Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

    Corrêa, Umberto Cesar; Moreira, Alexandre; Rubio, Kátia
  • Contribuição dos parâmetros biomecânicos para o desempenho de saltos verticais de jogadoras de basquetebol Biodinâmica

    Andrade, Rodrigo Maciel; Amadio, Alberto Carlos; Serrão, Júlio Cerca; Kiss, Maria Augusta Peduti Dal'Molin; Moreira, Alexandre

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi investigar a contribuição dos parâmetros biomecânicos para o desempenho do salto vertical com contramovimento (SV) e SV precedido de corrida (SVcorrida) em 19 jogadoras da seleção brasileira adulta de basquetebol feminino (26,2 ± 4,7 anos; 1,81 ± 0,07 m; 75,6 ± 12,6 kg; 20,4 ± 6,0% de gordura). Foram considerados os picos de força passiva (PFPa) e propulsão (PFP), tempo para alcance dos picos de força passiva (TPFPa) e propulsão (TPFP), "load rate" (LR), taxa de desenvolvimento de força (TDF), tempo de fase excêntrica (Texc) e concêntrica (Tcon). A análise de componentes principais revelou que 50,86% da altura de SV foi explicada por PFPa, TPFPa, LR, Texc e TPFP, e que 43,28% de SVcorrida foi explicada por PFPa, TPFPa, LR, PFP. Esses resultados sugerem que parâmetros temporais parecem contribuir de maneira mais significativa para o desempenho de salto, porém diferentes tipos de salto podem demandar comportamentos distintos de parâmetros biomecânicos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar la contribución de parámetros biomecánicos para el rendimiento de salto vertical con contra movimiento (SV) e SV precedido de carrera (SVcarrera) en diecinueve jugadoras de baloncesto de la selección brasileña femenina adultas (26,2 ± 4,7 años; 1,81 ± 0,07 m; 75,6 ± 12,6 kg; 20,4 ± 6,0% de grasa). Fueran considerados el pico de fuerza pasiva (PFPa) y propulsión (PFP), tiempo para llegar a picos de fuerza pasiva (TPFPa) y propulsión (TPFP), la tasa de carga (LR), tasa de desarrollo de fuerza (TDF), tiempo de la fase excéntrica (Texc) y concéntrica (Tcon). Las análisis de los componentes principales mostraron que 50,86% da la altura de SV fue explicada por PFPa, TPFPa, LR, Texc y TPFP, y que 43,28% de SVcarrera fue explicada por PFPa, TPFPa, LR, PFP. Los resultados sugieren parámetros temporales parecen contribuir más significativamente para rendimiento del salto pero, diferentes tipos del salto pueden demandar comportamientos distintos de los parámetros biomecánicos

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study was to investigate the contribution of biomechanics parameters to counter-movement jump (CMJ) and CMJ preceded by run (CMJrun) in nineteen female basketball players from Brazilian National Team (26.2 ± 4.7 years; 1.81 ± 0.07 m; 75.6 ± 12.6 kg; 20.4 ± 6.0 % body fat). The parameters analyzed were passive (PaPF) and propulsion peak force (PPF), time to passive (TPaPF) and propulsion peak force (TPPF), load rate (LR), rate of force development (RFD), eccentric (Texc) and concentric phase duration (Texc). The principal component analysis showed that 50.86% of CMJ performance was explained by PaPF, TPaPF, LR, Texc and TPPF, and 43.28% of CMJrun was explained by PaPF, TPaPF, LR and PPF. These findings suggest that temporal parameters appear to have greater contribution to jump performance. Moreover, different types of jumps appear to induce distinct behavior of biomechanics parameters.
  • Análise do rendimento no primeiro serviço em tenistas de competição sob o efeito de um escoamento aerodinâmico induzido Biodinâmica

    Mendes, Pedro Cabral; Mendes, Rui; Martins, Fernando; Vicente, Manuel António Facas; Fuentes, Juan Pedro; Menayo, Ruperto; Dias, Gonçalo

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisou as variáveis de produto no serviço de tênis em 12 jogadores experientes, quando constrangidos com um escoamento aerodinâmico induzido (EAI) produzido por um ventilador industrial. Para o cálculo da exatidão do serviço, recorreu-se a uma análise 2D. A velocidade de saída da bola foi medida através de um radar. Os jogadores realizaram 100 serviços à máxima velocidade e para o ponto de interseção da linha central e linha de serviço. Os resultados não evidenciam diferenças estatisticamente significativas na exatidão e precisão entre a condição de controlo e as quatro condições com EAI. Na variável velocidade de serviço verificaram-se diferenças significativas em seis participantes. Na relação entre a velocidade e a exatidão constatou-se a existência de correlações negativas e estatisticamente significativas, nas condições EAI1; EAI3 e EAI aleatório. Os jogadores apresentaram uma menor exatidão e precisão em profundidade e maior na direção do serviço.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analizó las variables del producto en el servicio de tenis en 12 jugadores expertos, cuando se les aplica un flujo aerodinámico inducido (EAI) mediante un ventilador industrial. Se calculó la precisión del servicio aplicando un análisis 2D. La velocidad de salida de la bola fue medida con un radar. Los sujetos realizaron 100 servicios a máxima velocidad hacia la línea de intersección entre la línea central y de servicio. Los resultados no muestran diferencias significativas en la exactitud y precisión entre la condición de control y las cuatro condiciones con EAI. En la variable de velocidad del servicio se encontraron diferencias significativas en 6 participantes. Se hallaron correlaciones negativas y significativas entre la velocidad y la precisión entre las condiciones EAI1; EAI3 y EAI aleatorio. Los jugadores presentaron una menor exactitud y precisión en profundidad y mayor en la dirección del servicio.

