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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 1996
  • Currículo Mínimo dos Cursos de Graduação em Medicina Editorial

    Rosa, Alice Reis
  • BIOESTATÍSTICA: PORQUE, O QUE É COMO ENSINAR Artigo Original

    Peixoto, Maurício A. P.

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresentamos uma forma diferente de ensinar Estatística para estudantes de pós-graduação. Acreditamos haver duas causas principais para o conhecido "trauma matemático": a) falta base Matemática e b) o estudante sente-se incapaz de entender a linguagem estatística. Construímos, baseando-nos nessas causas, um curso introdutório com duas características marcantes: a) quando necessário, e antes de cada novo conceito estatístico, apresentam-se os tópicos matemá­ticos pertinentes e b) apresenta-se a lógica da linguagem matemática, através de sua explicitação no tema em discussão. Este sistema foi testado em 25 estudantes de pós-graduação, submetidos a um pré-teste, repetido após como prova final. Naquela época responderam, também, a um questionário anônimo de avaliação do curso e do professor. Os resultados demonstraram que não só os alunos gostaram do curso como, também, puderam aprender Estatística. É difícil medir a validade externa desse método. Acreditamos, no entanto, que se aplicado com seriedade, em contexto similar, poderá trazer bons resultados.

    Resumo em Inglês:

    Summary: A new approach to teach basic statistics to young researchers is proposed. It hypothesizes two main causes for the wel1 known "mathematical trauma": a) lack of basic mathematical concepts; b) failure to under­stand the mathematical language. Related ancillary concepts, presented just before use, are adequate to overcome these limitations. Even more important, is to show why and how statisticians develop a technique or equation. This approach was tested on a class composed of 25 graduate students. Before the course, a pre­test was presented. The final evaluation included a similar test, and an anonymous questionnaire about the teacher and course. Analysis of these data revealed an improvement of knowledge in statistics and approval of the classes. Subjective factors and difficulties in extrapolating the validity of the experiment to other student group are recognized. Nevertheless, the results are sharp enough to suggest reproducibility in similar situations.
  • EFEITOS DA MUDANÇA CURRICULAR: CARACTERÍSTICAS DO APRENDIZ E DESFECHOS DA APRENDIZAGEM Artigo Original

    Sobral, Dejano Tavares

    Resumo em Português:

    Resumo: Um estudo comparativo foi realizado envolvendo a grande maioria dos estudantes de currículo em desativação e de novo currículo em implantação, no curso de Medicina da Universidade de Brasília. Foram comparadas as características motivacionais dos alunados e os desfechos da aprendizagem no pré-clínico. Três diferenças significantes foram observadas: estudantes do currículo em desativação apresentavam maior nível de autoconfiança, enquanto a motivação para aprender era maior nos alunos do novo currículo; ademais, os escores da significação percebida do aprendizado (durante o pré-clínico) eram mais elevados no alunado do novo currículo. Não houve diferenças significante de rendimento acadêmico (média geral) entre os dois grupos na iniciação clínica, nem nas preferências por carreira dos estudantes. Os achados indicam que a reestruturação curricular no pré-clínico não afetou o nível de conhecimento aplicado, embora as percepções iniciais da significação do aprendizado tenham sido mais positivas entre os alunos do novo currículo. Essas percepções são influenciadas por várias características motivacionais individuais.

    Resumo em Inglês:

    Summary: An evaluation study was undertaken to compare data of students in two medical curriculum tracks at the Universily of Brasilia. Pre-clinical motivacional characterislics and learning outcomes were compared. Some significant differences were observed: students in the standing curriculum showed higher level of self confidence while motivation to learn was higher among students in the new curriculum. Also, the scores of perceived meaningfulness of learning were higher in the new curriculum. There were no significant differences between student groups in grade point averages of clinical clerkships or in career preferences. The finings suggest that the change in curriculum structure has not affected students applied knowledge as they started the clinical phase, although they showed more positive perceptions of their pre-clinical experience. Such perceptions were influenced by many motivational characteristics.
  • O MÉDICO FACE À EUTANÁSIA EM SÃO LUÍS - MA Artigo Original

    Silva, Paulo Eduardo Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho busca captar os posiciona­mentos da classe médica ludovicense acerca da eutanásia, bem como ratificar a hipótese de que há carência de embasamentos ético-filosóficos nos mesmos, tomando-se como referência a sua posição favorável ou desfavorável a sua prática, sua conduta diante de um paciente terminal e sua postura quanto a recém-nascidos com deformidades congênitas graves.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This work looks for medical working class position from São Luís - MA, Brazil concerning to Euthanasia and confirms the lack of ethical and philosophic basement on them, taking as a reference its favourable or not position to its practice its conduct in front of terminal patient and its posture about newborn children having serious congenital deformities.
  • DA MEDICINA PREVENTIVA A MEDICINA COMUNITARIA: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE CAMPO DE ENSINO EXTRAMUROS NA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP (1969 - 1973) Artigo Original

    Cyrino, Antonio Pithon

    Resumo em Português:

    Resumo: Estuda-se a experiência realizada na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, através do Departamento de Medicina Preventiva (DMP), ao constituir um novo espaço à educação médica: junto à comunidade. A investigação foi produzida através da análise de documentos e entrevistas com docentes do DMP. Identificou-se uma reorientação na constituição dos campos de ensino extramuros e prática em saúde ao incorporarem os pressupostos da Medicina Comunitária aos inicialmente adotados da Medicina Preventiva. Tal deslocamento é reconhecido pelas especificidades dos serviços de saúde organizados para tanto. Em 1970, instalou-se a “Unidade Sanitária do Lageado”: sob influência do ideário da Medicina Preventiva expresso nos objetivos de consecução de uma prática voltada à formação de atitudes e de uma consciência preventiva nos futuros profissionais. A constituição do Centro de Saúde Escola, em 1972, sob inspiração da Medicina Comunitária, imprimiu uma nova orientação a experiência anterior ao deslocar-se do ensino para a elaboração de um projeto técnico-assistencial.

    Resumo em Inglês:

    Summary: An experience in using community as a space for medical education, conducted by the Department of Preventive Medicine - School of Medicine - Botucatu, SP, Brazil, is reported. The results of this new approach was evaluated by interviewing the staff of the Department and analyzing the pertinent documents. Changes were observed both, in experiences outside the hospital and within the Health Centers after the association of the principles of Community Medicine to those of Preventive Medicine. Such changes areclearly demonstrated by the specificity of the health services organized during the period of the study. In 1970, "Sanitary Unit of Lageado" was settled influenced by the concept of Preventive Medicine based on changes in altitudes and development of a preventive conscience in the medical students. The School Health Center settled in 1972, based of the principles of Community Medicine brought, new tendencies in relation to the previous experience. The focus of the project was changed from educational to technical and health care.
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