Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 31, Número: 1, Publicado: 2007
  • Educação na saúde: educação dos profissionais de saúde - um campo de saber e de práticas sociais em construção Editorial

    Feuerwerker, Laura C. M.
  • Retaguarda Emocional Para o Aluno de Medicina da Santa Casa de São Paulo (REPAM): realizações e reflexões Pesquisa

    Bellodi, Patrícia Lacerda

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve a experiência de sete anos (1997-2003) do Repam - Retaguarda Emocional para o Aluno de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo -, enfocando especialmente os atendimentos psicoterápicos realizados. Relata o histórico do serviço, os profissionais que o compõem, seus objetivos e atividades desenvolvidas. Apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre os atendimentos realizados, a partir de uma análise retrospectiva dos prontuários dos estudantes em psicoterapia durante esse período. Discute a experiência do Repam em relação a outros serviços com os mesmos objetivos, identificando semelhanças e especificidades. Finaliza com reflexões a respeito das vicissitudes deste tipo de trabalho, seus limites e potenciais.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the seven years experience (1997-2003) of ESMS - Emotional Support for the Medicine Student of the Faculty of Medicine, "Santa Casa" of São Paulo - in special focusing on the offered psychotherapeutic counseling. The paper tells the history of this referral service, describes the professionals making part of the team, the goals and activities of the service. It presents quantitative and qualitative data about provided counseling, based on a retrospective analysis of medical records of the psychotherapy students during the period in question. The paper still discusses the experience of ESMS in relation to other services with the same goals, identifying similarities and specificities. It finalizes with considerations about the vicissitudes of this kind of work, its limitations and potentialities.
  • Homeopatia: desinformação e preconceito no ensino médico Pesquisa

    Teixeira, Marcus Zulian

    Resumo em Português:

    Embora a homeopatia seja uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, com pressupostos científicos estabelecidos, aplicação clínica diversa, projetos nas áreas de pesquisa básica e clínica, oferecida nos serviços públicos de saúde e com iniciativas de ensino na graduação médica, a desinformação sobre esta peculiar racionalidade se encontra arraigada na cultura médica. Este estudo objetivou mensurar a desinformação quanto aos pressupostos homeopáticos existente entre estudantes de Medicina participantes do 33º Encontro Científico de Estudantes de Medicina (São Paulo, 2003). Foi aplicado um questionário auto-responsivo no início de uma atividade didática, no qual o conhecimento foi mensurado. Os respondentes consideravam como "prerrogativas da homeopatia": o tratamento natural (18%), o efeito placebo (14%) e o aspecto místico-religioso (4,5%); "indicações do tratamento homeopático" se restringiram às doenças crônicas (52%) ou psicossomáticas (18%); "inexistência de fundamentação científica" pela pesquisa básica (21%) ou clínica (29%); "morosidade na resposta terapêutica" (57%); e "isenção de efeitos colaterais" no uso inadequado do medicamento homeopático (71%). Perante outros aspectos, 43% dos estudantes não reconheciam a homeopatia como uma "especialidade médica"; a totalidade ignorava que ela estivesse "disponível em serviços públicos de saúde"; 64% desconheciam sua "inclusão no currículo de algumas faculdades de Medicina"; e todos os alunos se mostraram "bastante interessados em aprendê-la", na forma de disciplina obrigatória (64%) ou optativa (36%). Sugere-se que a informação acerca dos aspectos fundamentais da homeopatia seja transmitida nos primeiros anos da graduação médica.

