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Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Measurement of Ethjcal Sensitivity among Medical Students at the School of Medicine, São Paulo Mercy Hospital, Brazil.

Resumo:

Introdução:

Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina.

Objetivos:

O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina.

Método:

Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta.

Resultados:

Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades.

Discussão:

O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação.

Palavras-chave:
Ética; Educação Médica; Humanidades

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