Acessibilidade / Reportar erro

O Ensino Médico e os Novos Cenários de Ensino-Aprendizagem

Medical Education and New Scenarios for Teaching/Learning

Resumo:

Este artigo trata da integração da Escola Médica em cenários diversificados de ensino-aprendizagem, tendo em vista as inúmeras críticas no setor; quanto à inadequação e insuficiência do conteúdo disciplinar, ao formar médicos despreparados para abordagem da clientela em ambiente extra-hospitalar e distanciados da realidade de trabalho necessária a sociedade. Discorre-se sobre as propostas de novos cenários de prática no âmbito do ensino médico a partir de órgãos oficiais - tais como ABEM, CINAEM, Ministérios da Educação e da Saúde, OPAS - no sentido de inserir as Escolas Médicas nas discussões em torno de um novo modelo de atenção a saúde da população. Nesse processo de integração com as escolas, o SUS tem papel fundamental como cenário, através da rede de unidades de saúde. Práticas de extensão universitária, articulando ensino e pesquisa, igualmente proporcionam contato de professores e alunos com realidades sociais. A seguir, apresentam-se algumas experiências desenviolas por algumas Escolas Médicas do pais, em cenários diversos; tais como escolas e serviços da rede básica de saúde. Por fim, apresentamos nossa experiência curricular de integração ensino­serviço junto à UNIGRANRIO, no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:
Ensino; Aprendizagem; Educação Médica

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com