    Resumo em Inglês:

    Although Homeopathy is a medical specialty recognized by the Federal Counsel of Medicine since 1980, with established scientific purposes, diversified clinical applications, projects in basic and clinical research, available at the public health services and with initiatives towards inclusion in the curriculum of higher medical education, the lack of information about this peculiar practice is still deeply rooted in the medical culture. The aim of this study was to measure the lack of information about the premises of homoeopathy existing among medicine students participating in the 33rd Scientific Meeting of Medicine Students (33º Encontro Científico de Estudantes de Medicina) - São Paulo, 2003. The knowledge was measured by means of a self-applicable questionnaire distributed in the beginning of the didactic activity. The students answering the questionnaire considered "prerogatives of homeopathy" natural treatment (18%), placebo effect (14%), and the mystic-religious aspect (4.5%); "indications for homeopathic treatment" were Recebido em: 23/02/2006 restricted to chronic diseases (52%) or psychosomatic diseases (18%); "inexistence of a scienti- fic basis" was affirmed by basic research (21%) and clinical research (29%), "slow therapeutic response" by 57%, and "absence of adverse effects" in case of inadequate use of homeopathic drugs by 71%. Above all, 43% of the students did not recognize homeopathy as a "medical specialty", all of them ignored that it was "available at the public health services" and 64% did not know about its "inclusion in the curriculum of some Medical Schools". Considering that all students demonstrated "great interest in studying it", be it as compulsory (64%) or as optional discipline (36%), it is suggested that information about the fundamental aspects of homeopathy should be transmitted in the first years of medical graduation.
  • Docência no ensino médico: por que é tão difícil mudar? Pesquisa

    Costa, Nilce Maria da Silva Campos

    Resumo em Português:

    Apesar do reconhecimento da necessidade de mudanças no ensino médico, a prática docente tem-se mostrado resistente a modificações. Este trabalho de revisão identifica os fatores que limitam mudanças na prática docente em Medicina. Entre eles, ressaltam-se a desvalorização das atividades de ensino e a supremacia da pesquisa, a falta de identidade profissional docente, a deficiência na formação pedagógica do professor de Medicina, a resistência docente a mudanças e o individualismo dos professores universitários. É necessário estimular o desenvolvimento profissional permanente dos professores de Medicina, como instrumento de reelaboração e de transformação desta prática.

    Resumo em Inglês:

    Although there is a recognized need for changes in medical teaching, professors have shown resistance to modifications. This review identifies the factors that limit changes in the teaching practice in medicine. Among the identified factors we emphasize the depreciation of the teaching activities and supremacy of research, the lack of professional identity, the deficient pedagogic education of the medical teacher, the resistance of the teaching body to changes and the individualism of university professors. It is necessary to stimulate permanent professional development of medicine professors as an instrument of re-creation and transformation of the teaching practice.
  • Reflexões sobre os juramentos utilizados nas faculdades médicas do Brasil Pesquisa

    Bitencourt, Almir Galvão Vieira; Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra; Kuwano, André Yoichi; Rebello, Guilherme Soares; Fraga, Anna Milena; Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar os juramentos médicos (JM) utilizados nas faculdades de Medicina do Brasil. MÉTODOS: Estudo descritivo, incluindo as escolas médicas brasileiras com turmas formadas até 2004. Foi enviado um questionário aos responsáveis por cada faculdade, em três diferentes tentativas de contato, por correio convencional, telefone, fax e correio eletrônico. RESULTADOS: De um total de 96 faculdades, 48 (51,1%) responderam ao questionário, sendo 25 destas (52,1%) públicas. Todas as escolas utilizavam algum tipo de juramento durante o curso. Quanto ao texto utilizado: 44 faculdades (91,7%) utilizavam o Juramento de Hipócrates (JH), trechos ou modificações deste. Trinta e oito respostas (79,2%) continham o juramento na íntegra, que foram analisados quanto ao conteúdo. Os temas mais citados foram os princípios da beneficência e não-maleficência (94,7%) e o segredo médico (97,4%). Somente um juramento citava autonomia dos pacientes, e nenhum o princípio da justiça. CONCLUSÕES: A utilização de JM é amplamente difundida nas escolas médicas brasileiras, mas, ao contrário do que é visto em outros países, os textos utilizados ainda são baseados, em sua grande maioria, no JH e não abordam temas atuais importantes para a ética médica e bioética.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Evaluate the graduation oaths (GO) administered in Brazilian medical schools. METHODS: Descriptive study covering graduations in Brazilian medical schools up to the year 2004. A questionnaire was sent to the dean of each university using three different attempts of contact: mail, fax and e-mail. RESULTS: From a total of 96 contacted universities, 48 (51,1%) answered to the questionnaire, 25 of which (52,1%) public institutions. All medical schools administer some oath during the course. In relation to the text used: 44 universities (91,7%) used the Hippocratic Oath or updated versions. Thirty eight answers to the questionnaire (79,2%) forwarded the entire text of the oath allowing to analyze its content. The most frequently mentioned principles were beneficence, non-maleficence (94,7%) and confidentiality (97,4%). Only one oath expressed the principle of autonomy of the patient and none of them the principle of justice. CONCLUSIONS: The use of the GO is very common in Brazilian medical schools. However, unlike to what is observed in other countries, the greater part of texts are still based on the Hippocratic Oath and do not address current relevant ethical and bioethical principles.
  • A reforma curricular nos cursos de saúde: qual o papel das crenças? Pesquisa

    Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    Faz-se uma revisão teórica das reformas curriculares nos cursos de saúde. Considerando a ênfase das políticas públicas na integração dos diversos níveis de atenção em saúde, a formação do profissional passa a ter fundamental importância nesse processo. Mas as reformas curriculares podem apresentar dificuldades devido a algumas crenças negativas sobre o novo modelo de formação ou práticas dos profissionais de saúde. Por isto, ressalta-se a importância de avaliar crenças compartilhadas, que têm o papel de fortalecer e manter determinadas práticas e ideologias em saúde. Dessa forma, o estudo das crenças e ações voltadas para metodologias de ensino inovadoras, baseadas na motivação de mudanças para práticas em saúde, bem como estratégias de reforma nos cursos de graduação que ultrapassem a esfera formal são apontados como formas efetivas de mudança do comportamento dos professores, alunos e profissionais de saúde.

    Resumo em Inglês:

    This article is a theoretical review of the reforms occurring in the curriculum of the health courses. Considering the emphasis given by the public policies to an integration of the different levels of health care, the professional training assumes fundamental importance in this process. The curricular reforms however can meet difficulties due to some negative beliefs about the new models for the training or practice of health professionals. Thus, this article highlights the importance of evaluating shared beliefs, which tend to strengthen and preserve certain health practices and ideologies. Studying these beliefs and actions towards innovating teaching methods based on the proposed changes in the health practices as well as strategies for reforming the graduation courses beyond the formal sphere are pointed out in this paper as effective forms of promoting changes in the behavior of professors, students and health professionals.
  • A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina Pesquisa

    Carabetta Júnior, Valter; Cury, Maria Cristina F. da S.

    Resumo em Português:

    A maioria dos professores que ministram aulas nos cursos de Medicina "não são professores", mas "estão professores", pois não receberam, na formação acadêmica, fundamentos pedagógicos que lhes possibilitem entender e interpretar o processo ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto, a instituição do trabalho de Coordenação Pedagógica nesse curso pode constituir um caminho para a reflexão, supervisão e direcionamento da prática docente, possibilitando instrumentalizar e ampliar os horizontes de atuação do professor num momento em que se repensa a educação médica necessária para atender as exigências da sociedade atual, resgatando a visão holística do ser humano e o incremento da relação médico-paciente.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to make some reflections upon the role and the value of pedagogic coordination in medical teaching. It starts from the presumption that the greater part of lecturers giving classes in medical schools are not really professors, they are only acting as such. The academic formation of these lecturers did not provide adequate pedagogical bases allowing them to understand and interpret the teaching-learning process. Thus, implementing pedagogic coordination in the medical course could represent a way towards reflection, supervision and ideal direction besides allowing to widen the horizons of the teaching practice, particularly these days when medical education is being reviewed so it can meet the needs of modern society with an integrated and global vision of the human being and improving the doctor-patient relationship.
  • Formação do profissional médico: a aprendizagem na atenção básica de saúde Pesquisa

    Ferreira, Ricardo Corrêa; Silva, Roseli Ferreira da; Aguera, Cristiane Biscaino

    Resumo em Português:

    Os processos de formação dos profissionais de saúde vêm passando por transformações. Neste contexto, a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) implementou um currículo integrado, utilizando em sua metodologia de ensino a diversificação de cenários de aprendizagem. Analisou-se, nesta pesquisa científica, a percepção dos acadêmicos de Medicina das primeira e segunda séries sobre as ações em saúde que desenvolvem com a comunidade na Unidade Educacional de Prática Profissional (UPP) no cenário da Atenção Básica de Saúde (ABS). A abordagem qualitativa foi a opção de análise desta investigação, que permitiu construir quatro categorias empíricas comuns às duas séries: a construção do conhecimento no cotidiano das ações de saúde; a contribuição social do estudante; o aprimoramento das relações e o olhar para as diversidades. Além disso, há duas categorias referentes à segunda série: a formação de um novo olhar sobre o SUS; e a ampliação dos cuidados a partir de necessidades de saúde. Evidenciam-se, então, percepções comuns entre ambas as séries do curso médico em relação à aprendizagem na ABS, mostrando a importância que este cenário tem na formação médica diferenciada, notadamente na construção de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de aprender a aprender com a realidade na qual se inserem.

    Resumo em Inglês:

    The processes of medical education are undergoing transformations. In this context, the Faculty of Medicine of Marília (FAMEMA) implemented an integrated curriculum, using in its teaching methodology the diversification of learning sceneries. In this study we analyzed the perceptions of first and second year medical students on the health actions they provide to the community in the field of Primar y Care (PC), in the Educational Unit for Professional Practice. The research method chosen for this investigation was a qualitative approach that allowed constructing four empiric categories common to the two years: the construction of knowledge based on the daily routine of the health actions; the social contribution of the student; the improvement of relationships and the attention to diversities. Furthermore, there are two categories specific to the second year: creation of a new understanding of the Unified Health System (SUS) and the amplification of care actions according to health needs. It can be observed that the students of both years of the medical course have common perceptions on the learning process in the field of primary care, showing the importance of this scenery for a differentiated medical education, above all for the construction of critical and reflexive professionals capable of learning how to learn with the reality they are facing.
  • Educação e saúde: um binômio que merece ser resgatado Pesquisa

    Arteaga Rodríguez, Carlos; Kolling, Marcelo Garcia; Mesquida, Peri

    Resumo em Português:

    A especialização tem gerado uma separação entre e educação e saúde, binômio que, na atualidade, se retoma como uma articulação necessária. Daí o objetivo de abordar estas categorias. Realizou-se uma pesquisa teórica para caracterizar a função da educação para o médico e para a saúde. A educação aperfeiçoa no médico sua comunicação, linguagem e autonomia, além de facilitar seu relacionamento humano e contribuir no processo de conscientização das pessoas, resgatando, assim, sua função de educador. Para que as campanhas de promoção e prevenção em saúde tenham êxito, é necessário que a população tenha uma instrução que lhe permita compreender e participar das mesmas. As escolas precisam incorporar temas como meio ambiente, hábitos tóxicos, sexualidade, planejamento familiar, higiene, exercícios físicos, alimentação, primeiros socorros e trânsito. As faculdades médicas devem oferecer temas de educação que complementem a formação do egresso, e as escolas devem incorporar temas referentes à saúde em busca do bem-estar pleno do cidadão. A educação e a saúde são necessidades sociais que devem ser garantidas pelas instituições governamentais, e o povo, junto ao seu direito de desfrutá-las, tem o dever de contribuir para sua concretização.

