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Dispositivo com câmera para treinamento de intubação orotraqueal: possibilidade de ensino médico em período pandêmico

Resumo:

Introdução:

A intubação orotraqueal é um procedimento importante no manejo da via aérea, principalmente quando realizada em situações de emergência. A videolaringoscopia é um artificio que facilita a visualização da glote ao auxiliar a intubação.

Objetivo:

Este estudo teve como objeto acoplar uma câmera de vídeo a um laringoscópio convencional do tipo Macintosh para possibilitar e orientar o treinamento da intubação orotraqueal.

Método:

O uso de uma câmera acoplada a um laringoscópio convencional permite a visibilização direta e indireta da glote. As imagens da câmera podem ser transmitidas por wi-fi e compartilhadas para dispositivos e plataformas eletrônicos, visando ao ensino presencial ou remoto da intubação orotraqueal.

Resultado:

A utilização do dispositivo artesanal como método de ensino de intubação orotraqueal permite ao docente ensinar a teoria do procedimento e orientar e corrigir a execução realizada pelo acadêmico. Esse feedback no treinamento prático pode ser realizado presencialmente ou por via remota.

Conclusão:

O uso do dispositivo artesanal de videolaringoscopia no ensino médico é uma ferramenta de baixo custo para aperfeiçoar o treinamento de intubação orotraqueal convencional.

Palavras-chave:
Laringoscopia; Intubação Orotraqueal; Ensino; Manuseio das Vias Aéreas; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade

Abstract:

Introduction:

The orotracheal intubation is an important procedure in airway management, especially when performed in emergency situations. Video-laryngoscopy is an artifice that facilitates visualization of the glottis, aiding intubation.

Objective:

This study aimed to attach a video camera to a conventional Macintosh-type laryngoscope to enable and train intubation or otracheal training.

Method:

The use of a camera coupled to a conventional laryngoscope allows direct and indirect visualization of the glottis. Camera images can be transmitted over wi-fi and shared to electronic devices and platforms, aiming at teaching in person or remotely about orotracheal intubation.

Result:

The use of the device as a method of teaching intubation or otracheal, allows teaching to teach the theory of procedure and training the execution performed by the artisanal method. This feedback in the practical training of orotracheal intubation in mannequins can be performed in person or remotely.

Conclusion:

The use of handcrafted video laryngoscopy device in medical education is a low-cost tool to improve conventional orotracheal intubation training.

Keywords:
Laryngoscopy; Intubation Intratracheal; Teaching; Airway Management; Simulation Training

INTRODUÇÃO

A intubação orotraqueal é um dos procedimentos mais importantes no manejo da via aérea. Fornece oxigenação e ventilação adequada para os pacientes e garante a proteção da via aérea11. Nausheen F, Niknafs NP, MacLean DJ, Olvera DJ, Wolfe AC, Pennington TW, et al. The HEAVEN criteria predict laryngoscopic view and intubation success for both direct and video laryngoscopy: a cohort analysis. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2019;27(1):1-9.. As intubações de emergência têm um grau maior de dificuldade seja por fatores relacionados ao paciente, ao operador e ao ambiente. Quando somados os três fatores, a intubação se torna um procedimento com potencial de grandes complicações22. Suzuki K, Kusunoki S, Tanigawa K, Shime N. Comparison of three video laryngoscopes and direct laryngoscopy for emergency endotracheal intubation: a retrospective cohort study. BMJ Open. 2019;9(3):1-7.),(33. Pieters BMA, Wilbers NER, Huijzer M, Winkens B, Van Zundert AAJ. Comparison of seven videolaryngoscopes with the Macintosh laryngoscope in manikins by experienced and novice personnel. Anaesthesia. 2016;71(5):556-64.. A Covid-19 é um bom exemplo disso. A alta transmissibilidade por gotículas e aerossóis demanda o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), o que dificulta a visualização adequada da orofaringe durante o procedimento de intubação orotraqueal44. Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira para a abordagem do Covid-19 em medicina intensiva. São Paulo: Amib; 2020.),(55. André RPD, Oliveira HC de, Gouvêa G, Fernandes FC, Jerônimo IRL, Campos JF. Treinamento de intubação orotraqueal na pandemia por coronavírus: aplicação da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Rev Bras Educ Med. 2021;45(3):1-8..

