Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 18, Número: 4, Publicado: 2012
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José; Marquezine, Maria Cristina; Nunes, Leila Regina d' Oliveira de Paula; Mori, Nerli Nonato Ribeiro; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Tanaka, Eliza Dieko Oshiro
  • A desconstrução do conceito de Deficiência Mental e a construção do conceito de Incapacidade Intelectual: de uma perspetiva estática a uma perspetiva dinâmica da funcionalidade Ensaio

    Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel Augusto

    Resumo em Português:

    As questões em torno da deficiência, da incapacidade e da funcionalidade tornaram-se, nas últimas décadas, importante foco de discussão e de elaboração conceitual, com a produção de um corpo de saberes que confere legitimidade científica a uma visão mais positiva e dignificante das condições de deficiência e de incapacidade. A premissa base dessa produção de conhecimento é a assunção da reciprocidade das relações indivíduo/meio, enquanto unidade nuclear de análise, onde a incapacidade é encarada, não como característica intrínseca da pessoa, mas como o resultado do desajustamento entre as funcionalidades do indivíduo e as solicitações dos cenários onde ele é chamado a participar. É nesta base que, neste artigo, nos propomos examinar as implicações que tais posicionamentos tiveram na desconstrução do construto de deficiência mental (mental retardation) e subsequente mudança para a designação incapacidade intelectual (intellectual disability), pela American Association of Intellectual and Developmental Disabilities. Para atingir esse propósito discutiremos a evolução do conceito de deficiência mental, explorando o território conceitual que o instituiu e aquele que contribui para a sua desconstrução. Por último, a enunciação teórica deste artigo pretende contribuir para demonstrar a interdependência existente entre modos de pensamento e modos de ação, e que no caso da Educação Especial é corporizado na aceitação progressiva do paradigma da inclusão.

    Resumo em Inglês:

    Issues concerning impairment, disability and functionality have become, in recent decades, an important focus of discussion and conceptual elaboration, with the production of a body of knowledge that gives scientific legitimacy to a more positive and dignifying vision about the conditions of disability and impairment. The basic premise of this knowledge production is the assumption of reciprocity of the relations' individual/environment, as the basic unit of analysis, conceiving disability not as an intrinsic characteristic of the person, but as the result of the mismatch between the functionalities of the individual and the demands of the settings where persons are called to participate. Hence, in this article, we propose to examine the implications that such views had in the deconstruction of the construct of mental retardation and subsequent changes to the designation intellectual disability, by the American Association of Intellectual and Developmental Disabilities. To accomplish this purpose we discuss the evolution of the concept of mental retardation, exploring the conceptual territory that established it and the one that contributes to its deconstruction. Finally, the theoretical standpoint of this paper aims to demonstrate the interdependence between modes of thinking and modes of action that, in the case of Special Education, is embodied in the gradual acceptance of the inclusion paradigm.
  • Justaposições: o primeiro dicionário brasileiro de língua de sinais e a obra francesa que serviu de matriz Relato De Pesquisa

    Sofiato, Cássia Geciauskas; Reily, Lucia

    Resumo em Português:

    Este estudo documental buscou investigar a constituição em 1875 do primeiro dicionário de língua de sinais do Brasil, a "Iconografia dos Signaes dos Surdos-Mudos", cujo autor, Flausino José da Costa Gama, fora aluno do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos no Rio de Janeiro. Essa publicação foi analisada à luz da obra de Pierre Pélissier, surdo francês, que produziu uma obra anterior, a qual Flausino reproduziu na íntegra. A compreensão de como se constituiu a publicação deste dicionário exigiu a contextualização histórica da educação do surdo, e a pesquisa sobre a expansão dos processos de produção litográfica na segunda metade do século XIX. As duas obras foram analisadas quanto a aspectos gerais, forma de indexação lexical, verificação dos sinais que perduraram (38 entre 382), erros de tradução do francês para o português e o que estes verbetes nos dizem sobre os preceitos morais e religiosos subjacentes à educação do surdo à época. A conclusão destaca a importância da iniciativa de propagar da língua brasileira de sinais, com a primeira tentativa de registro há cento e trinta e sete anos atrás.

