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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 33, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Belaciano, Mourad Ibrahim
  • Formando grupos no internato: critérios de escolha, satisfação e sofrimento psíquico Pesquisa

    Gavioli, Mariana de Azevedo; Silva, Adriano Gonçalves; Gonçalves, Rebeca Jesumary; Santos, Melina Erica; Shi, Keung Lin; Lima, Maria Cristina Pereira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever os critérios para formação de grupos no internato e a avaliação que os alunos fazem do relacionamento grupal, analisando as variáveis associadas. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, que utilizou questionário autopreenchido, com perguntas sobre dados sociodemográficos, autoavaliação do desempenho escolar, critérios para formação e satisfação com grupo de internato. Sofrimento psíquico foi avaliado a partir do Self Report Questionnaire. Utilizou-se o teste do qui-quadrado e regressão logística para análise multivariada. RESULTADOS:A taxa de resposta no internato foi de mais de 90%. A maioria dos alunos utilizou critérios ligados à rede social (82,6%) e predominaram sujeitos satisfeitos com seu grupo (81,2%). Após análise multivariada, apenas autoavaliação do desempenho escolar "boa ou ótima" e critérios de escolha relacionados à rede de apoio se mantiveram associados à satisfação com o grupo. CONCLUSÕES: Apesar de ser um estágio da formação profissional, os alunos se escolheram por questões ligadas à rede social. Sendo uma profissão na qual o trabalho em equipe é inerente, deveriam ser criadas estratégias durante o curso médico para elaborar as dificuldades de relacionamento grupal entre alunos de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To describe the criteria used in forming groups during medical internship and the students' evaluation of group relations, including analysis of the associated variables. METHOD: Cross-sectional study using self-completed questionnaires consisting of questions on socio-demographic data, self-rating of academic performance, selection criteria, and satisfaction with the group of interns. Psychological distress was assessed based on the Self-Report Questionnaire. The chi-square test and logistic regression were used for multivariate analysis. RESULTS: Response rate among interns was over 90%. The majority of the students used criteria related to the social network (82.6%) and reported satisfaction with their groups (81.2%). After multivariate analysis, only "good or excellent" self-evaluated academic performance and selection criteria related to the support network remained associated with group satisfaction. CONCLUSIONS: Although internship is a stage of professional training, in this study students chose each other based on reasons related to social networking. Given that teamwork is inherent to the medical profession, strategies should be created during the course to help students overcome their difficulties with group relations in order to reduce stress and improve training.
  • Transtornos emocionais e a formação em Medicina: um estudo longitudinal Pesquisa

    Benevides-Pereira, Ana Maria T.; Gonçalves, Maria Bernadete

    Resumo em Português:

    Transtornos emocionais como ansiedade, estresse e até mesmo burnout têm sido apontados em estudantes de Medicina durante o período de formação. Esta pesquisa investiga a ocorrência destes transtornos em 18 alunos ao longo dos seis anos de um curso de Medicina. Além de um questionário sociodemográfico, foram aplicados diversos instrumentos de avaliação (Idate, MBI, BAI e ISE), uma ou mais vezes em anos subsequentes. Os resultados evidenciaram que os transtornos foram mais intensos no terceiro e quarto anos. O sentimento de realização pessoal foi aumentando no transcorrer do curso, assim como as atitudes de desumanização. A exaustão emocional, por sua vez, apresentou decréscimo no final do curso. Sugere-se um estudo dos fatores de maior pressão, principalmente os relativos aos terceiro e quarto anos do curso, no sentido de modificá-los e/ou minimizar suas consequências nos estudantes. Por outro lado, disciplinas que promovam maior conhecimento do ser humano e, portanto, atitudes de humanização, devem ser implementadas e/ou receber mais destaque. A ênfase do curso deve ser pautada não só na capacitação técnica e desenvolvimento de habilidades, mas, especialmente, no conhecimento do ser humano e nas relações interpessoais e afetivas.

    Resumo em Inglês:

    Emotional disorders such as anxiety, stress, and even burnout have been detected in medical students during their training. This study investigates the occurrence of such disorders in 18 Brazilian students over the course of their six years in medical school. In addition to a socio-demographic questionnaire, various evaluation instruments were applied (Idate, MBI, BAI, and ISE), once or several times in subsequent years. According to the findings, disorders were more intense in the third and fourth years. The feeling of personal fulfillment increased during the course, as did attitudes of dehumanization. Meanwhile, emotional exhaustion decreased at the end of the course. We recommend further research on the strongest pressure factors, especially those related to the third and fourth years, in order to modify them or minimize their consequences for students. In addition, the disciplines in medical school that foster greater knowledge of the human being and thus attitudes of humanization should be implemented and/or receive greater emphasis. The course focus should be based not only on technical training and development of skills, but especially on knowledge of human beings and interpersonal and affective relations.
  • A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de Saúde Pesquisa

