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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 32, Número: 3, Publicado: 2008
  • Conflitos de interesses e a produção científica Editorial

    Rego, Sergio; Palácios, Marisa
  • A presença da homeopatia nas faculdades de medicina brasileiras: resultados de uma investigação exploratória Pesquisa

    Salles, Sandra Abrahão Chaim

    Resumo em Português:

    No Brasil, a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida desde 1980, mas sua presença nas escolas médicas ainda é rara. Essa é uma das causas da falta de conhecimentos sobre Homeopatia, que dificulta a interlocução entre os médicos homeopatas e os demais profissionais de saúde. A perspectiva de ampliação da assistência homeopática na rede pública após a publicação da Portaria 971*, com a política do Ministério da Saúde para as medicinas não convencionais, cria a iminência de maior contato entre os profissionais homeopatas e não homeopatas. Essa situação origina a necessidade de projetos de educação que divulguem a cultura homeopática de forma mais ampla e sistematizada, e as faculdades de Medicina constituem um espaço privilegiado para promover essas atividades. Este artigo apresenta um panorama da presença da Homeopatia nas faculdades de Medicina do País nos dias atuais. Os dados foram obtidos em investigação exploratória realizada como parte de uma pesquisa que estudou as relações entre Homeopatia e Biomedicina enquanto medicinas partícipes de um campo comum, buscando compreender os movimentos de aproximação e afastamento entre ambas, segundo o ponto de vista dos profissionais não homeopatas.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil homeopathy is recognized as a medical specialization since 1980, its presence in medical schools however is still rare. This lack of knowledge about homeopathy is one of the reasons for the difficult dialogue between homeopathic physicians and other health professionals. The perspective of an extension of homeopathic assistance in the public health network after the publication of Directive 971 along with the policy of the Ministry of Health for non-conventional medicine creates the need for more contact between homeopathic and non-homeopathic professionals. This situation calls for educational projects that disseminate the homeopathic culture on a larger and more systematic basis and for the establishment of a privileged space for promoting these activities by the Medical schools. The objective of this study is to present a picture of the presence of homeopathy in medical schools in Brazil in our days. The data were obtained in an exploratory investigation carried out as part of a research studying the relationship between Homeopathy and Biomedicine as branches belonging to a common field, with the aim to understand their proximities and distances from the point-of-view of the non-homeopathic professionals.
  • Reconstrução teórica do cuidado para as práticas de saúde: um olhar a partir da produção de alunos de curso de especialização a distância Pesquisa

    Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Oliveira, Marilda Siriani de

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a produção coletiva realizada por um grupo de tutores do curso de especialização a distância "Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde", sobre cuidado em saúde. A questão debatida foi: como os diferentes sentidos do cuidado devem orientar as práticas do cuidado à saúde num contexto de articulação ensino-serviço-comunidade? Utilizou-se para análise da produção a técnica de análise de conteúdo. As categorias sobre cuidado em saúde foram: ontológica, crítica, reconstrutiva e genealógica. O enfoque central foi uma abordagem do cuidado que extrapola o ato técnico, por meio de pactos, compartilhamento de poderes, parcerias e utilização do método da roda. A formação dos ativadores objetivou contribuir para uma assistência qualificada e comprometida com as necessidades dos usuários. Destaca-se a importância da articulação da academia, enquanto órgão formador, do serviço, como exercício da prática e da comunidade que receberá o cuidado, sob uma nova ótica - centrada no usuário, ou seja, enquanto sujeito participativo e protagonista do processo de produção do cuidado.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyzes the collective production of a group of tutors of the long-distance specialization course "Activation of change processes in higher education of health professionals" about caregiving. The question in debate was: how should the different meanings of caregiving guide the healthcare practices in the context of the articulation teaching-service-community? The production was analyzed following the content analysis technique. The following categories about health care were: ontological, critical, reconstructive and genealogical. The central focus was an approach to care that extrapolated the technical act, through pacts, sharing of power, partnerships and utilization of the "wheel method". The preparation of activators was aimed at contributing to qualified care committed to the needs of the users. The study highlights the importance of articulation of the university as teaching institution, of service in the sense of professional practice, and of the community that will receive the care from a new user-centered perspective, as both subject and protagonist in the process of care production.
  • O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina Pesquisa

    Grosseman, Suely; Stoll, Carolina

    Resumo em Português:

    Tendo em vista a importância da relação médico-paciente nas dimensões técnica, humanística, ética e estética da prática médica, este estudo teve por objetivo conhecer como estudantes do último semestre do curso de Medicina de uma universidade federal do Sul do Brasil aprenderam a relação médico-paciente. Foi realizado estudo de caso de abordagem mista, por meio de entrevista semi-estruturada com 25 acadêmicos do universo de 47, selecionados aleatoriamente, por sorteio. Os aspectos percebidos como mais influentes no processo de ensino-aprendizagem da relação médico-paciente foram os bons e maus modelos, atendimentos realizados no dia-a-dia e relacionamentos interpessoais. As aulas sobre o tema foram consideradas escassas. Quinze estudantes (60%) referiram querer aprender mais sobre a relação médico-paciente durante o curso, em aulas com abordagem de situações específicas, tendo sido sugerida uma disciplina sobre o tema. Concluiu-se que o ensino-aprendizagem da relação médico-paciente poderia ser promovido pelo treinamento em habilidades de comunicação e pela criação de espaços para reflexão mediados por professores ou médicos ao longo do curso.

    Resumo em Inglês:

    Given the importance of the doctor-patient relationship in the technical, humanistic, ethical and aesthetical dimension of the medical pratice, the objective of this study was to examine how students in the last semester of the medical course of a federal university in the South of Brazil learn the doctor-patient relationship. A mixed-method case-study was conducted using semi-structured interviews with twenty-five students randomly selected from a universe of forty seven. The aspects identified as most influential in the teaching-learning process of the doctor-patient relationship were the good and bad examples, the daily clinical practice and interpersonal relationships. Classes about this theme were considered scarce. Fifteen students (60%) stated that they would like to learn more about the doctor-patient relationship in classes giving examples of specific situations. The creation of a discipline on the subject was suggested. It is concluded that the teaching-learning process of the doctor-patient relationship should include communication skills and the creation of spaces for reflection mediated by teachers or doctors during the course.
  • Iniciação científica na graduação: o que diz o estudante de medicina? Pesquisa

    Oliveira, Neilton Araújo de; Alves, Luiz Anastácio; Luz, Maurício Roberto

    Resumo em Português:

    A educação médica interessa e repercute em todo o mundo e de forma cada vez mais acentuada, em função da globalização. No Brasil, essa discussão, intensificada com o processo de construção do SUS, foi ampliada a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina, mas pouco se discute sobre ensino médico e pesquisas. No Enade 2007, 39% dos alunos informaram iniciação científica regulamentar em seu curso; 12% declararam existir sem regulamentação e 6,5% informaram a existência de iniciação científica sem integralização curricular; 10,9% disseram que não é oferecida e 31% não souberam opinar. No último Provão, em 2003, 20,9% dos alunos responderam que a participação em iniciação científica contribuiu para sua formação e 30,7% declararam não ter participado desse tipo de programa. Este estudo verificou junto aos estudantes do sexto ano, em seis escolas médicas de quatro estados brasileiros, a existência de iniciação científica em seus cursos, a participação ou não nessas atividades e os possíveis motivos para a não participação ou sua inexistência. Mesmo sendo crescente a participação de alunos de graduação em iniciação científica, ainda são muitas as razões para a não realização ou não participação dos alunos. Oitenta e quatro por cento dos alunos defendem a obrigatoriedade da iniciação científica na graduação médica.

