Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 32, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial

    Martins, Milton de Arruda
  • A angústia na formação do estudante de medicina Pesquisa

    Quintana, Alberto Manuel; Rodrigues, Arnaldo Teixeira; Arpini, Dorian Mônica; Bassi, Luis Augusto; Cecim, Patrícia da Silva; Santos, Maúcha Sifuentes dos

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou conhecer as situações que se apresentam ao estudante de Medicina como angustiantes durante a sua formação e os fatores que ele identifica como originários desse sentimento. Foi empregada uma abordagem etnográfica, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas, observação e grupos de discussão. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os alunos identificaram a dissociação entre o ciclo básico e o profissionalizante como responsável pela angústia suscitada em face do primeiro contato com o paciente, além de apresentarem estresse psicológico por terem que trabalhar com a dor e o sofrimento. Os discentes identificaram, também, como fator estressante o fato de que sua aprendizagem implica a utilização de outro ser humano. Além disso, em algumas situações, a dificuldade de relacionamento com os professores é apontada como geradora de angústia.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to learn what kind of situations medical students perceive as distressing in the course of their undergraduate studies, and to which factors they attribute this sensation of distress. To this purpose an ethnographic approach using semi-structured interviews, observations, and discussion groups was employed. The collected data were analyzed by Content Analysis. The students identified the gap between basic medical education and the part of the course which emphasizes general clinical practice - the first contact with the patient and the psychological stress provoked by having to deal with pain and suffering - as responsible for their distress. Another stress-factor identified by the students is the awareness that their learning process implies in "using" another human being. Difficult relationships with the professors in certain situations were also indicated as causing distress.
  • Prática de rastreamento no cenário do Programa Saúde da Família em Sorocaba (SP) Pesquisa

    Gianini, Reinaldo José; Carvalho, Thiago Caldi de; Anjos, Rosana Maria Paiva dos; Pinto, Pedro Luiz Silva; Maluf, Maria Eliza; Lanza, Leni Boghosian; Schlieman, Ana Laura; Minari, Fátima Cristina

    Resumo em Português:

    A problematização, quando realizada na comunidade, potencializa a interação com a realidade. Um tema que pode ser destacado na prática da atenção primária é o diagnóstico precoce. O objetivo do presente trabalho é relatar uma experiência de problematização com o segundo ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. Foi realizado um estudo transversal no período de agosto a setembro de 2004 nos bairros onde está implantado o Programa Saúde da Família (PSF). Utilizou-se o Self Report Questionnaire-20 (SRQ-20) como instrumento de rastreamento dos Transtornos Mentais Comuns (TMC). Também foram obtidas informações sociodemográficas e de co-morbidade. Os resultados foram apresentados à Prefeitura para a definição da intervenção. Realizadas as entrevistas com 184 indivíduos, a prevalência de TMC foi de 35,3%, havendo diferença significante na prevalência segundo idade, co-morbidade, renda per capita, bairro e escolaridade. A estratégia de intervenção proposta dividiu-se em individual e coletiva, consistindo na referência dos possíveis portadores de TMC para consulta, terapia comunitária e trabalho em promoção à saúde. O trabalho realizado se mostrou uma eficaz metodologia de ensino. Os alunos entraram em contato com uma realidade social díspar da sua, que os conduziu a reflexões úteis na sua formação humana e acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    Problematization when developed inside the community scenery enhances the interaction with reality. A subject worth being emphasized in the practice of primary care is screening. This study describes a problematization experience carried out with 2nd year students from the Sorocaba University Medical School. A cross-sectional study was conducted from August to September 2004 in neighborhoods where the Family Health Program was implemented. The SRQ-20 was employed for screening Common Mental Disorders and social, demographic and comorbidity data were collected. The results were presented to the municipal authorities in order to define intervention. One hundred and eighty four individuals were interviewed. The prevalence verified was of 35.3%, with significant differences according to age, comorbidity, per capita income, neighborhood and educational level. The intervention strategy proposed was divided into individual and collective actions, including referral of potential carriers to medical care, community therapy and health promotion. This teaching methodology proved efficient. The students' contact with a social reality different from their own motivated them to reflections, which are useful for their human and academic education.
  • Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina: apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Os propósitos do trabalho foram examinar as percepções dos alunos sobre a vivência inicial do curso de Medicina, mediante o Questionário de Valoração do Curso (QVC), bem como analisar relações entre índices do QVC e medidas de atributos pessoais e sucesso acadêmico. O estudo envolveu 609 alunos numa década. Os resultados revelaram relativa estabilidade dos escores do QVC em turmas consecutivas e diferenças significantes entre os alunos agrupados por sexo, naturalidade, categoria de preferência por carreira e semestre de acesso ao curso. Verificaram-se, também, associações significantes entre escores do QVC e medidas de autoconfiança, intenção de aprender, rendimento cognitivo e atividade de monitoria em quatro semestres seguidos. Testes do Modelo Linear Geral revelaram quatro fatores independentes principais na explicação da variabilidade do escore do QVC: intenção de aprender, autoconfiança, preferência por carreira e semestre de acesso. A discussão examina os achados em conexão com noções de contexto interno do aprendiz e ambiência educacional. Concluindo, as respostas ao QVC refletem a perspectiva de valoração do aprendizado pessoal na interação com as dimensões do contexto educacional. O instrumento tem, assim, utilidade no acompanhamento pedagógico da iniciação profissional.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to appraise how medical students perceive their first-year experiences in the medical course using an adapted version of the Course Valuing Inventory (CVI), and to analyse the relationships between the CVI scores and the students' individual attributes and academic achievements. The study involved 609 students and covered a period of ten years. The results showed relative stability of CVI scores in consecutive classes and significant differences among students when grouped by sex, place of birth, career choice, and term of enrolment in the program. Other findings were the significant relationships between CVI score and self-confidence, willingness to learn and cognitive achievement, and peer tutoring activity during four consecutive terms. GLM tests (between subjects and effects) identified four principal independent factors to explain the CVI-score variability: willingness to learn, self-confidence, career choice and term of enrolment. The discussion appraises the findings in relation to concepts of the students, internal context and educational context. In conclusion, CVI responses reflect a perspective of valuing personal learning in interaction with dimensions of the educational context. Accordingly, this tool can be considered useful for the pedagogical supervision of medical students' professional initiation.
  • O ensino de semiologia médica sob a visão dos alunos: implicações para a reforma curricular Pesquisa

    Silva, Rose Mary Ferreira Lisboa da; Rezende, Nilton Alves

    Resumo em Português:

    As faculdades de Medicina devem acompanhar as mudanças na política de saúde e os desafios da assistência médica com novas propostas de ensino-aprendizagem, contemplando o projeto pedagógico centrado no aluno. Apesar disso, a visão discente raramente tem servido de parâmetro para essa reforma. Com este objetivo, foi aplicado em 2004 um questionário para todos os alunos do terceiro ano do curso de graduação de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo a participação voluntária e anônima. Esse questionário foi composto para se avaliar a importância do ciclo básico no ensino da Semiologia, os cenários de prática e o desempenho discente. Segundo os resultados, a Fisiologia foi considerada a mais importante do ciclo básico, seguida da Anatomia. A maioria dos alunos se considerou apta a fazer a anamnese, mas realizava o exame físico e o raciocínio fisiopatológico principalmente com ajuda docente. Quanto ao cenário de prática, houve uma preferência pelo ensino que englobasse a prática no ambulatório e na enfermaria. Concluiu-se que questionários específicos e apropriados podem ser úteis para um melhor planejamento pedagógico com a participação ativa dos alunos e para assegurar a integração horizontal e vertical das disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    Medical Schools need to address the recent changes in the health policies and the challenges posed to the health care system with new recommendations for a curricular reform focused on the student. The viewpoint of the students and their performance however are rarely taken into account in the curricular decision-making. Therefore, in 2004, all third-year students of the graduate course of Medicine of the Federal University of Minas Gerais were invited to answer a questionnaire designed for analyzing their opinion about the importance of the disciplines of the first cycle in the teaching of medical semiology, their clinical skills and the best scenario for initiating the clinical practice. The participation in the study was voluntary and anonymous. According to the results physiology was considered the most important area influencing the clinical examination followed by anatomy. Most of the students considered themselves qualified for performing anamnesis. They also suggested a combination of inpatient and outpatient care as the best scenario for initiating their clinical practice. It is concluded that specific questionnaires, appropriately applied, would be useful both for a better pedagogical planning with active participation of the students and for ensuring horizontal and vertical integration of interdisciplinary components of the medical curriculum.
  • Proposta de um programa para a formação do Residente em Medicina de Família e Comunidade Pesquisa

    Rodríguez, Carlos Arteaga; Cassias, André Lúcio de; Kolling, Marcelo Garcia

    Resumo em Português:

    É imperativa a formação de um Residente de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) que responda às demandas da saúde pública, porém consideramos que ainda não existe uma concordância no programa para sua formação. Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear a proposta de programa para a formação do RMFC embasada na revisão da literatura, nas recomendações da Comissão Nacional de Residência Médica e Sociedade de Medicina de Família e Comunidade do Brasil e na opinião dos RMFC da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), copilada pelo autor principal durante cinco anos como preceptor dos RMFC da PUC-PR. O programa inclui atividades práticas, teórico-práticas, investigativas e avaliativas desenvolvidas durante dois anos na Unidade de Saúde e no Hospital Regional, integrando o processo docente ao assistencial mediante a formação em serviço e no trabalho conjunto da faculdade com a Secretaria Municipal de Saúde e população, com uma visão preventivo-curativa e biopsicossocial do processo saúde-enfermidade, em função da problemática do indivíduo, da família e comunidade. Acreditamos que a proposta possa contribuir para o debate deste tema complexo e polêmico, e que, entre os acertos e desacertos dos programas, encontremos um consenso para a formação do médico de família e comunidade que o Brasil necessita.

    Resumo em Inglês:

    The training of family practitioners is essential for meeting the extensive health care demand of the Brazilian population, however there is still no consensus about a Family Medicine Residency Program in this field. With the purpose of delineating a proposal for such a program a theoretical study was conducted taking as a basis a review of the literature, recommendations of the Comissão Nacional de Residência Médica, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade and the opinion of family medicine residents of the Pontifícia Universidade Católica of Paraná. The data were gathered over five years by the main author of this article and preceptor of the family health residents at the mentioned university. The program includes medical knowledge, practice-based learning, systems-based practice, research and evaluation, to be developed for two years in primary and secondary care facilities. Community assistance is combined with teaching through in-service training and cooperation of the medical school, the local health authorities and the population, building a preventive-curative biopsychosocial paradigm of the health-disease process focused on the individual, the family and the community. We believe that this proposal can contribute to the discussion about this complex and polemic subject and that it will be possible to reach a consensus with regard to the training of the family practitioners needed in Brazil.
  • Crenças sobre sexualidade entre estudantes de Medicina: uma comparação entre gêneros Pesquisa

    Lima, Maria Cristina Pereira; Cerqueira, Ana Teresa de Abreu Ramos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar informações sobre sexualidade entre estudantes de Medicina e analisar as diferenças quanto a gênero e ano do curso. MÉTODO: Foi aplicado um questionário estruturado a estudantes da Faculdade de Medicina de Botucatu, com questões sobre sexualidade e vida sexual dos sujeitos. A aplicação ocorreu em sala de aula, sendo que 455 estudantes (82,6%) aceitaram participar do estudo. A análise foi estratificada para gênero e ano do curso, sendo utilizado o teste do qui-quadrado. RESULTADOS: Comparando-se primeiros e últimos anos, observou-se aumento da freqüência de vida sexual ativa, mas não de satisfação. Crenças predominaram sobre crendices, tendo sido observadas diferenças entre os gêneros. Aspectos da sexualidade feminina e da homossexualidade apresentaram um significativo percentual de respostas equivocadas. CONCLUSÕES: Entre estudantes de Medicina ainda persiste desinformação sobre aspectos específicos da sexualidade humana. A formação médica precisa abarcar a sexualidade em seus múltiplos aspectos, capacitando os profissionais a lidarem com a sexualidade de seus pacientes.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Gather information about sex knowledge and sexuality among medical students for analyzing differences related to gender and study year. METHODS: A structured questionnaire was applied to students of the School of Medicine of Botucatu, composed by questions about sexuality and sexual activity. The questionnaire was applied in class and 455 students agreed to participate in the study. The analysis was stratified by gender and study year using chi-square test. RESULTS: A comparison of data obtained from first-year and final-year students revealed an increase in the frequency of active sex life, but not in satisfaction. Beliefs predominate over misbeliefs, with differences among gender. Female sexuality and homosexuality-related aspects however have revealed a significant percentage of erroneous answers. CONCLUSIONS: There still exists disinformation about specific issues of human sexuality among medical students. Medical education thus needs to address sexuality in its multiple aspects for enabling the students to deal with the sexuality of their patients.
  • Autodeterminação da motivação em alunos de Medicina: relações com motivos de escolha da opção e intenção de adesão ao curso Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    O propósito do estudo foi analisar a variabilidade da autodeterminação da motivação em função dos motivos de escolha de medicina e fatores da aprendizagem, e seus efeitos na intenção dos alunos de prosseguir no curso. Aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica ao total de 450 alunos em seis anos, apurando-se também os fatores da escolha e as medidas da orientação e autoconfiança e do rendimento na aprendizagem. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre autodeterminação da motivação e valoração do aprendizado realizado, orientação significativa na aprendizagem, autoconfiança como aprendiz e rendimento cognitivo, bem como altruísmo e busca de desafio nos motivos de escolha de medicina. Análise de regressão revelou que fatores pessoais e contextuais, incluindo motivos de escolha, explicavam 42% da variabilidade de autodeterminação da motivação. Outra análise demonstrou que autodeterminação da motivação, intenção de aprender e valoração do aprendizado explicavam a parte maior da variabilidade na intenção de prosseguir no curso. Os achados sugerem a ocorrência de inter-relações significativas entre fatores pessoais e contextuais na determinação de autodeterminação da motivação e da intenção de adesão ao curso, após o primeiro ano de estudos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to analyze the variability of self-determined motivation as refers to the reasons for choosing medicine and with respect to factors related to the learning process and their effect on the students' motivation to pursue the studies. The Academic Motivation Scale (AMS) was applied to 450 students over 6 years. The reasons underlying the choice were assessed and the value attributed to the course, learning orientation, self-confidence and learning outcome were measured. The results of the analyses indicate significant and positive correlations between self-determined motivation and course valuing, meaningful orientation, self-confidence, and first-year GPA, as well as altruism and looking for challenges as reasons for choosing medicine. Regression analysis revealed that contextual and personal variables, including choice reasons, explained 42% of the variability of self-determined motivation. Further analysis showed that self-determined motivation, the intention to learn, and course valuing explained the greater part of variability in the intention to pursue the studies. In conclusion, the findings suggest meaningful correlations between contextual and personal factors in shaping self-determination and motivation and the intention to pursue the studies after the first year of the medical course.
  • Consumo de álcool e fumo entre os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia Pesquisa

    Paduani, Gabriela Ferreira; Barbosa, Guilherme de Assis; Morais, João Carlos Rodrigues de; Pereira, Juliana Carvalho Penha; Almeida, Marina Fernandes; Prado, Marília Martins; Almeida, Natália Bicalho Civinelli de; Ribeiro, Melicégenes Ambrósio

    Resumo em Português:

    É preocupante o crescimento do consumo de substâncias psicoativas entre a população, o que constitui um grave problema de saúde pública. Entre as substâncias psicoativas, o álcool e o tabaco merecem destaque, pois são drogas lícitas e socialmente aceitas. Este estudo buscou estabelecer a prevalência do uso de bebidas alcoólicas e cigarros entre estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), bem como caracterizar as situações propícias, a freqüência, a auto-avaliação sobre consumo e o tipo de bebida utilizado por esses estudantes. Os dados foram coletados de uma amostra de 303 acadêmicos matriculados na Famed/UFU, a partir de questionário anônimo. Constatou-se que 66,34% dos alunos entrevistados consomem bebidas alcoólicas. Há aumento de ingestão de bebidas no decorrer do curso, sendo que os homens consomem mais que as mulheres. Apenas 3,3% do total de estudantes são fumantes e 2% são ex-fumantes. Esses números sugerem que a consciência sobre os malefícios do cigarro é maior do que a existente sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, no qual um comportamento de risco é observado.

