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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 43, Número: 2, Publicado: 2019
  • O Significado da Morte para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos Editorial

    Ferreira, Olavo Franco
  • Educação para o Processo do Morrer e da Morte pelos Estudantes de Medicina e Médicos Residentes Artigo Original

    Santos, Thalita Felsky dos; Pintarelli, Vitor Last

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O processo do morrer e da morte é um tema gerador de reações distintas entre estudantes de medicina e médicos residentes, que são influenciados por suas experiências pessoais e profissionais prévias, bem como questões culturais, psicológicas, religiosas e outras. Objetivo Avaliar a educação de estudantes de medicina (EM) do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (CM-UFPR) e de médicos residentes (MR) do Hospital de Clínicas da UFPR (HC-UFPR) sobre a temática do morrer e da morte. Método Estudo observacional quantitativo. Foi elaborado um questionário autoaplicável composto por 28 perguntas de múltipla escolha para avaliar a educação sobre o processo do morrer e da morte, com elementos adaptados do Frommelt Attitude Toward Care of the Dying Scale Form B (FATCOD-B Scale). Resultados 805 EM responderam ao questionário de pesquisa (74,6% do total de alunos, matriculados no primeiro semestre de 2016) e 93 MR (73,8% do total de residentes de especialidades clínico-cirúrgicas, matriculados no ano de 2016). O relato de experiência de contato com pessoas em processo de morte aumentou, progressivamente, durante a maior parte dos períodos do CM, atingindo a quase totalidade de residentes de primeiro ano e a totalidade daqueles mais graduados, em todas as especialidades. Durante o curso de medicina, 40,1% dos estudantes e 51,1% dos médicos residentes receberam algum tipo de formação pedagógica para o processo do morrer e da morte. A influência da afiliação religiosa na educação para a morte foi admitida por 54% dos EM e 44,3% dos MR. 58% dos EM e MR referiram os sentimentos de frustração e impotência após as mortes de pacientes. O contato com pacientes em processo de morte gerou diversos sentimentos nos EM e MR, incluindo tristeza, angústia, esfriamento, aumento da sensibilidade, amadurecimento profissional, entre outros. Conclusão EM e MR relataram ter recebido escassa formação sobre a morte durante a faculdade, e suas percepções acerca do tema são influenciadas por múltiplos aspectos, como a religiosidade. O contato com a morte desperta reações igualmente diversificadas. Mais estudos são necessários para aprofundar a complexidade dessa temática no âmbito da formação médica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The process of death and dying is a theme that generates different reactions among medical students and resident doctors, being influenced by their personal and professional experiences as well as cultural, psychological, religious, and other characteristics. Objective To evaluate the education of medical students (MS) of the Federal University of Paraná (UFPR) and resident doctors (RD) at Hospital de Clínicas of the Federal University of Paraná (HC-UFPR) on the subject of dying and death. Method A quantitative observational study. A self-administered questionnaire was designed, with 28 multiple-choice questions, to evaluate education about the process of dying and death, with elements adapted from the Frommelt Attitude Toward Care of the Dying Scale Form B (FATCOD-B Scale). Results The questionnaire was completed by 805 MS (74.6% of the total number of students enrolled in the first semester of 2016) and 93 RD (73.8% of the total number of residents of clinical and surgical specialties enrolled in 2016). The report of experience of contact with dying people increased among the MS as they progressed through medical school, reaching near-totality among the first-year residents, and totality among those with the most specialized degrees in all specialties. 40.1% of the MS and 51.1% of the RD reported that they had received some kind of pedagogical orientation about death and dying during medical school. The influence of religious beliefs on education in this area was reported by 54% of the MS and 44.3% of the RD. 58% of the MS and RD reported feelings of frustration and impotence following patients’ deaths. Contact with patients in the dying process produced a range of feelings and perceptions among the MS and RD, including sadness, anguish, distancing, increased sensitivity, and professional maturation, among others. Conclusion MS and RD reported that they received little training about death during their medical training, and that their perceptions about the subject are influenced by multiple variables, such as religious belief. Contact with death also provokes equally diverse reactions. More studies are needed, to deepen the complexity of this issue in the field of medical training.
  • Validade e Confiabilidade do Maastricht Clinical Teaching Questionnaire para Língua Portuguesa Artigo Original