Estima-se que aproximadamente 3% dos pacientes com Covid-19 necessitarão de intubação orotraqueal em algum momento da doença66. Meng L, Qiu H, Wan L, Ai Y, Xue Z, Guo Q, et al. Intubation and ventilation amid the Covid-19 outbreak: Wuhan’s experience. Anesthesiology. 2020.. No Brasil, um estudo relata que quatro de cada dez pacientes com indicação de internação necessitaram de via aérea definitiva com ventilação mecânica77. Brandão Neto RA, Marchini JF, Marino LO, Alencar JCG, Lazer Neto F, Ribeiro S, et al. Mortality and other outcomes of patients with coronavirus disease pneumonia admitted to the emergency department: a prospective observational Brazilian study. PLoS One. 2021;16:1-15.. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) preconiza o uso de videolaringoscópio para facilitar a técnica de intubação44. Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira para a abordagem do Covid-19 em medicina intensiva. São Paulo: Amib; 2020., levando em consideração o aumento do grau de dificuldade da intubação na Covid-19 e da demanda elevada desse procedimento.

Pesquisas recentes demonstraram que a laringoscopia vídeo-assistida não aumenta o sucesso da intubação orotraqueal e nem diminui as complicações quando comparada à laringoscopia convencional. Entretanto, a laringoscopia videoassistida melhora a visibilização da glote e, para profissionais menos experientes, contribui para uma maior confiança na realização do procedimento88. Janz DR, Semler MW, Lentz RJ, Matthews DT, Assad TR, Norman BC, et al. Randomized trial of video laryngoscopy for endotracheal intubation of critically ill adults. Crit Care Med. 2016 Nov 1;44(11):1980-7.. Uma melhor visualização auxilia nos treinamentos de médicos menos experientes submetidos à intubação orotraqueal de manequins. Isso corrobora o fato de que quanto pior for o cenário nas simulações, maior será a eficiência da intubação videoassistida, se comparada com a laringoscopia convencional99. Kaplan A, Göksu E, Yildiz G, Kiliç T. Comparison of the C-MAC videolaryngoscope and rigid fiberscope with direct laryngoscopy in easy and difficult airway scenarios: a manikin study. J Emerg Med. 2016;50(3):e107-14..

Dessa forma, o treinamento de intubação videoassistida pode trazer resultados positivos à educação médica, uma vez que facilita o aprendizado no acesso à via aérea1010. Choo HJ, Kwon OY, Ko YG. Educational suitability of endotracheal intubation using a video-laryngoscope. Korean J Med Educ. 2015 Dec 1º;27(4):267-74. Disponível em 22/02/2022: Disponível em 22/02/2022: http://kjme.kr/journal/view.php?doi=10.3946/kjme.2015.27.4.267 .
http://kjme.kr/journal/view.php?doi=10.3...
. Para tanto, basta adaptar um dispositivo de baixo custo com câmera ao laringoscópio convencional para o ensino de intubação orotraqueal em ambiente de ensino remoto.