    Resumo em Inglês:

    The significantly increasing use of psychoactive substances by the population has caused concern and poses a serious public health threat. Alcohol and tobacco deserve special attention among these substances for being licit and socially accepted drugs. The present paper provides data about the prevalence of alcohol and tobacco use among the students of the Faculty of Medicine of the Federal University of Uberlândia (Famed/UFU), situations that favor the use of these substances, frequency, self-evaluation of the users, and kind of alcohol used. The data were collected from a random sample of 303 students of Famed/UFU, using an anonymous questionnaire. The study indicated that 66.34% of the interviewed students consume alcohol. The use of alcohol increases during the course and is higher among males than among females. Only 3.3% of the students are smokers and 2% are ex-smokers. These numbers suggest a greater awareness of the harm caused by the cigarette than of the harm caused by abusive use of alcohol, where a risk behavior was observed.
  • O papel do aluno de graduação em Medicina no atendimento a pacientes de enfermarias de longa permanência de um hospital-escola Pesquisa

    Jardim, Paulo César Brandão Veiga; Costa, Nayara Gomes Silveira da; Oliveira, Priscilla Caixeta de; Silva, Verena Nunes e; Rabelo, Yana de Sousa

    Resumo em Português:

    Verificar a percepção que os pacientes internados em um Hospital Escola (HC-UFG) têm da presença dos alunos de medicina no atendimento prestado a eles e observar outros fatores relacionados à satisfação com o atendimento. MÉTODO: Critério de inclusão: internação há menos de um ano em outro Hospital não Escola. Excluídos: Menores de 18 anos e incapazes de colaborar. Aplicado questionário, por alunas da Faculdade de Medicina da UFG, com informações sobre a internação, privacidade, comparação com outros hospitais e avaliação da presença dos alunos. Utilizados estatística descritiva, teste de Wilcoxon, c² e Regra de Sinais de Descartes. RESULTADOS: Avaliados 96 pacientes. A média das notas do HC-UFG foi 9,01±1,5, a dos outros hospitais foi 5,67±3,38. A maioria (58,33%) relatou mudança no conhecimento sobre sua doença após a internação no HC-UFG. A presença dos alunos foi avaliada como boa ou muito boa por 91,58% e despertou sentimentos positivos em 84,54% dos entrevistados. As aulas ao redor dos leitos foram consideradas agradáveis por 69,79% deles. CONCLUSÃO: O aluno tem papel relevante no atendimento prestado no Hospital Escola. Contribui para maior confiança no serviço, desperta maior segurança e alegria nos pacientes, torna o ambiente mais acolhedor e atua como disseminador de conhecimentos.

    Resumo em Inglês:

    To investigate the patients' perception of the students in their care in a long permanence ward of the School Hospital of the Federal University of Goiás (HC-UFG) and to observe another factors related to these patients' satisfaction. METHOD: Inclusion criterion: length of hospital stay of no longer than one and a half year at a non-school hospital. Individuals under 18 years of age and unable to collaborate were excluded. Participants responded to a questionnaire, applied by medical students of UFG, with information regarding hospitalization, privacy, comparison with other hospitals and evaluation of students' presence. Descriptive statistical analysis, Wilcoxon's Test, c² and Descartes' Rule of Sign were used. RESULTS: 96 patients were evaluated. The average grade for the HC-UFG was 9,01±1,5 while that of other hospitals was 5,67±3,38. Most participants (58,33%) reported a change regarding knowledge of their disease after hospitalization at the HC-UFG. The presence of students was deemed good or very good by 91,58% and yielded positive feelings in 84,54% of the interviewees. Bedside-held classes were considered pleasant by 69,79% of the participants. CONCLUSION: The student has a relevant role in caregiving at the School Hospital. It further contributes to more reliability on the service, gives rise to the more security and happiness among patients, makes the environment cozier and acts as knowledge disseminator.
  • Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação Pesquisa

    Campos, Maria Angélica de Figueiredo; Forster, Aldaísa Cassanho

    Resumo em Português:

    Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), o ensino da Atenção Primária (AP) com enfoque em medicina de família no primeiro ano de internato se iniciou em 1997. A estratégia de ensino consiste em inserir o aluno em equipes de saúde da família para vivenciar as práticas na realidade do Sistema Único de Saúde. As práticas programadas foram consulta médica individual, seguimento de famílias, visitas domiciliares, atividades de grupos e discussões de casos individuais e de famílias. Foram enfatizadas a prevenção de doenças e a promoção da saúde, bem como a vivência com o usuário, buscando-se a assistência integral. O objetivo deste trabalho foi estudar a contribuição do estágio no Programa de Saúde da Família (PSF) para a formação dos alunos do quinto ano do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), em AP, tendo 103 alunos respondido a um questionário estruturado aplicado antes e depois do estágio. Segundo o aluno, o estágio contribuiu de forma positiva para a sua formação, principalmente nos aspectos de integração com a equipe de saúde, humanização e visão dos principais princípios da saúde da família e da AP, tais como trabalho em equipe, longitudinalidade, acessibilidade e atuação na prevenção. Após o estágio, o aluno passou a dar mais importância aos aspectos sociais e econômicos do paciente e a avaliá-lo como um ser biopsicossocial.

    Resumo em Inglês:

    Primary Care (PC) centered on family medicine started to be taught at the Faculty of Medicine of Ribeirão Preto, São Paulo University (FMRP-USP), in 1997. The teaching strategy consists in introducing students into Family Health teams, where they are encouraged to participate in the routine Family Practice, taking part in group activities, team meetings, household visits, and discussions of individual and family cases. Disease prevention, health promotion and the relationship with the user of the care delivery system are emphasized in an effort to deliver comprehensive care. The objective of this study was to evaluate to which extent, in the viewpoint of 5th year medical students of FMRP-USP, the Family health experience contributed to their Primary Care training. A structured questionnaire was applied to 103 students before and after the training. The training contributed positively to the education of the students, especially as refers to the aspects integration with the health team, patient-centeredness, and awareness of the main principles of family medicine such as team work, long-term care, accessibility and preventive care. After the training the students passed do give more importance to the social and economic aspects of the individual and to see the patient as bio-psychosocial being.
  • Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado com a pessoa e o poder médico Pesquisa

    Ribeiro, Maria Mônica Freitas; Amaral, Carlos Faria Santos

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma revisão da medicina centrada no paciente e da importância de ensiná-la nas escolas médicas, em virtude das repercussões para o exercício da medicina advindas da mudança na nosologia prevalente e da maior disponibilidade de informações sobre saúde e doenças para os leigos. Também discute o uso de escalas para avaliação de atitudes a respeito da relação médico-paciente, particularmente da escala Patient-practitioner orientation scale (PPOS), em que escores mais elevados estão associados a atitudes mais centradas no paciente. Apresenta os resultados da aplicação dessa escala em 738 estudantes de seis diferentes períodos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, comparando-os com os obtidos com estudantes norte-americanos com uso da mesma escala. Os escores foram mais elevados entre estudantes brasileiros, com atitudes mais centradas no paciente do que os estudantes norte-americanos. A análise das subescalas de poder e cuidado mostra que há uma valorização do cuidado. Entretanto, houve uma tendência à concentração de poder no médico.

    Resumo em Inglês:

    This study addresses patient-centered care and the importance of teaching and learning it in medical schools. Changes in disease prevalence and available information about diseases and their treatments require shared patient and physician decision-making. The use of different scales for measuring patient-centeredness was reviewed, particularly the "Patient-practitioner orientation scale" (PPOS). Higher PPOS scores are associated with more patient-centered attitudes. The study presents data on the attitude with respect to patient-centered care collected from 738 students in six different years of the medical course of the Federal University of Minas Gerais using the patient-practitioner orientation scale (PPOS) and compares these data with scores obtained from American medical students. The PPOS scores of the Brazilian students were higher than those of the American students. However, although the caring scores were higher among Brazilian students, their sharing scores tended to be lower.
  • Contribuições das epistemologias de Kuhn e Fleck para a reforma do ensino médico Ensaio