    Trajman, Anete; Assunção, Naima; Venturi, Monique; Tobias, Diogo; Toschi, Walria; Brant, Victoria

    Resumo em Português:

    A formação de profissionais de saúde com as competências para prestação de cuidados básicos deve ser iniciada na graduação. Entretanto, o treinamento na rede básica de saúde (RBS) ainda encontra barreiras nas esferas docente, discente e nas unidades das Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Considerando a relevância do papel dos preceptores na formação dos estudantes da área da saúde, avaliamos a opinião dos profissionais de saúde da RBS da SMS do Rio de Janeiro sobre a atividade de preceptoria. Um questionário foi respondido por 351 profissionais de saúde de 13 das 67 unidades da RBS. Destes, 77% consideram que a preceptoria faz parte das atribuições do profissional e 61% gostariam de assumir esta tarefa. Várias dificuldades foram apontadas, incluindo problemas estruturais e de recursos humanos. Os resultados responsabilizam, de alguma forma, as instituições de ensino superior (IES) e o Estado pela pouca valorização e estímulo às ações de preceptoria, na medida em que apontam a necessidade de rever as condições de trabalho e de ensino na RBS. Destacam-se a melhoria dos salários e da infraestrutura e a oportunidade de capacitação profissional, o que implica parcerias efetivas entre as IES e as SMS.

    Resumo em Inglês:

    Training of health professionals with the necessary skills in primary care should begin during undergraduate medical education. However, training in the primary care network still faces obstacles among faculty, students, and the primary care clinics operated by municipal health departments. Considering the relevant role of supervisors in training students in health-related fields, we investigated the opinions of healthcare professionals in the primary care network in Rio de Janeiro concerning their student supervision activities. A total of 351 health professionals from 13 of the 67 primary care clinics answered a questionnaire. Of these, 77% felt that student supervision is part of their responsibilities, and 61% said they would like to play this role. Various difficulties were identified, including structural and human resources problems. According to the findings, medical schools and the government are responsible for the under-valuing of student supervision, emphasizing the need to review the working and teaching conditions in the primary care network. The results also highlight improvements in wages and infrastructure and the opportunity for professional advancement, requiring effective partnerships between medical schools and the Municipal Health Department.
  • Tabagismo no currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Pesquisa

    Mattos, Marcio Henrique de Oliveira; Silva, Leticia Aparecida da; Franken, Roberto Alexandre

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia a inclusão da problemática do tabagismo no currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e investiga o envolvimento de alunos e professores de Medicina e Enfermagem em relação ao assunto. Coordenadores das disciplinas dos dois cursos dessa faculdade foram entrevistados sobre abordagem do tabagismo e engajamento pessoal no assunto. Pedimos que formulassem questões sobre tabagismo discutidas durante o curso. Entrevistamos 120 alunos do curso médico e 80 do curso de Enfermagem, aplicando-lhes as questões formuladas. Alunos dos dois últimos períodos dos dois cursos responderam, ainda, a perguntas sobre o trato com pacientes. Os resultados apontam suficiente carga horária destinada ao assunto, havendo disciplinas com aulas específicas sobre tabagismo e outras que abordam o assunto num contexto mais amplo. Os alunos tiveram êxito nos questionários, ficando claro que o assunto é abordado com competência. A maioria dos professores de Medicina tem contato com pacientes, mas um pequeno número questiona sobre o tabagismo, porém não orienta seus pacientes a abandoná-lo. Uma minoria dos professores de Enfermagem tem contato com pacientes, mas, quando tem, questiona e orienta seus pacientes sobre o assunto. Alunos dos últimos períodos dos dois cursos, na maioria das vezes, questionam sobre tabagismo, porém são inseguros quanto ao seguimento das orientações. Concluímos que os alunos formandos estão preparados para enfrentar os problemas referentes ao tabagismo, mas os professores estão pouco envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the inclusion of tobacco use in the curriculum of the São Paulo Mercy Hospital School of Medicine (FCMSCSP) and studies the involvement by medical and nursing students and faculty in this topic. Course coordinators from the two courses were interviewed on the approach to smoking and personal involvement in the issue. We asked them to draft questions on smoking as discussed during their courses. We interviewed 120 medical students and 80 nursing students. Patients from the last two semesters in the two courses were also asked about patient treatment. The findings point to a sufficient number of class hours on the subject, with some disciplines including specific classes on smoking and others approaching it within a broader context. The students answered the questionnaires successfully, demonstrating clearly that the topic is approached competently. Most of the medical school professors have direct contact with patients, but few ask about the smoking habit or orient their patients to quit. Few nursing professors have contact with patients, but when they do they provide patients with appropriate orientation. Most students from the last two semesters usually ask patients about smoking, but they are insecure about how closely their orientation is followed. We conclude that by the end of their undergraduate training students are ready to deal with smoking-related problems, but professors show limited involvement in the issue.
  • Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anos Pesquisa