    Resumo em Inglês:

    This study analysed the product variables on the tennis serve of 12 experienced players, when constrained by an induced streamlined flow (EAI), delivered by an industrial ventilator. In order to obtain the serve accuracy, we use 2D analysis. Moreover, the ball's speed was measured by radar. The players performed 100 services at maximum speed and to the intersection point between the central and the service lines. The results showed no statistically significant changes in accuracy and precision between the control condition and the four EAI conditions. The results also showed prominent statistical changes in the serve speed for 6 among the 12 players. Concerning to the relation between the serve's speed and the accuracy, the results showed the existence of negative significant correlations for the speeds EA1, EAI3 and for random EAI. Lastly, the players' attempts had narrower accuracy and precision in the depth than in the serve direction.
  • Efeito do treinamento físico e da ingestão crônica de cafeína sobre o tecido ósseo de ratos jovens Biodinâmica

    Ramos, Solange de Paula; Santos, Vanessa Batista da Costa; Ruiz, Roberto José; Preti, Maria Carla Perozim; Ventura, Mayara Caroline; Nogueira, Maiara Santos; Campana, Francelaine Bruna; Müller, Sérgio Swain; Polito, Marcos Doederlein; Siqueira, Claudia Patrícia Cardoso Martins

    Resumo em Português:

    Foram avaliados os efeitos da ingestão crônica de cafeína e exercício de natação sobre o tecido ósseo. Ratos Wistar jovens (n = 32) alocados em quatro grupos: sedentário controle (SCO), sedentário + cafeína (SCAF), treinados (TCO) e treinados + cafeína (TCAF), receberam 1 mg/ml de cafeína em água durante 30 dias (SCAF e TCAF) e foram submetidos a 21 dias de natação em intensidade moderada (TCO e TCAF). A tíbia esquerda foi submetida a ensaio biomecânico para determinação do coeficiente de rigidez, limite de elasticidade e carga máxima. A área de tecido ósseo primário e espessura do disco epifisário foram avaliadas no fêmur. Não foram observadas alterações nas propriedades biomecânicas e na deposição de tecido ósseo primário. O grupo SCAF apresentou maior espessura no disco epifisário distal. Os resultados sugerem que o treinamento moderado de natação e a ingestão de cafeína não provocaram alterações morfológicas e biomecânicas do tecido ósseo.

    Resumo em Espanhol:

    Se evaluaram los efectos del consumo crónico de cafeína y la natación em el hueso. Ratas Wistar jóvenes (n=32) divididas en cuatro grupos: sedentarios control (SCO), sedentarios + cafeína (SCAF), entrenados (TCO) y entrenados + cafeína (TCAF), recibieron 1 mg/ml de cafeína en agua durante 30 días (SCAF e TCAF) e fueron sometidos 21 días de la natación moderada. La tibia izquierda se sometió a una prueba biomecánica para determinar la coeficiente de la rigidez, el limite de elasticidad y el punto de carga máxima. El area de hueso imaturo e de la zona de la placa de crescimiento proximal e distal se analizó em el fêmur. No se observaron cambios en las propiedades biomecánicas y el déposition de hueso inmaturo. Animales SCAF tenía más grueso de la placa de crescimiento distal. Los resultados sugieren que entrenamento moderalado de la natación y el cosumo crônico de cafeína no cambió la morfología y las propiedades biomecánicas del hueso.

    Resumo em Inglês:

    Effects of swimming training and chronic caffeine intake on bone tissue of young rats were investigated. Young Wistar rats were allocated into 4 groups: sedentary control (SCO), sedentary + caffeine (SCAF), trained (TCO) and trained + caffeine (TCAF); they received 1 mg/ml of caffeine diluted in water for 30 days (SCAF and TCAF) and were submitted to swimming training of moderate intensity for 21 days (TCO and TCAF). The left tibia was subjected to the biomechanical test for determination of the coefficient of stiffness, yield and maximum load. The immature bone tissue area and thickness of growth plates were evaluated in the femur. No changes were observed in biomechanical properties and the area occupied by immature bone tissue. However, SCAF group presented greater thickness in distal growth plate. The results suggest that the moderate intensity swimming training and caffeine consumption were not able to promote changes in morphology and biomechanical properties of bone tissue.
  • Gestão desportiva e política pública na região metropolitana de Recife Sociocultural

    Oliveira, Aurenéa Maria de; Menezes, Vilde Gomes de; Souza, Edílson Fernandes de

    Resumo em Português:

    Neste artigo reflete-se sobre a gestão de desportos desenvolvida na Região Metropolitana de Recife por meio da análise do discurso de gestores de 14 cidades que compõem essa área, sublinhando as percepções socioculturais destes que influenciam nas/em práticas desenvolvidas em torno dessas políticas. Para tal, trabalha-se com a metodologia da Análise de Conteúdo no sentido de examinar até onde vícios culturais interferem no desenvolvimento concreto de políticas públicas desportivas descentralizadas e comprometidas com o escopo de uma cidadania participativa.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se reflexiona sobre la gestión de los deportes desarrollados en la Región Metropolitana de Recife a analizar el discurso de los gestores de 14 ciudades que conforman esta área, haciendo hincapié en que estas percepciones influyen en las prácticas socio-culturales o desarrollados en torno a estas políticas. Para ello, trabajamos con la metodología de análisis de contenido con el fin de examinar hasta qué punto los prejuicios culturales interferem con el desarrollo real de las políticas públicas deportivas descentralizadas de los comprometidos con el alcance de una ciudadanía participativa.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to reflect on the management of sports developed in the Metropolitan Region of Recife by analyzing the discourse of managers from 14 cities that make up this area, stressing social and cultural perceptions that influence these practices developed around these policies. To this end, we work with the methodology of content analysis in order to examine how far cultural bias interfere on the actual development of sports public policies decentralized and committed to the scope of a participatory citizenship.
  • Prática de atividade física habitual entre adolescentes com deficiência visual Sociocultural

    Seron, Bruna Barboza; Interdonato, Giovanna Carla; Luiz Junior, Clovis Corrêa; Greguol, Márcia

    Resumo em Português:

    A prática de atividade física é reconhecida como uma potente ferramenta na prevenção de doenças crônico-degenerativas, entretanto ainda se observa um elevado índice de sedentarismo na população, especialmente na parcela composta por pessoas com deficiência. O objetivo desse estudo foi analisar a prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência visual. Para tanto, 16 adolescentes com deficiência visual (idade = 12,81 ± 2,07 anos) responderam a questionários e utilizaram pedômetro por quatro dias. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente e correlação, adotando-se em todas as situações significância de alfa < 0,05. Os dados mostraram que o nível de atividade física entre os adolescentes foi abaixo do recomendável, sendo que as meninas e aqueles com deficiência total apresentaram piores resultados. Os adolescentes mostraram-se significativamente mais ativos durante a semana. Desta forma, conclui-se que os adolescentes pesquisados eram insuficientemente ativos, necessitando de mais programas de intervenção.

    Resumo em Espanhol:

    La actividad física es reconocida como una herramienta en la prevención de las enfermedades crónicas degenerativas, sin embargo, ha observado una alta tasa de inactividad de la población, sobre todo en la parte compuesta por personas con discapacidad. El objetivo de este estudio fue analizar la práctica de actividad física en adolescentes con discapacidad visual. Para ello, 16 adolescentes con discapacidad visual (edad = 12,81 ± 2,07 años) completaron cuestionarios y se utilizó podómetro durante 4 días. Fue utilizada estadística descriptiva, prueba t independiente y correlación, importancia de la alfa < 0,05. Los datos mostraron que el nivel de actividad física entre los adolescentes fue menor de lo recomendado, y las niñas y las personas con discapacidad tienen los peores resultados globales. Los adolescentes fueron significativamente más activos durante la semana. Por lo tanto, se concluye que los adolescentes encuestados no eran suficientemente activos, que exige más programas de intervención.

    Resumo em Inglês:

    Physical activity practice is known as a great tool in chronic diseases prevention, however we can observe a high prevalence of sedentary habits, especially among people with disability. The purpose of this study was to analyze habitual physical activity practice in adolescents with visual impairment. For that, 16 adolescents with visual impairment (age = 12.81 ± 2.07 years old) answered a questionnaire and used pedometer for four days. It was used descriptive statistic, independent T test and correlation, in every case with significance level alpha < 0.05. Results showed that physical activity level among adolescents was often below the recommended parameters. Girls and those with total visual impairment presented worse results. Adolescents exhibited higher physical activity level in week days. Thus, we can conclude that adolescents were insufficiently actives, what indicates the necessity of more interventions.
  • Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação Sociocultural

    Pereira, Érico Felden; Teixeira, Clarissa Stefani; Santos, Anderlei dos

    Resumo em Português:

    Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Buscando contribuir para a clarificação do conceito este estudo teve como objetivo, a partir da leitura, discussão e análise da literatura especializada, apresentar as principais abordagens, conceitos e propostas de classificação e avaliação da qualidade de vida. Verificou-se que as abordagens e conceitualizações sobre a qualidade de vida se apresentam na literatura de forma diversificada, e, por vezes, divergentes. A falta de consenso teórico leva muitas pesquisas a utilizarem conceitos como saúde, bem estar e estilo de vida como sinônimos de qualidade de vida. Novas abordagens epistemológicas no estudo do tema são necessárias bem como estudos que analisem a qualidade de vida em situações de intervenção.

