Abendroth et al. (2013)1010. Abendroth M, Harendza S, Riemer M. Clinical decision making: a pilot e-learning study. Clin Teach . 2013;10:51-5. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23294745. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23294...
Alemanha |
Avaliar alunos do último ano de um curso de Medicina quanto às suas competências de TDC. |
Escala atitudinal do tipo Likert sobre habilidades de TD e DC. |
Os 522 alunos do último ano do curso preencheram um questionário sobre as habilidades de TDC antes e depois da apresentação de dez casos clínicos desenvolvidos para um módulo de ensino on-line. |
O questionário se mostrou adequado para a avaliação, e os escores sobre habilidades de TDC se mostraram mais relevantes no grupo dos alunos do primeiro período do último ano. |
Elwyn et al. (2003)88. Elwyn G, Edwards A, Wensing M, Hood K, Atwell C, Grol R. Shared decision making: developing the OPTION scale for measuring patient involvement. Qual Saf Heal Care. 2003;12(2):93-9. País de Gales |
Descrever o desenvolvimento de um instrumento para avaliar o envolvimento de profissionais e pacientes na TDC. |
Escala Observing Patient Involvement (OPTION). |
Desenvolvimento da escala OPTION para avaliar consultas de atenção primária, qualidades psicométricas, validade e confiabilidade levando em conta a DC. A escala foi aplicada em186 consultas de 21 médicos. |
A escala OPTION forneceu medidas para avaliar médicos e pacientes no processo de DC. Não se alcançaram altos níveis de envolvimento na TDC pelos médicos participantes, e o paternalismo foi o modus operandi na rotina das consultas. |
Elwyn et al. (2005)1111. Elwyn G, Hutchings H, Edwards A, Rapport F, Wensing M, Cheung WY, et al. The OPTION scale: measuring the extent that clinicians involve patients in decision-making tasks. Heal Expect. 2005;8(1):34-42. País de Gales |
Revisar e atualizar as propriedades psicométricas da escala OPTION. |
Escala OPTION. |
Avaliação e revisão de propriedades psicométricas da escala OPTION. |
Todos os itens da escala OPTION se mostraram confiáveis. Os autores sugerem a escala como instrumento de avaliação de TDC em cursos da área de saúde. |
Hauer et al. (2011)1212. Hauer KE, Fernandez A, Teherani A, Boscardin CK, Saba GW. Assessment of medical students’ shared decision-making in standardized patient encounters. J Gen Intern Med. 2011;26(4):367-72. Estados Unidos |
Avaliar as habilidades de TDC de estudantes de Medicina. |
Exame Clínico Objetivo Estruturado (Objective Structured Clinical Examination - OSCE) a partir de pacientes padronizados, com observação de docentes. |
Avaliaram-se 60 estudantes de Medicina do quarto ano por meio de um exame de desempenho clínico padronizado com quatro pacientes pré-treinados e 779 momentos de decisão. Os pacientes também avaliaram as habilidades de TDC dos alunos. |
Dos 779 momentos de decisão gerados, a escola identificou que 40% atenderam aos critérios para TDC. As pontuações dos alunos sobre TDC, quando avaliadas pelos pacientes, foram baixas. |
Hoffmann et al. (2014)1313. Hoffmann TC, Bennett S, Tomsett C, Del Mar C. Brief training of student clinicians in shared decision making: a single-blind randomized controlled trial. J Gen Intern Med . 2014;29(6):844-9. Austrália |
Avaliar a eficácia de uma intervenção para facilitar as habilidades de TDC em médicos e estudantes de Medicina. |
Escala OPTION. Escala Evidence and Patient Preferences (EPP). Patient-Praticioner Orientation Scale (PPOS). |
Do grupo de intervenção com as escalas OPTION, EPP e PPOS, participaram 54 alunos do terceiro ano do curso de Medicina. Um grupo controle foi formado com 53 alunos do mesmo ano. |
As escalas se mostraram confiáveis e complementares para a avaliação. As habilidades para facilitar a TDC foram eficazes na maioria dos resultados, principalmente: Medicina Baseada em Evidências (MBE) e fornecimento de informações aos pacientes sobre TDC. As atitudes relacionadas às preocupações do paciente não melhoraram quando os dois grupos foram comparados. |
Hurley et al. (2018)1414. Hurley EA, Doumbia S, Kennedy CE, Winch PJ, Roter DL, Murray SM, et al. Patient-centred attitudes among medical students in Mali, West Africa: a cross-sectional study. BMJ Open. 2018;8(1):1-9. Mali |
Medir atitudes sobre ACP de alunos de um curso de Medicina. |
PPOS. |
Aplicação da PPOS em 430 estudantes de um curso de Medicina no primeiro, terceiro, quinto e sexto anos do curso de graduação. |
Respostas mais favoráveis nos quesitos compartilhamento e cuidado. Estudantes do quinto e sexto anos apresentaram melhores resultados em ACP quando comparados aos alunos do primeiro ano. |
Kaper et al. (2020)1515. Kaper MS, Reijneveld SA, van Es FD, de Zeeuw J, Almansa J, Koot JAR, et al. Effectiveness of a comprehensive health literacy consultation skills training for undergraduate medical students: a randomized controlled trial. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(1):1-15. Países Baixos |
Avaliar treinamento em autonomia, participação e habilidades de TDC de um pós-graduação médica. |
Escala atitudinal sobre atitudes e comunicação em ACP e TDC, aplicada após treinamento com palestras e sessões interativas com pequenos grupos. |
Intervenção em um grupo de 39 estudantes e um grupo controle de 49 estudantes do segundo ano da pós-graduação em Medicina. Treinamento com duração de 11 horas e cinco sessões interativas para prática da coleta de informações sobre aprendizado em ACP e TDC. |
O grupo que recebeu o treinamento apresentou melhores resultados observados em TDC e ACP, quando comparados ao grupo controle. |
Koch et al. (2020)1616. Koch C, Dreimüller N, Weißkircher J, Deis N, Gaitzsch E, Wagner S, et al. Teaching conflicts of interest and shared decision-making to improve risk communication: a randomized controlled trial. J Gen Intern Med . 2020;35(2):473-80. Alemanha |
Avaliar conflitos de interesse e apresentar benefícios e riscos na TDC em um modelo experimental de currículo. |
Entrevista com questões abertas sobre o processo de aprendizado em habilidades de comunicação, riscos e benefícios em TDC. |
Participaram da intervenção 32 estudantes de Medicina do sétimo ao décimo semestre de duas escolas médicas. |
O currículo final apresentou fundamentos dos conflitos de interesse, riscos e benefícios em TDC. O modelo de currículo foi avaliado positivamente pela maioria dos alunos participantes. |
McNair et al. (2016)11. McNair R, Griffiths L, Reid K, Sloan H. Medical students developing confidence and patient centredness in diverse clinical settings: a longitudinal survey study. BMC Med Educ. 2016;16(1):1-8. doi: 10.1186/s12909-016-0689-y. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0689-...
