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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 1993
  • CONGRESSOS DA ABEM - TEMÁRIO Editorial

    Hossne, William Saad
  • A ESCOLA MÉDICA E SEUS IMPLÍCITOS SOBRE A MORTE Artigo Original

    Sayd, Jane Dutra

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author interviewed students of the Medical School of the UERJ to get to know how they learn to deal with death in their studies. The results showed that dealing with death is part of their daily learning activities, but the presence of death is rarely discussed colectively. The students learn to cope with death, alone, in accord to a code of seeing and absorling. The author concludes that the almost rictualistic characther of the tradicional curriculum is related with death and it's taboo. This might be one of the reasons that explain the difficulties to implement curricular changes, that should be studied and discussed in order to clarity this question.
  • A PRÁTICA MÉDICA SOB JULGAMENTO OU AS POTENCIALIDADES DA CRISE Artigo Original

    Minayo, Maria Cecília de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo trata da recente problemática da crise do Sistema de Saúde e da atribuição de responsabilidade da situação especialmente aos médicos. Tenta-se ampliar a análise e a discussão, mostrando os lados obscuros da crise e as possibilidades de mudança pela auto-crítica que daí se pode gerar. Por outro lado, busca-se desmascarara simplificação analítica que coloca o moderno sistema de gerenciamento, a solução dos problemas; e ao estreitamento de visão que reduz a problemática da situação de saúde dos brasileiros ao mau funcionamento dos serviços médicos assistenciais. Dá ênfase especial à problemática da representação biomédica da saúde-doença enquanto visão reducionista que condiciona o próprio comportamento médico e as relações médico-paciente.
  • CURRÍCULO OFICIAL E CURRÍCULO PARALELO NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFRGS Artigo Original

    Zimmer, Lucia Pellanda; Hidalgo, Maria Paz Loayza; Rodrigues, Rosaura de Oliveira; Martins, Cristiane Damacarena; Machado, Sandra Regina; Zimmer, Paulo Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o objetivo de avaliar alguns aspectos do currículo, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram entrevistados 165 alunos, do II ao XII semestres do curso, através de um instrumento fechado. A amostra foi selecionada de modo sistemático, sendo composta por 101 alunos do sexo masculino e 64 do sexo feminino. A média de idade foi de 21,9 anos. Os estudantes foram críticos com relação ao ensino e, ao mesmo tempo, foi constatada uma grande procura por atividades extra-curriculares para complementar a formação.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In order to evaluate the UFRGS medical school curriculum, a survey was conducted among 165 students, 101 male and 64 female, wich the mean age of 21,9 years. The sample for this study was sistematically selected. The students considered medical education poor or very poor. Most of the participants were searching extra-curricular training programs to improve their education.
  • CIRURGIA GERAL Comunicação

    Silva, Alcino Lázaro da
  • TECNOLOGIA E AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL Comunicação

    Marques, Dra. Marília Bernardes
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