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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2003
  • Educação Médica: Também uma Questão de Gênero Editorial

    Diniz, Debora
  • Currículo Paralelo: Uma Realidade na Formação dos Estudantes de Medicina da Uerj Pesquisa

    Taquette, Stella R.; Costa-Macedo, Lêda Maria da; Alvarenga, Fátima de Barros Fonseca

    Resumo em Português:

    Resumo: A formação médica tem sido complementada, nas últimas décadas, por estágios extracurriculares realizados pelos graduandos fora da escola médica. Com o objetivo de avaliar o currículo paralelo na formação dos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FCM-Uerj), foi realizada uma pesquisa entre alunos do sexto ano de 2001. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas, sobre estágios extracurriculares realizados sem o conhecimento formal ou supervisão da estrutura docente da universidade. Observou-se na amostra estudada (n = 63, 74% do total de alunos) que 93,7% tinham realizado pelo menos um estágio extracurricular durante os seis anos do curso médico. Emergência médica e Centro de Terapia Intensiva (CTI) corresponderam ao maior percentual de estágios realizados. A principal razão externada por eles foi a necessidade de aperfeiçoamento prático. Devido à frequência elevada com que esta prática tem ocorrido, podemos concluir que há necessidade de reavaliar o currículo médico para apurar estas demandas dos alunos e criar estratégias de melhora do ensino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A survey was conducted in late 2001 with 63 graduating students in the School of Medicine at the State University of Rio de Janeiro, Brazil. The study analyzed extracurricular professional activities in health care services outside the teaching hospital. Students answered an open-ended questionnaire on medical training in other institutions, with no supervision by medical school faculty. Some 93.7% of the interviewees had participated in at least one extracurricular activity during their medical studies. Emergency and intensive care services were chosen by students as the most frequent areas. Improving their training was cited as the main reason for participating in these activities. The authors conclude that a reevaluation of the medical curriculum is important to clarify the situation and establish strategies to improve medical training.
  • O Tabagismo e a Formação Médica Pesquisa

    Martin, Elaine Cristina; Cataldo Neto, Alfredo; Chatkin, José Miguel

    Resumo em Português:

    Resumo: Há mais de um bilhão de fumantes em todo o mundo, aproximadamente um terço da população global, com mais de 15 anos. Em consequência das doenças relacionadas ao tabaco, morrem anualmente no mundo cerca de 3 milhões de pessoas, sendo 2 milhões nos países desenvolvidos, situação que deveria mudar nas próximas décadas, quando a maior proporção de mortes passará a ocorrer em países em desenvolvimento. Os profissionais de saúde em geral e os da assistência primária em particular têm importante papel no aconselhamento de fumantes para abandonarem o fumo quando estes visitam seus consultórios, bem como apoiando campanhas antitabagismo. Contudo, ainda que os médicos reconheçam a morbimortalidade relacionada ao fumo, geralmente orientam pouco seus pacientes para o tabagismo, possivelmente por não confiarem em sua própria habilidade e de conhecimento sobre técnicas que tenham este objetivo. Esta revisão pretende avaliar o espaço destinado ao ensino/aprendizagem nos currículos das escolas de Medicina sobre as doenças relacionadas ao tabaco e os métodos para o abandono do fumo. Com base na literatura pertinente, pretende discutir a incipiente inclusão no ensino no ensino médico de itens específicos sobre tabagismo como doença e as formas e técnicas de tratamento da dependência nicotínica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There are more than one billion smokers worldwide, approximately one-third of the population over 15 years of age. As a result of tobacco-related diseases, some 3 million people die every year, 2 million of whom in the developed countries, a situation that is expected to change in the coming decades, when more deaths will occur in the developing countries. Health professionals in general and primary-care staff in particular have an important role in counseling smokers to quit smoking, both during office consultations as well as by supporting-smoking cessation campaigns. However, even though physicians may recognize the morbidity and mortality associated with smoking, they generally provide little smoking cessation orientation to their patients, possibility because they do not trust in their own skill and knowledge on the appropriate techniques. This review is intended to evaluate the space devoted to teaching and learning in medical school curricula concerning tobacco-related diseases and methods to quit smoking. Based on the relevant literature, the article discusses the incipient inclusion in medical training of specific items on smoking as a disease and ways and techniques for treating nicotine dependence.
  • Fatores de Influência na Escolha de Treinamento Seletivo no Internato Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O propósito do estudo foi examinar a configuração de escolha do estágio seletivo no internato do curso de Medicina da Universidade de Brasília, considerando fatores antecedentes à experiência clínica ou dela decorrentes. A população-alvo constituiu-se dos 511 graduandos (55,6% masculinos) de turmas consecutivas num período de nove anos (1994-2002). Os dados foram obtidos ao término do primeiro e do sexto ano analisados por vários procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram diferenças marcantes na distribuição dos internos entre as cinco áreas de opção: clínica cirúrgica, clínica médica, pediatria, ginecologista-obstetrícia e medicina comunitária. Foram observados associações significativas entre opção seletiva e sexo, estilo de aprendizagem, preferência inicia, desempenho acadêmico e experiência de monitoria. Análises de regressão logística mostraram padrões explanatórios peculiares a cada opção. O estudo, em conclusão, revelou diferenças significativas na opção do estágio seletivo, que foram associadas a distintos fatores preditivos. Essas diferenças podem refletir aspectos da busca de compatibilidade pessoal, incluindo elementos vivenciais e expectativas sobre o trabalho profissional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study was to examine the pattern of choice of selective training at the University of Brasilia Medical School by appraising factors antecedent to or derived from clinical experience. The target population consisted of 511 graduates (55.6% males) from nine years of consecutive classes (1994-2002). Data obtained at the end of the first and the sixth years were analyzed by several statistical procedures. The results showed striking differences among five areas of selective training choice: clinical surgery, internal medicine, pediatrics, obstetrics-gynecology, and community medicine. Significant associations were found between choice of selective training and gender, learning style, early career preference, academic achievement, and peer tutoring experience. Separate logistic regression analysis showed a peculiar explanatory pattern for each choice. In conclusion, the study revealed significant differences in the choice of selective training that were associated with distinct predictive factors. The differences may reflect aspects of the search for personal compatibility, including experiential features and expectations regarding later professional work.
  • Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática Pesquisa