    Mascia, Adriana Rainha; Silva, Fernanda Braga; Lucchese, Ana Cecilia; De Marco, Mario Alfredo; Martins, Maria Cezira Fantini Nogueira; Martins, Luiz Antonio Nogueira

    Resumo em Português:

    Estudo transversal com duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano de graduação em Medicina. Foi aplicado um questionário com questões abertas e a escala "Instrumento de avaliação de atitudes de estudantes de medicina frente a aspectos relevantes da prática médica" (Colares, 2002). A escala contém 52 questões referentes à: 1. Aspectos psicológicos e emocionais nas doenças orgânicas e mentais; 2. Manejo de situações relacionadas à morte; 3. Atenção primária à saúde; 4. Aspectos relacionados à doença mental; 5. Contribuição do médico ao avanço científico da medicina; 6. Outros aspectos relacionados à atuação médica e às políticas de saúde. As atitudes são categorizadas em positivas, negativas e conflitantes. Observou-se que os estudantes apresentaram atitudes positivas frente a pelo menos três dos seis aspectos abordados; os alunos do segundo ano e do sexto ano apresentaram diferença estatisticamente significativa (chi² = 6,901, g.l. = 1, p < 0,05) nas atitudes relacionadas ao fator 2 (manejo de situações relacionadas à morte).

    Resumo em Inglês:

    This was a cross-sectional study with two random samples: 50 second-year and 50 sixth-year undergraduate medical students. An open-ended questionnaire was applied, in addition to a scale known as the "Instrument for evaluating medical students' attitudes towards key aspects of medical practice" (Colares, 2002). The scale contains 52 questions on: 1. Psychological and emotional aspects of physical and mental illness; 2. managing situations related to death; 3. primary healthcare; 4. aspects related to mental illness; 5. the physician's contribution to scientific progress in medicine; and 6. other aspects of medical work and health policies. The attitudes are categorized as positive, negative, or conflictive. According to the findings, students had positive attitudes towards at least three of the six aspects. Second-year and sixth-year students differed significantly (chi² = 6.901, d.f. = 1, p < 0.05) in their attitudes toward factor 2 (managing situations related to death).
  • O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional Pesquisa

    Athanazio, Daniel Abensur; Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra; Bôaventura, Camila Silva; Athanazio, Paulo Roberto Fontes

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. OBJETIVO: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. RESULTADOS: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Teaching of General Pathology plays a central role in basic medical education, because it forms the main link between the basic sciences and clinical practice, besides serving as a reference for scientific research. Pathology is one of a group of disciplines that have undergone important curriculum changes and incorporated new technologies, in a process that began 20 years ago in the United States, Australia, and Europe. OBJECTIVE:To discuss the advantages and disadvantages of changes in Pathology as part of medical education in Brazil, in light of the international experience. RESULTS:This review discusses current concerns, including the marginalization of Pathology in the medical curriculum, students' lack of contact with Pathological Anatomy, and resulting gaps in the training of future physicians. CONCLUSIONS:Students' lack of contact with Pathological Anatomy during rotation in medical school (or merely cursory participation on their part) creates additional problems, such as limited incentives for choosing this medical specialty as a career and difficulty by young physicians in ordering and reading pathology reports.
  • Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente Pesquisa

    Serodio, Aluisio Marçal de Barros; Almeida, José Antônio Maia de

    Resumo em Português:

    A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na Unifesp-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.

    Resumo em Inglês:

    The ethical and humanistic training of medical students has been both valued and questioned in recent years. Discussion of the ethical conflicts that arise during future medical practice is one of the strategies with the greatest impact for developing students' moral skills. With the aim of identifying and analyzing the most relevant conflictive situations for discussion with future physicians, we asked faculty members working with medical students at the Unifesp-EPM School of Medicine to list three important situations for discussion. The sample included 237 participants. The answers were recorded as items and categorized thematically, and were compared to the topics covered in formal ethics courses in Brazilian medical schools, analyzed in relation to the specialized literature. The themes that emerged in this study can be explored through different teaching-learning strategies. It is up to medical schools to encourage the different disciplines and rotations to provide formal spaces for discussions and to promote awareness raising of faculty members for this task.
  • O conhecimento sobre a violência de gênero entre estudantes de Medicina e médicos residentes Pesquisa

