Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 34, Número: 2, Publicado: 2010
  • Índice H, autoria e integridade na produção científica Editorial

    Rego, Sergio
  • O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes Pesquisa

    Marin, Maria José Sanches; Moreno, Thiago Barbosa; Moravcik, Maria Yvette; Higa, Elza de Fátima Ribeiro; Druzian, Suelaine; Francischetti, Ieda; Ilias, Mércia

    Resumo em Português:

    Os métodos ativos de aprendizagem necessitam de processos avaliativos igualmente coerentes com o novo perfil profissional. A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) vem utilizando o portfólio reflexivo como instrumento de avaliação formativa no curso médico. Este trabalho propõe-se a analisar a percepção dos estudantes quanto ao seu uso. Trata-se de um estudo qualitativo cujos dados foram coletados pela técnica de grupo focal, à qual se seguiram os passos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Definiram-se, então, as categorias temáticas: "O portfólio enquanto espaço que oportuniza reflexão sobre a prática e a aprendizagem ativa"; "Um instrumento de avaliação pro cessual e dialógica"; "O imaginário biomédico e a resistência às mudanças permeando a construção do novo modelo" e "O reconhecimento da necessidade de mudanças". Pode-se considerar que o portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional, embora sua utilização requeira constantes aproximações e ajustes.

    Resumo em Inglês:

    New learning methods require special assessment methods, including the reflective portfolio. The Marilia School of Medicine (FAMEMA) uses the reflective portfolio as a formative assessment tool in undergraduate medical training. The current study analyzes how students perceive the portfolio in use. In this qualitative study, data were collected through focus groups and submitted to content analysis. The following themes were identified: "portfolio as a reflective area for active learning and practice;" "a tool for process and dialogical assessment;" "the biomedical imaginary and resistance to the development of a new model;" and "recognizing the need for changes." Based on the findings, the reflective portfolio contributes to medical education, but its use requires periodic adjustments.
  • Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Pesquisa

    Silva, Glauce Cerqueira Corrêa da; Koch, Hilton Augusto; Sousa, Evandro Guimarães de; Gasparetto, Emerson; Buys, Rogério Christiano

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: No programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a falta de maturidade psicológica ocasiona insegurança e ansiedade quanto ao futuro. Os profissionais de saúde mental, em conjunto com o estafe e preceptores deste curso, é responsável pelo suporte nas vivências profissionais. OBJETIVO: Identificar os níveis de ansiedade e depressão, e sua interferência na motivação e no desempenho curricular dos alunos. MATERIAL E MÉTODO: Foi aplicado um questionário com 11 perguntas e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). RESULTADOS: Observou-se que 50% dos alunos apresentaram ansiedade e outros 50% não apresentaram. Na escala de depressão, 56% dos alunos apresentaram depressão quanto à atuação profissional e acadêmica. CONCLUSÃO: O baixo desempenho acadêmico e profissional está ligado à vivência de um processo estressor, desencade ado por falta de determinação e organização dos alunos, e problemas socioeconômicos e familiares que originam um processo ansiogênico e/ou depressivo, desestruturando o desempenho do aluno durante a sua especialização.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: During the Medical Residency in Radiology and Diagnostic Imaging, residents' lack of emotional maturity leads to feelings of insecurity and anxiety regarding their future careers. Mental health professionals, together with staff and residency supervisors, are responsible for supporting residents in their professional experiences. OBJECTIVE: Identify levels of anxiety and depression and their interference in students' motivation and course performance. MATERIAL AND METHODS: An 11-item scale and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) were applied. RESULTS: 50% of the students presented anxiety, while the other 50% did not. According to HADS, 56% of the students presented depression related to their professional and academic performance. CONCLUSION: Low academic and professional performance is linked to experiencing a stressful process, triggered by residents' lack of determination and organization and socioeconomic and family problems that cause anxiety and/or depression, disorganizing their performance during residency.
  • Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente Pesquisa

    Ferreira, Ricardo Corrêa; Fiorini, Vânia Maria Lopes; Crivelaro, Everton

    Resumo em Português:

    A educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inser ção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção que docentes da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília têm acerca do papel que a Atenção Básica de Saúde (ABS) desempenha na formação profissional dos estudantes. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de grupos focais com análise de discurso dos sujeitos entrevistados. Construíram-se três categorias: o papel da ABS na construção do SUS; o papel do SUS na formação profissional de novos sujeitos; o papel docente na construção profissional de novos sujeitos. Considera-se fundamental o papel exercido pela ABS na formação dos profissionais de saúde, notadamente profissionais críticos e reflexivos, destacando-se o papel transformador e emancipador que o docente exerce nessa formação.

