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Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores

From caring to teaching: physicians’ accounts of the multiple paths which led them to become preceptors

Resumo:

Introdução:

O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina.

Método:

Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria.

Resultado:

É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência.

Conclusão:

Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.

Palavras-chave:
Educação Médica; Medicina; Preceptor de Medicina

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