Austrália |
Avaliar confiança e atitudes de alunos de um curso de Medicina em ACP. |
Escala atitudinal do tipo Likert desenvolvida para o estudo com assertivas abordando ensino e aprendizagem em ACP. |
Questionário atitudinal aplicado em 202 alunos no início do segundo ano do curso Medicina e posteriormente no final do terceiro ano. O questionário foi aplicado em 93 alunos que atuaram em áreas metropolitanas; 61, em subúrbios; e 48, em zonas rurais. |
A confiança de todos os estudantes aumentou ao longo de dois anos, mas as atitudes centradas no paciente não evoluíram no mesmo período. A localização do treinamento não mostrou relação com os níveis de confiança ou as condutas centradas no paciente. |
Ribeiro et al. (2008)1717. Ribeiro MMF, Amaral CFS. Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado com a pessoa e o poder médico. Rev Bras Educ Med. 2008;32(1):90-7. Brasil |
Conhecer as atitudes do estudante de Medicina, considerando a ACP. |
PPOS. |
Escala aplicada em 738 estudantes de Medicina de seis períodos, entre o primeiro e o 12º. |
Apesar de os autores não apresentarem os resultados por período do curso, os estudantes se mostraram preocupados com o cuidado do paciente, contudo se mostraram pouco predispostos a discutir com o paciente as prioridades, os conhecimentos e as crenças dele. |
Waschwill et al. (2019)1818. Waschwill A, Bittner A, Harendza S. Assessment of medical students shared decision-making skills in simulated physician-patient encounters. Patient Educ Couns. 2020. Mar; 103(3):500-504. doi: 10.1016/j.pec.2019.09.013. Epub 2019 Sep 13. PMDI: 31543355 https://doi.org/10.1016/j.pec.2019.09.01...
Alemanha |
Comparar as habilidades de TDC de estudantes de Medicina que adaptaram a linguagem de prontuários médicos para uma forma menos técnica com estudantes que não participaram da mesma tarefa. |
Escala OPTION. |
Um grupo de 29 estudantes de Medicina revisou e adaptou a linguagem em uma plataforma on-line. O grupo controle não realizou a tarefa. Os dois grupos participaram de uma consulta virtual simulada. Após a consulta, as conversas foram transcritas, e um avaliador cego as examinou para TDC com a escala OPTION. |
Os alunos do grupo da intervenção alcançaram notas mais altas sobre TDC na avaliação da escala OPTION. |
Wilcox et al. (2017)1919. Wilcox MV, Orlando MS, Rand CS, Record J, Christmas C, Ziegelstein RC, et al. Medical students’ perceptions of the patient-centredness of the learning environment. Perspect Med Educ. 2017;6(1):44-50. Estados Unidos |
Compreender e caracterizar a aprendizagem da ACP em uma Faculdade de Medicina. |
Escala atitudinal Communication, Curriculum, and Culture Instrument. |
O instrumento foi aplicado em 498 estudantes do primeiro ao quarto ano de um curso de Medicina. |
Os alunos do primeiro e segundo anos relataram maior entendimento sobre ACP do que os do terceiro e quarto anos. |
Zachariae et al. (2015)2020. Zachariae R, O’Connor M, Lassesen B, Olesen M, Kjær LB, Thygesen M, et al. The self-efficacy in patient-centeredness questionnaire: a new measure of medical student and physician confidence in exhibiting patient-centered behaviors. BMC Med Educ . 2015 Sep;15; 15:150 doi: 10.1186/s12909-015-0427-x. https://doi.org/10.1186/s12909-015-0427-...
Dinamarca |
Desenvolver e validar um questionário para avaliar ACP em estudantes de Medicina |
Escala atitudinal: Self- Efficacy in Patient Centeredness Questionnaire (SEPCQ). |
O SEPCQ foi inicialmente desenvolvido por meio da análise de portfólios de 448 estudantes de Medicina elaborados durante um curso de ACP. A escala foi avaliada com 291 estudantes e 101 médicos, após um curso de comunicação e ACP, e comparados com um grupo controle. |
Os participantes do curso de comunicação tiveram pontuações mais altas no SEPCQ do que os que não participaram. As pontuações mais elevadas entre os estudantes de Medicina foram as dos escores relativos à motivação para aprender ACP |