    Resumo em Inglês:

    Medical education in Brazil has received serious criticism over the need to diversify teaching and lear ning environments, in order to develop new curricula and protagonists, allowing them to participate in a reflective and dynamic pedagogical process. The aim of the current study was to analyze the per ceptions of professors at the Professional Practice Unit of the Marília School of Medicine concerning the role of primary healthcare in students' professional training. A qualitative study was performed using focus groups and discourse analysis. Three categories were identified: the role of primary care in building the Single Health System; the role of the Single Health System in training new professionals; and the role of faculty in the professional development of new professionals. Primary healthcare plays a critical role in health professionals' training (especially that of critical and reflective professionals), with particular emphasis on medical professors' transforming and emancipative role.
  • A prescrição medicamentosa ambulatorial no internato: formação e prática Pesquisa

    Wanderley, Vicentina Esteves; Maia, José Antonio; Vilela, Rosana Quintella Brandão

    Resumo em Português:

    A prescrição correta de medicamentos é tema de extrema relevância na resolutividade dos problemas da saúde. Frente às deficiências constatadas, a Organização Mundial da Saúde incluiu entre seus objetivos o aprimoramento do ensino da farmacoterapia para estudantes de Medicina. Neste contexto, o presente trabalho avalia a prescrição ambulatorial dos alunos do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, bem como o processo de formação para a sua elaboração. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, que realizou a análise documental de 133 prescrições de medica mentos em situações de simulação e de 67 questionários. Concluiu-se que o assunto não integra o cur rículo formal do curso de maneira explícita e que as deficiências detectadas com relação às prescrições são semelhantes às encontradas na literatura referentes a profissionais graduados. Nas condutas dos alunos, ressaltou-se a preocupação com a adesão ao tratamento, a prioridade dada ao uso de medica mentos genéricos, a seleção dos produtos de acordo com o nível socioeconômico dos pacientes, além do interesse e empenho na prescrição. Evidenciou-se a relevância do ensino da forma correta da prescrição medicamentosa na graduação médica.

    Resumo em Inglês:

    Appropriate medical prescription is extremely important for solving health problems. Given wides pread problems with medical prescriptions, the World Health Organization's objectives now include improving the teaching of pharmacotherapy in medical schools. Within this context, the current study analyzes outpatient prescriptions by medical interns at the Federal University in Alagoas, as well as the related training process. This was a cross-sectional and descriptive study including a document analysis of 133 drug prescriptions in simulated situations and 67 questionnaires. The study con cluded that the subject is not explicitly included in the formal medical school curriculum, and that the flaws identified were similar to those reported in the literature for medical school graduates. The students' conduct highlighted their concern with patient adherence, the priority in the use of generic drugs, product selection in keeping with patients' socioeconomic status, and interest and dedication in the prescription process. The study showed the relevance of proper teaching of drug prescription during undergraduate medical training.
  • Ação formativa e o desafio para a graduação em saúde Pesquisa

    Nóbrega-Therrien, Sílvia Maria; Feitosa, Laura Martins

    Resumo em Português:

    Objetivamos identificar e caracterizar nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos cursos da área de saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece) as estratégias usadas para estruturar o currículo relacionando e integrando ensino e pesquisa. Serviram como fonte de consulta os PPPs dos cursos e as legislações nacionais para o ensino superior. São ao todo 16 disciplinas de Metodologia da Pesqui sa: 5 em Enfermagem, 4 em Ciências Biológicas e Educação Física; 2 em Nutrição; 1 em Medicina. Apenas o curso de Educação Física apresenta continuidade de oferta das disciplinas durante a gradu ação. Quanto à ementa das disciplinas, observa-se uma lógica de concentração de informações técni cas nas disciplinas introdutórias nos semestres iniciais e nas de aplicação em semestres posteriores. Constatam-se mudanças positivas, como a implantação de disciplinas de monografia, mas somente a exigência do ensino da metodologia científica no currículo da graduação e do trabalho monográfico não é suficiente para incorporar a pesquisa ao ensino. Há necessidade de adequações curriculares e avaliação continuada dos PPPs.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and characterize, in the health curriculum policy proposals at the State University of Ceará (UECE), the strategies used to organize the curriculum, interrelating and inte grating teaching and research. Sources included the curriculum policy proposals from the various courses and prevailing Brazilian national legislation for higher education. There are a total of 16 disciplines in Research Methodology: 5 in Nursing, 4 each in Biology and Physical Education; 2 in Nutrition; and 1 in Medicine. Physical Education was the only course that provided a continuous supply of disciplines throughout undergraduate training. The course syllabi showed a concentration of technical information in introductory disciplines during the early semesters and applied disciplines during the subsequent semesters. Positive changes were observed, like the implementation of a disci pline for writing the course monograph. However, the requirement of teaching scientific methodology and the course monograph are not sufficient to integrate research into teaching. There is a need for curricular adjustments and on-going evaluation of the curriculum policy proposals.
  • Ativação de mudanças na formação superior em saúde: dificuldades e estratégias Pesquisa