    Resumo em Espanhol:

    A pesar de la gran relevancia social, el tema calidad de vida presenta imprecisiones teórico/metodológicas, rasgo que dificulta la investigación, el diálogo entre las diferentes áreas que trabajan con el tema, principalmente, en la aplicación del conocimiento producido para mejorar la calidad de vida de la población. En la búsqueda para contribuir para aclarar el concepto, este estudio tuvo como objetivo, a partir de la lectura, discusión y análisis de la literatura especializada, presentar los principales abordajes, conceptos y propuestas de clasificación y evaluación de la calidad de vida. Se observó que los abordajes y conceptos sobre la calidad de vida se presentan en la literatura de forma diversificada y, por veces, divergentes. La falta de consenso teórico lleva muchas pesquisas a utilizaren conceptos como salud, bienestar y estilo de vida como sinónimos para calidad de vida. Nuevos abordajes epistemológicos en el estudio del tema son necesarios, así como estudios que investiguen la calidad de vida en situaciones de intervención.

    Resumo em Inglês:

    Despite the great social relevance, the theme quality of life presents theoretical/methodological inaccuracies, fact that makes difficult the investigation, the dialogue among the different areas that deal with the theme, and mainly, the application of the knowledge produced in the improvement of the population's quality of life. In order to contribute for a clarification of the concept, this study had as objective, through the reading, discussion and analysis of the specialized literature, to present the main approaches, concepts and proposals of classification and assessment of quality of life. It was verified that the approaches and conceptualizations about quality of life are presented in the literature in a varied way and, many times, divergent. The lack of theoretical consensus makes many researches to use concepts as health, well-being and life style, as synonyms for quality of life. New approaches in epistemological study of the topic are necessary as well as studies analyzing the quality of life in times of intervention are needed.
  • Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar Sociocultural

    Meira, Tatiana de Barros; Bastos, Flávia da Cunha; Böhme, Maria Tereza Silveira

    Resumo em Português:

    Em diversos países, a estrutura organizacional voltada ao desenvolvimento das modalidades esportivas é definida por programas de esporte desenvolvidos nacionalmente. Este estudo teve por objetivo analisar a organização, as estruturas e as políticas para o esporte de rendimento no Brasil. Foram analisadas as ações de órgãos governamentais e/ou entidades nacionais do esporte de alto nível. Foram analisados os 14 Fatores Críticos para o Sucesso (FCS) referentes aos quatro indicadores que compõem o Pilar 2 do modelo SPLISS (Sports Policies Leading to Sport Sucess) (De Bosscher et al., 2009). Verificou- se que: o país possui ações isoladas oriundas do COB e do Ministério do Esporte; não existe priorização na aplicação dos recursos financeiros nas modalidades com chances reais de medalhas; existem ações do COB em relação à formação de gestores e técnicos, e a participação da representação de atletas nas entidades nacionais de esporte ainda é bastante restrita e recente.

    Resumo em Espanhol:

    En diversos países, la estructura organizacional de las modalidades deportivas se define por programas del deporte a nivel nacional. Este estudio ha tenido por objetivo analizar la organización, estructuras y políticas para el deporte de alto rendimiento en Brasil. El análisis se ha fundamentado en los 14 Factores Críticos para el Éxito (FCS) relativos a los 4 indicadores que componen el Pilar 2 del modelo SPLISS (Sports Policies Leading to Sport Sucess) (De Bosscher et al., 2009). Se ha verificado que Brasil tiene acciones aisladas provenientes del Ministerio del Deporte y del Comité Olímpico Brasileño (COB); no existe priorización en la aplicación de los recursos financieros en las modalidades con oportunidades reales de medallas; hay acciones del COB relativas al ofrecimiento de cursos para las Confederaciones y técnicos; la participación de atletas en las instituciones nacionales de deporte todavía es muy limitada e incipiente.

    Resumo em Inglês:

    In several countries, the organization and structure of sport policies are made through programs developing in the whole country. This research analyzed the organization, structures and policies for elite sport in Brazil. The analysis has been based on the 14 Critical Success Factors (CSF) which refer to the four indicators of Pillar 2 from SPLISS model - (Sports Policies Leading to Sport Success), as proposed by De Bosscher et al. (2009). It has been verified that the country performs isolated actions focused on the development of elite sport that comes from COB and the Ministry of Sports; there is no prioritization of the application of the financial expenditure in sports which have a real chance of medals; there are COB actions related to the offering of courses to Confederations and coaches; and the participation of athletes in national sports institutions are recent and restrict.
  • Educação Física e esportes na Ação Integralista Brasileira: Hollanda Loyola e a educação do corpo Sociocultural

    Simões, Renata Duarte; Goellner, Silvana Vilodre

    Resumo em Português:

    Investiga como a Ação Integralista Brasileira, movimento social que emerge no Brasil Republicano, educava corporalmente, por meio da Educação Física e dos esportes, membros inscritos em suas fileiras. Analisa artigos publicados em A Offensiva, jornal doutrinário e prescritivo do movimento, publicados de 17/05/1934 a 19/03/1938, com destaque para os artigos de Francisco de Assis Hollanda Loyola. Os escritos de Loyola, Mestre de Campo da Milícia e diretor da Escola de Instructores de Educação Physica integralista, ganham destaque porque instituíram um modo inovador de conceber a prática esportiva e o treinamento físico na AIB. Loyola conquistou espaço no jornal e traçou o "Plano Geral" de Educação Física voltado para as necessidades e características do povo brasileiro, aspecto enfatizado pelo autor. Concluiu que agregando as prescrições de Loyola a práticas ritualistas e simbólicas, o integralismo impunha ao corpo um modo muito próprio de ser integralista, modo de ser um "soldado-integral".