    Resumo em Inglês:

    Medical education is an important issue throughout the world, raising even more interest in the era of globalization. In Brazil, the discussions around medical education increased dramatically during the construction of the Unified Health System and got even more intensive after the establishment of the National Curricular Guidelines. However, very little is known about possible relations and mutual influences between medical education and scientific research. In the 2007 edition of the National Examination of Student Performance - ENADE 2007, 30.7% of the students from medical schools had not participated in Scientific Initiation activities (a program of research activities for undergraduate students) during their courses, 31% had no opinion, 39% of them had participated in such activities and 12% had done so informally. For 10.9% of the students there were no Scientific Initiation activities available and 6.5% reported the existence of such activities however on an extra-curricular basis. It is noteworthy that in 2003 only 20.9% of the students reported that joining these research activities was important for their medical education while 30.7% of them reported not participating in research activities In the present study we investigated the availability of Scientific Initiation activities in the courses of sixth year medical students from six medical schools in four Brazilian States. Special attention was paid to the reasons for enrolling or not in the program. Even with an increased participation of students in the program we identified a great number of reasons why students did not participate although 84% of them consider that participation in the program should be mandatory for medical students in general.
  • Prevalência de sintomas depressivos entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia Pesquisa

    Abrão, Carolina Borges; Coelho, Ediane Palma; Passos, Liliane Barbosa da Silva

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A formação médica expõe o estudante de Medicina a experiências de estresse, tornando-o potencialmente vulnerável a distúrbios emocionais. OBJETIVO: Conhecer a prevalência de sintomas depressivos entre os estudantes de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. MÉTODO: Os sintomas depressivos foram rastreados por meio do Inventário de Beck (IDB), aplicado a 81% dos estudantes matriculados no primeiro semestre de 2004. Os pontos de corte para ausência de sintomas depressivos, sintomas leves, moderados e graves foram, respectivamente, 0-3, 4-7, 8-15 e 16 ou mais. Levantaram-se dados demográficos por meio de questionário. RESULTADOS: Dentre os 400 acadêmicos avaliados, houve predomínio de jovens, do sexo feminino, solteiros, procedentes de Uberlândia e que moram com os pais. A prevalência de sintomas depressivos foi de 79%, sendo 29% com grau leve; 31% moderado e 19,25% grave. CONCLUSÃO: Os resultados indicam uma proporção de sintomas depressivos superior à encontrada na literatura referente a estudantes de Medicina. As excessivas cargas horárias e a ansiedade progressiva com a finalização do curso merecem maior atenção no processo de mudança curricular.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Medical graduation exposes students to a series of stressful experiences, which contribute to emotional vulnerability and disturbances. OBJECTIVE: Obtain information about the prevalence and quality of depressive symptoms among UFU's Medical students. METHODOLOGY: Depressive symptoms were traced using Beck's Depression Inventory (BDI), which was applied to 81% of the Medical students at UFU in the first semester of 2004. Demographic data were collected by means of a questionnaire. The cut points for absence of symptoms, minor, moderated and severe symptoms were 0-3, 4-7, 8-15 and 16 or more points respectively. RESULTS: The predominant characteristics among the 400 evaluated students were young, female, single, native from Uberlândia, and living with their parents. Depressive symptoms occurred in 79% of the sample. According to BDI scores, 29% of the students had symptoms of light, 31% of moderated and 19.25% of severe depression. CONCLUSION: The results indicate a rate of depressive symptoms in medicine students higher than that found in the literature. The excessive number of study hours and the increasing anxiety, especially towards the end of the course, should be taken into consideration in the process of curricular changes.
  • Implantação de uma nova disciplina à luz das diretrizes curriculares no curso de graduação em medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Pesquisa

    Itikawa, Fátima Abreu; Afonso, Denise Herdy; Rodrigues, Ricardo Donato; Guimarães, Marco Antonio Mello

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo realizar, com base numa pesquisa qualiquantitativa, a primeira análise do processo de implantação da Disciplina de Medicina Integral I (DMI I): "Conceitos e Práticas em Medicina: Introdução à Promoção e à Educação em Saúde". Elaborada com base nas Diretrizes Curriculares que regem o ensino médico, essa disciplina foi integrada à grade curricular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2002. O estudo foi sistematizado a partir de um corte transversal no segundo semestre letivo de 2004 com a participação de 75 estudantes (80% do total de estudantes do primeiro ano de medicina). Os dados foram coletados em dois momentos do curso: inicial (pré-avaliação) e final (pós-avaliação). As questões abordadas nas avaliações consideraram as seguintes temáticas, todas presentes no curso: a crise atual da medicina e estratégias para sua superação; o papel do médico e os fatores influentes no processo de saúde-adoecimento. A média da pontuação na pré-avaliação foi de 3,7 e, na realizada ao final do curso, de 7,8. Na aplicação do teste "t-Student" para dados pareados, encontrou-se o índice p < 0,05. A análise comparativa dos dados pré e pós possibilita averiguar que o conteúdo programático trabalhado na DMI I foi apreendido pelos estudantes em níveis satisfatórios, sinalizando indicadores adequados para a análise de uma nova disciplina no processo de reformulação curricular.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the implementation process of the Integrative Medicine Course I (IMC I): "Medical Concepts and Practices: Introduction to Health Promotion and Education". This discipline was elaborated on the basis of the curricular guidelines that rule medical education and integrated into the curriculum of the Faculty of Medical Sciences of the Rio de Janeiro State University in 2002. The present cross-sectional study was conducted in the second semester of 2004 with a sample of 75 students (80% of first year medical students). Data were collected at two moments: in the beginning (pre-evaluation) end in the end (post-evaluation) of the course. The evaluation focused the following questions all of them approached in the course: the current medical crisis and strategies to overcome it, the role of the doctor and factors influencing the health-disease process. The mean pre-evaluation score was 3.7 and the post-evaluation score 7.8. Student's t test resulted in p < 0.05. The pre and post evaluation scores show that the content of the IMC I course was satisfactorily assimilated by the students and allow concluding that the indicators used for analyzing a new discipline in the curricular reformulation process were adequate.
  • Mudanças curriculares no ensino médico brasileiro: um debate crucial no contexto do Promed Pesquisa

    Oliveira, Neilton Araújo de; Meirelles, Rosane Moreira Silva de; Cury, Geraldo Cunha; Alves, Luiz Anastácio

    Resumo em Português:

    A educação médica passa por modificações na doutrina e na prática da formação profissional, conectada à contemporaneidade do mundo globalizado. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta o interesse de diferentes sujeitos em relação ao ensino médico, devido aos aspectos políticos e comunitários e com repercussões nas mudanças nos serviços de saúde. Iniciativas de incentivo às mudanças curriculares em medicina são adotadas para incrementar melhorias na formação médica. Nesse contexto se insere o Projeto de Incentivo a Mudanças Curriculares para os Cursos de Medicina (Promed). Com o objetivo de analisar a percepção de alunos sobre mudanças curriculares na educação médica, pesquisamos seis cursos médicos, em três estados brasileiros, usando questionários e entrevistas. Alguns pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais não foram incrementados, mas o desdobramento do Promed possibilitou um programa ampliado de incentivos a mudanças curriculares. Mesmo tendo caráter exploratório, este estudo aponta a necessidade de estudos prospectivos para conhecer os impactos dos incentivos às mudanças curriculares do ensino médico, sintonizando-o, assim, com as necessidades de saúde da população.

    Resumo em Inglês:

    Medical Education is undergoing modifications in the doctrine and in the practice of professional education as a consequence of today's globalized world. With respect to the Brazilian Health System, different subjects show increasing interest in medical education and in changes in the healthcare services. There are initiatives for encouraging changes in the medical curriculum for improving medical education. The Program for the Encouragement of Curricular Changes in Medical Courses (Promed) was implemented in this context. In order to analyze the opinion of students about changes in the curriculum of the medical course, we studied six medical schools in three Brazilian states, using questionnaires and interviews. Some of the propositions of the National Curriculum Guidelines have not been met but Promed gave rise to a new extensive program of changes in the medical curriculum. Even having exploratory character, this work clearly indicates the need for prospective studies in order to know the impact of Promed on medical education for adapting it to the healthcare needs of the population.
  • Os modelos de cuidados como eixo de estruturação de atividades interdisciplinares e multiprofissionais em saúde Ensaios

