed towards attitudes towards people with disabilities, to inclusion policies and acquisition of products and assistive technology.
  • Análise do conhecimento sobre DSTs e planejamento familiar entre deficientes auditivos e ouvintes de uma escola pública de Fortaleza Relato De Pesquisa

    Pinheiro Filho, Tadeu Rodriguez de Carvalho; Silva Filho, José Cláudio Borges da; Gonçalves, Emilcy Rebouças; Dantas, Amanda Maria Menezes; Hyppólito, Silvia Bomfim

    Resumo em Português:

    Segundo a OMS, havia cerca de 278 milhões de deficientes auditivos no mundo, em 2005. A maioria deles não tem acesso a serviços de educação em saúde sexual, o que os tornam bastante vulneráveis a ocorrência de gravidez precoce e infecção por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/AIDS. Objetivou-se analisar comparativamente o conhecimento de estudantes, com ou sem alguma deficiência auditiva, de uma escola pública, sobre planejamento familiar e DSTs. Trata-se de um estudo transversal e comparativo em que 149 estudantes de uma escola pública foram divididos em 2 grupos: 98 ouvintes e 51 não-ouvintes. Foi então aplicado um questionário com indagações sobre planejamento familiar e DSTs. Os dados foram analisados pelo programa EPI INFO, considerando p válido quando < 0,05. RESULTADOS: 50,00% dos não-ouvintes referiram existir cura para AIDS contra 25,30% dos ouvintes; 92,90% dos ouvintes relataram que uso de preservativo protege contra AIDS/DST's, contra 43,10% dos não ouvintes. A maioria dos ouvintes, 97,90%, afirmou que procuraria um serviço de saúde caso alguma lesão típica de DSTs se manifestasse, contra 47,10% dos não-ouvintes. Os dados apresentados inferem que há uma carência de informação acerca destes temas entre a população jovem com deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    According to the WHO, there were close to 278 million deaf people in the world in 2005. Most of them have no access to education services related to sex education, which makes them quite vulnerable to early pregnancy and infection by sexually transmitted diseases (STDs)/AIDS. This study aimed to analyze the knowledge public school students with and without hearing impairment, had about family planning and STDs. This is a cross-sectional comparative study in which 149 students from a public school were divided into 2 groups: 98 hearing students and 51 deaf students. They answered a questionnaire with questions about family planning and STDs. The data were analyzed using EPI INFO and considered significant when p <0.05. RESULTS: 50.00% of the deaf students answered that there is a cure for AIDS against 25.30% of the hearing students; 92.90% of hearing students while 43.10% of the deaf students reported that condom use protects against AIDS/STDs. The majority of the hearing students (97.90%) said they would go to a health clinic if an injury typical of sexually transmitted diseases appeared, against 47.10% of the deaf students. The data presented suggest that there is a lack of information about this subject content among young people with hearing impairments.
  • Comunicação alternativa Resenhas

    Oliveira, Fátima Inês Wolf de
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