    Almeida, Henriqueta Galvanin Guidio de; Ferreira Filho, Olavo Franco; Colus, Ilce Mara de Syllos; Linhares, Rosa Elisa de Carvalho; Takahashi, Olga Chizue; Aguiar, Adriana Cavalcanti de

    Resumo em Português:

    Resumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In 1998 the Medical School at the State University in Londrina, Paraná, Brazil, implanted radical curricular changes, adopting Problem-Based Learning (PBL), among other innovations. The strategy has demanded the development of complex new roles for the faculty. In order to act as tutors, faculty received specific training throughout the implementation years. This study analyzes tutors´ perspectives about the training, their difficulties, and observed needs for improvement. Results show that tutors find it difficult to apply new instruments for assessing students´ learning as well as for encouraging less engaged students to participate. Dealing with contents from several different disciplines through the development of teaching units is also identified as a challenge. We conclude that it is necessary to broken faculty training in a process of continuing education that assures full implementation and sustainability of the new curriculum.
  • Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária. Proposta de um Programa de Formação de Médicos Generalistas Pesquisa

    Ciampo, Luiz Antonio Del; Ricco, Rubens Garcia; Daneluzzi, Julio Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo: Discute-se a criação da residência médica e objetivos, a regulamentação das especialidades, bem como sua importância na formação do profissional médico. Apresenta-se uma proposta de programa de residência médica na área de Medicina Geral e Comunitária, com ênfase em Medicina da Família, criado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com o objetivo de formar médicos generalistas também Capacitados a trabalhar em equipes do Programa de Saúde da Família, criado em 1994 pelo Ministério da Saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper debates the creation and objectives of medical residency, the regulation of specialty areas, and its importance in medical education. The authors also present a proposal for a medical residency program in General and Community Medicine, created by the University Hospital at the Ribeirão Preto School of Medicine under the University of São Paulo, the principal aim of which is to train general practitioners to work in the Health Family Program created in 1994 by the Brazilian Ministry of Health.
  • O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção Pesquisa

    Bellodi, Patrícia Lacerda

    Resumo em Português:

    Resumo: Na seleção de professores da FMUSP para o Programa Tutores foram investigadas, em um subgrupo de candidatos, as representações associadas ao futuro papel de tutor. As respostas foram categorizadas tendo como eixo de análise dois pontos: 1) a simetria ou assimetria na relação tutor-aluno; e 2) a esfera de atuação do tutor (ampla ou puramente acadêmica). Nas associações produzidas, predominaram relações assimétricas, especialmente aquelas referentes a papéis profissionais (orientador e conselheiro) e a papéis afetivo-familiares (principalmente o da figura paterna). Nas associações de caráter relacional simétrico, foram enfatizados os aspectos de vínculo, proximidade, apoio, suporte, disponibilidade e amizade entre tutor e aluno. Aspectos negativos associados ao papel do tutor (disciplina, repressão) foram pouco explicitados pelo grupo como um todo. Não surgiram diferenças estatisticamente significativas entre os candidatos do sexo masculino e do sexo feminino em nenhuma das categorias, mas observou-se uma tendência de os homens se concentrarem mais nos papéis profissionais e 35 mulheres nos papéis afetivo-familiares. As esferas de atuação dos diferentes papéis apresentados explicitaram principalmente ações amplas, isto é, direcionadas tanto à vida acadêmica quanto à vida pessoal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the selection of medical professors for the Tutorial Program at the Medical School of the University of São Paulo (FMUSP), representation about the future role were explored in a subgroup. The social representation given were classified and analyzed through two aspects: 1) the symmetrical or asymmetrical characteristics of the tutor-student relationship and 2) the tutor's area of performance (broad or strictly academic). Asymmetrical relationships prevailed in the associations produced, especially those referring to professional roles (advisor and counselor) and affective-familiar roles (especially the father figure). Symmetrical relationships emphasized proximity support availability, and friendship between tutors and students. There was little mention of negative aspects of the tutor role (discipline, repression). No statistical difference was found between men and women in any of the categories. However, male teachers tended to emphasize professional roles (especially counselor and advisor), while women prioritized affective-familiar roles. In the symmetrical relationships, professors emphasized proximity, support and help. Negative aspects associated with the tutor's role were mentioned less frequently in the group as a whole. The tutor's performance was considered to be broad for most professors, i.e., focused on both academic and personal life.
  • Avaliação: um Impasse na Educação Médica Pesquisa