    Gomes, Orlando Vieira; Morais, Ramon José Leal de; Schwigel, Paulo Adriano; Vasconcelos, Paula Teles; Lima, Tereza Rebecca de Melo; Andreto, Luciana Marques; Vieira, Juliany Silveira Braglia Cesar; Oliveira, Rafael Batista de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Num cenário de aprendizagem clínica, preceptores devem se comportar como mediadores entre os saberes que o estudante já tem e os que necessita adquirir, integrando a teoria e a prática no contexto da assistência ao paciente. Para isso, é necessário capacitar preceptores e desenvolver instrumentos capazes de aferir o desempenho de tais docentes. Em 2008, foi desenvolvido na Holanda o Maastricht Clinical Teaching Questionnaire (MCTQ), destinado à avaliação de preceptores pelos estudantes com o objetivo de proporcionar feedback a esses sobre suas habilidades de ensino em relação à supervisão realizada durante o estágio. A validação de um instrumento para outro idioma é de grande valia, uma vez que permite avaliar e investigar determinado fenômeno em diferentes países. Objetivo Realizar a validação do MCTQ para a língua portuguesa. Metodologia Trata-se de um estudo de validação de instrumento de pesquisa realizado em quatro hospitais do Nordeste brasileiro com a aplicação da versão adaptada para a língua portuguesa do MCTQ em uma amostra não probabilística composta por 246 estudantes de Medicina do quinto e sexto anos de quatro diferentes instituições de ensino do Estado de Pernambuco. Para avaliar a validade do construto, foi utilizado o índice Kappa. A confiabilidade foi medida por meio do Coeficiente Alfa de Cronbach padronizado. O nível de reprodutibilidade do MCTQ foi calculado pelo teste t de Student para medidas repetidas, comparando valores do teste e do reteste. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados O índice Kappa variou entre 0,527 e 0,710, e o Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,77 a 0,954, comprovando bom grau de concordância e de consistência interna do instrumento, respectivamente. Em relação à reprodutibilidade, todos os valores de coeficiente de correlação encontrados foram significativos e de boa magnitude (≥ 0,72). Conclusão A versão em português do MCTQ mostrou-se confiável e válida para uso na língua portuguesa e pode ser útil como instrumento a promover melhorias pedagógicas nos cursos de graduação e pós-graduação, especialmente aqueles relacionados às ciências da saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction In clinical learning scenarios, preceptors should mediate between the knowledge students already possess and the knowledge they need to acquire, integrating theory and practice into the patient care context. In order to make this possible, we must train preceptors and develop instruments for evaluating their performance as educators. In 2008, the Maastricht Clinical Teaching Questionnaire (MCTQ) was developed in the Netherlands with the purpose of enabling students to evaluate their preceptors, in order to provide preceptors with feedback regarding their teaching skills and the supervision provided by them during the internship period. Validating an instrument that has been translated is important and valuable, because it enables certain phenomena to be evaluated and investigated in different countries. Objective To validate the Portuguese-language version of the MCTQ. Methodology This is an instrument validation study, with research carried out in four different hospitals in the Northeast Region of Brazil. It applied the Portuguese-language version of the MCTQ to a non-probability sample composed of 246 fifth- and sixth-year students of Medicine from four different institutions in the state of Pernambuco. Kappa values were used to evaluate the validity of the construct, and reliability was measured using standardized Cronbach’s alpha coefficient. The reproducibility level of the MCTQ was calculated using the Student’s t-test for repeated measures, comparing test and re-test values. This study was approved by the Human Research Ethics Committee of the Faculdade Pernambucana de Saúde. Results The kappa index was between 0.527 and 0.71, and Cronbach’s alpha coefficient was between 0.77 and 0.954, demonstrating that the instrument has good levels of agreement and internal consistency, respectively. With respect to reproducibility, all coefficient correlation values found were significant and showed good magnitude (≥0.72). Conclusion The Portuguese-language version of the MCTQ proved to be reliable and valid for use in Portuguese-language settings, and can be useful as an instrument for promoting pedagogical improvements in undergraduate and graduate courses, especially in health sciences.
  • Testamento Vital: Conhecimentos e Atitudes de Alunos Internos de um Curso de Medicina Artigo Original

    Mendes, Matheus Veras Guterres; Silva, Julio Cesar de Oliveira; Ericeira, Marcelly Amanda Lucena; Pinheiro, Alcimar Nunes

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O testamento vital é um documento em que o paciente define a que tipo de procedimentos médicos deseja ser submetido quando se encontrar em fase final de vida e constitui importante ferramenta de garantia da dignidade e autonomia do paciente. Objetivo Avaliar o nível de entendimento que os alunos internos do curso de Medicina têm acerca do testamento vital e das decisões que envolvem o final da vida. Métodos Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado com 147 acadêmicos de Medicina que cursavam o período relativo ao internato médico, mediante questionário composto por dez questões que permitiram aferir o nível de conhecimento dos estudantes sobre o testamento vital, verificar sua opinião quanto a respeitar ou não o conteúdo desse documento e questionar a oportunidade de discutir sobre testamento vital durante a graduação. As respostas dos alunos na questão relativa ao conhecimento acerca do testamento vital foram categorizadas em três possíveis grupos: “noção clara”, “noção parcial” e “noção equivocada ou desconhecimento da expressão”. Resultados Apenas 12,9% dos entrevistados tinham noção clara do significado da expressão “testamento vital”, enquanto 74,2% possuíam noção parcial e 12,2% tinham noção equivocada da expressão ou a desconheciam. Apesar disso, 96,6% dos estudantes relataram que essa temática foi discutida na graduação e 87,1% afirmaram conhecer a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.995/2012. A maioria dos estudantes (98%) declarou que, em caso de um paciente em fase final de vida ser detentor de um testamento vital, respeitaria as determinações previstas nesse documento. Conclusão Apesar de grande parte dos alunos ter algum conhecimento sobre a expressão “testamento vital”, apenas uma pequena parcela deles dispunha de noção clara de seu significado. Entretanto, suas atitudes frente a um paciente detentor de um testamento vital são claramente positivas, demonstrando boa aceitação do testamento vital pelo futuro médico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The living will is a document in which the patient defines what kind of medical procedures he or she wishes to undergo during the final stage of life, and is an important tool for guaranteeing the patient’s dignity and autonomy. Objective To evaluate the level of understanding among medical interns about the living will and end-of-life decisions. Methods This was a quantitative, descriptive, cross-sectional study conducted with 147 medical students taking their internship, through a questionnaire composed of 10 questions. These questions enabled us to evaluate the students’ level of knowledge about the living will, and to verify their personal opinions on how far the content of this document should be respected, and to ask whether they had had an opportunity to discuss the living will during their undergraduate studies. The students’ knowledge of the living will was categorized into three groups: “clear understanding”, “partial notion,” and “misconception or misunderstanding of the term.” Results Among the interns interviewed, only 12.9% had a clear understanding of the meaning of the term “living will”, while 74.2% had a partial notion of the term and 12.2% had a misconception of the term. Nonetheless, 96.6% of the students reported that this topic was discussed during their graduate studies, and 87.1% reported knowledge of Federal Medical Council Resolution no. 1995 of 2012. Most of the students (98%) stated that in the case of a terminally ill patient with a living will, they would comply with the provisions of this document. Conclusion Although many of the students had some knowledge of the term “living will”, only a small portion of them had a clear understanding of its meaning. Despite this, their attitudes towards a patient with a living will were clearly positive, demonstrating good acceptance of the living will among future physicians.
  • Do Burnout à Estratégia de Grupo na Perspectiva Balint: Experiência com Residentes de Pediatria de um Hospital Terciário Artigo Original

    Pastura, Patrícia Souza Valle Cardoso; Barboza, Natalia Neto Dias; Albernaz, Antonio Luiz Gonçalves; Fernadez, Herminia Guimarães Couto

    Resumo em Português:

    RESUMO A síndrome de burnout (esgotamento) atinge mais de 70% dos médicos residentes em todo o mundo. Apesar dos dados alarmantes, ainda podemos caracterizá-la como uma doença negligenciada. Alguns trabalhos descrevem estratégias de enfrentamento do problema, porém poucos serviços as adotam na prática. Objetivo Determinar a prevalência da síndrome entre residentes de Pediatria de um hospital terciário brasileiro e descrever a estratégia de grupo psicodinâmico implementada localmente com base nos resultados. Metodologia Estudo de prevalência transversal com aplicação da escala Maslach Burnout Inventory aos residentes, seguida de planejamento e execução de um projeto piloto de intervenção, de grupo, na perspectiva Balint. Resultados De 23 residentes de primeiro e segundo ano de Pediatria em dezembro de 2016, 95% eram do sexo feminino, a média de idade era de 27 anos, e a média da carga horária trabalhada era de 75 horas semanais, sendo que apenas três residentes se dedicavam exclusivamente à residência médica. Encontramos uma prevalência de 87% de residentes que apresentavam critérios para síndrome de burnout, sendo 74% com exaustão, 57% com baixa realização profissional e 39% despersonalizados. O grupo de intervenção ocorreu entre maio e dezembro de 2017 com outros seis residentes de primeiro ano que atendiam no Ambulatório Geral de Pediatria às sextas-feiras. A periodicidade foi de uma hora a cada 15 dias. A participação foi voluntária, e os encontros aconteciam segundo o conceito de “espaço protegido”. As discussões eram baseadas em casos clínicos e abordavam também a relação médico-família e as dinâmicas hospitalares. Conclusão A elevada prevalência da síndrome de burnout deste trabalho não foi uma novidade frente aos dados da literatura nacional e internacional. Estabelecemos, porém, uma discussão local que resultou numa estratégia que visa ao bem-estar dos residentes e proporciona oportunidade de aprendizado do reconhecimento das reações pessoais, dos pacientes e de toda a equipe de saúde. Entendemos que os benefícios se dão, finalmente, na qualidade da assistência oferecida aos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Burnout syndrome affects more than 70% of resident physicians worldwide. Despite his alarming statistic, it can still be characterized as a neglected disease. Some studies have described coping strategies, but few services adopt them in practice. The aims of this study were to determine the prevalence of Burnout syndrome among pediatric residents of a Brazilian tertiary hospital, and to describe a psychodynamic group strategy that was implemented locally, based on the results. Methodology a cross-sectional prevalence study using the Maslach Burnout Inventory scale, followed by the planning and execution of a pilot intervention group, from the Balint perspective. Results of 23 first and second year pediatric residents in December 2016, 95% were female; the mean age was 27 years, and the average workload was 75 hours per week. Only 3 residents were exclusively dedicated to the medical residency. The prevalence of burnout syndrome was 87%, with exhaustion in 74%, low professional achievement in 57%, and depersonalization in 39%. The intervention group took place between May and December 2017, with six other first-year residents attending the General Pediatric Outpatient Clinic on Fridays. Meetings of the group took place every 15 days, lasted one hour, and adhered to the concept of “protected space”. Participation in the meetings was voluntary. The discussions were based on clinical cases, also addressing the doctor-family relationship and the hospital dynamics. Conclusion The high prevalence of burnout syndrome found in this study was comparable to data from national and international literature. However, our study established a local discussion that resulted in a strategy aimed at the well-being of residents and provided an opportunity to learn to recognize personal reactions, as well as those of patients and the whole healthcare team. We also hope this study will bring benefits for the quality of care provided to patients.
  • Percepção da Efetividade dos Métodos de Ensino Utilizados em um Curso de Medicina do Nordeste do Brasil Artigo Original

    Cruz, Poliana Oliveira da; Carvalho, Thaís Bandeira de; Pinheiro, Luca Di Pace; Giovannini, Patrícia Estela; Nascimento, Ellany Gurgel Cosme do; Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação médica se encontra em um processo de transformação, principalmente no que se refere à diversificação dos métodos de ensino utilizados. No entanto, a utilização e correta implementação destas novas metodologias ainda constituem verdadeiros desafios. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou avaliar a percepção e opinião dos professores e alunos quanto à efetividade dos métodos de ensino utilizados no curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para isso, foi realizado um estudo descritivo exploratório, de caráter transversal, cuja coleta de dados ocorreu de julho de 2015 a junho de 2016. Foram entrevistados 140 alunos (82,5% dos discentes do curso) e 80 professores (55% do corpo docente) de ambos os sexos e provenientes de todos os períodos e componentes curriculares. Após aceitação do convite para participar da pesquisa, foi realizada uma entrevista com perguntas objetivas e subjetivas, destinada à obtenção de dados sociodemográficos e opiniões e percepções dos indivíduos quanto aos métodos de ensino-aprendizagem utilizados pelo corpo docente. A análise dos resultados ocorreu por estatística descritiva e teste do χ2 de Pearson ou Exato de Fisher, utilizando-se os softwares Pepi e Past, considerando-se como significantes valores de p ≤ 0,05. As opiniões e sugestões dos entrevistados foram representadas por meio de nuvem de palavras, utilizando-se o software WordArt. As metodologias tradicionais constituíram as técnicas mais utilizadas (76,0% dos professores), além de serem consideradas mais eficazes do que as metodologias contemporâneas, tanto pelos professores (78,0%) quanto pelos alunos (92,0%). No entanto, grande parte desses (75,0% dos docentes e 73,6% dos discentes) gostaria de utilizar e vivenciar outras metodologias didático-pedagógicas como forma de melhorar o aprendizado. Observou-se ainda que o tempo de experiência docente e a realização de pós-graduação stricto sensu estiveram significantemente associados à utilização de métodos de ensino-aprendizagem mais contemporâneos. Diante disso, conclui-se que a falta de experiência e de vivência com outras metodologias de ensino, somada à carga horária extenuante do curso, pode dificultar a implementação e aceitação dessas metodologias mais contemporâneas. Desta forma, nota-se a premente necessidade de incentivar a capacitação didático-pedagógica do corpo docente, assim como a implementação do projeto pedagógico do curso a fim de promover o desenvolvimento de metodologias centradas no aluno, conforme recomendações atuais para o ensino dos cursos da área da saúde, principalmente o de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Medical education is in a process of transformation, particularly in terms of the diversification of the teaching methods used. However, the use and correct implementation of these new methods still present real challenges. In this context, this study aims to evaluate the perceptions and opinions of teachers and students regarding the effectiveness of the teaching methods used on the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) medical course. For this purpose, an exploratory descriptive study was carried out, with a transversal character. Data collection was carried out from July 2015 to June 2016. A total of 140 students (82.5% of the medical course students) and 80 teachers (55% of the faculty) were interviewed. The subjects were of both sexes, and from all periods and curricular components of the course. After reading and signing a consent form, the participants were interviewed, with objective and subjective questions that sought to obtain their sociodemographic data, and their opinions and perceptions of the teaching-learning methods used by the teaching staff. The results were submitted to descriptive statistics and Pearson’s χ2 test or Fisher’s Exact, using the PEPI and PAST software, and considering values of p ≤ 0.05 as significant. The interviewees’ opinions and suggestions were represented in the form of a word cloud, using WordArt software. Traditional methods were the most frequently used techniques (76.0% of teachers), and were considered more effective than contemporary methods by both the teachers (78.0%) and the students (92.0%). However, a high proportion of the interviewees (75.0% of the teachers and 73.6% of the students) said that they would like to use and experience other didactic-pedagogical methods as a way to improve learning. It was also observed that length of teaching experience, and whether or not the teacher held a postgraduation qualification, were significantly associated with the use of more contemporary teaching-learning methods. It is therefore concluded that lack of teaching experience and experience with other teaching methodologies, together with the strenuous workload of the course, can pose hindrances to the implementation and acceptance of more contemporary methodologies. We note the urgent need to promote didactic-pedagogical training for the teaching staff, as well as the implementation of the Pedagogical Project of the Course, in order to promote the development of student-centered methodologies, in line with current teaching recommendations for courses in the area of health, especially Medicine.
  • A Percepção do Supervisor do Provab sobre a Fixação do Médico na Atenção Primária à Saúde Artigo Original

    Cortez, Lyane Ramalho; Guerra, Eliana Costa; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Noro, Luiz Roberto Augusto

    Resumo em Português:

    RESUMO Atrair profissionais médicos para o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido um desafio permanente para o Sistema Único de Saúde. A impossibilidade de educação continuada e permanente configura-se como um dos principais fatores impeditivos do provimento e da fixação de médicos na APS. O Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica (PROVAB) trouxe como pressuposto o incentivo à Educação Permanente em Saúde (EPS) com ênfase na interação ensino-serviço-comunidade (IESC), contando com a presença de uma supervisão pedagógica composta por médicos capacitados para tal fim. O objetivo do presente estudo foi analisar os motivos que levaram um grupo de médicos de Natal, Rio Grande do Norte, participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a permanecerem na Atenção Primária em Saúde por meio da precedência ao Programa Mais Médicos (PMM), a partir da percepção de seus supervisores. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo por meio da técnica de grupo focal com sete supervisores médicos do PROVAB e do PMM. A análise de conteúdo identificou cinco categorias de análises temáticas: Contexto político do início dos programas; Perfil do supervisor pedagógico; Perfil do médico que fez precedência do PROVAB para o Programa Mais Médicos; Motivos de fixação do provabiano à APS; e Porque não escolher a APS para a vida? Evidenciou-se que o PROVAB funcionou como uma estratégia inicial de enfrentamento aos desafios de se fixar médicos à APS em consonância à remodelação da formação médica. Apesar do contexto político desfavorável nos anos que se seguiram à implementação do PROVAB, houve uma sinergia entre a supervisão e os médicos que se empoderaram para desenvolverem suas atividades proporcionando condições para enfrentamento das condições desfavoráveis. A aproximação com o contexto do território e as competências adquiridas no programa acerca da Atenção Primária em Saúde com desenvolvimento de vínculo com a comunidade funcionaram como fatores de estímulo para a permanência do médico na Atenção Primária em Saúde traduzindo-se na mudança do perfil do profissional que assimilou e adquiriu o componente social de trabalhar em áreas de grande vulnerabilidade. Esse movimento deve favorecer as mudanças previstas nos cursos de graduação em Medicina, evitando um retrocesso que tange aos vazios assistenciais, animando a luta que se constitui na busca por um Brasil em que o acesso universal à saúde e a um profissional médico não seja um privilégio de poucos, mas o direito garantido de todos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Attracting medical professionals to work in Primary Health Care (PHC) has been an ongoing challenge for Brazil’s Unified Health System (SUS). The impossibility of a continuous and ongoing education is one of the main factors hindering the provision and retention of doctors in PHC. One of the basic premises of the Program to Value Primary Healthcare Professionals (PROVAB) was to encourage Continuous Education in Health (EPS), emphasizing the interactions between teaching, service and the local community (IESC), with the presence of pedagogical supervision by doctors trained for this purpose. The goal of this study was to analyze, based on the perceptions of their supervisors, the factors that led a group of doctors from Natal, in the State of Rio Grande do Norte, participants in the PROVAB, to stay in Primary Health care (PHC), giving it precedence over the More Doctors Program (PMM). A qualitative study was carried out, using the focal group technique with seven medical supervisors of the PROVAB and PMM. The content analysis identified five thematic categories: The political context at the start of the programs; the profile of the pedagogical supervisors; the profile of the doctors who prioritized PROVAB over the More Doctors Program (PMM); the reasons that led to the retention of PROVAB doctors in the PHC; and why not choose PHC for life? It was demonstrated that the PROVAB worked as an initial strategy to face the challenges of retraining doctors in PHC, in line with the reforms in Medical Education. Despite the difficult political environment in the years that followed the implementation of the PROVAB, there was a synergy between supervision and doctors, who were empowered to carry out their activities, providing conditions to combat unfavorable situations. Strengthening ties with the territorial context, and the skills acquired during the program, related to Primary Health Care (PHC), through the development of links with the local community, acted as factors of stimulus for the retention of doctors in PHC. This led to a change in doctors’ profiles, as they assimilated and acquired the social aspect to work of working in vulnerable areas. This movement should favor the changes predicted in Medical Schools, preventing a regression when it comes to gaps in the health care system. It also encourages the fight for a better country, in which universal access to health and to a medical professional may be not only a privilege of a few, but a guaranteed right for all.
  • Conhecimento dos Discentes sobre Aleitamento Materno em um Curso Médico Artigo Original

    Frazão, Sirmani Melo; Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de; Pedrosa, Celia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO O aleitamento materno é uma prioridade global em virtude dos inúmeros benefícios que oferece à saúde das crianças, suas mães e à sociedade. Como as taxas de aleitamento materno no mundo estão aquém do desejado, as instituições formadoras têm a responsabilidade social de preparar os profissionais de saúde para o ensino e a promoção do aleitamento materno. Este estudo propôs identificar a progressão do conhecimento sobre aleitamento materno em um curso médico. Teve abordagem descritiva, quantitativa e de corte transversal. Consistiu na aplicação de um questionário sobre aleitamento materno a todos os discentes matriculados no curso de Medicina de uma universidade de Alagoas. Foram excluídos da amostra os discentes do primeiro e 12º períodos que participaram da validação semântica do instrumento utilizado – Encuesta sobre Conocimientos en Lactancia” (ECoLa) –, originalmente redigido na língua espanhola. Após ter sido submetido a um processo de validação semântica, ele foi disponibilizado integralmente por meio de mídia eletrônica. Em seguida, realizou-se uma análise documental do curso de Medicina (PPC, ementas de disciplinas, planos de curso) e se identificou onde o tema estava inserido. Foram encontrados conteúdos referentes ao tema aleitamento materno no segundo, quarto, quinto e décimo períodos do curso. O questionário aborda áreas de conhecimento como fisiologia, saúde pública, aleitamento nos primeiros dias, problemas tardios, avaliação da mamada, condição materna e atitude. Observou-se que, nos três primeiros períodos do curso, os índices de acertos do questionário se mantiveram estáveis (45,61%, 39,04%, 41,13%), e não houve diferença significativa entre eles (p > 0,05). A progressão entre um período e outro ocorreu de forma significativa entre o terceiro (41,13%) e o quarto período (61,13%), com aumento do índice de acertos em 20%. Nos demais períodos, do quarto ao 12º, houve pouca variação nos índices, sem diferença significativa entre eles (p > 0,05). Visualizando cada área de conhecimento do estudo, nota-se que há muito a ser feito para promover o ensino sobre aleitamento materno durante o curso médico. Várias metodologias inovadoras podem favorecer o aprendizado dos profissionais da saúde. Sugere-se abordar o tema do primeiro ao último período do curso, de forma gradual e com crescente complexidade, para que os egressos possam contribuir para aumentar a taxa de aleitamento materno na comunidade que vão assistir.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Breastfeeding has become a global priority due to its numerous benefits to children’s health, their mothers and society. Breastfeeding rates around the world have been below the desired, therefore, the institutions involved have a social responsibility to prepare medical professionals to teach about, and promote breastfeeding in their medical courses. This study seeks to identify the progress of knowledge about breastfeeding in a medical course, using quantitative, descriptive and cross-sectional approaches. It consisted of the application of a questionnaire on breastfeeding that was applied to all students enrolled in the medical course of a University in Alagoas. We excluded from the sample students in the 1st and 12th semesters who participated in the semantic validation, using the instrument, “Encuesta sobre Conocimientos en Lactancia” (ECoLa), originally in Spanish but submitted to a process of semantic validation and made available in full through electronic media. Next, a documentary analysis of the medical course (PPC, subject syllabi, course plans) was carried out, where the theme was inserted. Content regarding the topic of breastfeeding was found in the 2nd, 4th, 5th and 10th periods of the course. The questionnaire gathered information about the students’ knowledge of physiology, public health, feeding in the early days, late problems, assessment of breastfeeding, maternal condition, and prevailing attitudes. As a result of the questionnaire, it was observed that in the first three periods of the course, the success rates remained stable (45.61% – 39.04% – 41.13%), and there were no significant differences between them (p> 0.05). The progression from one period to another was significant between the 3rd (41.13%) and the 4th (61.13%) periods, with a success rate increase of 20%. In the other periods, from the 4th to the 12th periods, there was little variation in the indices and no significant differences between them (p> 0.05). Looking at each area of knowledge covered by this study, it is known that there is still much to do be done to promote teaching about breastfeeding among medical students. Several innovative methodologies can favor learning among health professionals. It is suggested that the topic be addressed throughout the course, from the 1st to the last periods, with gradually increasing complexity, so that graduates can contribute to increasing the rate of breastfeeding in the communities where they will later practice.
  • Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior Artigo Original