    Vicente, Luciana de Morais; Vieira, Elisabeth Meloni

    Resumo em Português:

    Conhecer sobre violência de gênero e como manejar os casos é fundamental para o profissional de saúde colaborar na quebra do ciclo de violência. Este estudo teve por objetivo identificar o conhecimento de alunos de Medicina e de médicos residentes acerca dos aspectos epidemiológicos, éticos e legais da violência de gênero, bem como suas habilidades para identificar e manejar casos. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transversal, realizado por meio da aplicação de um questionário. Do total de 156 possíveis respondentes, houve a participação de 104 (66,6%). Destes, 77,8% (81) eram alunos e 22,1% (23) médicos residentes. Notou-se predomínio dos participantes do sexo masculino (61,7%, 58), com idades entre 22 e 24 (66,6%/68). Receberam informação sobre como lidar com pacientes vítimas de violência de gênero 31,0% (32) dos participantes, sendo que 24,0% (25) tiveram aula sobre o tema; 63,1% (65) julgavam-se capazes de ajudar uma mulher em situação de violência, mas apenas 16,8% (17) haviam atendido algum caso na graduação. A maioria (89,1%, 90/101) acreditava que é papel do médico perguntar sobre violência. Do total de 100 participantes, 27% foram considerados com baixo, 27% com médio e 41% com alto conhecimento. Embora a maioria dos participantes conhecesse a definição de violência de gênero, bem como suas variações, com índices de acerto superiores a 74% (77/104), muitos desconheciam a epidemiologia e suas taxas de morbi-mortalidade. Poucos foram identificados com habilidades para manejar casos. Encontrou-se maior conhecimento associado a maior experiência.

    Resumo em Inglês:

    Knowledge about gender violence and how to manage actual cases is crucial for health professionals to help break the circle of violence. The current study aimed to identify the levels of knowledge among medical students and residents concerning epidemiological, ethical, and legal aspects of gender violence, as well as their skills in identifying and managing cases. This was a quantitative, cross-sectional study using a questionnaire. From a total of 156 possible respondents, 104 (66.6%) participated. Of these, 77.8% (81) were medical students and 22.1% (23) residents. There was a predominance of male participants (61.7%, 58), ranging from 22 to 24 years of age (66.6%, 68). About one-third, or 31.0% (32) of the participants had received information on how to manage cases of gender violence, while 24.0% (25) had received classes on the theme; 63.1% (65) felt they were capable of helping a woman who had suffered such violence, but only 16.8% (17) had actually dealt with a case during their undergraduate training. The majority (89.1%, 90/101) believed that it is the physician's role to inquire about violence. Self-assessed levels of knowledge were as follows: low - 27%; medium - 27%; and high - 41%. Although most respondents were able to define gender violence and its variations, with 74% of correct answers (77/104), many were unfamiliar with its epidemiology and morbidity and mortality rates. Few respondents were identified who had the requisite skills to manage cases. Knowledge was directly related to experience.
  • Genograma: informações sobre família na (in)formação médica Pesquisa

    Muniz, José Roberto; Eisenstein, Evelyn

    Resumo em Português:

    Os autores apresentam o genograma como um instrumento clínico de trabalho para o profissional de saúde. Fundamentado na teoria sistêmica, o genograma possibilita analisar o contexto psicossocial do paciente, sua família e sua doença. Por ser um mapa relacional, facilita a visualização do contexto familiar, funcionando como uma "radiografia" psicossocial do paciente. Os autores sugerem seu uso na prática clínica e fornecem exemplos de sua aplicação. Concluem ser um instrumento que favorece a identificação de estressores no contexto familiar, no estabelecimento da relação entre estes e o processo saúde-doença. O genograma evidencia a identificação de padrões transgeracionais de doença e de redes de apoio psicossocial, além de possibilitar a ampliação de estratégias terapêuticas mais adequadas.

    Resumo em Inglês:

    The authors present the genogram as a clinical work tool for the health professional. Based on systemic theory, the genogram provides a psychosocial analysis of the patient's context, family and disease. As a relational map, it delivers a view of the family context and works as the patient's psychosocial "x-ray". This tool is suggested for purposes of clinical practice and there are examples of clinical cases in which it has already been applied. The authors conclude that this tool makes it easier to identify stressor factors in the family context and shows the kind of relationship that has been established between them and the health and disease process. This tool also provides evidence of transgenerational disease patterns as well as psychosocial support networks present in that context, in addition to facilitating the application of more adequate therapeutic strategies.
  • O uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico Pesquisa

    Aragão, Julio Cesar Soares; Silveira, Camila Oliveira da; Hungria, Milena de Mattos; Oliveira, Mirella Pereira de

    Resumo em Português:

    Exames ginecológicos são especialmente sensíveis tanto para os estudantes inexperientes quanto para a mulher que está sendo examinada. O uso do role-playing ou troca de papéis tem sido cada vez mais reconhecido como forma de aprendizagem das habilidades de comunicação e tem se tornado particularmente importante. Com o intuito de analisar o impacto da troca de papéis nos acadêmicos de Medicina admitidos no módulo de Ginecologia e Obstetrícia do internato, foram realizadas simulações de exame ginecológico durante o ambulatório de ginecologia, com o consentimento dos alunos. A dinâmica foi incorporada e interpretada pelos participantes de modo pleno, demonstrando que as soluções para as questões abordadas podem ser encontradas no íntimo de cada aluno que passa por uma situação de inversão de papéis com sua paciente. Se for possível trazer a experiência do role-playing ou troca de papéis para o ensino médico e para a vida profissional, certamente nos colocaremos no lugar de cada paciente na hora do exame, o que fará da dinâmica realizada um instrumento para a humanização no ensino da ginecologia.

    Resumo em Inglês:

    Gynecological examinations are especially sensitive, both for the inexperienced student and the patient. In order to analyze the impact of role-playing on medical students beginning their ob-gyn rotation in internship, simulated gynecological examinations were performed in the gynecology outpatient clinic, with the students' consent. The dynamic was fully incorporated and interpreted by the students, demonstrating that they had the inner capacity to find solutions to the issues that arose when they traded places with the patients. If it were possible to use role-playing in both medical education as a whole and future medical practice, we would certainly put ourselves in the patient's place when we perform an examination, thus making the technique a tool for humanizing the teaching of gynecology.
  • Sistema de exercício online para apoio a aprendizagem de Medicina Legal na Universidade de Brasília Pesquisa

    Galvão, Malthus Fonseca; Magalhães, Albino Verçosa de

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o padrão de utilização do sistema de exercícios on-line, facultativos, assíncronos, para o apoio à aprendizagem da disciplina Medicina Legal e Deontologia Médica na Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 38 alunos que cursaram a disciplina no segundo semestre de 2005. O sistema oferecia conteúdos textuais e imagens que podiam ser acessados anonimamente. Para a resolução dos exercícios do tipo "verdadeiro" ou "falso", alguns com imagens, era necessário que os alunos se identificassem por senha, o que permitiu o monitoramento. Os resultados mostraram que 32 alunos (84%) realizaram exercícios on-line, com uma média de 183 respostas por aluno, entre os que aderiram; 52% dos exercícios foram resolvidos nas últimas 24 horas antes da prova; 62,3% dos exercícios foram resolvidos entre 19h e 01h. Conclui-se que os alunos, num sistema facultativo, concentram seus esforços na véspera da prova, o que diminui a eficiência do sistema, sugerindo que técnicas de motivação para o uso regular desse tipo de sistema devem ser implementadas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this retrospective study was to evaluate the usage patterns with the system of online optional asynchronous exercises to support the learning of Forensic Medicine and Medical Ethics at the University of Brasilia. The subjects were 38 students taking this course during the second term of 2005. The system offered text content and images that could be accessed anonymously. To solve the "true-or-false" exercises, some with images, students had to self-identify by means of a password, which allowed tracking. The results showed that 32 students (84%) performed exercises online, with an average of 183 responses per student among those who joined. Slightly more than half (52%) of the exercises were solved in the last 24 hours before the course test; 62.3% of the exercises were solved between 7 PM and 1 AM. In conclusion, students used a voluntary system to concentrate their efforts just before course tests, which reduces the system's efficiency, suggesting that techniques to motivate regular use of systems like this one should be implemented.
  • A formação na graduação dos profissionais de saúde e a educação para o cuidado de pacientes fora de recursos terapêuticos de cura Pesquisa

    Bifulco, Vera Anita; Iochida, Lúcia Christina

    Resumo em Português:

    Este estudo trata de algumas questões fundamentais relacionadas com a filosofia dos Cuidados Paliativos (CP) e propõe uma educação dos alunos de graduação por meio de cursos de CP com o objetivo de criar uma atitude humanitária nos futuros profissionais em relação àquele que está morrendo. A esperança está na intervenção sobre a formação dos profissionais da saúde, na reformulação curricular que contemple esta visão antropológica, para além da formação tecnocientífica necessária, e na implementação da filosofia de CP. Buscaram-se na literatura discussões sobre a formação destes profissionais e o cuidado do paciente fora de recursos de cura, porém não fora de recursos sintomáticos. A metodologia adotada combina revisão da literatura nacional e internacional com pesquisa empírica, por meio da aplicação de questionário a uma equipe multiprofissional, atuante em CP numa instituição de ensino. O estudo foi desenvolvido com abordagem qualitativa. Desvelou-se na área da saúde a necessidade de capacitar os profissionais de saúde a enfrentarem o cuidado destes pacientes por meio de uma educação continuada, fundamentada no conhecimento do processo de morte e morrer.

