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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2004
  • Integralidade como Eixo da Formação dos Profissionais de Saúde Editorial

    Mattos, Ruben
  • Concepção dos Professores do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o Sistema Único de Saúde Pesquisa

    Henrique, Flávia; Ros, Marco Aurélio Da

    Resumo em Português:

    Resumo: A implementação efetiva do Sistema Único de Saúde (SUS), que nasce com ao Constituição de 1998, necessita, entre outras premissas, da capacitação de recursos humanos. Conforme a Lei de Diretrizes Curriculares de 2001 para o curso de medicina, há uma determinação de que a formação acadêmica deve ser pautada pelos princípios do SUS e se voltar para suprir a necessidade deste sistema com resolutividade e qualidade. Segundo o relatório da Cinaem, um dos principais determinantes da formação médica são os docentes do ensino supeior. Com base nestes pressupostos, desenvolveu-se uma pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de compreender as concepções dos professores de medicina acerca do SUS. Nesta pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, que se buscou na anpalise do conteúdo de fala de nove entrevistados e possibilitou a observação e participação dos usuários. Verificou-se que os professores pesquisados não conhecem os princípios do SUS de forma satisfatória e o que a Constituição diz a respeito da saúde, discordam da abrangência da atenção oferecida pelo SUS e desconhecem como se dá o controle social do sistema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Brazil’s Unified National Health System (SUS), created under the 1988 Federal Constitution, calls for the training of requisite human resources for the system’s effective implementation, among other provisions. The 2001 Curriculum Guidelines Act for medical schools provides that academic trainind should based on the principles laid out for the National Health System and should be focused on meeting the System’s needs in terms of case-resolving capacity and quality. According to the CINAEM report, the medical school faculty is one of the main determinants of medical training. Based on the promises, a study was conducted at the Federal University in Santa Catarina, aimed at understanding medical professors’ concepts concerming the National Health System. The study used a qualitative methodology based on analyses of deisclosure contente from nine intreviewers and highlighting four key issues: the struture and organization of the National Health System; the right to health; principles and constituition; and participation by the System’s clientes. According to the study, the medical schol professor interviewed were unifamiliar with either the National Health System’s principles or the Constitutional provisions in relation to health, while disagreeing with the scope or range of care provided by the National System and ignoring how social control of the System operates.
  • A Relação Médico-Paciente e o Cuidado Humano: Subsídios para Promoção da Educação Médica Pesquisa

    Grosseman, Suely; Patrício, Zuleica Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Em um estudo qualitativo com 25 médicos, na cidade de Florianópolis (SC), no ano de 2001, o tema “interação médico-paciente” permeou a análise e discussão dos dados, representando uma importante dimensão na construção cotidiana de “ser médico” e na satisfação com a profissão. O objetivo deste artigo é resgatar este tema, esperando gerar reflexões, individuais e coletivas, que estimulem a revisão de atitudes durante a formação e a prática médica, visando promover a satisfação docente e a do docente com sua prática pedagógica. Forma utilizados princípios da pesquisa qualitativa, com estudos de caso, a partir da análise de conteúdo dos dados empíricos de depoimentos dos participantes desse estudo, bem como dos dados da literatura. Percebe-se que o ensino médico não tem priorizado a abordagem de questões relacionados à interação, seja entre médico e paciente, seja entre docente e discente, o que poderia ser transformado se fossem incorporados em seu contexto componentes do cuidado humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In a qualitative study envolving 25 physicians in the city of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, in the year 2001, the theme “physician-pacient interation” permeated the data analysis and discussion, revealing importante dimensions in the daily construction of “being a doctor” and personal satisfaction with the profession. The objective of this article is to reclain this issue in the hope of generating individual and collective reflections that foster a review of atitudes during medical training and practice, seeking to promote patient satisfaction in the physician-pacient relationship, physician satisfaction with the medical practice, and thar of faculty and students in relation to the teaching/learning process. The empirical data as well as material gleanes from the literature. Based on analysis of the interviews, medical education has failed to prioritize issues related to physician-patient and faculty-student interaction, a situation that could be changed if componentes of human care were incorporated into this contexto.
  • O Paciente Morre: Eis a Questão Pesquisa

    Falcão, Eliane Brigida Morais; Lino, Gilson Gomes da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema morte é bordado no decorrer da formação médica de uma faculdade. A abordagem metodológica foi a da pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados no início e no fim do curso de medicina. Os resultados indicaram que os estudantes reconhecem papéis relevantes para o médico no acompanhamento do processo de morte de seus pacientes, mas afirmam que não recebem formação específica para isso. Na finalização do curso, identificou-se uma mudança de foco na atenção dos estudantes: quando a família - e não mais o paciente terminal - se torna o foco maior de interesse. Outra mudança foi a percepção dos estudantes de que as situações entendida como preferenciais para o ensino da morte não são mais aquelas referentes às interações com o paciente moribundo, mas centram-se em ambientes hospitalares, e, em decorrência disto, na necessidade de um preparo técnico hospitalar. Conclui-se que tais resultados são formas de ajuste a uma realidade: como, no período de formação, não se concretizam as expectativas de formação específica para lidar com pacientes à morte, os estudantes buscam instruir-se em torno do papel de manutenção da vida humana no modelo de atendimento hospitalar e na perspectiva de reconhecimento da morte como um processo tecnicamente ordenado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this reseach was to investigate how the subject of death was dealt with in a medical school’s educational program. The methodology was based on qualitative research, and data were collected at the biginning and end of the medical course. Students acknowlegde the physicians’ relevant role in the process of death in terminal patients, but also recognized that they fail to receive any specific training for this role. At the end of the medical course, a change of focus was observed in the students’ attention, where the patients’ Family rather than the patients themselves became the main focus. Another change was the students’ preception that situations that were considered preferential for teaching issues related do death were no longer those related to interactions with terminal patients, but were focused on settings within the hospital and thus required technical hospital trainig. The article concludes that such results reflect ways of adjusting to reality: sice during their training the students do not have their exectations met concerning specific training for dealing with terminal patients, they seek to assimilate instruction concerninf the role of maintaining human life within the hospiatl-care model from the perspective of recognizing death as a technically ordered process.
  • Temas para um Programa de Tutoria em Medicina: uma Investigação das Necessidades dos Alunos da FMUSP Pesquisa

    Bellodi, Patricia Lacerda; Martinho, Tânia; Massaroppe, Bianca; Martins, Milton de Arruda; Santos, Marco Antônio Silva dos

    Resumo em Português:

    Resumo: É fundamental a investigação das necessidades do aluno para subsidiar as intervenções a ele destinadas. Na implementação do Programa Tutores na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os temas indicados pelos alunos para o programa mostram que, em todos os anos e desde o início do curso, estes buscam especialmente orientação relacionada ao futuro profissional. As questões de ensino-aprendizagem são muito importantes para aos alunos do ciclo básico e clínico, enquanto para os alunos do internato o tema “relação médico-paciente” é prioritário. O grupo de respostas relativas a “ser aluno de medicina” aparece depois, seguido por “ética médica”. Aparecem na sequência outros temas como “ser médico”, “termas médicos diversos”, “faculdade e universidade” e “medicina e sociedade”. Os temas menos citados pelo alunos em geral são aqueles relacionados à vida pessoais e termas fora da área médica. O temário elaborado teve um importante papel para os futuros tutores durante o seu treinamento: evidenciou as principais áreas de interesse dos alunos, mostrou as diferenças ao longo dos vários anos e permitiu vislumbrar as possíveis utilizações do espaço da tutoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Investigation os student’s needs is crucial for backing mesures that target their experience. In the implementation of the Mentoring Programa t the University of São Paulo Medical School, the themes recommended by students for the program showed that in every year of their medical schooling, what is most importante for students in both their basic and initial clinical training, while for interns the “pshysician-pacient” relationship is their priority. The set oof answersrelated to “being a medical student” appears later, followed by “medical ethics”. Next come other themes such as “being a doctor”, “various medical topics”, “medical school and university”, and “medicine and society”. The themes less frequently mentioned by student in general are those related to persolnal life and issues outside of the medical field. The set of themes had na importante role dor future mentors during their training, highlighting the principal áreas of interest for students, demonstrating diferences over the course of their years of training, and allowing one to glimpse the potential uses of mentorship.
  • Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico Pesquisa

    Petroianu, Andy; Santos, Bruno Mello Rodrigues dos; Gonçalves, Roberto Martins

    Resumo em Português:

    Resumo: Histórico: O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais. Objetivo: Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina. Métodos: Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova. Resultados: Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual. Conclusões: Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Background: Medical students’ performance presentes little variation from one student to another. However, some students demonstrate greater achievement, probaly due to personal characteristics. Objective: Toverify wether personal characteristics play na importante role in the intelectual performance of medical students. Method: The study was conducted with 825 students fom the sixth year of Medical School at the Federal University in Minas Gerais. The students were characterized according to their age, gender, cerebral laterality, visual acuty, and sports activity. Their performance on a multiple-choice test in surgery was assessed according to the time spent completing the test and the grade; and was then correlated to individual characteristic. Results: Students under 24 years of ag and males received hogher grades on the test. Right-handed students tended to finish the test in less time than left-handers. Students requiring corrective lenses also got higher grades. Practicing sports did not influence intellectual performance. Conclusion: Medical students tend to presente diferente intelectual performance according to their individual characteristics.
  • A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica Pesquisa

    Cabral Filho, Wilson Rodrigues; Ribeiro, Victoria Maria Brant

    Resumo em Português:

    Resumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Among the comlex issues in medical education, this article discusses premature choice os specialty by medical students. Although this early decision has generally been recognized by the medical education community as harmful to the training of future physicians, it has become increasingly frequente, and it has even been stimulated by those in charge of medical schools. Such practice may foster inadequate preparation for the profession, to the extent that students still in undergraduate training would tend to neglect the basic course subjects by studing them halfheartedly, while focusing on their chosen specialty. Aspects of the specialization process, current trends in medical practice, and issus related to medical education are included in this survey of 202 students and 60 graduates of a private medical school in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The study aims to identify, among students from the first, third, and fifth years in a six-year undergraduate course, the factors associated with premature choice of one’s medical specialty. Among graduates, the study focuses on cencepts concerning current professional status via-à-vis undergraduate training. Associated with the national curricular guidelines and a historical moment in wich changes are accurring in medical education in Brazil, the study provides relevant suggestions for medical school deans, faculty, and student.
  • Avaliação de uma Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: Influência sobre o Desempenho dos Graduandos Pesquisa

    Troncon, Luiz Ernesto de Almeida; Figueiredo, José Fernando Castro; Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese; Piccinato, Carlos Eli; Peres, Luiz Cesar; Cianflone, Ana Raquel Lucato; Colares, Maria de Fátima Aveiro

    Resumo em Português:

    Resumo: Avaliou-se a eficácia de um novo currículo introduzido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) com base no desempenho dos graduandos em provas objetivas que abrangeram os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo. A avaliação foi aplicada durante seis anos a 222 formando do antigo currículo e 261 graduandos do novo currículo. Todos se submeteram a um prova de conhecimentos médicos gerais (testes de múltipla escolha) e à avaliação de atitudes (escala psicométrica). Grupos de 18 a 20 estudantes foram sorteados para provas práticas de competências clínicas (pacientes reais e “padronizados”) e psicomotoras (manequins e animais anestesiados), realizadas por exames clínico objetivo estruturado (OSCE). Habilidades cognitivas complexas foram avaliadas com a técnica patient management problem. Os resultados mostraram melhora significativa do desempenho, associada ao novo currículo, nas provas de conhecimentos e de competências psicomotoras. Porém, com relação às habilidades cognitivas complexas, o antigo currículo foi superior em muitos aspectos. Não houve diferenças significativas entre os dois currículos na maioria das competências clínicas testadas e em nenhum dos aspectos avaliados com a escala de atitudes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A new curriculm implemented at the Ribeirão Preto School of Medicine (University of São Paulo, Brasil) was evaluated on the basis of graduating student performance on tests of cognitive, affective and practical psychomotor skills. Over the course of six years, 222 (previous curriculum) and 261 (new curriculum) graduatingstudents were ezamined. All students underwent a tst with multiple choice questions (MCQs) on generel medical knowledge and filled in a scale for atitude assessment. Groups of 18-20 students were randomly assigned to objective, structured clinical examinations (OSCE) for either clinical skills (real and standardized patients) or procedural skills (manequins and anesthetized animals), and to a patient management problem (PMP) test more complex cognitive skills. Results showed that the new curriculum was associated with signicantly higher scores om MCQ tests and improved performance in physomotor skills. However, performance of new curriculum students were worse in many of the PMP steps. There were no significant differebces between the two curricula regarding student performance in clinical skills or in any aspects of attitutde assessmente.
  • Medicina, Ciência e Ética: Filosofar É Preciso? Pesquisa

