Resumo:
Introdução:
A forma como os médicos elaboram o raciocínio clínico é um tema relevante nas discussões sobre ensino médico pois, na atividade profissional, o objetivo final é obter diagnóstico e conduta corretos. O desafio está em evidenciar quais fatores influenciam no desempenho dessa competência.
Objetivo:
Esta pesquisa buscou compreender como o desenvolvimento da competência raciocínio clínico ocorre na percepção de estudantes de Medicina.
Método:
Com enfoque descritivo e abordagem qualitativa, procedeu-se a ordenação dos dados, classificação e análise final das informações oriundas de 36 entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Medicina, entre julho e setembro de 2020, em Curitiba, PR, Brasil.
Resultado:
Após análise temática, obteve-se a categoria percepção dos fatores que influenciam na aquisição do raciocínio clínico, com as subcategorias estrutura metodológica e curricular percebidos como os principais fatores influenciadores, através de características como interdisciplinaridade, interação precoce com atividades práticas, estímulo a autonomia e orientação docente. Participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão também foram valorizados, assim como a experiência do processo de apropriação desse aprendizado.
Conclusão:
A presente pesquisa aborda o tema raciocínio clínico e traz como contribuição a análise dos fatores influenciadores no seu desenvolvimento, durante a graduação, na visão dos estudantes. Seus resultados trazem benefícios para a educação médica, pois ampliam a compreensão do processo de desenvolvimento da competência raciocínio clínico.
Palavras-chave:
diagnóstico clínico; tomada de decisão clínica; estudantes de medicina; educação médica; pesquisa qualitativa