    Resumo em Inglês:

    This documentary study aimed to investigate the 1875 publication of the "Iconografia dos Signaes dos Surdos-Mudos", the first sign language dictionary in Brazil. The author was Flausino José da Costa Gama, who had been a student of the Imperial Instituto dos Surdos-Mudos in Rio de Janeiro. Flausino's publication was analyzed in light of an earlier work, that Flausino reproduced in full, by Pierre Pélissier, a French deaf man. Understanding how the publication of this dictionary came about required historical contextualization of the history of education of the deaf, and research of the expansion of lythographic production processes in the second half of the twentieth-century. Both works were analyzed as to general aspect, how the lexical indexation was done, verification of the signs that have endured (38 in 382), translation errors from French to Portuguese and what these entries tell us about the underlying moral and religious precepts behind the education of the deaf at the time. The conclusion underlines the importance of the initiative of propagating Brazilian sign language and the first attempt at registering it one hundred and thirty seven years ago.
  • Interação de um aluno com Paralisia Cerebral com colegas de classe durante atividades ludicas Relato De Pesquisa

    Pasculli, Adriane Guzman; Baleotti, Luciana Ramos; Omote, Sadao

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem entre uma criança com paralisia cerebral (PC) e seus colegas de classe durante atividades lúdicas em grupo realizadas em sala de aula e durante o recreio. Participaram deste estudo uma criança com diagnóstico clínico de PC quadriplégica, o professor e seus colegas de classe. A coleta de dados deu-se por meio de um roteiro de entrevista aplicado ao professor e por filmagens da criança com PC em atividades lúdicas com seus colegas. A análise de dados da entrevista foi feita de forma qualitativa e a análise da filmagem por meio de um sistema de categorias. Os resultados evidenciam que a professora tem a percepção de que a criança com PC tem interesse e participa de atividades lúdicas e interage satisfatoriamente não somente com parceiros habituais, mas com todos os colegas de classe. Por outro lado, a análise das filmagens evidencia que de fato a interação ocorre positivamente, porém a criança com PC permanece a maior parte do tempo mais como observadora das atividades do que como participante ativa, possivelmente em função da lacuna entre as possibilidades dessa criança e as demandas das atividades desenvolvidas no contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to examine the quality of interpersonal relationships developed between a child with cerebral palsy (CP) and his classmates during group play activities carried out in the classroom and during recess. The participants of the study were a boy with clinical diagnosis of quadriplegic CP, his teacher and classmates. Data collection was carried out by means of a structured interview with the teacher and of video recording the child with CP interacting with his classmates in play activities. The interview data analysis was carried out using qualitative procedures and the video recording was analyzed using a category system. The results showed that the teacher perceived the child with CP to be interested; he participated in play activities and interacted successfully both with familiar partners and with all classmates in general. On the other hand, the analysis of the video recorded activities showed that even though interaction did in fact occur positively, the child with CP remained mostly an observer of the activities rather than an active participant, possibly due to the gap between the child's possibilities and the requirements imposed by the activities underway in the school setting.
  • Estudo da independência funcional, motricidade e inserção escolar de crianças com Paralisia Cerebral Relato De Pesquisa

    Rézio, Geovana Sôffa; Cunha, Jackeline Oliveira do Vale; Formiga, Cibelle Kayenne Martins Roberto

    Resumo em Português:

    A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição clínica que gera alta prevalência de sequelas funcionais. As crianças com este diagnóstico podem apresentar diversos problemas nas atividades funcionais e no controle dos movimentos voluntários. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de independência funcional, motricidade e inserção escolar de crianças com PC. A amostra foi composta por 14 crianças com idade entre um a 11 anos que frequentam regularmente o Setor Clínico da Associação Pestalozzi de Goiânia, seus respectivos pais e/ou responsáveis e professores do ensino escolar. Os resultados mostraram que quanto maior o nível de independência funcional e melhor o desempenho na função motora grossa das crianças com Paralisia Cerebral, menor é a assistência fornecida pelos cuidadores e menos adaptações são necessárias para que essas crianças realizem as tarefas do ensino escolar. É importante uma parceria entre os profissionais da saúde com os professores, através de orientações e contribuições, no que for necessário para a inclusão escolar das crianças com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    Cerebral Palsy is a medical condition that causes high prevalence of functional sequelae. For this reason, children with this diagnosis can present several problems in functional activities related to controlling voluntary movements. The aim of this study was to examine the level of functional independence, motor skills and school integration of children with cerebral palsy. The sample consisted of 14 children aged one to 11 years attending regularly the Clinical Sector of the Pestalozzi Association−Goiânia Unit, their parents and/or guardians and school teachers. The results showed that the higher the level of functional independence and the better their performance in gross motor function of these children with cerebral palsy, the lower the assistance provided by caregivers and fewer the adjustments needed for these children to perform tasks required of them in school. The study showed the importance of health professionals and teachers working together whenever needed, through orientation and contributions, for the educational inclusion of children with disabilities.
  • Educação a Distância e formação continuada do professor Relato De Pesquisa

    Rodrigues, Leda Maria Borges da Cunha; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho

    Resumo em Português:

    Tem sido significativo o papel da Educação a Distância (EaD) na formação continuada de docentes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo levantar e analisar dados em relação à sua utilização para formação continuada de professores quanto ao processo de inclusão da pessoa com deficiência. Construído e aplicado questionário semiestruturado, participaram da pesquisa 182 alunos do Curso a distância da Unesp-Bauru/SP, realizado em parceria com o Ministério da Educação. Os resultados indicam que a flexibilidade de horário e o atendimento a grande número de alunos, em diferentes áreas geográficas, destacam-se como pontos positivos desta modalidade, porém, para seu sucesso, é necessária a formação adequada dos formadores/tutores na utilização das novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, sendo imprescindível que os alunos tenham a sensação de serem assistidos em todos os momentos, contribuindo para a construção da comunidade virtual e efetivando, na Educação a Distância, a formação de qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Distance Education has had a significant role in further teacher development. The aim of this study was to collect and analyze data related to distance education for the further teacher development related to the inclusion process of people with disability. One hundred and eighty two students from the Distance Training course from Unesp - Bauru / SP participated in the research, constructing and applying a semi-structured questionnaire. The results indicate that scheduling flexibility and attendance of a great number of students in different geographical areas stand out as positive points of this modality, however, for it to be a success, tutors must be adequately prepared to use new tools in the teaching-learning process. It is essential that the students feel they are being assisted in every moment, contributing to the construction of a virtual community and effecting quality development in distance education.
  • Deficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá na região da Grande Dourados/MS: um estudo sobre a incidência e as necessidades específicas e educacionais especiais Relato De Pesquisa

    Sá, Michele Aparecida de; Bruno, Marilda Moraes Garcia

    Resumo em Português:

    Pesquisas sobre deficiência visual nas populações indígenas das etnias Guarani e Kaiowá são escassas. O objetivo geral deste estudo consistiu em mapear a deficiência visual entre os escolares indígenas da Região da Grande Dourados, MS. Os objetivos específicos foram: identificar os escolares indígenas com baixa visão e cegueira nas escolas indígenas; caracterizar as causas da deficiência visual nessa população; descrever as necessidades específicas e educacionais especiais dos escolares indígenas com deficiência visual. Os procedimentos para coleta de dados foram: observação de campo e triagem ocular de seis mil escolares; avaliação oftalmológica, funcional da visão, das necessidades específicas e educacionais especiais dos escolares identificados. Os resultados indicaram alta incidência de deficiência visual entre a população estudada: nove cegos, dos quais quatro não têm acesso à educação; dos sete com baixa visão, três estão fora da escola; um deles apresenta deficiência múltipla. As causas prevalentes foram atrofia óptica e alteração retiniana. As avaliações apontam adequações relativas: distância de discriminação de objetos, gravuras, obstáculos; compensação do campo visual para locomoção e atividades diárias; adaptação de materiais pedagógicos quanto aos contrastes, tamanho de letras, cores e o controle da iluminação; necessidades de recursos ópticos especiais e não ópticos. Conclui-se que a efetivação do direito à saúde e à educação entre os escolares indígenas é ignorada pelo poder público, observa-se múltipla negação de direitos: a combinação da pobreza com a deficiência, a falta de acesso à saúde ocular e ao Atendimento Educacional Especializado.