    Oliveira, Maria Conceição de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma proposta de discussão e de construção teórico-metodológica sobre o complexo tema dos modelos de cuidados à saúde. Aponta a possibilidade de que esta se efetive na articulação ensino-serviços e a partir da colaboração interdisciplinar e multiprofissional. Desse modo, haveria a construção conjunta para abordagens dos modelos de cuidados. Esta construção seria um dos eixos estruturadores para concretizar as diretrizes curriculares que propõem mudanças na formação (e nas práticas) dos profissionais que atuam na área de saúde. Estas mudanças estariam confluentes às prerrogativas de reorientação do modelo assistencial brasileiro, o SUS, e pautadas na capacitação profissional dirigida às necessidades sociais de saúde do País e que buscam a construção da integralidade no cuidado e na atenção á saúde. Considera-se que um espaço privilegiado para essa discussão/construção é o Programa Docente-Assistencial (PDA) de Florianópolis - espaço de articulação ensino-serviços que possibilita a contínua reflexão sobre os microprocessos de trabalho de seus participantes.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the complex question health care models and proposes the theoretical and methodological construction of a model articulating teaching and service delivery by means of an interdisciplinary and multi-professional approach. This construction would be one of the structural axes in the consolidation of curricular guidelines proposing changes in the education (and in the practice) of professionals working in the health area. Such changes would meet the prerogatives of the Brazilian care delivery model known as SUS and would be based on professional qualification focused on the social health needs of the country and seeking to deliver comprehensive care. The Teaching and Assistance Program (Programa Docente-Assistencial - PDA) of Florianópolis - a space where teaching activity and service delivery are articulated allowing continued reflection on the micro work processes of its participants - is considered an ideal scenario for the discussion/construction of this proposal.
  • A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde Ensaios

    Albuquerque, Verônica Santos; Gomes, Andréia Patrícia; Rezende, Carlos Henrique Alves de; Sampaio, Marcelo Xavier; Dias, Orlene Veloso; Lugarinho, Regina Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma reflexão sobre a integração ensino e serviço a partir das discussões de um grupo multiprofissional de um curso de especialização para ativação de mudanças na formação superior em saúde. Além das reflexões do grupo, o texto traz interlocuções com referenciais teóricos sobre aspectos que envolvem a integração ensino-serviço. São abordadas as relações da integração ensino-serviço com a formação superior dos profissionais de saúde, com os modelos tecnoassistenciais, com a prática do cuidado em saúde, com o trabalho em equipe e com a educação permanente.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to propose a reflection about integration of healthcare services and teaching based on the discussions of a multi-professional group of a specialization course for promoting changes in the undergraduate education of health professionals. Besides the group reflections, this text presents references of theoretical nature about combining healthcare service and teaching. The article approaches the relations between service-learning and undergraduate education of health professionals, healthcare models, healthcare services, teamwork and continuing education.
  • Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revisão

    Botti, Sérgio Henrique de Oliveira; Rego, Sérgio

    Resumo em Português:

    Sempre houve uma preocupação com a preparação daqueles que cuidam da saúde da população. Na educação médica, a figura de um profissional experiente, que auxilia na formação, é uma constante. No decorrer dos tempos até hoje, esse profissional vem recebendo diferentes denominações, entre as quais preceptor, supervisor, tutor e mentor. No Brasil, mesmo em documentos oficiais, não ficam claras as funções, intervenções e atividades ligadas a cada um desses termos. Procuramos, então, analisar o significado dessas diferentes denominações usadas pela comunidade científica nacional e internacional. A partir da análise do conceito que cada uma delas expressa, pretendemos construir uma melhor fundamentação das regulações e práticas de ensino-aprendizagem na graduação e pós-graduação em saúde.

