Acessibilidade / Reportar erro

Internato rural nos cursos de Medicina no Brasil

Resumo

Introdução:

A consolidação de programas de internato rural não é um fenômeno simples, embora sua importância atualmente seja reconhecida por alunos e professores como uma atividade diferenciada em seus itinerários formativos. As escolas médicas ainda enfrentam desafios consideráveis para concretizar esse tipo de atividade. Há evidências de que o oferecimento de experiências significativas durante a graduação e a implementação de um programa específico de treinamento para a zona rural, após a formação, são as intervenções mais efetivas para o recrutamento de estudantes para o internato rural e a retenção deles.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar os programas de internato rural em atividade no Brasil, por meio da avaliação dos projetos pedagógicos curriculares (PPC) dos cursos de Medicina, de modo a fomentar o debate sobre a formação médica para áreas rurais e remotas, e ressaltar a importância desse tipo de formação.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de análise documental, com caráter quantitativo, com uma amostragem do acesso aos PPC de escolas médicas do Brasil com a existência de internato rural no currículo.

Resultado:

Nas 357 escolas médicas existentes no Brasil, os autores encontraram 18 programas com internato rural, o que representa 5% das instituições. A Região Sudeste, quando comparada com a Região Norte, concentra o maior número de escolas médicas no Brasil (148), porém o maior número de PPC com internatos rurais fica no Norte, totalizando seis (16%) em relação às escolas médicas da região. Ainda, nas 47 escolas médicas do Sudeste, identificaram-se, em Minas Gerais, apenas dois programas de internato rural.

Conclusão:

Nos PPC das escolas médicas brasileiras, identificaram-se poucos programas de internato rural. Por conta disso, são necessárias mudanças nos PPC, como inclusão de internato rural, inserção de competências bem definidas e baseadas nas necessidades de saúde das pessoas, construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes para resolver problemas; tudo isso de forma condizente com a realidade do Brasil.

Palavras-chave:
Currículo; Educação Médica; Saúde Rural

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com