    González, Alberto Durán; Almeida, Márcio José de

    Resumo em Português:

    O Curso de Especialização em Ativação de Processo de Mudança na Formação Superior de Profis sionais de Saúde, lançado em 2005, disparou inúmeros processos de mudança. Entretanto, poucas experiências ativadas serão divulgadas à comunidade científica. Este artigo analisa dificuldades e estratégias vivenciadas por egressos paranaenses do curso de ativação durante a implantação de pro cessos de mudança em seus cenários locorregionais. Optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa com análise temática preconizada por Bardin. Trabalhou-se com dados secundários, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs), e com dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com os autores de TCCs, que se caracterizaram como planos de ação. Dos 57 egressos do Paraná, 25 envia ram seus TCCs e 21 foram entrevistados. A análise do corpus evidenciou dificuldades estruturais, metodológicas, administrativas, financeiras e, principalmente, humanas. Estratégias informativas, motivacionais e de convencimento se mostraram eficientes para superar diversas barreiras. Com o desvelamento dessas dificuldades e estratégias, elas poderão ser consideradas durante a organização de futuros planos de mudança, aumentando as chances de sucesso da proposta.

    Resumo em Inglês:

    The graduate course on Activation of Change in Higher Education for Health Professionals, launched in 2005, triggered numerous processes of change. However, few activated changes are shared with the scientific community. The current article analyzes difficulties and strategies experienced by alumni of the activation course in Paraná State, Brazil, during the implementation of changes in their local and regional settings. The study adopted a qualitative research methodology with thematic analysis as proposed by Bardin. The sources were secondary data from course monographs and primary data from semi-structured interviews with the monograph authors, which were characterized as action plans. Of the 57 Paraná alumni, 25 sent their monographs and 21 were interviewed. The analysis revealed structural, methodological, administrative, financial, and mainly human difficulties. Informative, motivational, and persuasive strategies proved efficient for overcoming various barriers. Since these difficulties and strategies were unveiled, they can be considered in the organization of future plans for change, thereby increasing the odds of the proposal's success.
  • Acupuntura: motivações de médicos para a procura de especialização Pesquisa

    Iorio, Rita de Cassia; Siqueira, Arnaldo Augusto Franco de; Yamamura, Ysao

    Resumo em Português:

    Este estudo quanti-qualitativo objetivou identificar concepções sobre Medicina Convencional e Acu puntura que contribuem para entender os motivos que levam médicos a procurarem conhecer ou se especializar em Acupuntura. Foram pesquisados 175 médicos do Curso de Desenvolvimento em Me dicina Chinesa − Acupuntura, do Center-AO − Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa e Universidade Federal de São Paulo − Escola Paulista de Medicina (Unifesp - EPM), com questio nário composto por perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, e as respostas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo, buscando desvelar unidades de significado. A partir disso, foram estabelecidas categorias gerais e específicas, que passaram a dar significado aos discursos. Dessa forma, foram obtidos três grupos categoriais: "aprimoramento profis sional", "ampliar seu próprio horizonte de vida" e "compreender o paciente em uma dimensão mais abrangente". Nossos dados revelaram que os médicos desejam exercer a Acupuntura de forma inte grada à Medicina Convencional, no bojo da qual a Acupuntura vem se firmando como especialidade médica.

    Resumo em Inglês:

    This aim of this quantitative and qualitative study was to identify concepts of conventional medicine and acupuncture that contribute to the understanding of motives leading physicians to learn about or specialize in acupuncture. We interviewed 175 physicians from the Course in Chinese Medicine and Acupuncture administered by the Research Center on Chinese Medicine at the School of Medicine of the Federal University in São Paulo (UNIFESP/EPM), using questionnaires consisting of open and closed questions. The resulting data were submitted to statistical analysis, and the answers were analyzed using the content analysis technique, seeking to unveil units of meaning. This process ena bled establishing general and specific categories that lent meaning to the discourses. Three categorical groups were obtained: "professional enhancement", "expanding one's life horizons", and "understan ding the patient in a more comprehensive dimension". Our data also showed that physicians wish to integrate acupuncture with their practice of conventional medicine, within which acupuncture has been consolidated as a medical specialty.
  • Questões da clínica ginecológica que motivam a procura de educação médica complementar: um estudo qualitativo Pesquisa

