Open-access A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana

The nature of science through historical episodes: the case of the popularization of Newtonian optics

Resumos

Apesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico.

natureza da ciência; história da física; Newton; óptica; século XVIII


location_on
Sociedade Brasileira de Física - SBF Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco B - Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brasil, CEP 05508-000, Tel: +55 (11) 3091-6680 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbef@sbfisica.org.br, marcellof@unb.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro