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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 37, Número: 1, Publicado: 2013
  • Mudanças editoriais na Rbem Editorial

    Rego, Sergio
  • Competência de juízo moral dos estudantes de medicina: um estudo piloto Pesquisa

    Feitosa, Helvécio Neves; Rego, Sergio; Bataglia, Patricia; Rego, Guilhermina; Nunes, Rui

    Resumo em Português:

    Os autores realizaram estudo de corte transversal para avaliar a competência de juízo moral, com a aplicação do Moral Judgment Test (MJT) proposto por Lind, entre estudantes do primeiro e do oitavo semestre de uma escola médica na Região Nordeste do Brasil. Compararam-se as turmas do primeiro e do oitavo semestre com relação ao escore C e avaliou-se a influência de fatores como idade e sexo sobre a competência moral. Uma diferença igual ou superior a 5,0 pontos (absolute effect-size) entre os valores do escore C foi considerada significante. Observou-se regressão da competência de juízo moral entre os alunos do oitavo semestre com relação aos do primeiro semestre (escore C 20,5 x 26,2 pontos, respectivamente). Na análise do desempenho dos alunos por dilemas do MJT, observou-se o fenômeno da "segmentação moral" em ambas as turmas, com melhor desempenho dos alunos no dilema do operário com relação ao dilema do médico. Entre alunos do mesmo semestre, aqueles com idade mais avançada apresentaram níveis mais baixos de escore C quando comparados aos alunos mais jovens. Não houve diferença significante entre homens e mulheres com relação à competência de juízo moral. A constatação de que ocorre estagnação ou regressão da competência de juízo moral no transcurso da graduação médica deve ser motivo de preocupação para os professores e para os responsáveis pelo planejamento curricular, no sentido de buscar estratégias para reverter o quadro.

    Resumo em Inglês:

    The authors conducted a cross-sectional short-term study using Lind's Moral Judgment Test (MJT) to compare the moral judgment competence (C-score) among students in the first and eighth semesters from a medical school in the Northeast region of Brazil. This study also evaluated the influence of such factors as age and gender on moral competence. A difference equal to or greater than 5.0 points (absolute effect-size) on the C-score was considered significant. A regression of moral judgment competence among the students in their eighth semester in relation to the students in the first semester (C-score: 20.5 and 26.2 points, respectively) was observed. In the analysis of the students' performances in terms of MJT dilemmas, the phenomenon of "moral segmentation" was observed in both semesters, and the students performed better on the worker's dilemma than on the doctor's dilemma. Among students in the same semester of study, older students had lower C-scores. When comparing performance by gender, there was no significant difference between men's and women's C-scores. The finding of regression or stagnation in moral competence among the medical students demands deep reflection by those who work with the political-pedagogical projects of medical schools and by the entire faculty, in order to seek strategies to reverse this condition.
  • Prevalência de transtornos de comportamentos alimentares entre estudantes de medicina de uma universidade do sul de Santa Catarina, Brasil Research

    Alberton, Vivian Comelli; Dal-Bó, Márcio José; Piovezan, Anna Paula; Silva, Rosemeri Maurici da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Transtornos de comportamento alimentar afetam significativamente os adultos jovens. Este estudo estimou a prevalência de comportamentos alimentares anormais, em estudantes de medicina de uma universidade do sul de Santa Catarina. MÉTODO: Um questionário baseado na escala Eating Attitudes Test-26 (EAT-26) foi administrado aos estudantes regularmente matriculados entre o sexto e décimo semestre do curso. Questionou-se ainda a idade, sexo, período do curso em que estavam matriculados, peso e altura. Dos 419 estudantes matriculados, 391 (93,3%) foram avaliados. RESULTADOS: Dez por cento dos indivíduos apresentaram escore positivo ao EAT-26. Houve associação positiva deste desfecho com sexo feminino (RP 6,5), índice de massa corporal ≤ 25 kg/m² (RP 4,5), idade menor do que 20 anos (RP 1,3) e estar cursando do primeiro ao quinto semestre do curso (RP 1,7). Maior proporção de mulheres, em comparação aos homens, responderam positivamente a questões de comportamentos relacionados ao controle da ingestão alimentar ou perda de peso. CONCLUSÃO: A prevalência significativa de comportamentos relacionados a distúrbios alimentares, predominantemente entre mulheres, sugere a implementação de medidas preventivas nesta população.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: Disturbances in eating behavior significantly affect young adults. This study aimed to estimate the prevalence of abnormal eating behaviors, according to the Eating Attitudes Test - 26 (EAT-26) in medical students at a university in southern Santa Catarina State, Brazil. METHODS: Self-reported questionnaire, based on the EAT-26 scale, was administered to medical students. Additional questions about age, gender, study period of the course, weight and height were asked. A total of 391 medical students were assessed, amounting to 93.3 percent of the 419 students enrolled. RESULTS: Ten percent of the surveyed subjects had positive EAT-26 scores. This outcome measure was positive associated with females (PR 6.5), body mass index (BMI) ≤ 25 kg/m² (PR 4.5), age ≤ 20 years (PR 1.3) and being student from 1st to 5th semester of the course (PR 1.7). A higher proportion of women gave positive responses to behaviors related to control of food intake or weight loss than men. CONCLUSION: The significant prevalence of behaviors related to eating disorders, predominantly among women, suggests the implementation of preventive measures targeting this population.
  • Problemas éticos relatados por internos com ênfase na saúde da criança Pesquisa

