Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2001
  • Cinaem, Raem, PBL, Ensino Basea do em Evidências e Telemedicina: O que Falta Dizer? Editorial

    Rego, Sergio
  • Currículo de Graduação e o Contexto da Formação do Médico Artigo Original

    Lampert, Jadete Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo: Aborda-se o currículo do curso de graduação das escolas médicas brasileiras no enfoque de documento escrito que explicita objetivamente o compromisso institucional com o educando e a sociedade, e de fatores que não estando explicitados oficialmente, têm relevância na determinação do que efetivamente acontece na formação do profissional médico. Permeando a legislação e as implicações do contexto acadêmico e social no mercado de trabalho, apontam-se interesses que encaminham as ações na montagem dos currículos, oficial, paralelo e oculto, que desafiam a efetivação das propostas curriculares inovadoras das escolas médicas brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author analyzes the undergraduate curriculum in Brazilian medical schools, focusing on the written documentation of the institutions, explicit commitment to both medical students and society, as well as factors that are not made officially explicit, but which have a relevant impact on what actually occurs in medical training. Permeating the legislation and academic and social implications in the labor market are interest identified by the author that pertain to drafting of official, parallel, and concealed curricula and which raise challenges for the implementation of innovative curricular proposals for Brazilian medical schools.
  • Pedagogia e Didática: Relações e Aplicações no Ensino Médico Artigo Original

    Gonçalves, Ernesto Lima

    Resumo em Português:

    Resumo: São examinados as três vertentes da pedagogia a filosófica, a científica e a técnica para introduzir sua aplicação no processo de educação médica. São analisadas as correntes materialista e humanista do pensamento pedagógico, bem como as teorias comportamentalista, gestáltica e construtivista da aprendizagem. A vertente técnica, representada pela didática, é examinada na passagem da posição tradicional até os momentos contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author examines the three watersheds (Philosophical, scientific, and technical) in pedagogy in order to introduce their application to the medical education process. He then analyzes the materialist and humanist schools of pedagogical thinking, as well as the behaviorist, Gestalt, and constructivist theories of learning. The technical watershed, represented by didactics, is examined trough transition from the traditional position to contemporary experience.
  • Avaliação Quali-Quantitativa das Disciplinas Curriculares: a Experiência da Universidade Federal de Uberlândia Artigo Original

    Dantas, Flávio; Oliveira, Juliana Palma de; Ribeiro, Camila Toffoli; Patrocínio, Lucas Gomes; Lázari, Carolina dos Santos; Gomes, Mariana Gonçalves; Zanin, Eduardo José de Oliveira; Mendonça, Maria Raquel Marques Furtado de; Rodrigues, Flávia de Freitas; Vilela, Tatiana Macedo; Silveira, Glauco Costa; Júnio, Valter Alvarenga; Barcelos, Ionara Diniz Evangelista Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: As mudanças no ensino superior, no espírito da Lei de Diretrizes e Bases, realçam a necessidade de maior flexibilização curricular a de um melhor conhecimento da realidade educacional de cada curso. Este estudo objetivou uma diagnose melhor da situação atual do Curso de Medicina da UFU, através de uma abordagem quali-quantitativa para avaliação das disciplinas curriculares. Foram usados análise documental, abordagem quantitativa com aplicação de questionário final de avaliação de disciplinas e abordagem qualitativa com observação participante de cada disciplina, realizada por dois observadores independentes. As respostas foram agrupadas em cinco áreas temáticas: processo ensino-aprendizagem, cenário de aprendizagem, relacionamento professor-aluno, ética no curso e avaliação do aluno. Há uma razoável satisfação dos alunos em relação ao modo como vêm sendo ministradas as disciplinas. Entretanto, as observações qualitativas e os registros quantitativos indicam que há um significativo espaço para a introdução de melhorias. A abordagem quali-quantitativa de avaliação permite a coleta de informações ricas e detalhadas, tendo como resultante uma visão mais integral da realidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Recent changes in Brazilian higher education reinforce the need for flexible curricula and improved understanding of the educational reality in schools. This study aimed to diagnose the current situation of a Brazilian medical school using a qualitative/quantitative approach to evaluate core disciplines. We used documental analyzes, a quantitative approach with a questionnaire to evaluate courses, and a qualitative approach with participant observation of each couse evaluated by two independent observers. Answers were grouped into five categories: the teaching-learning process, the context of learning, the teacher-student relationship, ethics in the course, and students evaluation. There is a fair amount of satisfaction among students concerning the way courses have been taught, but qualitative observations and quantitative records suggest room for considerable improvement. A qualitative/quantitative approach can provide a detailed and integral view of reality.
  • Um Novo Paradigma de Ensino Médico Artigo Original

    Luna, Rafael Leite

    Resumo em Português:

    Resumo: O atual Sistema de ensino médico no Brasil necessita de uma reformulação. A Cinaem tem nos indicado o caminho a ser trilhado. O Programa de Saúde da Família exige um profissional com perfil diferente do atual. Estamos propondo um tipo de ensino baseado 70% no ambulatório e só 30% no hospital, ao contrário dos dias de hoje. O modelo deve integrar, simultaneamente, a Clínica Médica da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Estamos tentando evitar a fragmentação artificial da Clínica Médica em disciplinas estanques e ensiná-la integrada em módulos. Estabelecemos um limite ao conjunto de conhecimentos que deve ser transmitido ao aluno. O graduado em Medicina deve ser um profissional preparado para diagnosticar e tratar bem 80% das doenças de uma comunidade. Cada uma das turmas de 50 alunos é dividida em seis pequenos grupos de oito estudantes para efeito de seminários e prática ambulatorial, sempre com a orientação de um preceptor. As aulas teóricas de Clínica Médica são ministradas só uma vez por semana. O exame dos docentes é a atividade mais freqüente e soma 15 horas no mesmo período. A promoção da saúde em todos os seus aspectos tem prioridade no curso da Unigranrio. A profissionalização dos preceptores é um dos nossos objetivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The current medical teaching system in Brazil needs reformulation. CINAEM has shown us the road to follow. The family Health Program requires health care professionals with a different kind of background than the current norm. We propose a kind of teaching in which 70% is based on out-patient care, with the remaining 30% in-hospital, contrary to the prevailing model. The model should simultaneously include Clinical Medicine for children, adolescents, adults, and the elderly. We are attempting to avoid artificial fragmentation of Clinical Medicine in isolated disciplines and to teach trough integrated modules. We establish a limit on the set of knowledge that should be transmitted to students. Graduates in Medicine should be professionals prepared to diagnose and properly treat 80% of the disease in a community. Each class of 50 students is divided into six smaller groups of eight students each for seminars and out-patient practice, oriented by monitors. Theoretical lectures in Clinical Medicine are given only once a week. The most frequent activity is examining patients and takes up 15 hours during the same period. Health promotion with all is its aspects is a course priority at the Unigranrio Shool of Medicine. Professional training of monitors is one of our objectives.
  • Ensino Prático Integrado de Obstetrícia e Neonatologia em Maternidade: Relato da Experiência da UFPE Seção Do Estudante

    Almeida, Rodrigo Cariri C. de; Macedo, Gilmário S.; Leão, Alberto Souza; Teixeira, Maria de Lourdes P. D.; Melo, Bruno S. A. de; Oliveira, Maurício C. C. de; Macena, César Magno; Costa, Ricardo T. da; Souza, Danton C.; Bastos, Sandra L.; Araújo, Eleazar M.; Bulhões, Tatiana de A.; Freitas, Fabíola C.

    Resumo em Português:

    Resumo: A atenção à saúde materno-infantil no período neonatal exige dos profissionais uma compreensão integral do binômio mãe-filho. Os conhecimentos estudados pela Obstetrícia e pela Neonatologia são intimamente relacionados e devem ser abordados de forma integrada, sobretudo durante a graduação médica, quando o futuro médico constrói a base de seus raciocínio clínico. Os alunos do 6o período do curso médico da UFPE realizam as atividades práticas de Obstetrícia e Neonatologia integradas em maternidades-escola, acompanhadas de monitores. A concepção teórica e a concretização prática deste ensino integrado contaram com algumas dificuldades no início de seu funcionamento. A dificuldade de compreensão da importância da prática integrada e a falta de motivação de alguns professores foram relatadas como dificuldades menores. O maior problema desde o início tem sido a infra-estrutura e demanda de pacientes atendidos nas maternidades. O trabalho democrático e participativo de construção coletiva do projeto de ensino realizado por alunos, monitores e a coordenação do estágio tem-se mostrado uma estratégia eficiente para a superação das dificuldades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Mother-child health care during the prenatal period demands that health care professionals have an integral understanding of the mother-child dyad. The bodies of knowledge studied by Obstetrics and Neonatology are intimately related and should receive an integrated approach, especially during basic medical training, when future physicians build the basis for their clinical reasoning. Sixth-semester students in the school of Medicine at UFPE perform integrated practical activities in Obstetrics and Neonatology at teaching maternity hospitals, accompanied by monitors. The theoretical concept and practical implementation of the integrated teaching process enconuntered several difficulties in its early stages. Difficulty in understanding the importance of integrated practice and lack of motivation on the part of some professors were reported as minor problems. The greatest problems have been with the infrastructure and patient demand served at the maternity hospitals. A democratic and participatory work process involving collective development of teaching proposal by students, monitors, and the rotation coordinators has proven be an efficient strategy for overcoming difficulties.
  • A Importância do Psicólogo na Criação e Implantação dos programas Educativos e de Prevenção em Saúde Relato De Experiência

    Benute, Glaucia Rosara Guerra; Santos, Niraldo O.; Santos, Rosa Maria Rodrigues; Rondon, Fernanda Cury; Quayle, Julieta; Lucia, Maria Cristina de Souza de

    Resumo em Português:

    Resumo: Vários autores têm demonstrado a eficácia dos programas educativos para favorecer a adesão dos pacientes ao tratamento recomendado, visando educá-los e informá-los sobre suas patologias e propostas terapêuticas. A literatura mostra que não está definida a especificidade do psicólogo nessas atividades. Acreditamos que, além de poder transmitir informações a respeito do tratamento, esse profissional deve realizar também um diagnóstico da real situação do grupo-alvo e identificar conteúdos subjetivos que possam interferir no modo como esses pacientes lidam com sua doença e seu tratamento, propondo intervenções efetivas. Percebemos a necessidade da inserção específica do psicólogo na elaboração e execução de tais programas, o que permite considera-los como “psicoeducativos”, havendo propostas fundamentadas nesta direção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Different studies have shown the efficacy of education program in promotion patient compliance with prescribed medical treatment. Such program aim to educate and inform patient about their disease and proposed treatment. According to the literature, the specificities of the psychologists role are not taken into account in these activities. We contend that beyond transmitting specific information, psychologists should perform the diagnosis of the target groups real situation, including identification of subjective content that might interfere in the way patient cope with disease and treatment. We also emphasize the psychologists importance in creating and developing such program, allowing them to be as “psycho-educational”. We also provide specific proposal in this direction.
  • A Aprendizagem Baseada em Problemas na Pós-Graduação - A Experiência do Curso de Gestores de Sistemas Locais de Saúde no Ceará Relato De Experiência

    Soares, Silvia Mamede Studart; Serapioni, Mauro; Caprara, Andera

    Resumo em Português:

    Resumo: Os avanços verificados, ao longo dos últimos anos, no campo da educação dos profissionais de saúde indicam a necessidade de que estes programas utilizem abordagens e metodologias de aprendizagem efetivas. Neste sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning PBL) tem sido apontada como uma das mais promissoras inovações no campo da educação dos profissionais de saúde, ganhando reconhecimento não só pelos resultados que propicia, mas pela coerência entre seus fundamentos e as principais teorias de aprendizagem do adulto. Descreve-se o planejamento e o desenvolvimento do programa de especialização em gestão de sistemas locais de saúde, implementado no período de 1995-1999 na Escola de Saúde Pública do Ceará, enfocando, particularmente, a utilização do PBL como eixo central do processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The results achieved in education for health professionals in recent years require a more effective approach and learning strategies. Problem-Based Learning (PBL) has been considered one of the most important innovations in the education of health professionals. Both the results and the coherence with principal theory of adult education demonstrate this methods impact. This article describes the planning and development of a specialization course in local health management. Over the last 4 year (1995-99), the Ceará School of Public Health has focused on PBL as a central method in the educational process.
  • A Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG: Avaliação do Programa Teórico pelos Egressos Relato De Experiência

    Viana, Maria Regina de Almeida; Lamounier, Joel Alves; Rios, Adriana Martins; Ávila, Alexandre Leon Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa foi delineada para buscar informações complementares ao processo de avaliação dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Questionários foram elaborados e encaminhados aos 399 egressos do período 1979-95. Um dos objetivos foi avaliar as disciplinas consideradas básicas para a formação pedagógica e de instrumentação em metodologia de pesquisa: Didática Médica, Epidemiologia Humana, Bioestatística, Metodologia Científica e Normalização Bibliográfica. A população que responderam os questionários foi de 260 (65,8%). Cerca de 60% dos egressos avaliaram as disciplinas com o conteúdo “adequado”, carga horária “suficiente”, didática entre “ótima e boa”, recursos audiovisuais entre “excelentes e satisfatórios” e aproveitamento “suficiente”. Os dados remetam a uma reavaliação das disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research aimed at gathering supplementary information for the evaluation process focusing on graduate courses at the School of Medicine of the federal University in Minas Gerais. Questionnaires were prepared and submitted to the 399 alumni from the period 1979-95. One of the objectives was to evaluate what are considered basic courses for training in teaching and research methodology: Medical Teaching, Human Epidelilogy, Biostatistics, Scientific Methodology, and Bibliographical Standarzation. A total of 260 alumni (65.8%) answered the questionnaire, 60% of whom evaluate the courses as having “adequate” content, “sufficient” course hours, didactics ranging from “fine” to “good”, audiovisual resources ranging from “excellent” to “satisfactory” and “sufficient” yield. The data suggest the need for a review of the courses.
  • Atenção à Saúde Mental do Estudante de Medicina Relato De Experiência

    Noto, Julio Ricardo de Souza; Avancine, Maria Adelaide Tavares de Oliva; Martins, Maria Cezira Fantini Nogueira; Zimmermann, Vera Blondina

    Resumo em Português:

    Resumo: O processo de profissionalização do futuro médico é marcado pelo contato diário com a morte, o sofrimento e a impotência. Este trabalho descreve a estratégia da assistência psicológica ao estudante que tem sido exercida, num trabalho multidisciplinar, na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. São descritos: a semana de recepção aos calouros, as entrevistas com os calouros, o curso de Psicologia Médica, o Serviço de Saúde dos Alunos, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The training process of future physicians is marked by daily contact with death, suffering, and poerlessness. This study describes the transdisciplinary strategy employed in proving psychological support to students at the Federal University in São Paulo (Escola Paulista de Medicina). The article describes the recceptin week for new students, interviews with first-year students, the course in Medical Psychology, Student Health Services, and the Students Affairs Board.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com