    Resumo em Inglês:

    Research on visual impairment among Guarani and Kaiowá indigenous populations is scarce. The general objective of this study consisted of mapping and identifying visual impairment of indigenous students of the Grande Dourados region, Mato Grosso do Sul (MS). The specific objectives were: to select and evaluate indigenous students who were visually impaired or had blindness; to uncover the causes of visual disabilities in this population; to describe specific educational special needs of visually impaired students. The data collection procedures were: field observation and ocular triage of six thousand students; ophthalmologic, functional evaluation of vision, and also of specific and educational needs of students that had been identified. Results point to a high incidence of visual impairment in the studied population: nine blind, of which four have no access to education; three among seven with low vision capacity are not in school; another student presents multiple disabilities. The prevalent causes are optic atrophy and retinal changes. The evaluations point to some adjustments: distance for the identification of objects, pictures, obstacles; compensation of the visual field for locomotion and daily activities; adaptation of pedagogical materials related to contrast, letter size, colors and lighting control; requirements of special optical and non-optical resources. It is possible to conclude that the effectiveness of the right to education and health for these students is neglected by public authorities; there is multiple denial of rights: given the combination of poverty and disability, there was no access to eye health or specialized educational services.
  • Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais Relato De Pesquisa

    Matsukura, Thelma Simões; Yamashiro, Juliana Archiza

    Resumo em Português:

    O estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou investigar o relacionamento intergeracional e as práticas de apoio presentes no cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Participaram do estudo cinco mães, avós e irmãos mais velhos de crianças com deficiência, que responderam a roteiros de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas qualitativamente por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que as avós apresentam-se como importante fonte de apoio à família ao dedicarem, inclusive, atenção e cuidado ao irmão da criança com necessidades especiais. O estudo revela um relacionamento intergeracional positivo entre avós e netos. Destaca-se a necessidade de direcionar maior atenção especializada a esses membros da família e para a continuidade de investigação sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory study based on a qualitative approach aimed to investigate intergenerational relationships and support practices in the daily lives of families of children with special needs. Study participants were five mothers, grandmothers and older siblings of children with disabilities, who answered a semi-structured interview guide. The interviews were analyzed qualitatively using the Collective Subject Discourse technique. It was found that grandmothers have been an important source of support for the family, because they are also concerned about devoting attention and care to the siblings of the child with disabilities. The study reveals a positive intergenerational relationship between grandmothers and grandchildren. The study highlights the need for directing more specialized attention to these family members and points out the need for further research on the subject.
  • A comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas Relato De Pesquisa

    Moreschi, Cândice Lima; Almeida, Maria Amélia

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção sobre Comunicação Alternativa para o desenvolvimento de habilidades comunicativas de uma adolescente com deficiência intelectual. Participaram da pesquisa uma menina de 14 anos, com diagnóstico de deficiência intelectual e déficits na comunicação verbal, a mãe e a educadora da adolescente. Para verificar os efeitos da intervenção, foi utilizado o delineamento de sujeito único, do modelo AB. Nos resultados da avaliação pragmática, por meio do teste ABFW, ao comparamos o desempenho da participante antes e após a intervenção, verificou-se um aumento dos atos comunicativos e melhora significativa do conteúdo dialógico. Na Avaliação de Linguagem Receptiva e Expressiva, a participante obteve êxito em todos os itens da seção não verbal (pré e pós teste). Na seção verbal, após o processo de intervenção, a participante adquiriu a habilidade de imitar sons e iniciar diálogos. Na análise dos questionários aplicados aos pais e professora da adolescente, foi possível perceber alguns pontos de divergência quanto a habilidade em comunicar desejos e sentimentos e na execução de ordens dadas. Com o início do processo de intervenção, e com a introdução do Sistema de Comunicação Alternativa - PECS verificou-se que a participante passou a utilizar as figuras pictográficas como recurso comunicativo durante situações da vida diária. Embora a participante apresentasse comunicação verbal antes do início do processo de intervenção, essa comunicação não era eficiente durante as interações. Assim, a participante utilizou o Sistema de Comunicação como alternativa para aprimorar suas habilidades linguísticas, além de complementar sua comunicação oral.