    Barbosa, Milena Mazaro; Guedert, Jucélia Maria; Grosseman, Suely

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Conhecer problemas éticos vivenciados por internos de Medicina, principalmente durante a atenção à saúde da criança, sentimentos suscitados e sugestões dos estudantes para promover habilidades para lidar com problemas éticos. MÉTODO: Estudo transversal, descritivo e qualitativo exploratório com 40 de 104 internos (38,5%) do 11º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. DADOS: Coletados por questionário que solicita relato de até três situações vivenciadas pelo estudante como um dilema ético, preferencialmente na atenção à saúde da criança; descrição sobre sentimento nestas situações; e sugestões para promover habilidades para lidar com problemas éticos. ANÁLISE: De conteúdo categorial e descritiva. RESULTADOS: Foram relatados 84 problemas considerados éticos relativos a atitudes profissionais inadequadas; autonomia; sigilo e confidencialidade; violência; situações de limite de vida; comunicação de más notícias; processo ensino-aprendizagem; fragilidade da rede de suporte à atenção à saúde; e situações específicas. Os sentimentos mais referidos foram impotência e revolta/indignação. As sugestões mais fornecidas para promoção de habilidades para lidar com problemas éticos foram a discussão de casos e o prolongamento da disciplina de ética. CONCLUSÕES: Ao longo da formação acadêmica, os estudantes se deparam com uma diversidade de situações que consideram problemas éticos. Utilizar estas situações em discussões e em uma reflexão sobre ética no cotidiano poderia ser uma das estratégias para desenvolver habilidades para lidar com estes problemas na prática médica.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To know the ethical problems experienced by medical interns, especially those related to child health care, the feelings aroused and students' suggestions to promote skills for dealing with ethical conflicts. METHOD: Cross-sectional, descriptive and exploratory qualitative study with 40 of 104 interns (38,5%) from the 11th semester of the medical course of Universidade Federal de Santa Catarina. DATA: Collected through a questionnaire requesting: the report of up to 3 experienced situations considered by the student to be an ethical dilemma, preferably during child health attendance, the description on how he felt in those situations, and suggestions on how to promote skills to better handle those problems. ANALYSIS: Of categorical and descriptive content. RESULTS: 84 ethical problems were reported involving: inappropriate professional attitudes, autonomy, violence, end of life; secrecy and confidentiality, communication of bad news, teaching-learning process; fragility of the health care support network and other specific ones. The most reported feelings were impotence and revolt/indignation. Most of the provided suggestions to promote more skills to handle ethical problems were related to the discussion of cases and extending the discipline of ethics. CONCLUSIONS: Throughout the academic education, students face a variety of situations they considered to be ethical problems, whose use for discussions and reflection on ethics in everyday life could be one of the main strategies to develop skills to deal with these problems in medical practice.
  • Avaliação das resistências de docentes a propostas de renovações em currículos de graduação em medicina Pesquisa

    Vieira, Joaquim Edson; Tamousauskas, Márcia Rodrigues Garcia

    Resumo em Português:

    A percepção do ambiente de ensino identifica aspectos da educação médica que podem direcionar esforços de renovação curricular. Este trabalho apresenta resultados de avaliações promovidas por docentes e instrutores de ensino em cursos de Medicina em momentos de renovação. As necessidades curriculares foram investigadas por meio de oficinas que trabalharam com cinco perguntas apresentadas sequencialmente. O primeiro momento descreve um objetivo de melhoria. No segundo, o participante faz um levantamento das ações que o impedem de alcançar o objetivo desejado. O terceiro momento trabalha com mecanismos de defesa, denominados compromissos concomitantes, que representam preocupações que o participante quer evitar. No quarto momento, o participante é solicitado a refletir sobre esses compromissos concomitantes, que geram pressupostos e podem representar um temor pessoal. O total de participantes foi estimado em 150 professores universitários, 10 preceptores e 10 pós-graduandos da área médica. Os resultados apontaram como deficiências: tecnologias dispendiosas, primazia de conteúdos, receio de desgastes pessoais e perda de autonomia, tempo mal aproveitado, ensino desestimulante e despreparo para uso de estratégias pedagógicas com deficiente integração de práticas e conteúdos, e pouco uso do mecanismo de feedback. O mau aproveitamento do tempo e da literatura médica, bem como a falta de recursos acarretam desinteresse e desvalorização da educação. A identificação de resistências a mudanças facilita a reflexão no sentido de superá-las.

