Acessibilidade / Reportar erro

CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS

Resumo:

Para melhor avaliação dos objetivos do Curso Médico da Universidade Federal de Pernambuco, é apresentado o perfil do Médico Geral Comunitário e são analisados aspectos referentes a sua formação, bem como ao seu aproveitamento no mercado de trabalho. São também questionados aspectos concernentes às aspirações profissionais dos concluintes do Curso Médico dessa Universidade e às frustrações impostas pelo Curso e pelo mercado de trabalho. Como método de estudo foi utilizado um questionário, aplicado a estes concluintes, com os tópicos: conceituação, necessidade de formação, dificuldades quanto à formação, sociedade e mercado de trabalho, e informações pessoais.

A maioria dos estudantes afirmou que desconhecia previamente o significado do termo Médico Geral Comunitário. Esclarecidos a respeito, a quase totalidade da amostra reconheceu a importância de tal profissional para nossa realidade sócio-econômica, mas poucos se dispunham a seguir esta linha. Muitos apontaram a estrutura e funcionamento do Curso Médico como um dos principais fatores contrários à formação do Médico Geral Comunitário. A atualidade do tema e o enfoque da questão pelo lado estudantil alertam para a necessidade de uma reavaliação crítica dos objetivos do Curso Médico em questão.

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com