    Resumo em Espanhol:

    Investiga cómo la Acción Integralista Brasileña, movimiento social que surgió en el Brasil Republicano, había educado el cuerpo, a través de la Educación Física y los deportes, de los miembros inscriptos en sus filas. Analiza los artículos publicados en A Offensiva, periódico doctrinario y prescriptivo del movimiento, publicado de 17/05/1934 al 19/03/1938, con énfasis en los artículos de Francisco de Assis Hollanda Loyola. Los escritos de Loyola, Jefe de Campo de la Milicia y director de la Escuela de Instructores de Educación Física integralista, se destacan porque han establecido una forma innovadora de concebir el deporte y el entrenamiento físico en la AIB. Loyola ganó espacio en el periódico y trazó el "Plan General" de Educación Física centrado en las necesidades y características del pueblo brasileño, aspecto subrayado por el autor. Se concluyó que al agregar las directrices de Loyola a las prácticas rituales y simbólicas, el integralismo tenía impuesto sobre el cuerpo una manera muy propia de ser integralista, manera de ser un "soldado-integral".

    Resumo em Inglês:

    TIt investigates how Ação Integralista Brasileira, a social movement that emerged in Republican Brazil, educated physically, through of Physical Education and sports, members enrolled in its ranks. It examines articles published in A Offensiva, prescriptive and doctrinaire newspaper of the movement, published from 17/05/1934 to 19/03/1938, with emphasis on Francisco de Assis Hollanda Loyola's articles. Loyola was Master of the Militia Field and director of the integralist Physical Education School of Instructors, and his writings are highlighted because they have established an innovative way to conceive the sports and physical training at AIB. Loyola won space in the newspaper and traced "General Plan" of Physical Education focused on Brazilian people's needs and characteristics, an aspect emphasized by the author. The study concluded that adding Loyola's requirements to ritualistic and symbolic practices, the 'integralismo' imposed on the body a way of being integralist, way of being an "integral soldier".
  • Efeitos de três modalidades de atividade física na capacidade funcional de idosos Pedagógica E Comportamental

    Ueno, Deisy Terumi; Gobbi, Sebastião; Teixeira, Camila Vieira Ligo; Sebastião, Émerson; Prado, Alexandre Konig Garcia; Costa, José Luiz Riani; Gobbi, Lilian Teresa Bucken

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar os efeitos de três modalidades de atividade física: atividade física geral, dança e musculação, na capacidade funcional de idosos. A amostra foi composta por 94 idosos com idade média de 64,06 ± 7,38 anos, que participavam do PROFIT. Para a avaliação foi utilizada a bateria de testes da AAHPERD, da qual se obtém os níveis de flexibilidade, coordenação, agilidade e equilíbrio dinâmico, resistência de força e resistência aeróbia geral, antes e após quatro meses de intervenção. Os resultados apontaram de uma maneira geral uma manutenção nos níveis dos componentes da capacidade funcional. Os participantes do grupo atividade física geral obtiveram melhora dos resultados nos componentes: resistência de força, agilidade e equilíbrio dinâmico. Pode-se concluir que a prática de atividade física regular e sistematizada, independentemente da modalidade, pode ter influência positiva no desempenho funcional de idosos, podendo preservar sua independência e autonomia.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analizar y comparar los efectos de actividad física generalizada, danza y musculación en la capacidad funcional de adultos mayores. La muestra consistió en 94 adultos mayores con promedio de edad de 64,06 ± 7,38 años, participantes en el PROFIT. Para la evaluación se utilizó de la batería de testes de la AAHPERD, la cual se puede obtener los niveles de flexibilidad, coordinación, agilidad y equilibrio dinámico, resistencia de fuerza y resistencia general, antes y después de cuatro meses de intervención. Los resultados mostraron una manutención en los niveles de los componentes funcionales. Lo grupo de actividad física general tuvieron mejores resultados en la resistencia de fuerza, agilidad y equilibrio dinámico. Se conclui que la práctica de actividad física regular y sistematizada, independiente dela modalidad, puede tener una influencia positiva en el desempeño funcional de los adultos mayores y pueden preservar su independencia y autonomía.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze and compare the effects of three types of physical activity: general physical activity, dance and weight training, in functional capacity in elderly. The sample included 94 seniors with a mean age of 64.06 ± 7.38 years, who participated in PROFIT. For the evaluation we used the battery of test from AAHPERD, which checks the levels of flexibility, coordination, agility and dynamic balance, strength endurance and general endurance before and after four months of intervention. The results indicated a maintained in the levels of functional components. The participants general physical activity group had better results on the components: strength endurance, agility and dynamic balance. It can be concluded that the practice of regular physical activity and systematized, regardless of the type may have a positive influence on the functional performance of elderly and can preserve their independence and autonomy.
  • Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações Pedagógica E Comportamental

    Rufino, Luiz Gustavo Bonatto; Darido, Suraya Cristina

    Resumo em Português:

    A pedagogia do esporte preocupa-se com o estudo sistemático dos processos de ensino e aprendizagem relacionados aos esportes. As lutas corporais também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas. Dessa forma, este estudo pretendeu analisar a relação entre as concepções de pedagogia do esporte e o ensino das lutas corporais. Para isso, foi feita uma revisão de literatura com as seguintes temáticas: a abordagem pedagógica do esporte, a pedagogia do esporte e as lutas corporais e considerações acerca da prática pedagógica das lutas corporais. Elaborou-se também formas de pedagogizar as lutas corporais, levando em consideração alguns eixos norteadores: por que ensiná-las, o que ensinar das lutas corporais, como ensiná-las e como avaliá-las. As lutas corporais devem estar envoltas em abordagens pedagógicas focadas nas pessoas que se-movimentam, permitindo aos sujeitos refletir sobre suas ações, ressigniï¬�cando-as e atribuindo sentidos que contribuam para que eles atinjam a autonomia e a emancipação.

    Resumo em Espanhol:

    La pedagogía del deporte se ocupa del estudio sistemático de la enseñanza y el aprendizaje relacionado con el deporte. Las luchas corporales son también prácticas que deben ser envueltas en la contextualización pedagógica. Así, este estudio pretende analizar la relación entre las concepciones de la pedagogía del deporte y la enseñanza de las luchas corporales. Para ello, se realizó una revisión de la literatura con los siguientes temas: el enfoque pedagógico para el deporte, la pedagogía del deporte y las luchas corporales y consideraciones acerca de la práctica pedagógica de las luchas corporales. Se desarrolló también formas de pedagogizar las luchas corporales, teniendo en cuenta algunos principios orientadores: por qué enseñar las luchas corporales, qué enseñar de las luchas corporales, como enseñar las luchas corporales y como evaluar la enseñanza de las luchas corporales. Las luchas corporales deben ser envueltas en enfoques pedagógicos centrados en las personas en movimiento, permitiendo a los sujetos a moverse a reflejar sus propias acciones y darles nuevos sentidos que les ayuden a lograr la autonomía y la emancipación.

    Resumo em Inglês:

    The sport pedagogy is concerned with the systematic study of the teaching and learning process related to sports. The body's ï¬�ghts are also practices that should be involved in pedagogical contextualization. Thus, this study sought to examine the relationship between the concepts of sport pedagogy and the teaching of body's ï¬�ghts. For this, we made a review of literature with the following topics: the pedagogical approach of sport, the sport pedagogy and the body ï¬�ghts and considerations about the pedagogical practice of body ï¬�ghts. We also establish ways to pedagogized the body ï¬�ghts, considering some guiding principles: why teaching the body ï¬�ghts, what to teach about them, how to teach them and how to evaluated the teaching of them. The body´s ï¬�ghts should be involved in pedagogical approaches focused on the person that is moving, allowing the subjects to reflect about their own actions, re-meaning those actions and giving directions that can help them to reach autonomy and emancipation.
  • Variabilidade na coordenação motora: uma abordagem centrada no delineamento gemelar Pedagógica E Comportamental

    Chaves, Raquel Nichele de; Tani, Go; Souza, Michele Caroline de; Santos, Daniel; Maia, José

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo foi estimar a contribuição dos fatores genéticos e ambientais na variabilidade do desempenho interindividual na coordenação motora. A amostra foi constituída por 64 pares de gêmeos portugueses, com idades entre cinco e 14 anos. Avaliou-se o desempenho da coordenação através das quatro provas da bateria KTK: equilíbrio à retaguarda (ER); saltos monopedais (SM); transposição lateral (TL); saltos laterais (SL). Calculou-se o coeficiente de correlação intraclasse (t), sendo estimada a contribuição dos fatores genéticos (a²), ambientais comuns (c²) e únicos (e²). Os resultados mostram valores de t mais elevados entre gêmeos monozigóticos, sugerindo presença de fatores genéticos. Entretanto, estimativas de a² foram baixas, variando entre 15% (TL) e 41% (SM), enquanto para c² situaram-se entre 46% (SL) e 58% (TL), e para e² entre 11% (SM) e 28% (TL). Conclui-se que fatores ambientais são responsáveis pela maior parcela de influência na variabilidade do desempenho na coordenação motora.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue estimar la contribución de los factores genéticos y ambientales en la vEl objetivo del presente estudio fue estimar la contribución de los factores genéticos y ambientales en la variabilidad del desempeño interindividual en la coordinación motora. La muestra fue constituida por 64 pares de gemelos portugueses, con edades entre 5 y 14 años. Se evaluó el desempeño de la coordinación a través de las cuatro pruebas de la batería KTK: equilibrio a la retaguardia (ER); saltos monopedales (SM); transposición lateral (TL); saltos laterales (SL). Se calculó el coeficiente intraclase (t), siendo estimada la contribución de los factores genéticos (a²), ambientales comunes (c²) y únicos (e²). Los resultados muestran valores t mas elevados entre gemelos monocigóticos, sugiriendo la presencia de factores genéticos. Por otro lado, estimaciones de a² fueron bajas, variando entre 15% (TL) y 41% (SM), mientras para c² se sitúan entre 46% (SL) y 58% (TL), y para e² entre 11% (SM) y 28% (TL). Se concluye que factores ambientales son responsables por la mayor porción de influencia de la variabilidad del desempeño en la coordinación motora.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to estimate the contribution of environmental and genetic factors on the variability of interindividual performance in motor coordination. Sample comprised 64 twin pairs, aged 5 to 14 years old, from Portugal. Motor coordination was evaluated by KTK battery: backward balance (ER); hopping on one leg (SM); shifting platforms (TL); jumping sideways (SL). Intraclass correlation coefficient (t) was calculated. Contributions of genetic (a²), shared (c²) and unique environmental (e²) factors were estimated. Our results showed t values higher in monozygotic twins, suggesting the presence of genetic factors. Nevertheless, a² estimates were low, ranging from 15% (TL) to 41% (SM), while to common environment (c²) ranged from 46% (SL) to 58% (TL), and unique effects ranged from 11% (SM) to 28% (TL). These results suggest that environmental factors are responsible for the greatest part of influence on variability of interindividual performance in motor coordination tests.
  • Análise do desempenho motor em tarefas de "timing" antecipatório em idosos praticantes de esportes de interceptação Pedagógica E Comportamental