    Resumo em Inglês:

    The present study deals with some of the fundamental issues related to the philosophy of palliative care (PC) and specific undergraduate instruction by means of PC courses, aimed at establishing a humanitarian attitude by future health professionals towards patients facing death. Hope lies in impacting undergraduate training, curriculum reform that contemplates this anthropological vision (beyond the necessary technical and scientific training), and implementation of the PC philosophy. A literature search was conducted on the training of health professionals and care for patients that are beyond any possibility of cure, but still within the range of symptomatic treatment. The methodology combines a review of the national and international literature with empirical research, by applying a questionnaire to a multidisciplinary team working with PC in a teaching institution. The study used a qualitative approach and revealed the health field's need to train professionals to manage the care of these patients based on continuing education with knowledge about the process of death and dying.
  • Atividades grupais reflexivas com estudantes de Medicina Pesquisa

    Colares, Maria de Fátima Aveiro; Andrade, Antônio dos Santos

    Resumo em Português:

    As práticas grupais desenvolvidas junto a estudantes de Medicina assumem uma característica de técnica de ensino, oferecendo-lhes um espaço para a reflexão crítica sobre o desenvolvimento de seu papel profissional. Assim, como referencial teórico para o trabalho em grupos, destacamos o sociodrama educacional, caracterizado como uma linha de pesquisa-ação em Psicologia Educacional. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de atividades grupais reflexivas com referencial sociodramático desenvolvidas com estudantes de Medicina de uma universidade pública. Participaram dez estudantes do segundo ao quarto anos, previamente selecionados. As atividades foram conduzidas em nove reuniões semanais e finalizadas com um role-playing, cujo tema foi o ingresso no curso médico. A experiência foi avaliada como positiva para os estudantes, sendo destacados: os benefícios do compartilhar em grupo as dificuldades da formação médica; a integração de alunos de anos diferentes; o favorecimento de vínculos positivos entre os integrantes; a experiência vivencial de se colocar no lugar do outro por meio do role-playing e de possibilitar maior reflexão crítica sobre o desenvolvimento do papel profissional.

    Resumo em Inglês:

    Group activities with medical students represent a key teaching technique, offering them a space for critical reflection on the development of their professional role. Thus, as a theoretical reference for group work, we highlight educational sociodrama, a line of action-based research in Educational Psychology. The aim of this study was to evaluate the effects of reflective group activities with sociodrama as the reference, developed with medical students in a public university. Ten previously selected second-year to fourth-year students participated. The activities were held in nine weekly meetings and concluded with a role-playing exercise, the theme of which was enrollment in medical school. The students rated the exercise positively, highlighting the benefits of sharing their difficulties in medical training with the group, integration of students from different classes, fostering positive links between the members, the experience of putting oneself in another's place through role-playing, and opportunity for more critical reflection on the development of their professional role.
  • Seleção para a residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro: percepção dos candidatos sobre o modelo da prova Pesquisa

    Goldwasser, Rosane; Fonseca, Vera; Lobo, Maria Stella; Coelho, Alycia; Santos, Elizabeth Gomes dos; Pereira, Sylvia Maria Porto

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata a opinião dos candidatos aprovados nos programas de residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que concorreram às especialidades, sem pré-requisito, quanto ao modelo de prova, baseado nas modificações propostas pela comissão do processo seletivo 2005. Na elaboração das provas, foram utilizadas como referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina e a Resolução da Comissão Nacional de Residência Médica. Um questionário estruturado, com questões fechadas, foi distribuído aleatoriamente aos candidatos aprovados nesse concurso. A maioria dos respondentes (84,16%) avaliou como "muito boa" ou "boa" cada etapa do concurso, sendo que a prova prática presencial com pacientes obteve o melhor conceito. Os autores discutem as competências necessárias na atenção à saúde e que serviram de base para as principais modificações introduzidas no processo seletivo. Outro ponto relevante foi a importância da integração interdisciplinar da comissão de seleção. O alto índice de aprovação mostra que as mudanças realizadas foram pertinentes, e os graus atribuídos às diversas etapas do concurso podem contribuir para o aperfeiçoamento do processo seletivo e como instrumento de avaliação educacional dos recém-formados das faculdades de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on the opinions of applicants admitted to the medical residency programs at the Federal University in Rio de Janeiro (UFRJ) (based on those that applied for specialties without prerequisites) in relation to the test model, according to the changes proposed by the 2005 admissions committee. The admissions tests were elaborated on the basis of the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Studies in Medicine and a specific ruling by the National Commission on Medical Residency. A structured questionnaire with closed questions was distributed randomly to the applicants that passed the admissions tests. The majority of the respondents (84.16%) rated each stage of the admissions process as "very good" or "good", with the highest rating going to the practical examination with patients. The authors discuss the necessary healthcare skills that served as the basis for the principal changes in the admissions process. Another relevant point was the importance of interdisciplinary integration in the admissions committee. The high approval rate shows that the changes were pertinent, and that the scores attributed to the various stages can help improve the admissions process and serve as an evaluation tool for recent medical school graduates.
  • Saúde, democracia e organização do trabalho no contexto do Programa de Saúde da Família: desafios estratégicos Ensaios