    Resumo em Inglês:

    The study was designed to plan, implement and evaluate the effects of an Alternative Communication intervention program for developing the communication skills of a teenager with intellectual disabilities. The participants in the study were a 14 year old girl, diagnosed with intellectual disabilities and deficits in verbal communication, as well as her mother and her teacher. To verify the effects of the intervention, a single subject AB model design was used. When the participant's performance was compared before and after intervention, the results of the pragmatic evaluation through ABFW test showed an increase of communication performances and significant improvement of content dialogue. In Evaluation of Receptive and Expressive Language, the participant was successful on all items of the non-verbal section (pre and post test). In the verbal section, after the intervention process, the participant had acquired the ability to imitate sounds and initiate dialogue. When analyzing parents and teacher questionnaires, some points of disagreement in terms of the ability to communicate desires and feelings as well as carrying out given orders were revealed. After starting the intervention process, which introduced the PECS Alternative Communication System, it was found that the participant began to use pictograms as communication resources for daily life situations. Although the participant presented oral communication before the intervention process, her communication was not efficient during interactions. The intervention enabled the participant to use the communication system as an alternative, improving her language skills, and supplementing her oral communication.
  • A mulher com altas habilidades/superdotação: à procura de uma identidade Relato De Pesquisa

    Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera; Freitas, Soraia Napoleão

    Resumo em Português:

    Este artigo teve como objetivo revisitar a história de duas mulheres com Altas Habilidades/Superdotação, com idades de 47 e 50 anos, que foram identificadas já adultas e que ainda relutavam para se reconhecer, como pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD). Pensamos que, escavando a história de vida delas, possamos entender algumas das razões que fazem com que as mulheres com AH/SD sejam identificadas em menor número, não reconheçam ou escondam os indicadores de AH/SD e custem a construir essa identidade específica de PAH/SD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, numa perspectiva longitudinal. Os instrumentos utilizados foram o QIIAHSD-Adultos aplicado em 3 oportunidades distintas - 2008, 2009 e 2011 - e uma entrevista semiestruturada. Constatamos que, nas participantes desta pesquisa, houve, ao longo dos anos, uma progressiva aceitação dos indicadores de AH/SD depois da identificação formal e, portanto de sua identidade como PAH/SD. As respostas indicam um processo de construção positivo da identidade como mulher com AH/SD, visto que, muitos indicadores que em 2008 não eram percebidos, em 2011, passam a ser incorporados no discurso e nas atitudes. Parte desse processo está alicerçado na troca com pares com AH/SD e na crescente discussão do tema; porém, é evidente que a identificação foi um fator decisivo na aceitação e reconhecimento das AH/SD por parte dessas mulheres. Esse fato nos leva a defender que, além do atendimento educacional especializado para os estudantes com AH/SD, já previsto na legislação, deveríamos pensar ainda em estratégias específicas para o atendimento à mulher com AH/SD.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to revisit the history of two gifted women (47 and 50 years old) identified in adulthood who were still reluctant to recognize themselves as gifted persons. We considered that uncovering their life history would enable us to understand some of the reasons why the number of women identified as gifted is lower than men, why they fail to recognize themselves as gifted or why they hide their giftedness indicators and have trouble building their specific identity as gifted persons. This is a qualitative longitudinal case study. The research instruments were the QIIAHSD-Adult (Questionnaire to Identify Giftedness Indicators-Adults) applied on three separate occasions - 2008, 2009 and 2011 - and a semi-structured interview. We realized that, over the years, both participants have showed progressive acceptance of giftedness indicators after formal identification, as well as of their identity as gifted persons. Their answers revealed that they were building a positive identity as gifted women; the evidence for this is that many indicators not perceived in 2008 emerged in their discourse and attitudes in 2011. Part of this process is based upon contact and exchanges with gifted peers and increased discussion of the theme. Nevertheless, it is also clear that identification was a decisive factor in these women's acceptance and recognition of themselves as gifted. This evidence leads us to defend that, in addition to specialized educational services for gifted students, which are already assured by law, we should also think about specific strategies to nurture giftedness in women.
  • Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura Revisão De Literatura

