Acessibilidade / Reportar erro

Análise de um livro-texto de eletricidade, do sexto grau, através de análise de conteúdo e das respostas escritas dos alunos

Livros-texto de ciência têm que fornecer as razões científicas para todos os temas, mas em alguns casos isso não é devidamente enfatizado. Usando um método de análise de documentos para a classificação de frases e parágrafos, um livro da sexta série sobre eletricidade, utilizado em Toronto, é analisado. Respostas escritas de estudantes também são analisadas para explorar as suas reações e indicar as suas formas de explicar os conceitos de eletricidade. A análise do documento revela falta de frases para fornecer as razões dos fenômenos físicos. Embora alguns aspectos cotidianos da eletricidade sejam encontrados nesse livro, as conexões entre eletricidade e elétrons não são claramente evidentes na análise de documentos e nas respostas dos alunos. Esta conclusão pode ajudar a incorporar as causas dos processos científicos no ensino e na preparação de livros didáticos.

sentenças explicativas; compreensão explicativa; análise de documentos; análise de livros texto; análise de parágrafos; conceitos científicos; currículo e ciências


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br