    Meireles, Maria Alexandra de Carvalho; Fernandes, Cássia do Carmo Pires; Silva, Lorena Souza e

    Resumo em Português:

    RESUMO As perspectivas dos discentes, seus desapontamentos ou realizações interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e na maneira como eles veem a profissão. Este estudo propôs avaliar a relação entre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (DCN), implementadas em 2014, e as expectativas quanto à formação acadêmica de discentes do primeiro ano do curso de Medicina de uma instituição particular de educação superior, situada no Estado de Minas Gerais. O estudo utilizou o método quanti-qualitativo, com aplicação de questionários que abordavam aspectos como perfil do discente, motivações iniciais e expectativas sobre sua formação acadêmica, planos e projetos futuros em relação à profissão e conhecimento sobre as DCN. Os resultados quanto ao perfil desses estudantes indicaram predomínio de discentes do sexo feminino, procedentes do interior do Estado de Minas Gerais, na faixa etária de 18 a 20 anos e que ingressaram na instituição por meio do vestibular, tendo prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As principais motivações para a escolha do curso de Medicina incluíram aptidões pessoais e vocacionais e possibilidade de realização pessoal; as expectativas quanto à formação acadêmica incluíram a inserção em contextos hospitalares nos anos iniciais do curso e o desejo de atuar no processo saúde-doença em diferentes níveis de atenção, promovendo a recuperação e reabilitação da saúde. Os projetos pós-formatura desses discentes incluem fazer residência médica, buscar competência profissional, conciliar trabalho e qualidade de vida e tornarem-se médicos especialistas/subespecialistas. Numa visão global, os alunos se declararam satisfeitos com a graduação, apontando apenas algumas falhas no processo ensino-aprendizagem. A maioria dos discentes do primeiro período (56%) demonstrou desconhecimento em relação às DCN de 2001 e 2014, e a maioria dos discentes do segundo período (54,8%) relatou o conhecimento apenas das diretrizes de 2014, sendo a faculdade apontada como a principal fonte de informação sobre as novas DCN. As expectativas dos discentes corroboram, em sua maioria, os princípios, fundamentos e finalidades da formação em Medicina previstos nas novas DCN do curso no que tange às principais competências e habilidades gerais da formação médica, como a Atenção Integral à Saúde, Educação em Saúde e Gestão em Saúde, bem como sobre as novas dimensões abordadas nessas diretrizes. No entanto, alguns pontos de desencontro foram observados, como, por exemplo: baixa intenção de se tornarem profissionais generalistas e terem sua formação voltada à atenção primária, o que é preconizado nas diretrizes; intenção de cuidar da própria saúde mental (ponto não abordado nas novas diretrizes); e certa resistência a respeito da inclusão de novas disciplinas e de novas metodologias ativas de aprendizado em detrimento da valorização dos métodos tradicionais de ensino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Students’ perspectives, disappointments and achievements significantly affect their learning process and the way they perceive the profession. This study evaluates the relationship between the New National Curricular Guidelines for Medicine Courses, implemented in 2014, and the expectations of first year students of a Medicine course of a private Higher Education Institution in the state of Minas Gerais, Brazil, regarding their medical training. The study was carried out using quantitative and qualitative methods, based on the application of questionnaires that addressed aspects such as the student’s profile, initial motivations and expectations of their academic training, futures plans and projects in relation to the profession, and knowledge about The National Curricular Guidelines for the Medicine Course. The results for the profile of these students indicated a predominance of female students, from the interior of the state of Minas Gerais, in the 18 to 20 year age group, who entered the institution through the vestibular exam having previously taken the National Secondary Education Examination (ENEM). The main motivations for choosing medicine as an undergraduate course included personal and vocational skills, and the opportunity for personal fulfillment. The expectations of the academic training included working in a hospital context during the initial years of the course, and the desire to practice at different levels of health care, promoting recovery and rehabilitation. The postgraduation projects of the students included medical residency, professional competence, work-life balance, and becoming medical specialists/subspecialists. In terms of overall vision, the students declared that they were satisfied with their graduation course, pointing out just a few areas where the learning/teaching process was lacking. The majority of students in the first period (56%) were unfamiliar with the DCNs of 2001 and 2014, and the majority of the students in the second period (54.8%) reported knowing only the 2014 guidelines, with the college being indicated as the main source of information on the new DCNs. The students’ expectations were, on the whole, in line with the principles, fundamentals and purposes of the medical training provided for in the new DCNs of the course in terms of the main competences and general abilities of the medical training, such as Integral Health Care, Health Education, and Health Management, as well as on the new dimensions addressed in these guidelines. However, some points of disagreement were observed, such as the lack of intention to become general practitioners or to focus their training on primary care, which is recommended in the guidelines; the intention to take care of their own mental health, also recommended in the new guidelines; and a certain resistance to the inclusion of new disciplines and new active learning methodologies as opposed to valuing traditional teaching methods.
  • Existe Alteração em Marcadores Inflamatórios em Estudantes de Medicina após Participação em Programa Mente-Corpo? Artigo Original

    Catarucci, Fernanda Martin; Bruno, Vânia Hercília Talarico; Habimorad, Pedro Henrique Leonetti; Beteto, Ivan da Silva; Andrews, Susan; Sandrim, Valéria Cristina; Burdmann, Emmanuel A.; Patrício, Karina Pavão

