Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 1997
  • EDUCAÇÃO MÉDICA: REAFIRMAÇÃO DE PRINCÍPIOS Editorial

    Silva, Antonio Rafael da
  • Subsídios à Reformulação da Educação Médica com Especial Referência à Microbiologia Artigo Original

    Solé-Vernin, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo: Proposição de desdobramento da disciplina de Microbiologia médica do ciclio básico do curso de Medicina, em duas: Microbiologia biomédica e Iniciação à Infectologia. A primeira, tecnologia da Microbiologia biomédica, com carga horária reduzida no ciclo básico, de execuções individuais e demonstrações a grupos de estudantes, tomando a Bacteriologia como algo paragmático (com MUTATIS MUTANDIS oportunos). E a segunda, no ciclo clínico, com maior carga horária, predominantemente conceitual e, Clínica e Epidemiologia (definições, glossário de terminologia instrumental) de integração vertical a disciplinas do ciclo clínico, em particular Moléstias Infecciosas, STRICTU SENSU, (Clínica Médica) e sua Epidemiologia Medicina social preventiva).

    Resumo em Inglês:

    Summary: Proposal of unfolding for the programmatic contents of the medical and paramedical discipline of short duration. Microbiology, basic cycle, into two disciplines; the first, paramedical Microbiology (technology), at the same basic cycle, taking bacteriology as a paradigmatic example with opportune mutatis mutandis of technical procedures (demonstrations to groups of students and students personal performances) as an expressed sufficient adequacy for medical education. And a second new discipline of rather long duration, initiation to Infectology, clinical cycle. This discipline (concepts, definitions, glossary of instrumental terminology on practical facts) should show an interdisciplinary vertical integration to disciplines of clinical cycle, particularly Infectious Diseases stricto sensu (Clinical Practice), and to their Epidemiology (Social Preventive Medicine).
  • Necessidades Básicas da Transição Paradigmática: O Ciclo Pré-Clínico Artigo Original

    Amorim, Dalmo S.

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor discute a estrutura organizacional das escolas médicas, bem como a disponibilidade e a qualificação de meios à luz dos objetivos maiores dessas instituições. Conclui que se não falta o discurso do reconhecimento da relevância do ciclo pré-clínico, há erros na operacionalização do ensino. Nas aluais condições ele nem concorre para a formação de cientistas e nem propicia sólido alicerce para a capacitação profissional adequada.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The preclinical teaching, as an educational level, is being adversely affected by the absence of a philosophy which emphasizes basic sciences as fundamental knowledge for the fulfillment of qualified academic and professional missions. The discussion might contribute to create an agenda for changes - goals and strategy iniciatives.
  • Violência Interpessoal: E Agora, Doutor? Artigo Original

    Flores, Renato Zamora; Ajnhorn, Fabiana

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo traça um perfil da importância do ensino de métodos que permitam aos médicos lidarem com a crescente violência à sua volta e a desenvolverem modelos teóricos que permitam ações sociais efetivas.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This article outline the importance of teaching methods that allow physicians to struggle with the crescent violence and develop theoretical models to permit effective social actions.
  • Desenvolvimento e Comportamento Infantil: Uma Visão dos Pediatras Artigo Original

    Halpern, Ricardo; Karam, Simone M.; Mullinary, Evandro F.; Horta, Bernardo L.; Rigo, Andréa M.; Tomasi, Elaine

    Resumo em Português:

    Resumo: Foram entrevistados os pediatras que exerciam clínica na cidade de Pelotas, RS. Em 1994, o conhecimento sobre questões relativas ao desenvolvimento e comportamento infantil e promoção da saúde foi avaliado através de um questionário estruturado. Dos 102 pediatras contactados, 75 retornaram o questionário. Os pediatras concordam na sua maioria que depressão materna e dificuldade no relacionamento influencia o desenvolvimento infantil. Somente 53% concordam que o tabagismo materno é causa de desmame precoce; 71% referem os fatores perinatais como o principal causador de atrasos no desenvolvi menta da criança. Embora concordem (84%) que a triagem para atrasos no desenvolvimento deva ser incluída na rotina pediátrica, somente 59% fazem algum tipo de avaliação informal do desenvolvimento. Embora quase metade dos pediatras exerçam algum tipo de função docente, não houve diferença significativa entre os docentes e não-docentes em relação às respostas encontradas. A maioria dos pediatras (77%) referem que a escola médica não proporciona conhecimento suficiente sobre o assunto, e 50% deles têm a mesma opinião sobre a residência de pediatria. Os resultados mostraram que ainda existem controvérsias a respeito de algumas importantes questões relativas ao desenvolvimento infantil, e apontam para a importância ele serem feitas modificações no ensino de pediatria tanto nas escolas médicas como nos programas de residência.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In 1994 the pediatricians who practice in Pelotas, RS were interviewed. Questions concerning child development behavior and health promotion were assessed through a structured questionnaire. Of 102 pediatricians 75 answered the self-administered questionnaire. The results show that almost the totality of pediatricians agree that maternal depression and family dysfunction can cause developmental delays. Only 53% agree that maternal smoking cause early weaning. 71% refer perinatal factors as the main cause of developmental delays. 84% agree that developmental screening should be included in the routine pediatric practice, but only 59% perform an informal developmental evaluation in their practice. Almost half of the pediatricians have a teaching position, but there is no significant difference between this group and the one who don't have teaching obligations. They refers that medical school provide no enough knowledge about child development, and 50% have the same opinion about the pediatric residence. The survey show that there are important controversies about child development and behavior and modifications should be made in the pediatrics programs in the medical schools and residence programs.
  • O BOM MÉDICO Comunicação

