Acessibilidade / Reportar erro

Burnout e metodologia ativa de ensino-aprendizagem entre estudantes de Medicina de universidade em tríplice fronteira

Resumo:

Introdução:

A metodologia de ensino-aprendizagem constitui importante fator na formação do estudante de Medicina e pode estar associada também à exposição de fatores estressantes crônicos que culminam em sofrimento mental como é observado na síndrome de burnout (SB).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos determinar a prevalência da SB e analisar suas dimensões e a relação com a metodologia ativa de ensino-aprendizagem entre estudantes de Medicina de uma universidade de tríplice fronteira.

Método:

Trata-se de estudo transversal realizado com 279 acadêmicos do curso de Medicina que responderam a questionários sociodemográfico, de hábitos de vida e de aspectos do processo ensino-aprendizagem, e ao Inventário de Burnout de Maslach (IBM). Verificou-se associação entre a SB e as variáveis sociodemográficas, os hábitos de vida e o processo ensino-aprendizagem, por meio do teste de qui-quadrado de Pearson, do teste exato de Fisher e do teste t de Student. Realizaram-se análise descritiva dos dados, análise bivariada e regressão logística multivariada.

Resultado:

A prevalência de burnout foi de 4,7%, com 26,2% de alta exaustão emocional, 37,6% de alta despersonalização e 20,4% de baixa realização profissional. Os estudantes de Medicina avaliados neste estudo possuem níveis baixos ou moderados de SB. A insatisfação com o aprendizado da metodologia ativa, a falta de compreensão do fundamento da metodologia ativa e a percepção de que a minoria/nenhum docente aplica a metodologia ativa adequadamente foram preditores importantes associados ao burnout.

Conclusão:

Esta investigação pode servir para que escolas médicas possam desenvolver estratégias institucionais para enfrentamento dessa realidade no sentido de reduzir o risco do desenvolvimento de SB entre os estudantes de Medicina.

Palavras-chave:
Burnout; Aprendizagem Ativa; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Esgotamento Profissional

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com