    Tesser, Charles Dalcante

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar algumas idéias epistemológicas de Thomas Kuhn e Ludwik Fleck e correlacioná-las entre si e com os desafios da reforma da educação médica, supondo para esta uma finalidade de formação de médicos gerais habilitados, competentes e dispostos para o trabalho no SUS e no PSF (atenção básica). Os conceitos de paradigma e de ciência normal e a visão kuhniana do aprendizado científico são coerentes com os conceitos fleckianos de estilo de pensamento e iniciação nos círculos esotéricos de um coletivo de pensamento. Ambos os autores se reforçam na pertinência da aplicação dessas categorias à medicina e ao seu ensino. Indicam para este ensino diricos de um coletivo de pensamento. Ambos os autores se reforçam na pertinência da aplicação dessas categorias à medicina e ao seu ensino. Indicam para este ereções coes coerentes com a inserção precoce dos alunos na atenção básica e com o aprendizado de práticas e habilidades ambientadas nesses serviços, ensinadas por profissionais que ali pratiquem medicina geral. Além disso, suas teorias facilitam o reconhecimento e o manejo das "reduções paradigmáticas" ou "estilísticas", melhorando a habilidade clínica e a performance ética dos profissionais e alunos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present some epistemological ideas of Thomas Kuhn and Ludwik Fleck correlating them to each other and to medical knowledge and practice, especially with regard to the challenges posed by the reform of medical education. We assume here that the purpose of medical education is preparing competent general practitioners, willing to work in primary care in the Brazilian public health system. The concepts of paradigm and normal science as well as Kuhn's conception of scientific learning are consistent with Fleck's concepts of 'thought style' and initiation in the esoteric contexts of a 'thought collective'. Both theoreticians reinforce themselves mutually with regard do the pertinence of applying these categories to the field of medicine and medical education. They also point to the need of an early involvement of students in the practice of primary care and related abilities and practices, taught by professionals in these fields. Moreover, these theories favor recognition and management of "paradigmatic or stylist reductions" besides increasing the clinical abilities and ethical performance of professionals and students.
  • A Educação Médica entre mapas e âncoras: a aprendizagem significativa de David Ausubel, em busca da Arca Perdida Ensaio

    Gomes, Andréia Patrícia; Dias-Coelho, Udson Chandler; Cavalheiro, Priscila de Oliveira; Gonçalvez, Cristina Angélica Nunes; Rôças, Giselle; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Resumo em Português:

    O processo de aprendizagem tem motivado, desde a Antigüidade, intensos debates. Dentre as diferentes teorias propostas tem ganho relevância, nos séculos XX e XXI, a concepção cognitivista de David Ausubel, na qual se assume que os mecanismos do aprender são mais eficientes em situações nas quais o estudante consegue, utilizando conhecimentos prévios, agregar e incorporar significado aos novos conteúdos, evitando-se, assim, que esse conhecimento recém-incorporado seja armazenado, por meio de associações ineptas, à estrutura cognitiva. No âmbito da educação médica, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa permite uma genuína contextualização dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar a teoria da aprendizagem significativa, discutindo elementos da incorporação deste conceito à educação médica.

    Resumo em Inglês:

    The learning process has fosterd intense debate since ancient times among the different proposed theories David Ausubel cognitivist conceptual frame of has found relevance during the XXth century through to the XXIrst. It assumes that learning mechanisms are more efficient in such situations when the student is able to aggregate and incorporate significance to new contents, by means of linking then to previous knowledge, thus avoiding that the knowledge be stored by way of inept associations in the cognitive structure. The scope of medical education demands the changes necessary for the formation of a professional able to know how to learn; meaningful learning allows the genuine contextualization of knowledge needed by the medical practice, therefore permitting effective learning and practice in a complex interdisciplinary context. In conformity with the above exposed, the present article aims to present the theorie of significant learning, discussing elements of the integration of this concept into the medical education.
  • A integração das disciplinas de humanidades médicas na Faculdade de Medicina da USP: um caminho para o ensino Relato De Experiência

    Rios, Izabel Cristina; Lopes Junior, Ademir; Kaufman, Arthur; Vieira, Joaquim Edson; Scanavino, Marco de Tubino; Oliveira, Reinaldo Ayer de

    Resumo em Português:

    A integração curricular, atualmente, é apontada como importante estratégia de ensino, processo que envolve várias etapas, trabalho e compromisso de grupo. Este artigo relata a experiência de integração das disciplinas de humanidades médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ao longo de dois anos, constituiu-se um grupo composto pelas disciplinas da área de humanidades médicas, pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Educação Médica Professor Eduardo Marcondes (Cedem), alunos e professores de outras disciplinas interessados na área. Desenvolveu-se a integração temática e prossegue-se na integração metodológica.

