Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2004
  • Escola não é Lugar de Propaganda Editorial

    Rego, Sergio
  • Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O propósito deste estudo foi analisar o espectro de respostas dos alunos de medicina da Universidade de Brasília ao Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD). O inventário foi aplicado na fase de iniciação clínica a 677 alunos de ambos os sexos, no decorrer de 11 anos. Foram utilizados procedimentos estatísticos para identificar conjuntos de itens inter-relacionados e grupos com respostas similares, bem como diferenças entre grupos e suas relações com atributos distintos. Os resultados das análises revelaram seis dimensões relevantes do IRD, denominadas: procedimento diligente, apreensão fácil, flexibilidade de concepção, verificação comparativa, abstração de significado e percepção de incerteza. Seis grupos de classificação foram identificados pelo espectro de variação das dimensões. Os valores dos índices do IRD e as respectivas afiliações dos alunos aos grupos se relacionaram com a época de inserção no estudo, o gradiente de rendimento cognitivo na iniciação clínica, o nível de eficácia percebida e a frequência de atividade de monitoria nos dois semestres seguintes à aplicação do IRD. Em conclusão, os estudantes diferem nas percepções, do processo diagnóstico, inclusas no IRD e as percepções configuradas em relações significativas com o progresso e as opções na aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study was to asses the patterns of medical students’ responses to the Diagnostic Thinking Inventory (DTI) at the University of Brasília. The inventory was administred within an 11 year timeframe to 677 students of both sexes early in their clinical experience. Statical procedures were used to identify interrlated item sets and groups with similar response patterns, as well as diferences between groups and their relationships with distinctive features. Results of the analyses revealed six salent DTI dimensions designeted as follows: diligente procedure, easy grasp, flexibility of conception, comparative appraisal, abstraction of meaning, and perception of uncertainty. Six studentclassification groups were identified based on clustering of the dimensions índices. Studens’ DTI índices and respective group affiliation were related to theis inclusion period in the study timeframe, early clinical achievement-gradient, sel-efficacy level, and two-semester frequency of peer tutoring after the DTI appraisal. In conclusion, medical students differ in their perceptions of the diagnostic process as entalled by the DTI, and the patterns of perceptions have meaningful relationships with theur learning progress and options.
  • Avaliação dos Egressos de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cirurgia Pesquisa

    Waisberg, Jaques; Goffi, Fábio Schmidt

    Resumo em Português:

    Resumo: Avaliou-se o desempenho dos alunos de programa de pós-graduação na área de cirurgia. Analisou-se a participação de cada aluno em relação ao número de publicações prévias e posteriores à titulação, vinculação do aluno com instituição de ensino superior e publicação da tese em periódico. Dentre os alunos do mestrado e do doutorado não houve diferença significativa em relação ao número de publicações antes e após à titulação. Oito (32%) alunos do mestrado eram vinculados com instituição de ensino superior, assim como cinco (100%) alunos do doutorado. Seis alunos do mestrado (24%) e três alunos do doutorado (60%) publicaram a tese na forma de artigo de revista. No presente estudo, os resultados indicaram falta de vocação para a produção por parte dos alunos do mestrado e doutorado e fraca vinculação dos alunos do mestrado às instituições de ensino superior. Esses resultados nos impulsionam a rever os critérios de admissão à pós-graduação stricto sensu. O desenvolvimento e a utilização de parâmetros para avaliar a qualidade dos egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu constituem ferramentas importantes que podem contribuir para a avaliação e aperfeiçoamento dos programas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The authors evaluated the performance of former students from graduate studies program in surgery. Each studen’s output was analysed in relation to the number of publications produced before and after obtaining the graduate diploma, the author’s positions in these publications, the student’s affiilations with instituitions of higher learning, and publication of the thesis or dissertation in a scientif journal. Amon Master’s and Doctoral student, there was no signnificant difference between the number of publications before and after obtaining the diploma. Eight Master’s students (32%) and all five Doctoral students (100%) wereaffiliated with a college. Six Master’s student (24%) and three Doctoral students (60) had their thesis or dissetations published as articles. Results of the presente study suggested a relative lack of vocation for scientific output on the part of Master’s and Doctoral students and weak links with institutions of higher learning amonf the Master’s students, wich leads us to review the admissions criteria for stircto sensu graduate studies programs. The development and application of parameters to evaluate the quality of the alumni of stricto sensu graduate programns are important tools that can contribute to the program’s evaluation and improvement.
  • A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro Pesquisa

    Reis, Maria das Graças; Santos, Vitorino Modesto dos; Lopes, Edison Reis; Teixeira, Vicente de Paula Antunes

