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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2001
  • Comitês de Ética em Pesquisa nas Universidades - o Desafio de Educar Editorial

    Palacios, Marisa; Rego, Sergio
  • A Influência do Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense na Qualidade de Vida dos Seus Estudantes Artigo Original

    Costa, Luiza Santos Moreira da; Mattos, Elizabeth Clarkson; Silva, Fábia Lisboa da

    Resumo em Português:

    Resumo: A preocupação com a qualidade de vida de estudantes de medicina há décadas vem sendo alvo de estudos em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Aspectos específicos, como estresse, doenças psicossomáticas e uso de substâncias psicoativas, vêm merecendo estudos. Este trabalho, nos moldes de uma pesquisa-ação, divide-se em duas etapas: a primeira, aqui apresentada, busca identificar e entender as influências positivas e negativas do curso médico da Universidade Federal Fluminense, percebidas por estudantes do 1o ao 8o períodos, em sua qualidade de vida, ao final do primeiro semestre letivo de 1999, e os fatores que eles apontaram como geradores ou mantenedores destas influências; a segunda etapa, em andamento, consiste na discussão dos principais problemas identificados na primeira etapa e na elaboração e encaminhamento de proposta de solução com a participação de estudantes e professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: For several decades, medical students’ quality of life has been the object of research in several countries, including Brazil. Such studies concentrate on specific aspects like stress, psychosomatic disorders, and use of psychoactive substances. This study, based on the Action-Based Research model, was divided into two stages. The first sought to identify and elucidate the positive and negative influences of medical training at the Fluminense Federal University as perceived by students from the first eight semesters and impacting students quality of life as of mid-1999, as well as factors identified by students that generated or maintained such influences. The second stage, still under way, consist of discussion concerning the main problems identified during the first stage and respective proposals, with participation by students and professors.
  • Contribuições da Bioética e da Comunicação à Educação Médica Artigo Original

    Schramm, Fermin Roland

    Resumo em Português:

    Resumo: Este ensaio mostrar o papel da bioética e da teoria da comunicação na educação médica. Entendida como processo de construção de inter-relações entre dois tipos de atores sociais - educadores e educandos -, fundado ao mútuo reconhecimento entre pessoas morais em princípio competentes e responsáveis. Após apresentar as concepções intuitivas e crítica de bioética e comunicação, discute a teoria do agir comunicativo baseado no consenso, tentando mostrar seus acertos e limites quando referida a agentes morais que atuam em sociedade democráticas não confessionais e multiculturais. Indaga, então, as possibilidades de substituir consenso pelos conceitos de cooperação entre agentes morais e de coordenação de suas práticas cognitivas e prescritivas, considerando-as mais adequadas e fundadas no princípio do respeito da autonomia pessoal, suscetível de dirimir conflitos de interesses e valores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This essay is intended to show the role of bioethics and communication theory in medical education, viewed as a process of building relations between two types of social actors - teachers and students - and based on mutual recognition among moral individuals who are in principle both competent and responsible. After presenting the intuitive and critical concepts of bioethics and communication, the article discusses the consensus-based communication act theory, attempting to display its strengths and limitations in referring to moral individuals acting in non-confessional, multicultural societies. The easy then inquires into the possibilities of replacing consensus with the concepts of cooperation among moral agents and coordination of their cognitive and prescriptive practices, considered more adequate for the cognitive pluralism and normative acquiescence prevailing in such societies and founded on the principle of respect for personal autonomy, amenable to solving interest and value conflicts.
  • Desarrollo Moral em Bioética: ¿Etapas, Esquemas o Ámbito Morales? Artigo Original

    Kottow, Miguel; Schramm, Fermin Roland

    Resumo em Português:

    Resumo: A teoria cognitiva-evolutiva de Piaget, desenvolvida no campo do desenvolvimento moral por Kohlberg, baseia-se no ascenso estratificado, estruturado e não reversível do juízo moral da criança e do adolescente. O adulto se encontra estacionado na etapa mals alta que alcançou durante o amadurecimento -usualmente o estágio convencional de onde exerce a competência moral necessária para o convívio social em respeito às normas e leis vigentes. As éticas aplicadas colocam os profissionals frente a dilemas inéditos, não cobertos pela moral cívica convencional, para os quals se requere a aquisição de novas perspectivas morals. Este processo de enriquecimento de juiz moral não segue o proposto por Kohlberg, que foram formulados considerando o indivíduo em amadurecimento mas que consistiram em uma ampliação do âmbito moral de uma pessoa dentro do nível de desenvolvimento que possui. A apropriação de competências bioéticas não seria, de acordo com o que aqui propomos, uma mudança de nível do estágio, mas uma extensão da estrutura moral da pessoa. Apoiados em Taylor, Mc Intyre e Ricoeur, sugerimos que o exercício e a compreensão de narrativas podem enriquecer a pessoa de tal modo que desenvolva a sensibilidade para entender os valores morals presentes em situações biomédicas e a competências para dicorrer e sugerir soluções adequadas aos dilemas que ali se apresentam.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La teoría cognitivo-evolutiva iniciada por Piaget y desarrollada en el campo del desarrollo moral por Kohlberg, se basa em un ascenso escalonado, estructurado y no reversible del juicio moral del niño y del adolescente. El adulto se encuentra anclado em la etapa más alta que haya logrado alcanzar durante su maduración - geralmente la etapa convencional -, donde ejerce la competancia moral necessaria para la convivencia social em respeto de normas y leyes vigentes. Las éticas aplicadas ponen a los agentes profesionales frente a dilemas inéditos, no cubiertos por la moral cívica convencional, y que requieren la adquisición de nuevas perspectivas Morales. Este proceso de enriquecimento del juicio moral no sigue los lineamientos de Kohlberg, que están pensados para el individuo em maduración, sino que consistirian en una amplicación de competencias bioéticas no sería, según aqui postulado, un cambio de nivel o etapa sino una extensión de la estructura moral de la persona. Apoyados en Taylor, MacIntyre y Ricoeur, sugerimos que el ejercicio y la comprensión de narrativas pueden enriquecer a la persona de tal modo, que desarrolle la sensibilidad para entender los valores morales involucrados en situaciones biomédicas y la competencia para discurrir y sigerir soluciones adecuadas a los dilemas que allí se presentan.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on Piaget’s evolutionary-cognitive theory, Kohlberg presented an influential theory of moral development, postulating a stratified, structured and non-reversible unfolding of moral judgement in children and adolescents, whereas adults reach and remaln in a certaln moral stage which is no longer surpassed. This is usually the conventional level at which individuals are competent to interact in communities in the wake of prevalent norms and laws. Applied ethics confronts professional agents with new dilemmas, not previously considered by conventional morality and requiring new moral perspectives. This additional development of moral education that prevall in individual maturation; rather, the moral realm of individual is widened within the level of the moral development they have achieved. Bioethical competence is galned by an extension of one’s moral structure, rather than by further ascent in the moral scale. Based on Taylor, MacIntyre and Ricoeur, we suggest that narrative can enrich a person in such a way that they develops the sensitivity to better understand moral values involved in biomedical situations, as well as improving their competence to discuss and suggest adequate solutions to emerging dilemmas.
  • A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico Artigo Original

    Angeli, Olga Aparecida; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo: Caracteriza-se a maneira como estudantes de um curso médico, com diferentes recursos pessoais de adaptação, avaliam sua experiência de aprendizagem por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tendo como fonte de informação a participação em grupos de reflexão. O estudo foi desenvolvido com 12 estudantes do 2o ano do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes foram divididos em dois grupos diferenciados pelo nível adaptativo. Foram realizadas cinco reuniões de grupos de reflexão com cada um dos grupos, tendo como proposta básica que refletissem sobre a experiência de aprendizagem na ABP. Os grupos foram gravados em áudio e vídeo, sendo posteriormente categorizados e comparados. A análise dos dados sugere que o êxito da implantação da metodologia da ABP pode depender, em parte, dos recursos pessoais dos estudantes. Neste sentido, é necessário favorecer o desenvolvimento dos recursos pessoais e de maturidade dos estudantes, o que requer investimentos neste aspecto, já que a história acadêmica prévia, em geral, favorece pouco tais habilidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This objective of this paper is to describe the way in which medical students, whose personal resources vary, evaluate their learning experience through the Problem-Based Learning methodology (PBL), With participation in Reflection Groups as the source of information. The study was conducted with 12 second-year students from the School of Medicine in Marília. The students were divided into two groups, differentiated by their adaptive level. Five meetings were held with each for the Reflection Group, and the basic purpose was to the reflect on the learning experience through PBL. The groups were taped with audio and video equipment and were then categorized and compared. Data analysis suggests that successful implementation of PBL an depend partially on the students’ personal resources. It is thus necessary to facilitate the development of such resources as well as students’ level of maturity. Investments in this direction are required, since prior academic experience generally did not favor such skills.
  • A Educação Médica e as Atuais Propostas de Mudança: Alguns Antecedentes Históricos Artigo Original