    Cordeiro, Silvia Nogueira; Giraldo, Paulo Cesar; Turato, Egberto Ribeiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar questões emocionais subjetivas da consulta ginecológica que possam interferir na relação médico-paciente e motivar a necessidade de ampliar a formação pessoal como uma atividade complementar. MÉTODO: Foi realizado um estudo clínico-qualitativo de pesquisa, por meio da técnica de entrevista semidirigida de questões abertas. Estas foram submetidas à técnica de análise temática de conteúdo e elaboração de categorias de análise embasadas no referencial psicodinâmico. Foi constituída uma amostra intencional com oito médicos ginecologistas da Região Sudeste do Brasil. RESULTADOS: A análise das entrevistas originou duas categorias temáticas sobre a relação médico-paciente: a consulta médica como "um encontro afetivo-profissional" e como "um momento de reflexão pessoal". Observou-se que a interação médico-paciente exerce importante papel na satisfação do exercício profissional, contribuindo para que o médico reflita sobre suas questões pessoais. Houve uma demanda por ensinamentos complementares que pudessem dar continência aos sentimentos internos mobilizados a partir da relação com a paciente. Há momentos de maior vulnerabilidade do médico, e o início da prática clínica é considerado um dos momentos marcantes de transição. CONCLUSÃO: Os entrevistados evidenciaram múltiplos aspectos que apontam uma forte mobilização de questões emocionais a partir do contato com as pacientes no ambiente da consulta médica. Limitações da educação médico-acadêmica dos ginecologistas entrevistados levaram à busca de complementação de sua formação pessoal, eventualmente incluindo suporte psicoterápico.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The aim of this study was to identify subjective emotional issues in gynecological consultations that can interfere in the doctor-patient relationship and that raise the need for the gynecologist to seek complementary training. METHOD: A qualitative clinical research study was performed, using a semi-directed interview technique with open questions. The answers were submitted to thematic content analysis and elaboration of analytical categories based on the psychodynamic frame of reference. An intentional sample was used, including eight gynecologists from Southeast Brazil. RESULTS: Analysis of the interviews revealed two thematic categories in the doctor-patient relationship: the medical appointment as "an affective-professional encounter" and as "a moment for personal reflection". According to the findings, doctor-patient interaction plays an important role in professional satisfaction, helping physicians reflect on their personal issues. There was a demand for complementary learning to contain the internal feelings mobilized by the relationship with the patient. There are moments of increased vulnerability for the gynecologist, and early clinical practice is considered one of the most striking moments of transition. CONCLUSION: The interviewees displayed various characteristics that suggest intense mobilization of emotional issues during contact with patients in the setting of the medical appointment. Limitations in the basic medical education of the gynecologists interviewed here motivated their search for complementary personal training, in some cases including psychotherapeutic counseling.
  • Empatia, relação médico-paciente e formação em medicina: um olhar qualitativo Pesquisa

    Costa, Fabrício Donizete da; Azevedo, Renata Cruz Soares de

    Resumo em Português:

    A Relação Médico-Paciente (RMP) vai além do encontro situacional entre esses dois intérpretes, algo maior do que fazer perguntas e exames físicos, receitar medicamentos e prescrever condutas. Estudos sugerem que a RMP mescla habilidades técnicas e pessoais. Frente ao dissabor de atuações médicas homogeneizantes que ignoram a pessoalidade intrínseca de cada vivente, a empatia surge de forma prática na RMP para promover grandes avanços diametralmente opostos a estas práticas. Empatia, no contexto médico, remete à sensibilização do médico pelas mudanças sentidas e refletidas, momento a momento, pelo paciente. Talvez a empatia encontre seu significado mais compreensível na célebre frase de Ambroise Paré: "curar ocasionalmente, aliviar frequentemente e consolar sempre". Considerando que a empatia pode enriquecer a prática médica, pode-se cogitar a possibilidade de ensinar a ser empá tico ou discutir a importância da empatia sob a ótica de docentes do curso de Medicina. Para isto, este artigo aborda, de maneira qualitativa, a empatia e sua importância na RMP para a formação de novos médicos numa universidade pública e discute sua transmissibilidade.

    Resumo em Inglês:

    The physician-patient relationship (PPR) extends beyond the specific clinical encounter between two individuals, involving more than asking questions, performing a physical examination, and prescri bing medication and personal care. Studies suggest that the PPR is a mixture of technical and personal skills. Given the unpleasantness of homogenized clinical approaches that ignore each individual's in trinsically personal nature, empathy emerges as a diametrically opposed approach capable of fostering important progress in the PPR. In the clinical context, empathy refers to the physician's sensitivity towards the changes that are felt by and reflected in the patient, moment by moment. The meaning of empathy is probably best expressed in the famous quote by Ambroise Paré: "Cure occasionally, relieve often, console always." If empathy can enhance medical practice, one should consider the possibility of teaching how to be empathetic or discussing the importance of empathy from the perspective of medical professors. The current article thus takes a qualitative approach to empathy and its impor tance in the PPR for training new physicians at a public university, while specifically discussing the possibility of teaching empathy.
  • Situação vacinal dos discentes da Faculdade de Medicina da UFJF-MG Pesquisa

    Chehuen Neto, José Antônio; Sirimarco, Mauro Toledo; Leite, Isabel Cristina Gonçalves; Gonçalves, Mariana P. Cunha; Delgado, Áureo Augusto de Almeida; Camilo, Gustavo Bittencourt; Abreu, Nayara Almeida de

    Resumo em Português:

    Os profissionais da área de saúde estão expostos a vários tipos de riscos ocupacionais, sendo o de maior impacto o risco biológico, devido ao contato direto com material orgânico potencialmente contaminado. A manutenção da situação vacinal atualizada é uma das ferramentas que devem ser empregadas neste contexto, além da adoção de medidas universais de biossegurança, sendo a educação fundamental neste processo. Avaliamos a situação vacinal e a percepção sobre risco biológico dos discentes da Faculdade de Medicina da UFJF em estudo observacional transversal (n = 136 alunos). Oitenta e nove alunos (65,4%) referiram estar com o cartão vacinal atualizado. Noventa e sete alunos (71,3%) receberam o esquema da hepatite B, e 99 (72,8%) o do tétano. Oitenta e seis 86 alunos (63,2%) declararam ter recebido orientação sobre imunização durante o curso. Setenta e três alunos (53,7%) já foram expostos a material potencialmente contaminado em suas atividades acadêmicas, e 97 deles (71,3%) usam equipamentos de proteção individual (EPI) nestas. Identificamos falhas na imunização (hepatite B e tétano), expondo os discentes a riscos desnecessários. A orientação relativa à imunização se mostrou insuficiente. A significativa taxa de exposição a risco biológico e o insatisfatório uso de EPIs verificados demandam maior atenção, a fim de prevenir acidentes.

    Resumo em Inglês:

    Health professionals are exposed to various occupational risks, with the greatest impact from biological hazards due to direct contact with potentially contaminated organic materials. Besides adopting universal biosafety measures, adequate immunization coverage must be achieved in this context, with educational initiatives playing a crucial role in the process. This was a cross-sectional observational study of undergraduates (n = 136) at the Medical School of the Federal University in Juiz de Fora to assess their immunization status and biological risk perceptions. Eighty-nine students (65.4%) reported a complete vaccination schedule. Ninety-seven (71.3%) had received full immunization against hepatitis B and 99 (72.8%) against tetanus. Eighty-six (63.2%) reported having received immunization advice during the course. Seventy-three (53.7%) had already been exposed to potentially contaminated material during their academic activities, and 97 (71.3%) used personal protective equipment (PPE) in these contexts. We identified missed immunization doses against hepatitis B and tetanus, a situation that exposes medical students to unnecessary risks. Immunization advice was insufficient. The significant rate of exposure to biological hazards and the unsatisfactory use of PPE call for greater attention to accident prevention.
  • A transversalidade do conhecimento da saúde coletiva no currículo de medicina de uma escola médica pública: relevância das disciplinas na formação dos alunos Pesquisa

    Oliveira, José Alberto Alves; Muniz Neto, Francisco Júlio; Pinto, Francisco José Maia; Silva, Marcelo Gurgel Carlos da; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    O curso de Medicina incorpora a transversalidade das disciplinas da saúde coletiva (Ciências Sociais e Humanas, Epidemiologia, Planejamento, Gestão e Avaliação dos Serviços e Programas de Saúde). Objetiva-se avaliar a formação do aluno de Medicina ante as disciplinas da saúde coletiva, descrever a integração das atividades desenvolvidas e analisar a importância dessas disciplinas segundo os discentes. Este é um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado na Universidade Estadual do Ceará e em unidades de saúde conveniadas ao curso de Medicina da Uece. A amostra compôs-se por 129 alunos do curso de Medicina. Utilizou-se um questionário com a maioria das questões fechadas. A análise dos dados foi processada com o programa estatístico SPSS 16.0 para Windows, de forma descritiva e com medidas paramétricas, envolvendo média e desvio-padrão. A maioria dos estudantes (67,1%) ressaltou a relevância das disciplinas da saúde coletiva no seu curso e as conceituou entre bastante importantes e muito importantes. Conclui-se que os estudantes consideram essencial a inserção das disciplinas no curso. Segundo revelado, a saúde coletiva é percebida como uma ferramenta fundamental no seu processo de construção do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Medical schools incorporate various crosscutting disciplines from collective health (social and human sciences, epidemiology, planning, and management and evaluation of health services and programs). This article aims to evaluate undergraduate medical training in relation to course subjects in collective (or public) health, describe the integration of the related activities, and analyze the importance of these disciplines from the students' perspective. This was a descriptive study with a quantitative approach at the State University of Ceará, Brazil, in health units operating in collaboration with the school of medicine. The sample consisted of 129 undergraduate medical students. A questionnaire was used, mainly with closed questions. Data analysis was performed with SPSS 16.0 for Windows, both descriptively and parametrically, involving means and standard deviations. The majority of the students (67.1%) highlighted the relevance of disciplines in collective health during their course of study, classifying them as important or very important. The study concluded that the students consider the inclusion of such disciplines essential. Thus, collective or public health is perceived as a fundamental tool in the undergraduate knowledge-building process.
  • Medicina baseada em evidências: instrumento para educação médica permanente entre psiquiatras? Pesquisa

    Tsuji, Isabela Yuri; Zamperin, Liliana Cavalcanti; Tsuji, Selma Rumiko; Caputo, Valéria Garcia

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O médico atualizado pode oferecer o melhor cuidado ao paciente e evitar consequências negativas que a defasagem científica pode acarretar. OBJETIVOS: Identificar os meios de atualização utilizados pelos psiquiatras brasileiros; avaliar seus conhecimentos sobre Medicina Baseada em Evidências (MBE) e sua utilização na educação permanente. MÉTODO: Estudo transversal realizado no XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Os participantes (n = 188) responderam um questionário anônimo autoaplicado, com 28 perguntas sobre características sociodemográficas, fontes e periodicidade de atualização, e conhecimentos sobre MBE. RESULTADOS: Para atualização de conhecimentos, 98,3% utilizavam os congressos brasileiros; 97,9% as revistas nacionais; 93,9% os livros-texto; 89,9% as revistas das indústrias farmacêuticas; 63,5% os consensos brasileiros; 63,3% a base de dados Medline; 56,7% as revistas internacionais; e 35% a Biblioteca Cochrane. Os fatores estatisticamente significativos associados com bom conhecimento sobre MBE foram estar graduados há menos de dez anos (p < 0,001), usar o Medline (p < 0,009) e a Biblioteca Cochrane (p < 0,03) como fonte de busca de literatura médica. CONCLUSÕES: Os psiquiatras fazem pouco uso da melhor fonte de evidência para educação médica permanente e continuada, havendo, assim, menor benefício aos pacientes na tomada de decisão clínica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Up-to-date psychiatrists provide better patient care and avoid the potentially negative consequences of outdated scientific knowledge. OBJECTIVES: The aim was to identify how Brazilian psychiatrists update their skills, and to evaluate their knowledge of evidenced-based medicine (EBM) and its use in continuing medical education. METHOD: This was a cross-sectional study conducted at the 24th Brazilian Congress of Psychiatry. Participants (n = 188) answered an anonymous, selfapplied questionnaire with 28 questions on socio-demographic characteristics, sources and frequency of updating, and knowledge of EBM. RESULTS: To update their knowledge, 98.3% of the sample attended Brazilian congresses, 97.9% read Brazilian medical journals, 93.9% used textbooks, 89.9% consulted journals published by pharmaceutical companies, 63.5% accessed the Brazilian guidelines, 63.3% used the Medline database, 56.7% read international journals, and 35% accessed the Cochrane Library. Factors that showed statistically significant association with good knowledge of EBM were having graduated from medical school less than ten years before (p < 0.001) and use of Medline (p < 0.009) and Cochrane Library (p < 0.03) as sources for searching the medical literature. CONCLUSIONS: Brazilian psychiatrists make limited use of the best sources of evidence for continuing medical education, thus producing less benefit for patients in clinical decision-making.
  • O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente Pesquisa

    Fornaziero, Célia Cristina; Gordan, Pedro Alejandro; Carvalho, Maria Aparecida Vivan de; Araujo, José Carlos; Aquino, Juarez Cezar Borges de

    Resumo em Português:

    A constante evolução da tecnologia educacional faz emergir a necessidade de suscitar reflexões sobre a prática pedagógica, e este processo dever ser discutido entre educadores e profissionais da saúde. Neste contexto, o ensino da Anatomia Humana precisa ser repensado a fim de corresponder às expectativas deste novo e atual momento. Na tentativa de apresentar alternativas de solução, implantamos um projeto de extensão na Universidade Estadual de Londrina que ensina Anatomia Humana promovendo uma integração das relações entre corpo humano e meio ambiente. Nele, os participantes desenvolveram atividades interdisciplinares de pesquisa-ação com o emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem dialogados, com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados obtidos foram positivos no sentido de aliar o conhecimento de uma ciência básica como a Anatomia ao conhecimento ambiental, num modelo de processo ensino-aprendizagem diferenciado. Acima de tudo, a formação educacional se elabora por meio de um trabalho de flexibilidade crítica e de construção contínua de identidade entre o professor e o grupo de estudantes, considerando a realidade social da população regional.