    Silveira, Kelly Ambrosio; Enumo, Sônia Regina Fiorim; Rosa, Edinete Maria

    Resumo em Português:

    A educação inclusiva tem sido um desafio para diferentes profissionais que trabalham na promoção do desenvolvimento de alunos com deficiência. Estes têm a escola como um espaço fundamental para promover o desenvolvimento social, emocional e acadêmico, a partir de oportunidades de vivências estimuladoras da interação e mediação para a aprendizagem de significados e sentidos e que contribuem para processos de resiliência. Este estudo analisou o conteúdo de publicações nacionais da última década (2000-2010) sobre concepções de professores a respeito da inclusão de alunos com alguma necessidade educativa especial (NEE) e interações no contexto educacional inclusivo, também identificando fatores facilitadores e impeditivos da efetivação das diretrizes educacionais existentes. Após busca sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI), com as palavras-chave: professor, educação inclusiva, interação, educação especial, escola, aprendizagem, concepções, deficiência intelectual, mediação, desenvolvimento e relacionamento, 29 artigos foram recuperados e lidos na íntegra. Verificou-se um predomínio de autores da área da Psicologia e de coletas de dados realizadas via entrevista e questionário. Os estudos apresentaram concepções sobre deficiência ligadas a características individuais que causam limitações. A falta de apoio de equipe especializada, de materiais didáticos e assistivos, de formação e preparo foram apontados como principais fatores que dificultam a efetivação dos princípios inclusivos. A literatura mostra a necessidade de capacitação dos professores. Diante disso, sugerem-se novos estudos sobre a saúde do professor e suas concepções sobre a inclusão escolar, além da necessidade de intervenções escolares baseadas na problematização dos determinantes sociais e históricos associados às deficiências apresentadas e ao mal-estar docente.

    Resumo em Inglês:

    Inclusive education has been a challenge for different professionals engaged in promoting the development of students with disabilities. Schools have been an essential place for promoting social, emotional and academic development, because they enable opportunities for experiences that stimulate interaction and mediation of learning of significant content, while contributing towards resilience processes. This study analyzed the content of national studies published between 2000 and 2010 on teachers' conceptions of inclusion of pupils with educational needs and interactions in the context of inclusive education; it also aimed to identify factors that facilitate and hinder effectiveness of educational guidelines. After a systematic search of the BVS-PSI portal using the keywords teacher, inclusive education, interaction, special education, school, learning, conceptions, mental disability, mediation, development and relationship, 29 articles were encountered. There was a predominance of authors in the field of psychology. Data collection was conducted via interview and questionnaire. The studies showed deficiencies linked to concepts of individual characteristics that may cause limitations. The lack of support from specialized staff, teaching materials and assistive training and preparation were identified as the main factors hindering successful implementation of inclusive principles. The literature shows the need for teacher development. Given the results, the authors suggest further studies on the health of teachers, investigation into their conceptions of inclusion, as well as the need for intervention in schools considering historical and social determinants of disabilities and factors undermining teacher well-being.
  • Conviver com a Sindrome de Down em escola inclusiva Resenha

    Sant'Anna, Maria Madalena Moraes
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com