    Resumo em Inglês:

    The education of those who care for the health of the population has always been a matter of concern. In medical education, the figure of the experienced professional helping to educate and qualify a new generation is a constant finding. Such a professional has been given different names, preceptor, supervisor, tutor and mentor being the most common among them. Even official documents fail to clearly specify which functions, interventions, and activities each denomination entails. We thus aimed to analyze the meaning of these different denominations as used by the national and international scientific communities. Starting with the analysis of the concept each term expresses, we intend to build up a better framework for the regulation and practice of the teaching-learning process in the graduation and post-graduation courses in the health professions.
  • Serviço e comunidade, vetores para a formação em saúde: o curso de medicina da Uniderp Relatos De Experiência

    Cabral, Paulo Eduardo; Machado, Jose Lucio Martins; Machado, Valéria Menezes Peixeiro; Pompílio, Maurício Antonio; Vinha, Joaquim Miguel; Ayach, Wilson; Mattos, Maria Cristina Iwama de

    Resumo em Português:

    Este trabalho registra o processo de concepção, implantação e implementação do Programa Interinstitucional de Interação de Ensino, Serviço, Comunidade (Pinesc), uma parceria entre a universidade e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, visando à realização de módulos curriculares longitudinais de ensino baseado na comunidade, desenvolvidos em oito semestres letivos do curso de medicina da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp, Anhanguera, MS). O relato inlcui o histórico, com seus pontos fortes e dificuldades, além de desdobramentos ão previstos, bem como aspectos operacionais do programa.

    Resumo em Inglês:

    This paper relates the planning, implantation and implementation process of the Inter-institutional Program for University-Health Service-Community Interaction (Pinesc), a partnership between the university, the city council of Campo Grande and the Local Health System aimed at producing a longitudinal curriculum module of community based education (CBE and Come), developed over eight semesters of the medical course of the Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp, Anhanguera, MS, Brazil). This report tells the history of the implementation of the program, its strengths, difficulties and unforeseen developments besides approaching some operational aspects.
  • Relação médico-paciente permeando o currículo na ótica do estudante Relatos De Experiência

    Assunção, Luciana Farrapeira de; Melo, Gabriela Couto Maurício de Paula; Maciel, Dione

    Resumo em Português:

    A relação médico-paciente pressupõe um novo paradigma, em que o paciente procura o médico não apenas para curar uma doença definida, como também para aliviar todo e qualquer sofrimento. Este trabalho apresenta um referencial sobre o despertar do estudante para essa relação presente na literatura, contextualizando-a com os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE). Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre este tema e avaliados os módulos que integraram o antigo Ciclo Básico ao Clínico do referido curso, com vistas a atender a esta formação profissional, exemplificando-se com experiências e percepções desse novo paradigma nos módulos acadêmicos. Nos primeiros anos do curso médico da UPE, os estudantes podem desenvolver sua futura relação médico-paciente com disciplinas estruturadas em módulos, nos quais a vivência nas comunidades e no hospital é, quase sempre, corroborada por subsídios teóricos. Conclui-se ser necessária maior integração entre os eixos teórico, humanístico e prático do curso médico, suprimindo suas deficiências e propiciando condições viáveis à formação de um médico consciente de seu papel social.

    Resumo em Inglês:

    The new Doctor-Patient Relationship paradigm presumes that the patient seeks the doctor not only when needing to cure a defined disease but for relieving suffering in general terms. This paper aims to establish a reference for how to draw the attention of the student to this relationship in the literature, placing it into the context of the programmatic content developed in the School of Medicine of the Faculty of Medical Sciences, University of Pernambuco (FMS/UPE). A bibliographical research on this subject was conducted and the disciplines that made part of the first four years of the medical course were analyzed in order to provide support to this aspect of the professional training. During the first years of the medical course of the UPE, the students have the opportunity to elaborate their future doctor-patient relationship in disciplines structured in areas, in which practical community and hospital experiences are almost always supported by theory. It is concluded that a better integration of the theoretical, humanistic and practical areas of the medical course would be necessary for overcoming its deficiencies and for creating conditions favorable for the education of physicians aware of their social role.
  • Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica Relatos De Experiência

