Acessibilidade / Reportar erro

Introduzindo problemas e curvas de perseguição no Ensino Médio e universitário

(Introducing pursuit problems and curves to High School and university students)

Neste trabalho, procuramos mostrar ao professor do ensino superior básico e do ensino médio como é possível tornar as aulas de cinemática mais interessantes com a introdução de um problema de perseguição típico e sua simulação por meio do software gratuito Modellus que permite a discussão de problemas mais elaborados. Podemos aplicar este tipo de abordagem a várias situações, desde as que envolvem a simulação de conflitos bélicos até aquelas que envolvem o design de jogos eletrônicos. Como exemplo de problema de perseguição escolhemos o caso de um navio mercante que é perseguido por um navio pirata que discutimos com detalhes para que o professor tenha a oportunidade familiarizar-se com este tipo de problema e tentar suas próprias simulações.

Palavras-chave:
problemas de perseguição; cinemática; simulação com Modellus


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br