    Resumo em Inglês:

    Specialization has brought about a rupture between health and education, a binomial today being rescued as a necessary combination. The aim of this article is to show the importance of rearticulating these two areas. To this purpose, a bibliographic research was carried out for defining the role education plays for the physician and for health. Education allows the physician to improve his communication skills, language and autonomy. Education turns it easier for him to establish good doctor-patient relationships and increases his ability to provide professional guidance to people. thus returning to him his function as an educator. Education of the population, on the other hand, is a condition for the success of health prevention and promotion campaigns because they depend on the understanding and active participation of the public. Schools need to include health-related subjects such as environment, toxic habits, sex, birth control, hygiene, physical exercise, nutrition, first aid and traffic in their curriculum. Medical schools should offer their students subjects that complement their professional education and the schools should incorporate subjects related to the health and well-being of the population. Education and health are social demands that must be assured by the State. The people are entitled to enjoy these rights but have the duty to contribute to their concretization.
  • Metacognição e tecnologia educacional simbólica Pesquisa

    Peixoto, Maurício de Abreu Pinto; Brandão, Marcos Antônio Gomes; Santos, Gladis dos

    Resumo em Português:

    As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina enumeram, entre os objetivos do currículo de graduação, aprender a aprender e ter competência e habilidade para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas com base em evidências científicas, bem como habilidades de escrita e leitura. Sob o viés particular do auxílio ao ensino e à aprendizagem, propomos que a metacognição seja entendida como uma tecnologia educacional simbólica. Para isto, fizemos uso da Fenomenologia de Schultz, em suas reflexões sobre o uso de símbolos, como o arcabouço lógico a unir os campos da tecnologia educacional e a metacognição. Este texto se organiza em quatro tópicos principais: o primeiro introduz o conceito de tecnologia educacional simbólica; o segundo, o conceito de metacognição; o terceiro procura unir os dois primeiros ao discutir o conceito e o papel dos símbolos na perspectiva fenomenológica; o quarto, mais operacional, exemplifica como a metacognição faz uso de símbolos e cifras para gerenciar o processo de aprendizagem, enquadrando-se, assim, no conceito de Tecnologia Educacional Simbólica.

    Resumo em Inglês:

    The National Directives for Medicine Courses list among others learn how to learn and scientific competence as main objectives for graduation curricula. The purpose of this study is to propose metacognition as a Symbolic Educational Technology. This proposition is based upon Schultz's phenomenological perspective of symbols. The following text presents four main topics. The first introduces a broad definition for Symbolic Educational Technology. The second topic deals with metacognition concepts and its educational benefits. The third one presents Schultz's phenomenology and his concept of symbols. Finally the fourth topic shows how metacognition can enhance teaching and learning by using symbols and ciphers.
  • Participação de estudantes de medicina como avaliadores em exame estruturado de habilidades clínicas (Osce) Relato De Experiência

    Amaral, Fernando T. V.; Troncon, Luiz E.A.

    Resumo em Português:

    Descrevem-se duas experiências realizadas com o objetivo de verificar se estudantes de Medicina de etapas avançadas podem ser utilizados em Osce para avaliar habilidades clínicas básicas de alunos iniciantes. Na primeira experiência, 6 internos e 6 professores avaliaram 59 alunos do currículo tradicional em Osce com 6 estações focadas na anamnese, exame físico e comunicação com o paciente. As notas dadas pelos professores foram maiores que as dos estudantes em todas as estações, exceto uma (comunicação), mas não houve diferenças significantes entre elas, exceto numa estação de exame físico (p < 0,001) (teste de Wilcoxon). Na segunda experiência, 15 internos do currículo tradicional e 9 professores avaliaram 58 estudantes do 1º ano, currículo PBL, em Osce com 3 estações para avaliar anamnese, exame físico e manipulação de luvas esterilizadas. Os estudantes foram pareados aos professores, e cada um fez sua avaliação individualizada usando o mesmo protocolo. Em metade das estações, os valores médios das notas de professores e estudantes foram significativamente diferentes. Isso aparentemente se deveu à variação significativa entre as notas dos professores, o que não ocorreu com relação às notas dadas pelos estudantes avaliadores (p < 0,05) (teste de Wilcoxon e Anova - Turkey, Dunn). Conclui-se que estudantes em fase de treinamento podem ser utilizados como examinadores confiáveis em exame de habilidades clínicas de estudantes iniciantes, sendo que a variabilidade entre as notas que atribuem para a mesma tarefa parece ser inferior à que se verifica nas notas dos professores.