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Estudantes do curso de Medicina estão expostos a carga elevada de estresse, desencadeada por terem que lidar com adoecimento e morte dos pacientes, extensa carga horária, privação de sono, competitividade, cobrança, responsabilidade e medo de errar, entre outros fatores. Algumas técnicas e práticas como a meditação têm sido utilizadas para auxiliar no manejo e redução de estresse, já sendo utilizadas em escolas médicas. O estresse pode ativar componentes do sistema inflamatório, desencadeando uma série de doenças. As desordens causadas pelo estresse podem ser mensuradas por meio de marcadores sorológicos, sendo que os biológicos são os principais utilizados. Objetivo Avaliar os efeitos de um programa de práticas mente-corpo, Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (Redemed©), nos níveis dos marcadores pró- e anti-inflamatórios de estudantes de medicina. Metodologia Trata-se de um estudo quase-experimental, composto por 86 estudantes, sendo 44 do grupo intervenção, que participaram do programa Redemed© com oito encontros semanais, englobando técnicas de meditação e exercícios de vivências interpessoais, e 42 estudantes do grupo controle. Ambos os grupos, antes e após o curso, coletaram sangue para análise dos marcadores: proteína C reativa (PCR), fator de necrose tumoral-alfa (TNF-alfa), interleucina 06 (IL06) e interleucina 10 (IL10). Resultados Neste estudo, não foi observada alteração estatisticamente significativa nas citocinas pró-inflamatórias: PCR, TNF-α e IL06. No entanto, a IL-10, que é uma citocina anti-inflamatória, apresentou uma variação positiva e estatisticamente significativa (p: 0,009). Ela tem sido utilizada em estudos com práticas integrativas e complementares a fim de demonstrar seus benefícios. Conclusão O programa Redemed© parece beneficiar os estudantes de Medicina por meio da modulação inflamatória e como grupo de acolhimento no qual eles puderam compartilhar seu estresse e treinar estratégias de enfrentamento. Este estudo, mesmo não tendo encontrado diferença estatística significativa nos marcadores pesquisados, com exceção da IL10, traz à tona este tema importante do grande estresse vivenciado por estudantes de Medicina e a necessidade de as escolas médicas terem maior cuidado com seus alunos, acolhendo e trabalhando o estresse desses estudantes de forma a reduzir e gerenciar melhor este fator de adoecimento em suas vidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Medical students are exposed to high stress levels, triggered by having to deal with their illness and death of their patients, extensive workloads, sleep deprivation, competition, having to fulfil demanding duties, responsibility, and fear of making mistakes, among other factors. Some techniques and practices, such as meditation, are used in medical schools to help manage and reduce stress. Stress can activate components of the inflammatory system, triggering a series of pathologies. The disorders caused by stress can be measured by means of serological markers, with biological markers being the main ones used. Objective. To evaluate the effects of a program of mind-body practices, Reduction of Stress and Development of Empathy in Medicine (REDEMED ©), on pro- and anti-inflammatory markers of medical students. Methodology This is a quasi-experimental study, composed of 86 students: 44 in the intervention group, who participated in the REDMED© program with eight-weekly meetings that included meditation techniques and exercises of interpersonal experiences, and 42 students in the control group. Before and after the course, blood was collected from both groups for analysis of the markers: C-reactive protein (CRP), tumor necrosis factor-alpha (TNF-alpha), interleukin-6 (IL06) and interleukin-10 (IL10). Results No statistically significant changes were observed in the proinflammatory cytokines CRP, TNF-α and IL06. However, IL-10, an anti-inflammatory cytokine, showed a positive and statistically significant variation (p: 0.009). It has been used in studies with integrative and complementary practices to demonstrate its benefits. Conclusion The REDEMED© program seems to benefit medical students through inflammatory modulation and as a group that provides a forum to share their stress and receive coaching in coping strategies. This study, even though it did not find a statistically significant difference in the markers studied, with the exception of IL10, raises the important theme of the high levels of stress that medical students experience, and the need for medical schools to take greater care of their students, addressing stress in order better manage it in their own lives.
  • Perspectivas sobre o Aprendizado na Óptica de Estudantes de Medicina: Análise do Impacto de Transição Curricular Artigo Original