    Resumo em Inglês:

    The perception of the learning environment identifies some aspects of medical education that can direct the efforts of curriculum renewal. This paper presents results of evaluations carried out by medical teachers and instructors from medical courses in times of renewal. The curricular needs were investigated by means of workshops that worked with five questions presented sequentially. The first item asked for a descriprion of a goal of improvement. In the second, the participant considered which actions prevent him/her from achieving the desired goal. The third worked with defense mechanisms, also known as competing commitments, that represent concerns that the participants want to avoid. On the fourth item, he/she is asked to reflect upon these competing commitments and to relate them to assumptions that may represent, in fact, a personal fear. The total number of participants was estimated as 150 teachers, 10 instructors and 10 graduate students (Masters or Doctoral). Results showed as deficiencies the expensive technologies, the content primacy, fear of burning out or loss of autonomy, underuse of time, an unstimulating education and the unpreparedness to use teaching strategies associated with poor integration of content and practical skills as well as disregard for feedback as strategy. The poor employment of time and medical literature in addition to the lack of resources cause disinterest and devaluation of education. The identification of resistance to change brings about a reflection which may facilitate overcoming these difficulties.
  • O anarquismo epistemológico de Paul Karl Feyerabend e a educação médica Research

    Gomes, Andréia Patrícia; Siqueira-Batista, Rodrigo; Rego, Sergio

    Resumo em Português:

    O pensamento do filósofo Paul Karl Feyerabend trouxe importantes contribuições ao debate sobre a ciência no século XX. Mais recentemente suas ponderações acerca da não existência de um único método para se fazer ciência têm sido empregadas para repensar a educação científica e propor a utilização de múltiplos métodos para o efetivo processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é empregar os referenciais teóricos do autor expressos no livro Contra o Método, de 1977, acerca do anarquismo epistemológico e do pluralismo metodológico, e utilizá-los na discussão contemporânea da educação médica.

    Resumo em Inglês:

    The thoughts of the philosopher Paul Karl Feyerabend brought important contributions to the debate on Science in the 20th century. Most recently his views about non-existence of a single method for doing science have been employed to rethink science education and propose the use of multiple methods for effective teaching-learning process. This article employs the theoretical framework of the author expressed in the book Against Method, 1977, about the epistemological anarchism and the methodological pluralism and uses it in the contemporary discussion of medical education.
  • Traços de temperamento e caráter valorizados por instrutores e médicos residentes em anestesiologia Pesquisa

    Oliveira Filho, Getúlio Rodrigues de; Erdmann, Thomas Rolf; Martins, Carlos Eduardo Batista

    Resumo em Português:

    JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Temperamento e caráter possuem estreita relação com desempenho profissional de médicos anestesiologistas. Este estudo teve como objetivo estabelecer uma matriz de fatores contendo traços de temperamento e caráter considerados importantes por instrutores/responsáveis e médicos em especialização (ME) em Anestesiologia. MÉTODO: Um questionário contendo 29 traços foi apresentado a 84 Responsáveis e 1089 ME. Cada traço foi valorizado numa escala Likert de 10 pontos com extremos: absolutamente indesejável e absolutamente desejável a um ME em Anestesiologia e comparado pelos testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Utilizou-se análise fatorial para identificar fatores continentes dos traços estudados. RESULTADOS: Os resultados compreenderam as respostas de 35 responsáveis e 164 ME. Houve diferença significativa entre escores atribuídos aos traços confiabilidade (p<0,04) e organização (p<0,04) entre responsáveis e ME. Seis fatores foram identificados, respondendo por 63,74% da variância dos escores do questionário. CONCLUSÕES: Responsáveis e ME valorizaram de forma semelhante os traços. A análise fatorial mostrou que seis dimensões incorporaram os 29 traços. Estes achados sugerem que um instrumento de avaliação não técnica de ME contendo estas dimensões pode demonstrar validade de face e conteúdo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND AND OBJECTIVES: The relationship between temperament and character and anesthesiology have been described.1, 2 This study aimed to establish a matrix containing factors of temperament and character traits considered important by the instructors/responsibles and the resident. MATERIALS AND METHODS: A questionnaire containing 29 traits was presented to 84 responsibles and 1089 residents. Each trait was valued at a 10-point Likert scale with extremes: completely undesirable and completely desirable in a resident in anesthesiology and compared by Kruskal-Wallis and Mann-Whitney test. Factor analysis was used to identify factors continents of the studied traits. RESULTS: The results refer to responses from 35 responsibles and 164 residents. There were significant difference between the scores assigned to traits reliability (p<0,04) and neat (p<0,04) among responsibles and residents. Six factors were identified, accounting for 63.74% of the variance of scores on the questionnaire. CONCLUSION: Responsibles and residents similarly valued the traits. Factor analysis revealed six dimensions that have incorporated the 29 traits. These findings suggest that an assessment tool for non-technical of residents containing these dimensions can demonstrate validity and content.
  • Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica Pesquisa

    Higa, Elza de Fátima Ribeiro; Hafner, Maria Lourdes Marmorato Botta; Tonhom, Silvia Franco da Rocha; Taipeiro, Elane de Fátima; Moreira, Haydée Maria; Guimarães, Ana Paula Ceolotto; Pinheiro, Osni Lázaro

    Resumo em Português:

    A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.

    Resumo em Inglês:

    Marilia Medical School uses active methodologies of teaching-learning. Its curriculum organization is directed towards professional competence and to a criterion-referenced evaluative process. This research aims at elaborating indicators to evaluate teaching-learning processes in health management and collective health. These indicators are based on the adaptation of the Consensus Conference proposal; it also aims at describing the pathway followed in this elaboration. The first matrix of indicators showed the proposed curriculum as able to support the specialists' analyses and the organization of the Conference. It was based on the analysis of the institutional documents which explained the activities plan (notebooks on grades organization) and the criteria, formats and evaluations tools in different grades and learning scenarios (Evaluation Handbook). This methodology made it possible to understand the evaluation of these specific areas more deeply and widely, which may guide a better implementation of the necessary curriculum alterations which emphasize an evaluation committed with the formative process.
  • Influência dos cursos preparatórios para residência médica em uma avaliação global Pesquisa

    Silva, Igor Rondelli da; Almeida, Larissa Salomão; Gonsaga, Ricardo Alessandro Teixeira; Biscegli, Terezinha Soares

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O desenvolvimento cognitivo é um processo complexo e o mais intenso na formação médica, necessitando ser acompanhado minuciosa e criteriosamente. Várias ferramentas foram criadas com o intuito de acompanhar tal processo, entre elas o teste global (ou de situação) de conhecimento, cuja finalidade é avaliar o desempenho cognitivo durante o curso e o próprio curso, bem como treinar acadêmicos para concursos. Outra forma de treinamento para provas de qualificação, muito usada atualmente, são os Cursos Preparatórios (CP) para residência médica. OBJETIVO: Analisar a influência e eficácia dos CP no ganho cognitivo dos acadêmicos do internato bienal de um curso de Medicina. METODOLOGIA: Estudo transversal, quantitativo, com aplicação de uma prova de situação aos internos que cursam ou não CP. RESULTADOS: Realizaram a prova 127 internos, sendo 63 do primeiro semestre e 64 do terceiro. A média de acerto geral foi de 5,1 ± 1,0 (5,0 ± 0,9 para quintanistas e 5,1 ± 1,2 para sextanistas; p = 0,533). Do total dos internos, 77,2% participavam de CP, sendo menor a proporção dos quintanistas (65,1% vs. 89,1%; p = 0,001). Não se observou diferença estatística no desempenho cognitivo dos internos relacionado à "frequência ou não de CP" (5,1 ± 1,1 vs. 4,8 ± 1,0; p = 0,203). CONCLUSÃO: O teste do tipo global não apresentou diferença estatística significativa no desempenho cognitivo dos estudantes de uma série para outra, não demonstrando no CP fator diferenciador neste tipo de avaliação (testes de múltipla escolha), colocando em dúvida a real influência e efetividade do CP.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Cognitive development is a complex process and more intense in medical training and needs to be monitored carefully and thoroughly. Several tools were created in order to monitor this process, including the global test (or situation) of knowledge, which aims to assess cognitive performance during the course, the course itself and to serve as training for academics for admission exams. Another form of training for qualification tests, widely used today are the Preparatory Courses (PC) for medical residency. OBJECTIVE: To analyze the influence and effectiveness of PC in cognitive gain of academics from biennial internship of a medical school. METHODS: Cross-sectional study, quantitative, with application of a test of situation to graduates who attend or not PC. RESULTS: 127 graduates performed the test, being 63 of the 1st semester and 64 of the 3rd semester. The mean overall accuracy was 5.1 ± 1.0 (5.0 ± 0.9 to 1st semester graduates and 5.1 ± 1.2 to the 3rd semester graduates, p = 0.533). Of the total graduates, 77.2% participated in PC, with the lowest proportion being the 1st semester graduates (65.1% vs. 89.1%, p = 0.001). There was no statistical difference in the cognitive performance of the interns related to the "attendance or not of PC" (5.1 ± 1.1 vs. 4.8 ± 1.0, p = 0.203). CONCLUSION: The test of the global type showed no statistically significant difference in cognitive performance of students from one grade to another, not showing in PC a differentiating factor in this type of assessment (multiple choice), putting in doubt the real influence and effectiveness of PC.
  • Conhecimento e opinião de pacientes sobre prática docente-assistencial Pesquisa

    Gerken, Ivan Barbosa; Andrade, Cecília Sartori; Lopes, Fernanda Barbosa; Ribeiro, Maria Mônica Freitas

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia o conhecimento e a opinião de pacientes ambulatoriais de um hospital-escola a respeito da participação de acadêmicos de Medicina nos atendimentos. Aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e dissertativas a 131 pacientes enquanto aguardavam primeira consulta médica na unidade. Dos entrevistados, 58,8% sabiam o que significava o termo "hospital-escola" e 57,3% tinham conhecimento de que o hospital analisado se inclui nesse conceito. Apenas 6,9% dos pacientes afirmaram ter recebido explicações sobre o conceito e funcionamento do hospital-escola no momento da marcação da consulta e 36,6% relataram não saber que seriam atendidos por estudantes supervisionados pelo médico professor. Quanto à opinião sobre o atendimento por alunos, 69,5% o consideram bom e importante para o aprendizado deles, que serão os médicos do futuro; 26,7% não se incomodam; e 3,1% preferem atendimento exclusivo pelo médico. Após análise, verificou-se que mais de um terço dos pacientes não sabia que seria atendido por estudantes e que há necessidade de informá-los sobre a dinâmica de atendimento médico no momento do agendamento das consultas.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this paper is to evaluate the knowledge and opinions of patients in a university hospital on the participation of medical students in medical appointments. Questionnaires with "yes" or "no" closed questions and open questions were answered by 131 patients while they were waiting for their first medical appointment at the hospital. 58.8% of respondents knew the meaning of "teaching hospital" and 57.3% knew that the hospital fell within this category. Only 6.9% of patients reported having received information on the definition and particularities of a teaching hospital when scheduling their appointments, and 36.6% reported not knowing that they would be attended by students supervised by a physician teacher. 69.5% of patients considered being attended by a student positively, as an important step in the students' learning process; 26.7% did not mind being attended to by a medical student, and 3.1% would have preferred to have been attended to by a qualified physician only. This study has concluded that it is necessary to inform patients of the particularities of teaching hospitals when they schedule their appointments.
  • Formação de médicos especialistas no SUS: descrição e análise da implementação do programa nacional de apoio à formação de médicos especialistas em áreas estratégicas (Pró-Residência) Pesquisa