    Souza, Maria Paula Garcia de; Rangel, Mary

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa foi delineada com o intuito de aprofundar as reflexões que vêm sendo desenvolvidas acerca da necessidade de transformação das práticas exigentes no cursos médicos, com especial enfoque no que se refere às práticas avaliativas. A fundamentação inclui concepções sobre processo de ensino, aprendizagem, avaliação e a teoria de representação social. Observando-se esses fundamentos, foram desenvolvidas entrevistas com professores e alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis, procurando-se identificar conceitos e possíveis transformações nas formas de avaliação e levantar questões que pudessem contribuir para a construção de novos caminhos para as práticas avaliativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study was developed to expand the recent reflections on the need to change existing teaching practices in medical courses, with a special focus on evaluation of students. The theoretical basis includes concepts on teaching, learning, evaluation, and the theory of social representation. Observing these basic concepts, interviews were held with faculty and Students at the School of Medicine in Petrópolis. Rio de Janeiro State, Brazil, seeking to identify concepts and possible transformations in the ways of evaluating students, and to raise questions that might help establish new avenues for alternatives practices.
  • Avaliação Cognitiva no Internato Médico - Experiência da Disciplina de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Teresópolis, Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) Relato De Experiência

    Santos, Sávio Silva; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Resumo: Relata-se a experiência de avaliação cognitiva dos alunos que cursaram o Internato de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Teresópolis, Fundação Educacional Serra dos Órgãos, de janeiro a março de 2002. Discutem-se, alguns instrumentos de avaliação utilizados no transcorrer desse período, com­ parando-se seus resultados com os obtidos pelos mesmos internos ao longo de toda a sua graduação. Formulam-se propostas para uma escolha mais, adequada de alguns instrumentos e do método de sua utilização. Critica-se o emprego da prova final como instrumento isolado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The authors report on the cognitive assessment of students during their internship at the School of Medicine in Teresópolis, Rio de Janeiro State, Brazil, in January-March 2002. Several instruments for assessing medical students during internship are discussed, comparing the results from this stage with those of their undergraduate training as a whole. The authors present several proposals for a more appropriate choice of some instruments and their method of use, in addition to criticizing final exams as a single instrument for assessing the interns' cognitive performance.
  • Identidade e Formação Profissional dos Médicos Ensaio

    Ronzani, Telmo Mota; Ribeiro, Mário Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo: Fundamentado na teoria da identidade social, este artigo apresenta uma revisão teórica e discute o processo de formação profissional dos médicos em determinado contexto sócio-histórico. A partir de tal contexto, pós-flexneriano, faz-se uma avaliação deste processo e de sua interface com as novas demandas relativas à prática dos médicos, principalmente no que diz respeito à reforma curricular e no Programa de Saúde da Família (PSF). O artigo aponta ainda para as óticas dicotômicas e excludentes na discussão dos aspectos multifatoriais relativos ao processo saúde-doença, sugerindo uma reavaliação crítica dos pressupostos da reforma curricular e do PSF, em especial para a necessidade de superação dos obstáculos ético-epistemológicos para a efetivação de uma prática médica verdadeiramente renovada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the Theory of Social Identity, this paper presents a theoretical review and discusses the process of physicians' professional training in a specific social and historical context. Departing from the post-Flexnerian context, the authors present an evaluation of this process and its interface with new demands on medical practice, particularly with respect to curricular reform and the Brazilian Family Health Program. The paper also identifies the dichotomous and exclusionary perspectives in the discussion of the multiple factors related to the health-disease process, suggesting a critical reevaluation of the premises of curricular reform and the Family Health Program, namely the need to overcome the critical and epistemological obstacles to the accomplishment of an effectively renewed medical practice.
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