MÉTODO

O dispositivo artesanal para videolaringoscopia (Figura 1) é uma adaptação da laringoscopia indireta (videoassistida) com custo de US$ 20,00. Permite o treinamento em manequins nas duas modalidades: laringoscopias direita (sem o dispositivo) e indireta (com dispositivo). O dispositivo com câmera é acoplado a um laringoscópio convencional do tipo Macintosh (Figura 2). A câmera endoscópica é uma Wifi Wireless Endoscope de 2.0 megapixels, com diâmetro de 8 mm e comprimento do cabo variável a depender do fabricante. Apresenta saída USB em sua extremidade, o que possibilita conexão direta com celulares, computadores ou tablets, ou, ainda, a um transmissor wireless fidelity (wi-fi), o que permite a visualização da laringoscopia num raio de 5 a 30 metros. A imagem apresenta distância focal de 4 a 6 cm, e a luz de light-emitting diode (LED) da câmera associada à luz do laringoscópio convencional melhora a visualização da imagem da orofaringe.

Figura 1
Dispositivo artesanal de baixo custo para videolaringoscopia.

Figura 2
Orientações para montagem do dispositivo.

A base da câmera é acoplada a uma liga metálica maleável, de modo a possibilitar a adaptação a lâmina do laringoscópio (conforme passo a passo da Figura 2). Pode ser utilizada em qualquer lâmina de laringoscópio, independentemente da numeração. Para isso, o dispositivo artesanal necessita de um distanciamento de 2 cm da extremidade distal da lâmina. As fitas adesivas dupla-face auxiliam em introdução e retirada do dispositivo, e facilitam o uso quando a videolaringoscopia é necessária.

RESULTADOS

O dispositivo artesanal de videolaringoscopia se conecta aos dispositivos eletrônicos (por exemplo, celulares). A visualização da imagem da laringoscopia pode ser visualizada em três situações: diretamente no dispositivo eletrônico que está conectado à saída USB; se conectado à caixa que transmite o wi-fi, pode ser visto por dispositivos eletrônicos conectados em um raio próximo (5-30 metros), sem limite de dispositivo (por exemplo, em uma sala de aula - Figura 3); e se o dispositivo de vídeolaringoscopia estiver conectado ao computador, a imagem pode ser transmitida por via remota, por meio de plataformas virtuais, para outros dispositivos eletrônicos, independentemente da distância (Figura 3).

Figura 3
Aplicação do dispositivo artesanal de baixo custo.

DISCUSSÃO

O manejo adequado de via aérea é um fator que pode salvar vidas, e, para esse êxito, o profissional de saúde precisa ter um domínio adequado da técnica de laringoscopia e saber lidar com fatores que aumentam a complexidade do procedimento, como aspectos ambientais e perfil de paciente33. Pieters BMA, Wilbers NER, Huijzer M, Winkens B, Van Zundert AAJ. Comparison of seven videolaryngoscopes with the Macintosh laryngoscope in manikins by experienced and novice personnel. Anaesthesia. 2016;71(5):556-64.. A utilização de dispositivos por vídeo nesses procedimentos vem agregando melhora do desempenho às intubações orotraqueais, tanto no ato em si quanto no uso para treinamento médico. A videolaringoscopia melhora a visibilização das estruturas da orofaringe e aumenta o distanciamento entre a face do executor da intubação orotraqueal e a cavidade oral do paciente. Isso permite uma abordagem adequada para intubações complicadas1111. Yao W, Wang T, Jiang B, Gao F, Wang L, Zheng H, et al. Emergency tracheal intubation in 202 patients with Covid-19 in Wuhan, China: lessons learnt and international expert recommendations. Br J Anaesth. 2020;125(1):e28-37., reduz a exposição da equipe que está realizando a intubação às secreções da orofaringe do paciente e diminui a possibilidade de infecções como a Covid-19.