    Petta, Helena Lemos

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve e analisa os objetivos, estratégias, problemas e dificuldades na implementação do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). Com base na descrição dos resultados dos dois Editais lançados em outubro de 2009 e nos avanços relacionados aos objetivos da política proposta, foi realizada uma pesquisa, sendo utilizadas abordagens qualitativas e quantitativas. A abertura de vagas pelo programa indicou melhor distribuição geográfica e priorização de especialidades estratégicas para o SUS, e os projetos de apoio matricial revelaram capacidade de gerar mudança no modelo de formação, iniciando uma nova relação entre as necessidades do sistema de saúde e a formação médica especializada. Conclui-se que a estratégia do apoio matricial constitui um modelo de política pública mais potente para gerar as mudanças necessárias na formação médica especializada. Porém, outras ações estruturantes para a residência médica, como um novo marco regulatório e Diretrizes Curriculares Nacionais, combinadas à implementação de políticas para gestão do trabalho médico especializado no SUS, são fundamentais para contribuir com a efetivação da política proposta.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes and analyzes the objectives, strategies, problems and difficulties surrounding the implementation of the National Support Program for the Training of Specialists in Strategic Areas known as "PRO-RESIDENCIA". From the description of the results of two notices issued in October 2009 and the progress toward the objectives of the proposed policy, we conducted research employing both qualitative and quantitative approaches. Results showed that the vacancies generated by the program reflected a better geographical distribution and the prioritization of strategic expertise for the SUS. Matrix support projects revealed the training model's capacity to generate change, redefining the relationship between the healthcare system's needs and specialized medical training. We conclude that the strategy of using the support matrix serves as a more powerful model for public policy to generate the necessary changes in specialist medical training. Other structural initiatives for residency are, however, fundamental to the effectiveness of the proposed policy, such as a new regulation and national curriculum guidelines combined with the implementation of policies for the management of medical specialists in the public health system.
  • Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa Research

    Randi, Marco Antonio Ferreira; Carvalho, Hernandes Faustino de

    Resumo em Português:

    Avaliamos o uso dos role-plying games (RPGs) como uma metodologia de ensino e aprendizagem em Biologia Celular. Alunos do primeiro ano de Medicina participaram de aula expositiva tradicional (grupo referência) ou de aula com RPG (grupo RPG). Comparações foram feitas pela análise de questionários pré- e pós-aula com RPG, das notas nas provas regulares, e das notas obtidas em um teste aplicado um ano após a conclusão da disciplina. Dos 230 alunos que participaram das aulas com RPG, 78,4% responderam que o RPG é uma ferramenta eficaz na aprendizagem; 55,4% acharam que essas aulas são melhores que as aulas tradicionais, mas não as substituem; e 81% responderam que usariam essa metodologia. Os alunos do grupo referência tiveram nota maior em uma de 14 questões das provas regulares; os alunos do grupo RPG tiveram notas maiores em duas de 12 questões aplicadas um ano depois. Portanto, aulas com RPG foram tão eficientes quanto as aulas tradicionais (quantitativamente), são bem aceitas pelos estudantes, e podem ser uma metodologia que lhes dá a chance de aprender ativamente e, potencialmente, levar a uma melhor retenção do conhecimento aprendido.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluates the use of role-playing games (RPGs) as a methodological approach for teaching cellular biology, assessing student satisfaction, learning outcomes, and retention of acquired knowledge. First-year undergraduate medical students at two Brazilian public universities attended either an RPG-based class (RPG group) or a lecture (lecture-based group) on topics related to cellular biology. Pre- and post-RPG-based class questionnaires were compared to scores in regular exams and in an unannounced test one year later to assess students' attitudes and learning. From the 230 students that attended the RPG classes, 78.4% responded that the RPG-based classes were an effective tool for learning; 55.4% thought that such classes were better than lectures but did not replace them; and 81% responded that they would use this method. The lecture-based group achieved a higher grade in 1 of 14 regular exam questions. In the medium-term evaluation (one year later), the RPG group scored higher in 2 of 12 questions. RPG classes are thus quantitatively as effective as formal lectures, are well accepted by students, and may serve as educational tools, giving students the chance to learn actively and potentially retain the acquired knowledge more efficiently.
  • Uso de álcool entre estudantes de medicina da Universidade Federal do Maranhão Pesquisa

    Barbosa, Felipe Lacerda; Barbosa, Raphael Lacerda; Barbosa, Maria do Carmo Lacerda; Aguiar, Daniel Lucena de; Figueiredo, Ivan Abreu; Ribeiro, Antônio Carlos; Castro, Igor Tobias Costa de