    Almeida, Márcio José de

    Resumo em Português:

    Resumo: A retomada dos estudos e debates sobre a educação médica observada nos anos 90 é acompanhada pelo surgimento de novas propostas de mudança. A compreensão destas nem sempre é fácil. A recuperação de alguns elementos históricos do movimento internacional da educação médica, particularmente do latino-americano, visa contribuir para esta compreensão e para a implementação das mudanças necessárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The resumption of studies and debates on medical education in the 1990s was accompanied by new proposals for change. Understand such proposals is not always easy. Reviewing key historical issues in the international medical education movement, particularly in Latin America, may help shed light on the issues and foster the necessary changes.
  • Caminhos para Aproximar a Formação de Profissionais de Saúde das Necessidade da Atenção Básica Artigo Original

    Campos, Francisco Eduardo de; Ferreira, José Roberto; Feuerwerker, Laura; Sena, Roseni Rosangela da; Campos, João José Batista; Cordeiro, Hésio; Cordoni Jr, Luís

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da consideração de que o Sistema Único de Saúde, por mandato constitucional, deveria “ordenar” o processo de formação profissional na área da saúde e com base na importância da força de trabalho que ele absorve, os autores exploram as possibilidades de integração do processo de aprendizagem à rede de serviços de saúde. Na busca de reorientar a formação, tratam de estimular uma atuação interdisciplinar multiprofissional por meio da construção de um novo modelo pedagógico que equilibre a excelência técnica e a relevância social, com métodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno e desenvolvidos como processo permanente, com base nas relações de parceria da universidade com os serviços de saúde, com a comunidade, com as entidades e outros setores da sociedade civil. Os autores propõem um sistema de incentivos às instituições de ensino superior, visando maior sintonia com o paradigma da integralidade. Para isto, estabelecem um mecanismo de acompanhamento classificatório que congrega os distintos eixos de um processo de mudança da organização de uma instituição de ensino na direção proposta, que incluem: a orientação teórica predominante na instituição, a abordagem pedagógica e os cenários de práticas, cada um deles abrindo-se em três vetores que marcam o grau de avanço nas mudanças em curso. Com isso, conformam uma tipologia em um “perfil radical de avaliação” da tendência a alcançar o paradigma proposto. Não se avalia com este instrumento a qualidade da instituição ou do programa, senão sua posição em relação ao SUS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Considering that the Brazilian Constitution mandates the country’s Unified Health System (SUS) to “organize the professional training process in the health field” and based on the importance of the work force the SUS absorbs the authors explore the possibilities for integrating the learning process into the health care system. Seeking to reorient the training process, they attempt to simulate interdisciplinary multiprofessional action by constructing a new pedagogical model balancing technical excellent and social relevance. The teaching-and-learning process should be centered on the student and developed as a permanent process, based on partnership between university and health services, community, NGOs, and other sectors of the civil society. The authors propose a system of incentives for encouraging institutions of higher learning to further approach the integrality paradigm. They establish a mechanism of classificatory follow-up which assembles the various lines in a process of change in the direction they propose, including: the institution’s predominant theoretical orientation, the teaching approach, and the range of health care practices, each comprising three vectors characterizing the degree of progress in actual changes. Thus, they shape a typology and a “radical profile of evaluation” in the thrust to reach the proposed paradigm. The instrument does not evaluate the quality of the institution or program, but its position in relation to the SUS.
  • A Utilização do Cadáver para Fins de Estudo e Pesquisa Científica no Brasil Artigo Original

    Vieira, Patrícia Ruy

    Resumo em Português:

    Resumo: A legislação brasileira prevê a possibilidade de utilização, pelas faculdades de medicina, de cadáveres não reclamados para fins didático e científico. Apesar disso, há dificuldades no cumprimento da norma pelos estabelecimentos de ensino. Há um conflito de normas federais, questão dirimida no Estado de São Paulo com a edição de um Provimento da Corregedoria de Justiça daquele estado. No restante do país, persiste este conflito de normas. Por outro lado, há a restrição legal no tocante à utilização desses cadáveres apenas nos cursos de medicina, sendo que há outros cursos que exigem o conhecimento da anatomia humana. Para resolver este problema, tramita atualmente no Congresso Nacional um projeto de lei que visa a ampliar a utilização do cadáver não reclamado a outros cursos da área de ciências da saúde. Este trabalho apresenta brevemente a questão, com apontamentos preliminares, com o objetivos de ampliar o debate na comunidade universitária e científica para o adequado ensino da anatomia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Brazilian legislation provides for the use of unclaimed cadavers for both teaching activities and scientific research in medical schools. However, schools experience difficulties in implementing the existing norms. The existing conflict in Federal standards was settled in the state of São Paulo through a provision by the state Courts, while the conflicting standards have persisted in the rest of the country. In addition, use of cadavers for teaching is legally restricted only to medical schools, whereas other courses require knowledge of human anatomy. In order to solve this problem, a bill of law is currently being reviewed by the National Congress which aims to extend the use of unclaimed cadavers to other courses debate in the scientific and academic community and foster proper teaching of human anatomy.
  • Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora Relato De Experiência

    Piccini, Roberto X.; Faleiros, José J.; Faria, Luís H.; Ceia, Milton L.

    Resumo em Português:

    Resumo: Descreve-se uma experiência inovadora na disciplina de Medicina Comunitária inserida no sétimo semestre do curso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. São identificados aspectos da infra-estrutura, do corpo docente e da metodologia adotada durante o ano de 1997. O crescimento cognitivo dos alunos nesse período é medido por um teste de qualificação cognitiva e, nos dois semestres, mostra valores em torno de 20%. A partir do primeiro semestre de 1998, desencadeia-se uma auto-intervenção, democrática, que reduz o número de docentes envolvidos, altera a metodologia de ensino e adota instrumentos de avaliação que orientam as correções de trajetória necessárias e cada um dos alunos. O teste de qualificação cognitiva é o instrumento objetivo de afeição do crescimento cognitivo dos alunos e revela, nos quatro semestre da experiência e até o presente momento, que os alunos apresentam um crescimento de aproximadamente 50%, ou seja, maior do que o dobro do revelado na situação inicial que precede a intervenção. São enfatizados aspectos metodológicos, principais resultados e limitações deste tipo de experiência inovadora. Sugere-se a realização de outras experiências semelhantes, para a necessária crítica e avanço no desenvolvimento do conhecimento desta área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper describes an innovative experiment in the course on Community, Medicine during the seventh semester of medical school at the Federal University of Pelotas. The infrastructure, faculty, and methodology for the year 1997 are identified. Growth in students’ cognitive skills, as tested by a qualifying exam, was about 20%. Beginning in the first semester of 1998, a democratic self intervention was iniciated in which the number of teachers involved was rediced, the teaching methodology was changed, and new evaluation techniques were included to measure the students’ progress. The cognitive qualification test was used to assess students’cognitive grows and showed that in the four semesters of the experiment to date, students’abilities have inscreased by some 50%, i.e., more than twice as much as with the previous methodology. The methods, main results, and limitations of this type of innovative approach are reviewed. Similar experiments elsewhere are needed to monitor advance in knowledge in this area.
  • Experiência de Trabalho Acadêmico Voluntário em um Programa de Promoção à Saúde da Família Relato De Experiência

    Pinheiro, Sandra de Azevedo; Freitas, Marcelo Araújo de; Moreira, Maria Isabel Gondim Borges

    Resumo em Português:

    Resumo: Para atender à demanda de alunos voluntários em trabalho comunitário, a disciplina de Políticas de Saúde e o Diretório Acadêmico Gaspar Vianna, da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, realizam uma parceira com uma organização não-governamental, para a prestação de serviços em promoção à saúde. Na área de abrangência delimitada, foram estruturadas atividades de visitas domiciliares, atendimento individual e em grupo e eventos educativos. Nessa rotina de trabalho, foi possível discutir e vivenciar a diferença entre assistência em saúde e assistencialismo, e desenvolver noções de solidariedade, compromisso social e visão sistêmica de família.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The undergraduate course on Health Polices and the Gaspar Vianna Student Union at the Triângulo Mineiro School of Medicine established a partnership with a nongovernmental organization to involve student volunteers in health promotion work at the community level. Home visits, individual and group assistance, and educational activities were organized and implemented in the target area. Within this work routine it was possible to discuss and experience the difference between health care and paternalism and develop notions of solidarity, social commitment, and a systemic view of the family.
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