O aparelho de laringoscopia por vídeo apresenta índices satisfatórios em relação à intubação orotraqueal em pacientes sem experiência com a laringoscopia convencional1212. Mackie S, Moy F, Kamona S, Jones P. Effect of the introduction of C-MAC videolaryngoscopy on first-pass intubation success rates for emergency medicine registrars. Emerg Med Australas. 2020;32(1):25-32.. Pieters et al.33. Pieters BMA, Wilbers NER, Huijzer M, Winkens B, Van Zundert AAJ. Comparison of seven videolaryngoscopes with the Macintosh laryngoscope in manikins by experienced and novice personnel. Anaesthesia. 2016;71(5):556-64. utilizaram sete modelos de videolaringoscópio (visibilização indireta da orofaringe) e compararam com o laringoscópio com visualização direta (clássico, tipo Macintosh) em intubações com manequins. Notaram que todos foram melhores com a laringoscopia convencional - possivelmente por ser um modelo com o qual todos tiveram contato. Quando se compararam os videolaringoscópios, os dispositivos com a lâmina do tipo Macintosh (por exemplo, C-MAC) apresentaram maior agilidade na intubação e maior grau de satisfação. De acordo com o estudo Pieters et al.33. Pieters BMA, Wilbers NER, Huijzer M, Winkens B, Van Zundert AAJ. Comparison of seven videolaryngoscopes with the Macintosh laryngoscope in manikins by experienced and novice personnel. Anaesthesia. 2016;71(5):556-64., nos modelos com lâmina não clássicas, como Airtraq e Pentax AWS, os grupos necessitaram de mais tentativas para que o procedimento tivesse o mesmo sucesso, possivelmente por ser uma lâmina de laringoscopia com conformação nova, com a qual os avaliados não estavam familiarizados. O dispositivo artesanal se adapta à lâmina tipo Macintosh, e seu uso permite o treinamento das laringoscopias direta e indireta, já que o dispositivo é facilmente acoplado ao laringoscópio, podendo ser retirado a qualquer momento.

A visibilização com detalhes das estruturas da orofaringe colabora para o sucesso do procedimento de intubação orotraqueal, o que facilita no ensino em simulações, nas demonstrações do docente para o acadêmico e na visualização do procedimento do acadêmico para o docente. Sendo assim, as habilidades adquiridas em ambientes de simulação possibilitam um treinamento capaz de melhorar os resultados para os pacientes reais. Em alguns estudos, esse procedimento resultou na redução da mortalidade1313. Boet S, Bould MD, Fung L, Qosa H, Perrier L, Tavares W, et al. Transfer of learning and patient outcome in simulated crisis resource management: a systematic review. Can J Anesth. 2014;61(6):571-82..

As medidas de distanciamento afetaram as universidades durante a pandemia. A migração das atividades presenciais para as atividades remotas por meio de plataformas virtuais acrescentou dificuldades em relação ao ensino de habilidades práticas na formação médica1414. Alcântara L de AR de, Murta KMP, Souza TNVP, Molinari-Gomes LC. Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19. Rev Bras Educ Med . 2021;45(supl 1):1-6.. O uso de dispositivos de vídeo, associado a tecnologias como transmissão das imagens por wi-fi (pode visualizar a imagem com executor próximo), ou a transmissão de imagem mediante compartilhamento em plataformas virtuais auxiliaram no ensino acadêmico. O dispositivo de videolaringoscopia de baixo custo facilita a prática de intubação, assim como permite o uso para demonstração do procedimento e auxilia na visualização para vários envolvidos no ensino da intubação orotraqueal. Este estudo apresentou um modelo de ensino em que se utilizou um dispositivo artesanal de laringoscopia por vídeo, contudo não foi realizada a validação do método.

CONCLUSÕES

O uso do dispositivo artesanal de baixo custo pode fazer parte do ensino técnico da intubação orotraqueal. A aplicação no ensino médico pode ser feita de forma presencial ou remota, de modo a melhorar a visibilização da orofaringe. Essa possibilidade de uso complementa o ensino tradicional e abre portas para outras modalidades.

REFERÊNCIAS

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  • 2
    Avaliado pelo processo de double blind review.
  • FINANCIAMENTO

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência do Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Editado por

Editora-chefe: Rosiane Viana Zuza Diniz. Editora associada: Maria Helena Senger.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    20 Abr 2022
  • Aceito
    11 Jul 2023
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