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia o uso de álcool entre estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, em 2010. Os estudantes responderam dois questionários autoaplicáveis: o primeiro continha informações gerais, e o segundo, o teste Audit, que rastreia consumo de risco. A pesquisa envolveu 337 estudantes, 54,8% do sexo masculino e 45,2% do sexo feminino. Duzentos e dezessete (64,2%) usavam bebidas alcoólicas. A situação considerada mais propícia para beber foram as festas de faculdade. A maioria dos etilistas (55,8%) encontrou-se na Zona I pelo escore do Audit (baixo risco para consumo de álcool); 38,2% na Zona II (médio risco); 4,6% na Zona III (alto risco); e 1,4% na Zona IV (altíssimo risco). Houve maior consumo de álcool entre os estudantes de períodos mais adiantados e entre aqueles que não residiam com os pais, com valores de p estatisticamente significantes. É necessário, portanto, orientar o estudante de Medicina sobre os riscos do consumo de álcool de forma nociva e as consequências que este hábito pode trazer para sua profissão.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to evaluate alcohol consumption among medical students at the Federal University of Maranhão (UFMA), São Luís, Brazil, in 2010. Students completed two self-reported questionnaires: the first containing general information to be collected; and the second an AUDIT test, tracking the risks of their consumption. The research involved 337 students: 54.8% male and 45.2% female. Two hundred and seventeen (64.2%) reported consuming alcohol. The situations considered most suitable for drinking were college parties. Most of the drinkers (55.8%) fell within Zone I according to the AUDIT score (low-risk alcohol consumption); 38.2% were in Zone II (medium risk); 4.6% in Zone III (high risk); and 1,4% in Zone IV (very high risk). It was found that alcohol consumption was higher among students who were further advanced in their course and among those who did not live with their parents, who showed statistically significant p values. Medical students should therefore be educated on the detrimental risks of alcohol consumption and the consequences that these may entail for their profession.
  • A elaboração e avaliação de um sistema de ensino a distância em oftalmologia Research

    Iyeyasu, Josie Naomi; Castro, Stella Maris da Costa e; Sabbatini, Renato Marcos Endrizzi; Carvalho, Keila Monteiro de

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O ensino a distância pela Internet é uma ferramenta de educação cada vez mais utilizada em muitas faculdades de medicina e áreas de medicina especializadas, inclusive a oftalmologia. OBJETIVOS: Este estudo piloto teve como objetivo elaborar casos clínicos baseados no curso online e avaliar a eficácia deste método num grupo de estudantes de pós-graduação de medicina. MÉTODOS: foi um estudo de intervenção randomizado. Em primeiro lugar, um website foi construído usando uma plataforma de ensino à distância. Dezesseis residentes de oftalmologia do primeiro ano então foram divididos em dois grupos aleatórios: um grupo experimental, o qual foi submetido à intervenção (uso do site de ensino a distância) e outro grupo de controle, que não foi submetido à intervenção. Os alunos responderam a um caso clínico impresso e seus resultados foram comparados. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. CONCLUSÃO: Conseguimos desenvolver com sucesso o website de ensino a distância e os respectivos casos clínicos. Apesar do fato de que não houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo com acesso e o grupo sem acesso, o estudo foi pioneiro no nosso departamento, uma vez que nunca havia sido desenvolvido anteriormente um programa online de casos clínicos.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Web-based e-learning is a teaching tool increasingly used in many medical schools and specialist fields, including ophthalmology. AIMS: this pilot study aimed to develop internet-based course-based clinical cases and to evaluate the effectiveness of this method within a graduate medical education group. METHODS: this was an interventional randomized study. First, a website was built using a distance learning platform. Sixteen first-year ophthalmology residents were then divided into two randomized groups: one experimental group, which was submitted to the intervention (use of the e-learning site) and another control group, which was not submitted to the intervention. The students answered a printed clinical case and their scores were compared. RESULTS: there was no statistically significant difference between the groups. CONCLUSION: We were able to successfully develop the e-learning site and the respective clinical cases. Despite the fact that there was no statistically significant difference between the access and the non access group, the study was a pioneer in our department, since a clinical case online program had never previously been developed.
  • Sonolência diurna e habilidades sociais em estudantes de medicina Pesquisa

    Kloster, Maria Cristina; Perotta, Bruno; Hauer Junior, Alfredo; Paro, Helena BMS; Tempski, Patrícia

    Resumo em Português:

    A prática médica depende de um repertório de competências sociais que permitem ao médico desenvolver empatia, habilidades de comunicação, pensamento crítico, capacidade de liderança e tomada de decisões. Nosso objetivo foi analisar as habilidades sociais e a presença de sonolência diurna entre estudantes de Medicina nos quatro primeiros anos do curso. Os estudantes (n = 180) responderam ao Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette & Del Prette e à Escala de Sonolência Diurna. Observou-se que não houve diferença dos escores de habilidades sociais nos diferentes anos do curso e que 47,3% dos estudantes apresentaram escores baixos, necessitando de aprimoramento. Estudantes do sexo feminino apresentaram maior autocontrole da agressividade. Entre os estudantes, 50% apresentaram sonolência diurna, cuja presença se associou a menores escores de habilidades sociais, principalmente do fator relativo à autoexposição a desconhecidos ou a situações novas.