    Resumo em Inglês:

    Constant evolution in educational technology has raised the need to reflect on teaching practice and to discuss this practice among educators and health professionals. In this context, the teaching of Human Anatomy needs to be reviewed in order to meet these new expectations. In the attempt to present alternative solutions, we implemented an extension project under the State University in Londrina, Paraná, Brazil, teaching Human Anatomy from the perspective of integrating the relations between the human body and the environment. Course participants conducted interdisciplinary action-based research activities using different dialogical teaching-learning methods with public primary school students. The results were positive in the sense that the approach combined a basic science like Anatomy with environmental knowledge in a unique teaching-learning model. In particular, the educational process is elaborated through critical flexibility and on-going development of identity between the teacher and students, considering the regional population's social reality.
  • Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas Pesquisa

    Cezar, Pedro Henrique Netto; Guimarães, Francisco Tavares; Gomes, Andréia Patrícia; Rôças, Giselle; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Resumo em Português:

    A necessidade de mudança no projeto político-pedagógico das escolas médicas vem sendo discutida, especialmente, em resposta ao amadurecimento da reflexão acerca do perfil do egresso desejado. Reconhece- se que o ensino médico tradicional - centrado, prioritariamente, na transmissão de conhecimentos - tem levado à formação de profissionais despreparados para responder aos agravos à saúde mais encontrados na população. Para tentar mudar esse panorama, vêm sendo privilegiadas, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina do Ministério da Educação (MEC), as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre as quais se destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que permite maior participação do estudante na construção do conhecimento. Tal encaminhamento é realizado a partir da inclusão do graduando na comunidade desde os primeiros períodos do curso médico, promovendo a contextualização dos constructos teóricos adquiridos por meio de buscas individuais e do compartilhamento do conhecimento. Desta forma, cria-se uma parceria entre instituições de ensino superior, serviços de saúde e a comunidade, a partir da qual se espera formar médicos com uma visão integral do ser humano, comprometidos com a sociedade.

    Resumo em Inglês:

    The need for changes in teaching and curricular policy in medical schools has been widely discussed, particularly in response to on-going reflection on the expected profile of medical school graduates. It has been acknowledged that traditional medical training, focused primarily on the transmission of knowledge, has produced graduates that are unprepared to respond to the population's most common health problems. In an attempt to change this situation in Brazil, active teaching-learning methodologies have been prioritized, based on the National Curricular Guidelines for Undergraduate Medical Education issued by the Ministry of Education. Such methodologies feature problem-based learning (PBL), which allows greater student participation in knowledge-building. This approach is developed by sending undergraduates into the community in their early years of medical school, thereby fostering the framing of theoretical constructs acquired through individual searches and knowledge-sharing. Thus, a partnership is created between institutions of higher learning, health services, and the community, the aim of which is to train physicians with a comprehensive view of human beings and a strong commitment to society.
  • Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde Ensaio

    Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Lugarinho, Regina; Oliveira, Marilda Siriani de

    Resumo em Português:

    Este ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to reflect critically on the importance of the training process for health professionals, focusing on issues involving the production of subjectivity, or healthcare models that approach health education in such a way as to expand individuals' autonomy and their capacity to intervene in their own lives through experience with otherness with users of the production of technical and scientific skills and adequate knowledge of the Single Health System (SUS). The article highlights the relevance of linkage and interaction between health services and educational institutions, problematizing health work, healthcare organization, and teaching, and building socially-oriented meanings and practices through active participation by health sector administrators, faculty, health services users, and students. Finally, the study approaches the importance of constructing social spaces, referred to here as "spaces for possibilities", which tend to define the universe of problems, references, theoretical frameworks, actors, and institutions. This "space of possibilities" allows effectively achieving the desired work relationship in the real world.
  • Feira de saúde do curso de medicina da UFRR: uma aproximação com a comunidade Relato De Experiência

    Ferreira, Mauro Luiz Schmitz; Moura, José Francisco Luitgards; Silva, Eliana Souza e; Rocha, Robledo Fonseca; Olivares, Alberto Ignácio Olivares; Hayd, Ramão Luciano Nogueira

    Resumo em Português:

    As Feiras de Saúde do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) buscam informar e sensibilizar a comunidade quanto à melhoria da qualidade de vida a partir da prevenção, orientando para a mudança de hábitos de vida e diagnosticando precocemente as doenças a fim de tratá-las e curá-las. Além disso, a UFRR busca se aproximar da população boa-vistense por meio desse trabalho de extensão universitária e da realização de um serviço de utilidade pública de grande relevância acadêmica e comunitária. A diversidade das lições aprendidas, registradas como relatos de experiências ou como estudos, pelo conjunto de profissionais, gestores, pesquisadores e acadêmicos constituiu um importante estímulo ao debate acerca dos limites e possibilidades do Programa Saúde da Família e da interação do acadêmico na comunidade.