    Junqueirai, Túlio da Silva; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Gomes, Ricardo Corrêa; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Siqueira-Batista, Rodrigo; Pinheiro, Tarcísio M. Magalhães; Melo, Elza Machado de

    Resumo em Português:

    A democracia deve promover a satisfação de interesses diversos (o bem comum), o que é imprescindível à construção dos consensos, quando possível, entre os distintos atores. A partir de meados da década de 1970, o Brasil passa por importantes transformações político-democráticas, configurando-se em anos de mudanças nos paradigmas da saúde. Com a Constituição de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), os gestores, trabalhadores e usuários do sistema se deparam com uma nova forma de pensar, estruturar, desenvolver e produzir serviços e assistência em saúde - modelo de produção social em saúde. Entretanto, para promover o desenvolvimento da real ruptura com o modelo sanitário anterior - flexneriano -, as relações trabalhistas devem superar a precarização do trabalho por meio de medidas como investimentos consistentes nas áreas da gestão de recursos humanos, com a criação de meios de discussão para uma gestão democrática. O presente artigo tem como proposta repensar as relações entre a democracia e a saúde, a partir da análise reflexiva das práticas de gestão do trabalho no Programa de Saúde da Família (PSF), no contexto das reformas políticas. Entende-se que a efetiva consolidação do PSF como reorganizador da Atenção Básica, possibilitará configurar novos arranjos institucionais, capazes de repercutir na cultura sociopolítica do País, e contribuirá para a construção de políticas mais eficazes, justas e solidárias propostas pelo SUS.

    Resumo em Inglês:

    Democracy should work towards satisfying diverse interests (for the common good), which is indispensable for establishing consensuses between the various stakeholders whenever possible. Since the mid-1970s, Brazil has undergone important political and democratic changes, making this a period of fundamental transformation in the country's health paradigms. With the 1988 Constitution and the creation of the Unified National Health System (SUS), health system administrators, workers, and patients are dealing with a new way of conceiving, organizing, developing, and producing healthcare services, namely the social healthcare production model. However, to promote a real break with the previous Flexnerian health model, labor relations must overcome the flexibilization (casualization) of health work through such measures as consistent investments in human resources management, with the creation of means for discussing democratic administration. The current article aims to rethink the relations between democracy and health, reflecting analytically on the work management practices in the Family Health Program (FHP) in the context of policy reforms. Consolidation of the FHP as the key element for reorganizing primary healthcare in Brazil will allow shaping new institutional arrangements, capable of impacting the country's sociopolitical culture, thereby contributing to fairer and more effective policies with solidarity, as proposed under the National Health System.
  • Inovação curricular nos cursos de graduação em medicina: o ensino da bioética como uma possibilidade Ensaios

    Silva, Rildo Pereira da; Ribeiro, Victoria Maria Brant

    Resumo em Português:

    O estudo tem por objetivos sistematizar o estado da arte do ensino da bioética na graduação médica brasileira, com base nos trabalhos publicados nos anais dos congressos da Sociedade Brasileira de Bioética, da Associação Brasileira de Educação Médica e da Rede Unida, e nas revistas Bioética, Brasileira de Bioética, Brasileira de Educação Médica e Olho Mágico dos anos 2000 até 2005, e identificar concepções, conceitos, métodos e pressupostos bioéticos adotados no material pesquisado. Situa-se entre os campos da educação e do trabalho médicos, aqui entendidos como duas práticas sociais que devem dialogar permanentemente, razão pela qual a Pedagogia das Competências e as noções de competência e autonomia, como fundamentação e categorias teóricas, respectivamente, nele se inserem como aportes para compreender o processo de inclusão do ensino de bioética nos cursos de graduação médica, como uma possibilidade de inovação curricular.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to systematize the state-of-the-art in bioethics courses in Brazilian undergraduate medical education, based on papers published in congress proceedings from the Brazilian Society of Bioethics, the Brazilian Association of Medical Education, and Rede Unida, and in the journals Bioética, Revista Brasileira de Bioética, Revista Brasileira de Educação Médica, and Olho Mágico for the years 2000 to 2005, and to identify bioethical concepts, methods, and premises adopted in the above-mentioned material. Bioethics is situated between the fields of medical education and medical practice, two social practices that must engage in permanent dialogue. Thus, Competence-Based Pedagogy and the notions of competence and autonomy as the basis and theoretical categories, respectively, provide the support for understanding the inclusion of bioethics in undergraduate medical education, as a possibility for innovation in the curriculum.
  • Esquistossomose no Brasil: ensinar versus educar Ensaios