    Resumo em Inglês:

    The practice of medicine requires social skills enabling a doctor to develop empathy, communication skills, critical thinking, leadership skills and the ability to make a decision. Our objective was to evaluate medical students' social skills and the latter's relationship with daytime sleepiness. Students (n=180) responded to the Del Prette & Del Prette Social Skills Questionnaire and the Epworth Sleepiness Scale. We observed that scores for social skills did not differ according to the student's current year of their medical course and that 47.3% of students presented low scores indicating the need for developing these skills. Women were more able to control aggressiveness. 50% of students recorded pathological scores for daytime sleepiness and this was associated with lower scores for social skills,, especially concerning exposure to strangers or new situations.
  • Jogos para capacitação de profissionais de saúde na atenção à violência de gênero Ensaio

    Almeida, Luana Rodrigues de; Silva, Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da; Machado, Liliane dos Santos

    Resumo em Português:

    A violência contra a mulher é reconhecida como um problema de saúde pública pela magnitude de consequências que provoca na vida e na saúde das mulheres. Entretanto, a atenção dada ao problema no setor é ineficaz em decorrência da invisibilidade da violência nos serviços de saúde. É preciso desvelar o problema nos serviços e capacitar os profissionais por meio de novas técnicas e novos saberes. Este estudo destaca o uso dos Serious Games (SG) para contribuir com a qualificação das práticas profissionais. Esses jogos são aplicações digitais amplamente utilizadas em diferentes áreas (saúde, militar, educação) e que apresentam conteúdos pedagógicos de forma lúdica e interativa. Um SG pode contribuir com a educação permanente de profissionais de saúde quanto à atenção à violência de gênero com base na abordagem de conceitos teóricos associados ao problema e sistematizados em um mapa conceitual. Observou-se que ações de capacitação quanto à violência de gênero, além de aspectos cognitivos da aprendizagem, abrangem aspectos afetivos, uma vez que envolvem mudança de concepções e práticas.

    Resumo em Inglês:

    The violence against women is recognized as a public health problem by the magnitude of the consequences caused to life and health of women. However, attention to the problem in the sector is still ineffective due to the invisibility of violence in the health services. Thus, there is urgent need to uncover the problem in services and to qualify professionals, using new techniques and knowledge. Thus, this paper highlights the use of Serious Games (SG) to contribute to the qualification of professional practices. These games are widely used digital applications in different areas (health, military, education) that have educational content in a playful and interactive way. A SG may contribute to the continuing education of health professionals regarding the attention to gender violence based on the approach of theoretical concepts associated with the problem and systematized in a conceptual map. From this, it was observed that training activities on gender violence involved, well as cognitive aspects of learning, also affective aspects, since it involves changing conceptions and practices.
  • Cuidados paliativos na formação do profissional da área de saúde Ensaio

    Fonseca, Anelise; Geovanini, Fatima

    Resumo em Português:

    Os cuidados paliativos formam um conjunto de intervenções aplicadas em doenças quando não há perspectiva de cura e exigem um conhecimento do médico que ultrapassa o controle de sinais e sintomas. O desenvolvimento desta área do cuidado no Brasil tornou-se evidente nos últimos dez anos e culminou com o reconhecimento da especialidade médica em 2011. Falar sobre morte na graduação implica abordar o treinamento em habilidades como comunicação, trabalho em equipe e suporte à família, além do controle de sinais e sintomas, para que se possa oferecer cuidados ao final de vida com qualidade e minimizar o sofrimento de quem enfrenta a fase de terminalidade da doença. A inclusão dos cuidados paliativos na graduação do ensino médico é uma opção a ser discutida nos currículos atuais para que se possa estimular a capacidade técnica especializada nesta área do saber e difundir as técnicas de cuidado para qualquer especialidade médica.

    Resumo em Inglês:

    Palliative care form a set of interventions applied to diseases when there is no prospect of cure, and requires a doctor's knowledge which goes beyond the control of signs and symptoms. The development of this area of care in Brazil became evident in the last 10 years and culminated in the recognition of the medical specialty in 2011. Talking about death in medical school should be linked to training in skills such as communication, team work and support for the family, beyond the control of signs and symptoms so that it may be offered quality care at the end of life and minimized the suffering of those facing a terminal phase of disease. The inclusion of palliative care in undergraduate medical education is an option to be discussed in current curricula so that we can stimulate not only the expertise in this specialized area of knowledge, but also to spread the techniques of care for any medical specialty.
  • O ensino de habilidades e atitudes: um relato de experiências Relato De Experiência

    Nunes, Sandra Odebrecht Vargas; Muraguchi, Evelin Massae Ogatta; Ferreira Filho, Olavo Franco; Pontes, Rose Meire Albuquerque; Cardoso, Lucienne Tibery Queiroz; Grion, Cíntia Magalhães Carvalho; Dip, Renata Maciulis; Carvalho, Luiz Carlos Lúcio