    Ribeiro, Mário Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo: Fundamentado em evidências da historiografia científica e filosófica dos períodos modernos e contemporâneo, este artigo tem por objetivo discutir o(s) saber(es) científico(s) a partir do(s) qual(ais) toda clínica-médica, psiquiátrica, psicoterápica, psicanalítica - retira sua dose de previsibilidade. Sustentado por concepções filosóficas de natureza crítica, o autor apresenta o dualismo cartesiano como um moderno desdobramento da perspectiva platônica, o qual - mais que implicar-nos em uma situação de intransponibilidade epistemológica entre o físico e o mental - renovou o constrangimento de nosso pensamento por rotinas cognitivas de características metafísicas, às quais parecem estar associadas as limitações epistemológicas que subjazem aos embales que organicistas e psicodinamistas têm travado em nome da ética ou da ciência. Além de apontar as insuficiências éticas e epistemiológicas das perspectivas reducionistas, unilaterais, de abordagem dos transtornos mentais, o autor questiona a possibilidade de construção da integralidade empírica do objeto das inquirições cientpificas e das intervenções clínico-terapêuticas da psiquiatria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on evidences grownded on scientific and philosophical historiography of modern and contemporary periods, this paper intends to discuss the scientific knowledge(s) after which every clinical practice (medical, psychiatric, psychotherapeutic or psychoanlitical receives its amount of previsibility. Suported by philosophical conceptions of critical nature, the author presents the cartesian dualism as a modern unfolding of Plato's standpoinf which beyond leading us to an epistemological hiatus between physical and mental aspects of mankind renewed the constraint of our thinking by cognitive routines of metaphysical characteristics to which seems to he reiated the epistemological limilations that underlie the conflicts psycodinamists and organicists have become involved in, in the name of Ethics and Science. Besides pointing to the ethical and epistemiological insufficiencies of onesided, reductive, therapeutic methods regardind Mental Disorders, as a conclusion the author argues as to the possibility of constructing the empirical integrality of the subject of psyciatric scientific investigation and clinical-therapeutical interventions.
  • Integração Vertical e Horizontal do Currículo Médico no Contexto das Novas Diretrizes Curriculares: o Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá Pesquisa

    Aguiar, Adriana Cavalcanti de; Cordeiro, Hésio de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo delineia as principais estratégias adotadas pelo curso de medicina da Universidade Estácio de Sá para a integração horizontal e vertical do currículo, de acordo com as novas diretrizes curriculares para a educação médica (Ministério da Educação, 2001). Aborda também as estratégias de desenvolvimento docente por meio da implementação de parcerias institucionais e da criação de fóruns de gestão do currículo nos quais professores das diversas áreas podem debater e coletivamente redefinir suas premissas sobre os processos saúde-doença e ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper focus on initiatives at the Medical School of Estácio de Sá University in Rio de Janeiro, aimed to integrate the school’s curriculum along horizontal and vertical lines, in compliance with the Brazilian National Guidelines for Medical Education (Ministry of Education, 2001). The authors also describe the strategies for faculty development via implementation of institutional partnership and the creation of forums for curriculum management, in wich professor with diverse backgrounds can participate, reflect and collectivity redefine their premises on the health-diease and theaching learning-process.
  • Programa de Orientação de Estudantes do Curso Médico da Famema: Resgatando, Reconstruindo e Buscando Bases para o Fortalecimento Pesquisa

    Sartori, Teresa Cristina França; Fiorini, Vânia Maria Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo: Num modelo curricular centrado no estudante, é de fundamental importância a responsabilidade institucional para oferecer suporte a este no desenvolvimento da sua autonomia. O programa de orientação de estudantes traduz essa intencionalidade e estabelece esse apoio ao se responsabilizar pela organização e articulação das relações entre estudantes, docentes e gestores com esse fim. Neste trabalho, relatamos o processo de construção do modelo de orientação pela comunidade acadêmcica da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), que teve por base as experiências vividas desde a reforma curricular, e apresentamos o Guia do Processo de Orientação de Estudantes do Curso Médico, produto final do projeto desenvolvido em 2002.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In a student-centered curricular model, institutional resposability is crucially importante to effer supprt for the development of the student’s autonomy. The student advisor program express this purpose and stablishes such support by taking responsability for organazing the relationship between students, faculty, and administrative staff. This paper reports on the process of stablishing a student advisor model within the academic community at the Marilia School of Medicine (Famema), based on experience sice a curricular reform in the school. The authors also presente the Student Advisor’s Guidebook, the finished product of a plan develop during the year 2002.
  • CARTA AO EDITOR Carta Ao Editor

    Oliveira, Francisco Arsego de
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