    Teixeira, Hélio; Dantas, Flávio

    Resumo em Português:

    Resumo A prática da medicina exige qualificações pessoais especificas que podem ser resumidas em: 1. conhecimento médico; 2. habilidades técnicas e psicomotoras; 3. relacionamento médico-paciente. O conhecimento médico engloba informações sobre a natureza do ser humano, seu modo de adoecer, o sofrimento e as doenças e a interação saúde-doença-doente. As habilidades psicomotoras dizem respeito a procedimentos técnicos rotineiros ao exame clínico, incluindo habilidades intelectivas como observação clínica, capacidade de síntese e julgamento clínico que devem ser de domínio de todos os médicos, além de outros especializados - que exigem treinamento específico; A qualidade do relacionamento médico­paciente é fator essencial para o sucesso de qualquer intervenção médica e para a satisfação dos pacientes. A insuficiente ênfase dedicada pelas escolas médicas brasileiras à comunicação interpessoal na formação médica pode ser responsabilizada por muitas falhas ao exercício profissional do médico e merece ser urgentemente reparada.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The practice of medicine demands cognitive, psychomotor and communicative skills. The author discusses cognitive skills from a broad perspective, which includes knowledge about the nature of human being, the historical evolution of concepts on health and disease and, finally, about the health-disease-patient complex. Psychomotor skills are pertinent to a routine, comprehensive physical examination and should be acquired by all physicians. There are also many specialized ones that· will require additional training depending on the specialialty. They include also intellectual skills such as data collection and processing, clinical observation and judgment. Most importantly, effective treatment outcome is strongly determined by the quality of doctor-patient relationship. The author makes reference to the fact that deficiency in the professional training of physicians may result, if medical schools don’t emphasize the importance of doctor-patient relationship.
  • Monitoria Acadêmica em Semiologia Médica: Descrição e Avaliação de uma Nova Experiência Comunicação

    Câmara, S.S.P.; Akaishi, P.M.S.; Cabreira, M.A.S.; Camargo, M.C.B.A.

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo refala uma nova experiência de metodologia de ensino -aprendizagem descritas pelos próprios monitores, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, junto à disciplina de Semiologia. Esta monitoria acadêmica caracterizou-se pelas seguintes inovações: 1) Autonomia do monitor na elaboração do programa de atividades e, 2) Avaliação concomitante do método, através de questionários elaborados pelos monitores, aplicados periodicamente com o objetivo de identificar e caracterizar os principais fatores, prejudiciais e/ou benéficos, a fim de otimizar tal atividade acadêmica. Os autores descrevem o processo de seleção dos monitores, atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos, e concluem que a modalidade de ensino com a utilização de monitores, mostra-se de extrema utilidade e importância no processo de formação médica, propiciando a transmissão de conhecimentos, aquisição de raciocínio crítico e estímulo à futura carreira universitária.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This article describes a new experiences of teaching methodology developed by the Medical Anamnesis and Physical Diagnosis at the School of Medicine of Universidade Estadual de Londrina. This academic teaching methodology was caracterized by: 1) The independence of the monitors to determinate the schedule of the activities and, 2) Continuous evaluation of the method, applied periodically to identify the major problems in order to improve the teaching method. The authors describe the selecting process of the monitors, activities carried out, unexpected difficulties, results anel conclude that· the proposed methodology is extremely useful in Medical Education and play an important role in improving knowledge, reasoning and stimulating a future University carrier.
  • Penúltima Lição Opinião Do Leitor

    Santos, Vitorino Modesto dos
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com