Acessibilidade / Reportar erro

As Teorias do Desenvolvimento Moral e o Ensmo Médico: uma Reflexão Pedagógica Centrada na Autonomia do Educando

Theories of Moral Development and Medical Education: a Pedagogical Proposal Focused on the Student's Autonomy

RESUMO

A questão do ensino de ética nas profissões da área da saúde está longe de ser adequadamente equacionada. Em última análise, as dúvidas perpassam diferentes instâncias, desde a indagação profunda sobre a natureza da ética até o questionamento sobre a possibilidade e melhor forma de ensiná­la. Não se propondo responder estas perguntas -talvez esforço para toda uma vida -, este artigo trata de uma sumária contextualização do desenvolvimento moral a partir da teoria do desenvolvimento sociomoral de Elliot Turiel, numa reflexão sobre a possibilidade de efetivar práticas pedagógicas ancoradas em tais pressupostos, aliada a uma conccpçiio de educação que situa o professor como um facilitador da autonomia do educando, por meio da discus.c;ào de questões éticas entre estudantes de medicina.

Palavras-chave:
Educação Médica; Desenvolvimento Moral; Estudantes de Medicina; Ética

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com