Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE HABILIDADES CLÍNICAS POR EXAME OBJETIVO ESTRUTURADO POR ESTAÇÕES, COM EMPREGO DE PACIENTES PADRONIZADOS: Descrição de dois métodos (Parte I)

Resumo

Neste trabalho, descreve-se a sistemática adotada para a aplicação, de dois métodos inovadores de avaliação objetiva de habilidades clínicas. A técnica de exame clínico objetivo estruturado por estações, com o uso de pacientes padronizados, foi preparada para ser aplicada na avaliação final dos estudantes que concluirem uma disciplina que visa ensinar a realização da Observação Clínica (Anamnese e Exame Físico) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Foram elaboradas 6 estações com duração de 6 minutos cada. Duas estações foram ocupadas por pacientes simulados, para avaliação de tomada de história clínica. As 4 estações restantes foram ocupadas com pacientes reais para a avaliação de aspectos do exame físico. Em todas as estações previu-se também, avaliar a interação do estudante com os pacientes. Nas 4 estações de exame físico, o estudante tem, ainda, que responder a questões breves sobre os achados encontrados. O desempenho dos estudantes em cada estação será avaliado por docentes com o emprego de protocolos de observação estruturados e padronizados, cujos conteúdos são descritos neste artigo.

Palavras-Chave:
Avaliação educacional; Avaliação de desempenho; Exame objetivo; Habilidades clínicas; Pacientes padronizados; Estudantes de Medicina; Educação médica

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com