    Resumo em Inglês:

    Health fairs held by the School of Medicine at the Federal University in Roraima (UFRR) aim to raise community awareness concerning improved quality of life based on prevention, orienting people for lifestyle changes and early diagnosis of diseases. The university also promotes greater exchange with the population of Boa Vista through this extension work, a highly relevant public utility service for academia and the local community. The range of lessons learned, documented through reports of experiences and case studies by health professionals, administrators, researchers, and students, provided an important stimulus for the debate on the limits and possibilities of the Family Health Program and interaction between medical students and the community.
  • Procedimentos legais e protocolos para utilização de cadáveres no ensino de anatomia em Pernambuco Relato De Experiência

    Melo, Elizabeth Neves de; Pinheiro, José Thadeu

    Resumo em Português:

    A aquisição de cadáveres para estudo e pesquisa vinha sendo feita tradicionalmente utilizando-se corpos não reclamados, sem grandes formalidades. Com a complexidade dos tempos atuais, o simples encaminhamento desses corpos às escolas de Medicina passou a ser temido com o receio de transgredir a lei. Isso desencadeou uma redução no número de cadáveres para as aulas de Anatomia. Esta realidade motivou o Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com outras instituições do Estado, a pesquisar mecanismos legais que solucionassem a escassez de cadáveres para estudo e pesquisa. A metodologia utilizada constou de reuniões de discussão e apresentação de protocolos de recebimento de cadáveres com base principalmente na legislação vigente. Os resultados obtidos foram: (a) publicação do Provimento 28/2008 da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, que dispõe sobre o registro de óbito dos cadáveres destinados às escolas de Medicina para fins de ensino e pesquisa; (b) criação de protocolos para o aproveitamento de cadáveres no Estado de Pernambuco. Concluímos que o conhecimento das atribuições por parte de cada uma das instituições envolvidas facilitará o processo de aproveitamento dos cadáveres.

    Resumo em Inglês:

    The acquisition of cadavers for research and teaching has traditionally relied on unclaimed corpses, without major formalities. With the complexity of modern times, the mere transfer of these corpses to medical schools has come to be feared on grounds that it may break some law. This has reduced the number of cadavers available for anatomy classes. The Department of Anatomy at the Federal University in Pernambuco, Brazil, together with other institutions from the State, responded by studying legal mechanisms to overcome the lack of cadavers for research and teaching. The methodology consisted of discussion meetings and presentation of protocols for receiving cadavers, based mainly on the prevailing Brazilian legislation. The results were: (a) publication of Provision 28/2008 by the Pernambuco State Court, ruling on death certificates for cadavers scheduled for transfer to schools of medicine for research and teaching and (b) the creation of protocols for the use of cadavers in the State of Pernambuco. We conclude that knowledge of the attributions of the various institutions involved in the process will facilitate the use of cadavers in research and teaching activities.
  • Epidemiologia e estatística: integrando ensino, pesquisa, serviço e comunidade Relato De Experiência

    Lima, Estelita Pereira

    Resumo em Português:

    O novo modelo de saúde brasileiro exige médicos dotados de visão social abrangente e capacitados para prestar à comunidade cuidados permanentes e resolutivos, bem como profissionais críticos diante da tomada de decisões. Este relato descreve uma experiência estratégica de ensino de epidemiologia e bioestatística no curso de Medicina, cuja construção do processo foi centrada no educando, que foi o agente dos conhecimentos adquiridos, por meio da produção de informações e da pesquisa na comunidade ou nos serviços de saúde. Esta estratégia resultou na integração e interdisciplinaridade acadêmica, contribuindo para a compreensão de assuntos clínicos considerando a abordagem epidemiológica e estatística. Os acadêmicos despertaram para a importância da produção científica e da construção do currículo profissional ainda na fase acadêmica, sendo capazes de identificar problemas locais e direcionar as intervenções, e reconhecer que isto representa um dos objetivos mais importantes da pesquisa em saúde. Os resultados indicam que a epidemiologia e a bioestatística podem ser trabalhadas no curso de Medicina com o mesmo sucesso de outras disciplinas da clínica, desde que seja favorecida a aprendizagem significativa dos acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    The new Brazilian health model requires physicians with a comprehensive social vision that are trained to provide the community with high-quality care on an on-going basis and are capable of making critical decisions. The current article describes a strategic teaching experiment in epidemiology and biostatistics during undergraduate medical training. The experiment focused on the students themselves as protagonists in acquiring knowledge through the production of information and research in both the community and health services. The strategy resulted in academic integration and interdisciplinarity, contributing to the grasp of clinical topics through an epidemiological and statistical approach. Students realized the importance of scientific output and the development of a professional resume while still in their undergraduate training and proved capable of identifying local problems and managing interventions, acknowledging the latter as a key health research objective. The findings indicate that epidemiology and biostatistics can be taught as successfully as other clinical courses during undergraduate medical training, as long as meaningful learning by students is encouraged.
  • ERRATA EM: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 33, número 3, Julho-Setembro 2009

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com