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa avaliativa foi obter dados e informações referentes ao programa de pós-graduação em patologia da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (CPGP/FMTM) em Uberaba (MG) e avaliar a eficiência, eficácia e qualidade, além de suas relações com o desenvolvimento institucional. Foi realizado um levantamento de dados referente a história de vida, proposta do programa, recursos docente e discente, teses, linhas de pesquisa, espaço físico e infra-estrutura de apoio acadêmico. Na análise dos dados obtidos, foram enfocados o contexto e o produto-resultado, utilizando-se os critérios de avaliação de programa, eficiência e eficácia. Com respeito à qualidade do programa, foram considerados na avaliação a reputação, recursos, resultados e valor agregado, tendo sido estabelecida sua correlação com o desenvolvimento institucional. Os resultados deste trabalho favorecem a importância de uma revisão regular dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior em geral e, em particular, do CPGP/FMTM.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this evaluative research work was to obtain data and informations about the program of the Pathofogy Graduation Course of Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (PGC/FMTM) in Uberaba (MG) and evaluate the effiCIency, efficacy and qualIty levels, in addition to their relationships with the institutional development. The authors perfomed a retrospective study related to life histories, program proposals, docent and discent numbers, theses, research lines, physical spaces, and academic infra structural resources. The data obtained were analysed focusing the context and end­results, using avaliation criteria for program efficiency and efficacy. With respect to program quality, reputation, resources, results and aggregated values were all considered in the evaluation. The results were discussed and their correlation with the institutional development was also performed. The resulls of this work favor the importance of a regular revision in the postgraduatíon programs of brazilian superior teaching institutions in general, and particularfy in PGC/FMTM.
  • O EnsIno da Saúde Coletiva e a Escola Médica em Mudança: Um Estudo de Caso Pesquisa

    Garcia, Maria Alice A.; Gomes, Regina Célia N.; Sacornan, Ana Carolina Z.; Costa, Katia Cristina; Rahal, Sabrina

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho analisa a inserção da Saúde Coletiva, na graduação em medicina, enfocando a reforma em pauta na PUC Campinas. Ele relata esta reforma e, de modo mais detalhado, o processo ensino-aprendizagem junto à disciplina 'Saúde da Comunidade: as situações de saúde' ministrada durante o primeiro ano do curso. As novas Diretrizes Curriculares exigem mudanças estruturais dos projetos pedagógicos, no sentido de gerar perfis profissionais mais adequados ao sistema de saúde e estratégias de aprendizagem ativa que fortalecem a articulação do ensino com o trabalho em diferentes cenários. São enfatizados nestas diretrizes inúmeros conteúdos e práticas da Saúde Coletiva, tais como: a incorporação do enfoque epidemiológico na compreensão dos determinantes sociais, culturais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença; a qualificação para atuação na proteção, promoção, prevenção, tratamento e reabilitação; o acompanhamento do processo de morrer, conhecimentos para lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde; disposição para atuar em atividades de política e de planejamento; e a inserção precoce e contínua na comunidade e em todos os níveis dos serviços, sendo uma das cinco áreas do estágio curricular obrigatório. A educação, estando integrada ao campo da Saúde Coletiva, lhe comfere responsabilidades éticas e um caráter eminentemente formador e problematizador do "ser médico” de uma ciência de cuidado da vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research analyzes the teaching of Colledive Health during undergraduale medical school in lighf of a curricular reform under way at the Catholic University in Campinas, São Paulo State, BraziI. The article reports in detail on the teaching / learning process in the course entitled 'Community Health: health situations' during the first year of medical school. New curricular guidelines require strudural changes in the teaching programs to promote more adequate physician profiles for the health system and active learning strategies that strengthen the link between the course and work in different health care settings. These guidelines emphasize various contents and practices in Collective Health, including: the incorporation of an epidemiological focus in the understanding of social, cultural, psychological, ecological, ethical, and legal determinants in the health/disease process,·preparation of future physicians to act in protection, promotion, prevention, treatment, and rehabilitation; accompanying the process of dying: knowledge to deal critically with labor market dynamicas and health policies; disposition to work with policy and planning activities; and early and ongoing participation in the community and at all leveIs of health services as one of the five areas of the mandatory curriular apprenticeship activities. To the extent that medical education is integrated into the field of Collective Health, it entails ethical responsibilities and intrinsically shapes and challenges the process of 'becoming a doctor' within this science focused on caring for the lives of others.
  • Os Temores na Formação e Prática da Medicina: Aspectos Psicológicos Ensaio

    Castro, Fabrício Cavion

    Resumo em Português:

    Resumo: Estuda-se a formação médica no Brasil e no mundo, procurando-se abordar alguns aspectos desde as origens deste profissional até a visão atual da atividade. O desenvolvimento psíquico do estudante e a fase do ciclo vital em que se encontra são realçados, a fim de adequar as motivações que o levam à procura da profissão num contexto de estruturação pessoal da personalidade, considerando-se, contudo, a expressão da formação médica vigente que atua em seus conflitos, dificuldades e aspirações essenciais. Apresenta-se a figura do médico, abordando sua representação e relação de seu simbolismo na evitação do ser humano frente à morte. São discutidas as expectativas culturais e sociais. Por fim, são pontuados os currículos atuais questionando-se sua composição e as modificações já consideradas e aplicadas. Sugere-se um equilíbrio psicoemocional e ambiental do educando como objetivo de ensino, a fim de reduzir nele os fatores de ansiedade que caracterizam seu contato com os próprios temores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study describes the medical education in Brazil and worldwide, approaching to some historical features since the origin of the student to the current vision of the professional The medical students' psychical development and their vital cycle stage are emphasized in order to adjust the motivation, that brought them to search this kind of activity, looking upon the expression of medical education at present time, performing its conflicts, difficulties and essential aspirations. The image of the physician is presented, approaching to the inherent symbolism of its attitude towards death. The cultural and social expectations are discussed. Finally, the current curriculum, its composition and changes that already have been made are analyzed and questioned. Psychological, emotional and envirommental equilibrium are suggested with teaching purpose in order to reduce students' anxiety from the contact with their own fears.
  • Educação e Competências em Biossegurança Ensaio

    Costa, Marco Antonio Ferreira da; Costa, Maria de Fátima Barrozo da

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo aborda a questão da educação em biossegurança no Brasil e apresenta as diferentes vertentes desta área de conhecimento, suas interfaces e peculiaridades, além dos fatores que a tornam pedagogicamente atrativa. Como base de sustentação para a qualidade do processo educacional, o artigo faz reflexões e propõe algumas competências que devem ser geradas, visando à formação plena de profissionais da saúde envolvidos em cursos de biossegurança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article approaches the issue of education in biosafety in Brazil and presentes the diferente watershed in this área of knowledge and their interfaces and peculiarities, factors that make the subject pedagogically attractive. As a basis for the quality of the educational process, the article proposes sone skills that should be promoted, aimed at comprehensive training for health professionals participating in biosafety courses.
  • O Ensino de Práticas Não-Convencionais em Saúde nas Faculdades de Medicina: Panorama Mundial e Perspectivas Brasileiras Revisão

    Teixeira, Marcus Zulian; Lin, Chin An; Martins, Milton de Arruda

    Resumo em Português:

    Resumo: Na última década, a demanda da população mundial por práticas não-convencionais em saúde aumentou substancialmente, exigindo cada vez mais do médico noções básicas das diversas terapêuticas vigentes, a fim de que possa orientar os pacientes que, sob seus cuidados, desejem utilizar tratamentos distintos dos que está habituado a empregar. Desta forma, compete às escolas de medicina propi­ciarem aos graduandos e pós-graduandos o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens clínicas e terapêuticas empregadas por estas distintas formas de tratamento. Com o intuito de fomentar a discussão sobre o ensino de práticas médicas não-convencionais (homeopatia e acupuntura) nas faculdades de medicina brasileira, apresentamos esta revisão sobre o assunto, enfocando o interesse da população e da classe médica (estudantes, residentes e especialistas) nestas terapêuticas, a importância e as iniciativas brasileiras e de outros países no ensino na graduação, na pós-graduação e na residência, e as perspectivas para o futuro da educação médica em práticas não-convencionais em saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The world population’s demand for non-conventional practices regarding health care augmented substantially over the last decade, the doctors are being increasingly required to have the basic notions concerning the current diversified therapeutics, so that they can guide the patients under their care that want to use treatments which are different from those habitually used by them. ln this case the medical schools have to give the undergraduate and postgraduate students the knowledge referring to the scientific evidences, the theoretical presuppositions and the clinical and therapeutic approaches used in these different treatment forms. The present review has the purpose of fomenting the discussion regarding the teaching of non-conventional medical practices (homeopathy and acupuncture) in Bazilian Medical Schools. lt is focused on the interest of the population and of the medical class (students, residents and specialists) ln these referred therapeutics, on the importance of Brazilian initiatives, as well as those of other countries concerning undergraduate, postgraduate and residence teaching; and on the perspectives regarding medical education in terms of non-convenfional practices in health care.
  • O Ensino Médico e os Novos Cenários de Ensino-Aprendizagem Relato De Experiência