    Resumo em Inglês:

    Two educational experiments developed to verify if senior medical students could act as examiners in an Osce of basic clinical skills are described. In the first experience, 6 interns and 6 staff members assessed 59 students from the traditional curriculum in a 6-station Osce structured to assess medical history, physical examination and communication skills. The scores attributed by the staff members were higher than that of the students in all but the communication skill station. However, no significant difference was found among scores except in one physical examination station (p < 0,001) (Wilcoxon test). In the second experience, 15 interns from the traditional curriculum and 9 staff members assessed 58 PBL curriculum students in a 3-station Osce to assess clinical history, physical examination and manipulation of sterilized gloves. The students were paired to the staff members and an independent assessment was done using the same protocol. In 50% of the stations the mean scores attributed by the staff members and students were significantly different. This fact however was apparently due to a significant variability among the staff members' scores, what did not occur in the students' scores (p < 0,05) (Wilcoxon test, Anova - Turkey, Dunn). We conclude stating that senior students can be used as reliable examiners in a clinical skills Osce for junior students. The variability in the scores attributed by the students for the same task seems to be inferior than it is in the scores attributed by the staff members.
  • Aprendendo com a prática: experiência de estudantes da Famema Relato De Experiência

    Marin, Maria José Sanches; Caputo, Valéria Garcia; Ishida, Érica; Giovanetti, Jakeline Neves; Pinto, Rafael Teixeira

    Resumo em Português:

    A Faculdade de Medicina de Marília, desde 1997, vem implementando mudanças curriculares nos cursos de Enfermagem e Medicina. Tais mudanças pressupõem articulação entre teoria e prática, processo de ensino baseado na aprendizagem significativa, centrado nos estudantes, em situações de aprendizagem que emergem da prática profissional, abordados de forma interdisciplinar e multiprofissional. Para isto, os estudantes de Enfermagem e Medicina, de forma integrada, desenvolvem atividades em contato com usuários e trabalhadores da saúde, desde o primeiro ano, inseridos em equipes nas Unidades de Saúde da Família, num ciclo de dois anos, denominado Unidade de Prática Profissional. O presente relato apresenta a experiência de três estudantes que tiveram a oportunidade de avaliar o estado de saúde e acompanhar seis famílias. Esta atividade possibilitou identificar diferentes necessidades de saúde e levou os estudantes a buscar informações em diversas fontes a fim de propor estratégias de ação que contribuam para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Foi possível intervenção por meio de orientações, encaminhamentos e realização de procedimentos. Os estudantes concluem que esta prática possibilita maior compreensão dos valores dos usuários e a aproximação de uma realidade bastante distante do seu modo de vida, além de uma aprendizagem significativa.

    Resumo em Inglês:

    Since 1997 the Faculty of Medicine of Marília is promoting curricular changes in its Nursing and Medicine Courses. These changes imply in articulation of theory and practice, a teaching process based on significant learning centered on the student, in learning situations arising from the professional practice, approached in a multidisciplinary and multi-professional way. To this purpose, nursing and medicine students develop since the first year of their course activities in an integrated way, in contact with users and health professionals. During a period of two years, teams of students participate in the activities of Family Health Units, the so called Professional Practice Units. This article describes the experience of three students who had the opportunity to evaluate the health status and provide care to six families. This activity allowed the students to identify various health needs and made them seek for information from different sources in order to provide orientation and suggest strategies for improving the quality of life of the individuals The students conclude that this practice besides allowing for significant learning provided them with a better understanding of a reality of life distant from their own and the different values and needs of the users.
  • Comentários sobre o artigo "Aulas práticas sem animais: podemos substituí-los sem perda da qualidade?", publicado na Revista Brasileira de Educação Médica Carta Ao Editor

    Zorn, Telma M. T.; Fortes, Zuleica Bruno
  • Higher education pedagogies: a capabilities approuch Resenha

    Ribeiro, Carlos Dimas Martins
  • Documento sem título Errata

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com