    Resumo em Inglês:

    Currently curricular integration is considered an important educational strategy, a process involving several stages, work and group commitment. This paper relates the experience of the Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) of integrating medical humanities disciplines. During two years a group was composed involving professors of medical humanities disciplines, researchers from the Center of Development of Medical Education Professor Eduardo Marcondes (Cedem) as well as students and professors of other disciplines interested in this area. The thematic integration has already been concluded and the methodological integration is in process.
  • Educação e humanidades em saúde: a experiência do grupo de Humanidades do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Relato De Experiência

    Augusto, Kathiane Lustosa; Lino, Carolina Arcanjo; Carvalho, Amanda Gisele Nobre; Silva, Carlos Maximiliano Gaspar Carvalho Heil; Andrade, Filipe Castro de; Jucá, Natália Braga Hortêncio; Caprara, Andréa

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, vem se desenvolvendo uma grande área de reflexão e pensamento, denominada "humanidades médicas", que incorpora a realidade social e a experiência individual à interface entre médico e paciente. O grupo Humanidades, Saberes e Práticas em Saúde nasce em 2004, como núcleo de desenvolvimento de pesquisas, composto por estudantes de Medicina, com o objetivo de explorar como a prática médica lida com as experiências de pacientes e de médicos e o processo saúde-doença. As linhas de ação envolvem pesquisa com médicos oncologistas e sua visão da relação médico-paciente na consulta oncológica e ensino no terceiro e quarto semestres do curso de Medicina, utilizando casos clínicos, modelo teórico e role play. Nessa perspectiva, busca-se aproximar a temática da relação médico-paciente do cotidiano dos estudantes de Medicina, contribuindo para desenvolver uma atitude humanizada frente ao ser humano portador de enfermidade.

    Resumo em Inglês:

    During the past few years a great area of thought and reflection named medical humanities, incorporating social reality and individual experience to the doctor-patient relationship, has evolved. The group Humanidades, Saberes e Práticas - Humanities, Knowledge and Practices was born in 2004 as a research nucleus composed by medical students, with the intent of getting insight into how the medical practice is dealing with the experience of doctors and patients and with the health-disease process. The lines of action involve research with oncologists for obtaining their view about the doctor-patient relationship in the oncological consultation as well as about the use of clinical cases, theoretic model and role play as teaching strategies for medical students from the third and fourth semesters. From that perspective we are trying to approximate the issue doctor-patient relationship and the every-day routine of medical students in an attempt to contribute to the development of a humanized attitude towards the diseased human being.
  • Estratégias para a implementação de um projeto de pós-graduação em Educação e Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Relato De Experiência

    Manfroi, Waldomiro Carlos; Machado, Carmen Lúcia Bezerra; Dorneles, Malvina do Amaral; Ribeiro, Eliana Cláudia; Bordin, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Descrevem-se as estratégias empregadas para implementar uma linha de pesquisa em Educação e Saúde nos nove programas de pós-graduação já consolidados na Faculdade de Medicina da UFRGS. A linha está centrada na organização do trabalho pedagógico nos processos de ensinar e de aprender e capacitar docentes para atender às necessidades de formação multiprofissional. A curto prazo, objetiva atender às necessidades das Diretrizes Curriculares no curso de graduação em Medicina; a médio prazo, à titulação e qualificação do corpo docente nestes campos temáticos; a longo prazo, à implementação de um programa de pós-graduação em Educação e Saúde, em nível de mestrado e doutorado. A primeira turma ingressou em agosto de 2004 (seis alunos de mestrado e seis de doutorado), e seus estudos vêm sendo realizados, tanto na teoria como na prática, com base na análise de experiências em Educação e Saúde.

    Resumo em Inglês:

    The authors describe the strategies used for establishing a research line in Education and Health in addition to the nine master's and doctorate programs already existing in the Medical School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The research line is centered on organizing the pedagogical activity as refers to the teaching and learning processes as well as on qualifying teachers for meeting the demands of multi-professional education. The Project aims at meeting, in the short run, the need for Curricular Guidelines in the undergraduate medical course; in the middle run at qualifying the teaching body for these subjects; and in the long run, at implementing a Graduate Program in Health and Education on master and PhD levels. The first group of students was selected in August 2004 and their studies are being conducted, both theoretically and practically, based on the analysis of experiences on Education and Health.
  • Carta ao editor Carta Ao Editor

    Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
  • Errata Errata

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com