    Bulcão, Lúcia Grando

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo trata da integração da Escola Médica em cenários diversificados de ensino-aprendizagem, tendo em vista as inúmeras críticas no setor; quanto à inadequação e insuficiência do conteúdo disciplinar, ao formar médicos despreparados para abordagem da clientela em ambiente extra-hospitalar e distanciados da realidade de trabalho necessária a sociedade. Discorre-se sobre as propostas de novos cenários de prática no âmbito do ensino médico a partir de órgãos oficiais - tais como ABEM, CINAEM, Ministérios da Educação e da Saúde, OPAS - no sentido de inserir as Escolas Médicas nas discussões em torno de um novo modelo de atenção a saúde da população. Nesse processo de integração com as escolas, o SUS tem papel fundamental como cenário, através da rede de unidades de saúde. Práticas de extensão universitária, articulando ensino e pesquisa, igualmente proporcionam contato de professores e alunos com realidades sociais. A seguir, apresentam-se algumas experiências desenviolas por algumas Escolas Médicas do pais, em cenários diversos; tais como escolas e serviços da rede básica de saúde. Por fim, apresentamos nossa experiência curricular de integração ensino­serviço junto à UNIGRANRIO, no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with the integration of Medical School in several teaching-learning scenarios in light of the inadequacy and insufficiency of course contents, to the extent that Medical School trains physicians who are unprepared to treat health system clients in non-hospital settings and are estranged from society's health needs. The article expounds on proposals for new settings for practices in medical education based on the position of official agencies, including the Brazilian Association for Medical Education (ABEM), Inter-Institutional Commíssion for the Evaluation of Medical Education (CINAEM), the Ministries of Education and Health, and the Pan-Ameriam Health Organization (PAHO), in the sense of including Medical Schools in the discussions on a new health care model for the Brazilian population. In this process of integration with the schools, the United National Health System (SUS) plays a central role as a setting, through the networlk of health care units. University extension activitics linking teaching and research also provide contact between faculty and students and various social realities. The article goes on to discuss experiences developed by several Medical Schools in Brazil in various settings, such as schools and primary health care services. The authors conclude by presenting their curricular experience with the integration of teaching and health services at UNIGRANRIO in the municipality of Duque de Caxias in Rio de Janeiro state.
  • Academética: Um Novo Método de Estudo Continuado sobre Ética Médica e Bioética Relato De Experiência

    Athanazio, Rodrigo Abensur; Lemos, Kleuber Moreira; Fonseca, Dayanne Costa; Cunha, Monaliza Santos da; Braghiroli, Maria Ignez F. Melro; Almeida, Alessandro de Moura; Nuñez, Geila Ribeiro; Ramos, Ana Cláudia Nogueira; Barbetta, Marcelo Campos; Bitencourt, Almir Galvão; Lordelo, Marina da Rocha; Rocha, Ivana Maria; Soares, Alana Santos; Neves, Nedy Cerqueira; Nery Filho, Antônio

    Resumo em Português:

    Resumo: A consciência de que a prática médica deve estar fundamentada na postura ética dos profissionais leva à crescente importância de um ensino de ética continuado e aprofundado, que ressalte os valores morais e humanos e o comprometimento social dos estudantes. Buscando adequar-se a esse novo paradigma, estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia aceitaram a sugestão da criação, em novembro de 2000, de um grupo denominado Academética - Associação de Acadêmicos para o Estudo da Ética Médica e Bioética. Os objetivos traçados pela equipe são: continuar o contato com o conteúdo da disciplina Ética Médica, aprofundando e atualizando as discussões acerca de Ética Médica e Bioética, e desenvolver trabalhos ligados a este assunto. As discussões de temas são realizadas através do estudo de artigos, vídeos e estímulo à partidpação dos estudantes em congressos, palestras e afins. Desta forma, a Academética se constitui em mais uma ferramenta para que os alunos durante a graduação na faculdade de Medicina possam desenvolver o senso crítico e conhecimento acerca de assuntos que englobem a Ética Médica e Bioétia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The awareness that medical practice should be based on an ethical professional atitude has highlighted the growing importance of in-depth, continuing ethical education, emphasizing moral values and students' social commitment. Seeking to adjust to this new paradigm, in November 2000 medical students from the Federal University in Bahia, Brazil (UFBA) founded Academética, the Academic Association for the Study of Medical Ethics and Bioethics. The objedives are to update topics from the course on medical ethics and develop studies on these themes. Discussions are based an scientific articles, vídeos, and participation by students in congresses, conferences, etc. Academética thus provides additianal tools to develop a critical approach towards Bioethics and Medical Ethics during medical students' undergraduate training.
  • CARTAS Cartas

    Lima, Valéria Vernaschi
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com