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a experiência do ensino de Habilidades e Atitudes, na graduação em Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a metodologia de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas, ancorada no modelo biopsicossocial. O ensino de Habilidades e Atitudes implica a formulação diagnóstica mutiaxial, descrição contextual e padronizada da condição clínica. Utiliza como instrumento a avaliação sistemática de eixos e domínios altamente informativos e relevantes para o tratamento. Eixo I: transtornos clínicos (mentais e condições médicas gerais); Eixo II: incapacidades nos cuidados pessoais, funcionamento ocupacional e com a família, e funcionamento social mais amplo; Eixo III: fatores contextuais (problemas interpessoais e outros psicossociais e ambientais); Eixo IV: qualidade de vida (refletindo primariamente as percepções do próprio paciente). A competência clínica foi avaliada por meio da discussão de casos clínicos, portfólios reflexivos e pelo Exame Clínico Estruturado por Objetivo (Osce), método que avalia as habilidades clínicas, as habilidades de atitudes e a comunicação dos estudantes de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    This article describes an experience of teaching Attitudes and Skills in a medical course at the Londrina State University using the methodology of Problem-Based Learning grounded in a biopsychosocial model. The teaching of Attitudes and Skills requires from teachers a multi-axial diagnostic formulation in a contextual and standardized description of the clinical condition through a number of highly informative, therapeutically significant and systematically assessed axes or domains. The assessment of a patient should lead to multi-axial diagnostic formulation in a systematically assessed axes or domains. Axis I: clinical disorders (mental and general medical conditions); Axis II: disabilities (in personal care, occupational functioning, functioning with family, and broader social functioning); Axis III: contextual factors (interpersonal and other psychosocial and environmental problems); Axis IV: quality of life (primarily reflecting patient's self-perceptions).The assessment of clinical competence was performed through the discussion of clinical cases, the use of reflexive portfolios, and Objective Structured Clinical Exams (Osce), a method to evaluate the medical students' clinical skills, attitudes and communications skills.
  • Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino em histologia para estudantes da saúde Relato De Experiência

    Vasconcelos, Daniel Fernando Pereira; Vasconcelos, Any Carolina Cardoso Guimarães

    Resumo em Português:

    As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) têm sido amplamente utilizadas no ensino da saúde. As plataformas usadas para o desenvolvimento do ambiente virtual de ensino (AVE) geralmente apresentam uma linguagem de informática complexa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um AVE em Histologia voltado para estudantes da área da saúde, disponibilizado na internet com o uso de uma plataforma de uso gratuito e livre. O material elaborado utilizou diferentes TICs, como: animações, vídeos, atlas virtual, aulas virtuais, simulados online e chat. Foi desenvolvido um AVE com uso da plataforma online wordpress.org, que apresentou as seguintes vantagens: fácil manipulação, gerenciamento e atualização do site; interface simples; ampla quantidade de plugins disponíveis, que supriram as necessidades primárias do AVE; e utilização gratuita e livre. Embora esse recurso possa facilitar o aprendizado em Histologia, é preciso avaliar sua efetividade.

    Resumo em Inglês:

    The information and communication technologies (ICTs) have been widely used in health education. The platforms used in the development of a virtual learning environment (VLE) usually exhibits a complex computer language. The objective of this study was to develop a VLE in histology aimed towards health care students, available on the Internet using a platform of free use and unpaid. Although VLE might facilitate learning in histology, it is necessary to evaluate its effectiveness.
  • Formação ética e humana no curso de medicina da UFRN: uma análise crítica Relato De Experiência

    Amorim, Karla Patrícia Cardoso; Araújo, Elkanah Marinho de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo documental, transversal, de caráter exploratório descritivo. Foram examinadas informações sobre programas e ementas referentes aos componentes curriculares obrigatórios, a fim de se proceder a uma análise crítica acerca de como o ensino da ética/bioética e demais humanidades está sendo concebido no curso de Medicina da UFRN, bem como quais temáticas são abordadas durante essa formação e os momentos em que tais assuntos foram inseridos. Foram analisados todos os componentes curriculares obrigatórios (59 disciplinas). Obteve-se o programa de 39 (66,1%) e as ementas de 54 (91,53%). Detectaram-se três importantes momentos do curso em que não se verificava inserção das temáticas referentes à ética/bioética e humanidades entre as atividades listadas nos programas ou ementas. Relação médico-paciente e exercício ilegal da medicina foram os temas mais frequentes. Este estudo fornece um panorama pouco explorado sobre o ensino da ética/bioética e humanidades no curso de Medicina da UFRN, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino em nossa e em outras faculdades.

    Resumo em Inglês:

    This is a documentary research, transversal, descriptive and exploratory. We examined information about syllabus and programs relating to the core curriculum, in order to critically analyze how the teaching of ethics/bioethics and the other humanities is being designed in the course of Medicine UFRN, and which issues are addressed during their education, and the times when such matters are inserted. All required subjects (59 subjects) were analyzed, out of which were obtained the program of 39 (66.1%) and the syllabus of 54 (91.53%). Were detected three important moments in the course in which there was no inclusion of thematics refering to ethics/bioethics and humanities among the activities listed in the programs or syllabi. Doctor-patient relationship and the illegal practice of medicine were the most frequent themes. This research provides an underexplored overview of the teaching of ethics/bioethics and humanities in the medical course of UFRN, serving to support the improvement of education in ours and in other universities.
  • 50 anos de Abem e seu compromisso com a residência médica Carta Ao Editor

    Hamamoto Filho, Pedro Tadao; Danila, Arthur Hirschfeld; Farret, Túlio Cícero Franco; Menegotto, Diego Millán; Silva, Thiago Henrique dos Santos
  • Hipócrates vai ao cinema: a sétima arte e a formação bioética do médico Teses

    Cezar, Pedro Henrique Netto
  • Errata em: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 36, número 4, Outubro-Dezembro 2012. Errata

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