    Cantieri, Francys Paula; Marques, Inara

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito da prática de esporte de interceptação no desempenho em uma tarefa complexa de "timing" antecipatório em idosos. Participaram do estudo 73 indivíduos, distribuídos em três grupos: idosos atletas, idosos não atletas e adultos jovens. A tarefa consistiu na execução de uma sequência de toques em quatro sensores, realizados simultaneamente ao deslocamento do estímulo, de modo que o último toque coincidisse com o acendimento do último diodo. Foram utilizadas três velocidades de acendimento dos diodos (1 m/s, 1,5 m/s, 2,2 m/s), sendo realizadas 10 tentativas em cada velocidade. O desempenho foi analisado por meio do cálculo do erro constante, erro variável e erro absoluto. Os resultados indicaram efeito positivo da prática de esporte sobre o desempenho do "timing" antecipatório em idosos atletas. Houve também, efeito da variação da velocidade do estímulo, com os melhores desempenhos dos grupos na velocidade moderada.

    Resumo em Espanhol:

    Análisis del desempeño motor en las tareas de "timing" de previsión en ancianos practicantes de deporte de interceptación El objetivo de este estudio fue analizar el efecto de la practica de deportes de intercepción en el desempeño en una tarea compleja de "timing" de previsión en ancianos. Participaron de este estudio 73 pacientes divididos en tres grupos: ancianos deportistas, ancianos no-deportistas y jóvenes. La tarea consistió en la ejecución de una secuencia de toques en cuatro sensores, realizados simultáneamente con el desplazamiento del estímulo, de modo que el último toque coincidiese en con el encendimiento del último diodo. Se utilizaron tres velocidades de encendimiento de los diodos (1 m / s 1,5 m / s 2,2 m / s), siendo efectuados diez intentos en cada velocidad. El rendimiento fue analizada mediante el cálculo de la constante de error, del error variable y del error absoluto. Los resultados indicaron efecto positivo de la práctica deportiva en el desempeño de "timing "de previsión en los ancianos deportistas. Hubo también el efecto de variar la velocidad del estímulo, con los mejores rendimientos de los grupos en la velocidad moderada.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the effect of interception sports on the performance in of a complex anticipatory timing task in the elderly. The study included 73 participants divided into three groups: elderly athletes, elderly and young non-athletes. The task consisted in the execution of a sequence of touchs in four sensors, simultaneously to the lighting of diodes aligned in a groove, with the last touch matching the lighting of the last diode. We used three speeds of diode lighting (1 m/s, 1.5 m/s, 2.2 m/s), with ten trials for each speed. The performance was analyzed by calculating the constant error, variable error and absolute error. The results indicated positive effect of sports on the anticipatory timing performance in elderly athletes. There was also the effect of varying the speed of the stimulus, with the best performances of the groups at moderate speed.
  • As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física Pedagógica E Comportamental

    Rossi, Fernanda; Hunger, Dagmar

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación, de naturaleza cualitativa, tuvo como objetivo analizar los significados asignados por los profesores de educación física en la relación entre formación continua y medidas de desarrollo profesional. Entrevistas semiestructuradas se realizaron con ocho maestros de escuelas públicas en Bauru / SP. Los datos fueron analizados siguiendo el marco teórico de Huberman (2000), por el concepto de ciclo de vida, y se encontró que al igual que con otros factores de la carrera docente, en la medida de los maestros de educación continua también tienen necesidades de trabajo diferente en cada momento profesional. En resumen, llegamos a la conclusión: en la etapa de iniciación los docentes buscan actividades de capacitación para mejorar la práctica docente; fase de estabilización: la solución de problemas del contexto educativo y para difundir el contenido académico de los maestros de escuela; fase de diversificación: las bases para un nuevo contenido a trabajar y actualización constante de noticias sobre la educación, la serenidad / desinversión: la necesidad de asistir a las actividades de capacitación en diferentes espacios de la escuela.