    Sousa, Marcos Rogério Capello

    Resumo em Português:

    Trata-se de um ensaio sobre a diferença entre ensinar e educar na área da saúde. A partir de alguns casos de esquistossomose em adolescentes de Campinas, assistidos pelo autor no próprio serviço em que desempenha tarefas de docente e assistente na área de Pediatria, discute-se o modo como esta doença vem sendo abordada nos últimos 50 anos, sempre numa perspectiva educacional, isto é, mais complexa e ampla. A partir deste debate, podem-se encaminhar reflexões e críticas sobre o modelo de ensino-assistência na área da saúde no Brasil nas últimas décadas, apesar das novas diretrizes curriculares. Questionam-se as diferenças entre a esquistossomose no Brasil na década de 1960 e no início do século 21, considerando, em cada período, a população, a migração, as condições de vida da população, as terapêuticas, etc. Também se interroga sobre qual tem sido o papel da educação multidisciplinar na mudança deste quadro. Apontam-se algumas direções, para discussão e reflexão, sobre estratégias de ensino na área da saúde.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the difference between teaching and educating in the health field. Based on cases of schistosomiasis in adolescents in Campinas, treated by the author in the same service where he acts as professor and attending physician in Pediatrics, the study discusses the way this disease has been approached in the last 50 years, always from an educational perspective, i.e., broader and more complex. This debate can serve as the basis for reflections and critiques on Brazil's teaching and healthcare model in recent decades, despite the country's new curriculum guidelines. The study investigates the differences between schistosomiasis in Brazil in the 1960s and the early 21st century, considering factors such as population, migration, living conditions, treatment, etc., besides the role of multidisciplinary education in the change in this situation. Several directions are identified for discussing and reflecting on teaching strategies in the health field.
  • Conceito global: um método de avaliação de competência clínica Ensaios

    Domingues, Rosângela Curvo Leite; Amaral, Eliana; Bicudo-Zeferino, Angélica Maria

    Resumo em Português:

    Muito se tem feito para desenvolver métodos que avaliem de forma confiável a proficiência em habilidade clínica dos alunos de graduação médica. Há fortes evidências de que a avaliação global pode ser uma alternativa viável e confiável na avaliação de estudantes de graduação no ambiente clínico. Rotineiramente, a competência clínica tem sido avaliada pelos docentes por meio de um conceito subjetivo. Essa nota, dada por um especialista, não é objetiva e está sujeita a vieses. O uso de um instrumento bem delineado, com diversos itens pontuados numa escala, oferece a vantagem de especificar o que deve ser avaliado, auxiliando os avaliadores a distinguir os diferentes níveis do desempenho. Usando este método, os docentes podem expressar sua percepção global dos alunos, de forma mais objetiva, em relação a duas esferas distintas da competência: técnica (contendo itens como história clínica, exame físico, conhecimento médico, julgamento clínico, solução de problemas e hábitos no trabalho) e humanista (incluindo comunicação com pacientes e familiares, respeito, habilidades reflexivas, sensibilidade ao contexto e trabalho em equipe).

    Resumo em Inglês:

    Considerable effort has focused on developing methods to reliably assess undergraduate medical students' proficiency in clinical skills. There is strong evidence that global rating can be a feasible and reliable alternative for rating undergraduate medical students in the clinical setting. Professors have routinely assessed clinical competence with a subjective rating. This score, given by a specialist, is not objective and is subject to biases. The use of a well-designed instrument with various items rated on a scale offers the advantage of specifying what should be assessed, thus helping professors distinguish between different levels of performance. Using this method, faculty can express their global perception of the students in a more objective way in relation to two distinct spheres of technical competence (containing items like patient history, physical examination, medical knowledge, clinical knowledge, problem-solving, and work habits) and humanist competence (including communication with patients and families, respect, reflective skills, sensitivity to context, and teamwork).
  • Resenha de "The Suburban Shaman" Resenha

    Oliveira, Francisco Arsego de
  • Formação do pesquisador, trabalho científico e saúde mental Teses

    Louzada, Rita de Cássia Ramos
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