    Santos, Sávio Silva; Siqueira-Batista, Rodrigo; Gomes, Andréia Patrícia; Almeida, Loriléa Chaves de; Oliveira, Lúcia Brandão de; Farinazzo, Rodolpho Jacques M.; Pettendorfer, Sérgio; Pinto, Luiz Felipe da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga o crescimento cognitivo de estudantes de Medicina durante o internato de Clínica Médica do Centro Universitário Serra dos Órgãos, de janeiro de 1999 a dezembro de 2004. Foram analisados os resultados das avaliações teóricas realizadas no primeiro e no último dia do internato - cujos conteúdos exigidos eram os mesmos - de 606 estudantes do décimo primeiro e do décimo segundo períodos. Os resultados mostram melhor desempenho na segunda avaliação (média = 6,7) em relação à primeira (média = 4,1), o que aponta um "ganho" cognitivo no período de três meses. Discute-se se tais resultados podem ser comparados a outras avaliações com objetivos semelhantes.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the cognitive progress of medical students of the Centro Universitário Serra dos Órgãos (FESO) during internship, covering the period 1999 to 2004. Six hundred and six students in the 11th and 12th semester were submitted to two tests, one at the beginning and the other at the end of the internship. The mean found in the first test was 4.1 compared to a mean of 6.7 found in the second test, which was indicative of cognitive progress during the three months of internship. Finally, the authors discuss if these results are comparable with other results published in the Brazilian literature about cognitive progress during graduation, chiefly during medical internship.
  • Ambulatório de genética médica na Apae: experiência no ensino médico de graduação Relatos De Experiência

    Melo, Débora Gusmão; Demarzo, Marcelo Marcos Piva; Huber, Jair

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata uma experiência de ensino cujo objetivo foi oferecer formação significativa e integradora na área de genética médica aos graduandos de medicina do Centro Universitário Barão de Mauá. Para isto, em 2005, foi estruturado um ambulatório de genética médica na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Jardinópolis (SP), como parte do estágio de internato em Saúde Coletiva e Medicina da Família e Comunidade, realizado nos serviços de saúde desse município. Desde então, os estudantes do sexto ano do curso médico avaliaram 140 pacientes, estabelecendo o grau de comprometimento intelectual, a etiologia da deficiência mental e oferecendo aconselhamento genético não-diretivo às famílias, sob orientação dos professores. A diversificação do cenário de ensino e aprendizagem aproximou os alunos da realidade dos pacientes com deficiência mental no País. Além disto, os estudantes puderam se apropriar de alguns fundamentos teóricos da genética médica a partir da constatação de suas implicações na prática clínica, tornando a aprendizagem significativa. Com esta experiência espera-se ter contribuído para a formação de médicos mais competentes na área da genética médica e saúde coletiva, e dispostos a trabalhar de forma integrada e integradora com a comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper relates an educational experience, whose goal was to offer community-integrated qualification in the field of medical genetics to students of the Barão de Mauá Medical School, Ribeirão Preto, State of São Paulo, Brazil. For this purpose, a medical genetics clinic was established in 2005 at the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae (Association of Parents and Friends of Handicapped Children) as part of the course of Collective Health and Family and Community Medicine. Since then, the sixth year medical students have evaluated 140 patients, establishing their degree of intellectual disability, the etiology of the mental deficiency, and offered genetic counseling to the families under the guidance of their teachers. The diversification of the learning-teaching scenario brought the students closer to the patients and to the reality of the community. Moreover, the students could assimilate some theoretical bases of medical genetics by experiencing its implications in the clinical practice, turning the learning experience significant. The authors hope that this experience will contribute to qualify doctors better prepared in medical genetics and collective health and ready for working in an integrated and integrative manner with the community.
  • Saúde, corpo e sociedade Resenha

    Machado, Valéria Menezes P.
  • Errata Errata

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