    Resumo em Inglês:

    In this research, qualitative, aimed to analyze the meanings assigned by Physical Education teachers to the relationship between continuing education and professional development stages. Semi-structured interviews were conducted with eight state public school teachers of Bauru/SP. The data were analyzed following the theory referential of Huberman (2000), relatively to the concept of professional life cycles, and found that as well as other factors of the teaching career, on the extent of continuing education teachers also have different needs at each moment professional. In summary concluded: the early stage to teaching, they seek activities to improve pedagogical practice; stabilization phase: to solve problems in the educational context and to disseminate the academic content between teachers; diversification phase: to provide a basis to work new content and to make constant updates according to educational innovations; serenity/exit: they feel the need to attend training activities in different spaces of the school.
  • O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida Ensaios

    Tani, Go; Basso, Luciano; Corrêa, Umberto Cesar

    Resumo em Português:

    O processo ensino-aprendizagem pode ser visto como um sistema constituído pela interação de três componentes - professor, aluno e matéria - que tem por meta promover mudanças efetivas nos comportamentos, capacidades e competências do aluno. Como numa visão sistêmica do processo ensino-aprendizagem, a função de um determinado componente implica sempre o estabelecimento de relação entre os dois componentes que restam, o papel principal do professor é estabelecer relação entre o aluno e a matéria. Neste contexto, a questão central é saber em que se basear para estabelecer essa relação. O presente ensaio parte da assunção de que o conhecimento sobre o desenvolvimento motor constitui um elemento fundamental quando a matéria de ensino é o esporte, discute uma fase desse processo que tem sido sistematicamente esquecida procurando identificar as suas possíveis causas e consequências e apresenta algumas sugestões para trabalhar com essa fase.

    Resumo em Inglês:

    The teaching-learning process can be viewed as a system constituted by the interaction of three components - teacher, learner and subject matter - whose goal is to promote the effective changes in the learner´s behaviors, capacities and competences. In a systemic view of the teaching-learning process the role played by a given component always implies the establishment of relations between the two remaining components. Thus, the role of the teacher is to establish relations between learner and subject matter. The main question to the teacher is on what to rely upon to establish these relations. The present essay departs from the assumption that knowledge about motor development constitutes a fundamental element when sport is the subject matter. It discusses a phase of that process that has been systematically forgotten in the teaching of sports trying to identify possible causes and consequences, and presents some suggestions of procedures to work with that phase.
  • Estratégia de corrida em média e longa distância: como ocorrem os ajustes de velocidade ao longo da prova? Ensaios

    Carmo, Everton Crivoi do; Barreti, Diego Lopes Mendes; Ugrinowitsch, Carlos; Tricoli, Valmor

    Resumo em Português:

    A estratégia de corrida tem sido apontada como um fator decisivo para o sucesso do atleta. Durante corridas de média e longa duração, a melhor estratégia será aquela capaz de poupar as "reservas fisiológicas", permitindo ao atleta terminar a prova no menor tempo possível. O controle da estratégia de corrida parece ser influenciado por fatores fisiológicos e psicológicos, que são ajustados constantemente durante a corrida, permitindo ao atleta determinar a intensidade do esforço. Diversas variáveis fisiológicas têm sido relacionadas aos ajustes da estratégia de corrida, no entanto, os resultados observados são controversos e foco de grandes discussões. Assim, a presente revisão tem como objetivo propiciar aos profissionais do esporte um melhor entendimento de questões como: 1) quais as melhores estratégias adotadas para determinado tipo de prova?; 2) como os ajustes da estratégia de corrida são realizados?; e 3) quais variáveis fisiológicas influenciam no controle da estratégia de corrida?

    Resumo em Espanhol:

    La estrategia de la carrera ha sido identificada como un factor decisivo para el éxito del atleta. Durante las carreras de médio y largo plazo, la mejor estrategia es aquella que puede salvar a la "reserva fisiológica" que permite al atleta terminar la carrera en el menor tiempo posible. El control de la estrategia de carrera parece estar influenciada por algunos factores fisiológicos y psicológicos, que se ajustan com frecuencia durante la carrera, lo que permite al atleta determinar la intensidad del esfuerzo. Muchas de las variables fisiológicas se han relacionadas con los ajustes de la estrategia de carrera, sin embargo, los resultados observados son controvertidos y foco de muchos debates. Por lo tanto, esta revisión tiene como objetivo proporcionar a los profesionales del deporte una mejor comprensión de temas tales como: 1) cuáles son las mejores estrategias adoptadas para un tipo particular de prubea?; 2) cómo los ajustes de estrategia de prubea se hacen?; y 3) las variables fisiológicas que influyen en el control de la estrategia de carrera?

    Resumo em Inglês:

    The pacing strategy has been shown as an important factor for athletes' performance. During middle and long distance races, the best pacing strategy will be able to maintain a "physiological reserve" and to allow the athlete to run in his/her best time. It should be mentioned that the pacing strategy can be altered by physiological and psychological factors. These factors are frequently adjusted throughout the race and they will be used to control runner's pace. Several physiological variables have been suggested to have an important role in pacing strategy control. However, there is still controversial findings among the studies. Thus, the aim of this review was provide a better understanding about some questions such as: 1) what is the best pacing strategy for a specific race?; 2) how pacing strategy is controlled by the runner?; and 3) how physiological variables can induce changes on pacing strategy?
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br