    Lima, Paulo Roberto Sotillo de; Marques, Rossana Vanessa Dantas de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o avanço tecnológico e as modificações políticas e socioculturais ocorridos ao longo dos anos, as perspectivas educacionais vão se remodelando, com utilização de novas metodologias de ensino e ampliação do número de vagas. Com esses novos ambientes educacionais, surgem novos desafios e necessidade de adaptação. Entre os componentes que influenciam o processo de aprendizagem, procuramos, neste estudo, compreender a percepção dos discentes de um novo curso de graduação em Medicina quanto aos aspectos de infraestrutura, do corpo docente e tutoriais, do currículo informal, composto por grupos acadêmicos organizados pelos próprios alunos, e da organização didático-pedagógica. A pesquisa foi realizada por meio de questionário com 31 itens, com opções de resposta na escala do tipo Likert, envolvendo 208 alunos regularmente matriculados do segundo ao oitavo período. Estes foram divididos em dois grupos: um composto por alunos entre o quinto e o oitavo período (G2), que passaram por um processo de transição entre a metodologia mista, com aspectos tradicionais e algumas disciplinas ativas, para metodologia ativa; e outro por alunos do segundo ao quarto período (G1), que desde o primeiro período já utilizavam as metodologias ativas. Os alunos avaliaram como satisfatórios 41,9% dos itens questionados e como insatisfatórios 19,3% dos itens. Os itens que mais foram considerados satisfatórios estavam relacionados a interdisciplinaridade, bibliografia recomendada, uso de metodologias ativas, integração com a comunidade, práticas de ensino, titulação docente e equipamentos didáticos. Os principais pontos de discordância entre os grupos estão relacionados aos aspectos didático-pedagógicos, como articulação teoria-prática, interdisciplinaridade, flexibilidade curricular, pertinência dos conteúdos, integração com a comunidade e atividades práticas. Questões relacionadas a número de docentes por alunos, práticas de ensino nos períodos mais avançados, componentes da biblioteca e apoio psicopedagógico foram os mais criticados pelos alunos. De forma geral, apesar das diversas dificuldades encontradas no contexto de um curso novo, houve mais pontos positivos que negativos na influência do aprendizado. Ainda assim, são necessárias algumas reestruturações para garantir a melhor experiência no processo ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Along with the technological advances and political and socio-cultural changes that have taken place over the years, educational perspectives have been reshaped, bringing new teaching methods and an expansion in the number of places. With these new educational environments, new challenges have arisen, and the need to adapt. Among the components that influence the learning process, this study seeks to understand the students’ perceptions of a new undergraduate course in Medicine in terms of its infrastructure, faculty and tutorials, its informal curriculum, composed of academic groups organized by the students and its didactic and pedagogical organization. Our research involved a questionnaire with 31 items, with response options on a Likert scale, which was applied to 208 students enrolled in the second to eighth periods. We divided the students into two groups: one composed of students in the fifth to eighth periods (G2), who had transitioned from a mixed teaching methodology, with traditional aspects and some active disciplines, to an active methodology; and a second group composed of students in the second to the fourth periods (G1), who had begun using active methodologies right from the start of their course. The students evaluated 41.9% of the items questioned as satisfactory and 19.3% as unsatisfactory. The items that were deemed most satisfactory were related to interdisciplinary contents and approach, recommended bibliography, use of active methodologies, integration with the community, teaching practices, teacher qualification and didactic equipment. The main points of disagreement between the groups related to didactic and pedagogical aspects, such as the articulation of theory and practice, interdisciplinary contents, curricular flexibility, relevance of the contents, integration with the community and practical activities. The issues that received most criticism form the students were related to the teacher-to-student ratio, teaching practices in the more advanced periods, library components and psychological and pedagogical support. In general, we can see that despite the many difficulties encountered, in the context of a new course, there were more positives than negatives that influenced learning. Nevertheless, the program needs some restructuring to ensure the best experience in the teaching-learning process.
  • Percepção do Estudante de Medicina sobre a Inserção da Radiologia no Ensino de Graduação com Uso de Metodologias Ativas Artigo Original

    Silva, Alexandre Ferreira da; Domingues, Robson José de Souza; Kietzer, Kátia Simone; Freitas, Jofre Jacob da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO A radiologia no curso de graduação em Medicina alcançou nova dimensão não só como instrumento de diagnóstico complementar, mas também por sua utilização como ferramenta de ensino, integrada ao estudo da anatomia e patologia, entre outros assuntos. Embora os conhecimentos da radiologia sejam bastante utilizados no ensino da medicina através de metodologias ativas, ainda são escassos os trabalhos relatando a experiência de como o aluno percebe a importância desse conhecimento. Objetivo Estudar a percepção de alunos de medicina sobre a inserção da radiologia no ensino de graduação com uso de metodologias ativas. Método Estudo qualitativo, realizado com estudantes de medicina matriculados no terceiro e quinto semestres, cuja amostra constituiu-se de 12 alunos de uma população de 100 alunos de uma universidade pública estadual. Os dados foram obtidos através de entrevistas, com a aplicação de um questionário semiestruturado com questões abertas sobre o ensino da radiologia, suas implicações e aplicações em medicina, características positivas e negativas, no processo de aprendizagem através do uso de metodologias ativas. Os dados foram analisados separadamente, agrupados por categorização e submetidos à análise temática por dois pesquisadores, antes da reflexão conjunta, havendo ainda a descrição do ambiente e também a triangulação dos resultados. Resultados Foram identificados conteúdos latentes e semânticos, recorrentes, singulares e controversos. Os temas recorrentes identificados como fundamentos de uma estratégia vantajosa para o ensino do radiodiagnóstico na graduação médica foram: necessidade de introdução precoce da radiologia por conta de sua transversalidade e seu papel na atividade de ensino em serviço; ensino sistemático dos princípios biofísicos e vocabulário para facilitar o estudo; o papel do exame complementar no contexto do problema na tutoria e o desenvolvimento de material didático de conteúdo integrado com abordagem morfofuncional. Aspectos singulares como a dificuldade para estudo que envolva conhecimento de língua estrangeira e o uso de redes sociais, e controvérsias identificadas, a respeito do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, bem como, em relação ao significado do aprendizado da radiologia na graduação em medicina, também foram considerados elementos construtivos de uma abordagem moderna, já que o ensino da radiologia vive um momento de reformulação. Conclusão Observou-se que na percepção dos estudantes entrevistados, o componente curricular morfofuncional, frequentemente utilizado no ensino baseado em problemas poderá ser usado para abordar a radiologia e diagnóstico por imagem numa visão multidimensional, contextualizada e interdisciplinar que vá além do papel de método de exame complementar, integrado a outros saberes de forma significativa, especialmente anatomia e patologia, facilitando a aprendizagem tanto da radiologia quanto dos demais assuntos envolvidos na temática abordada em cada módulo de estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Radiology in medical school has taken on a new dimension in terms of its usefulness, not only as a complementary diagnostic instrument but also as a teaching tool integrated into the study of anatomy and pathology, among other subjects. Although knowledge of radiology is widely used in medical teaching, through active methodologies, there is a lack of studies reporting experiences of how students view the importance of this knowledge. Aim To study the perceptions of medical students on the inclusion of radiology in undergraduate education, through the use of active methodologies. Method A qualitative study, conducted with students enrolled in the third and fifth semesters. The sample comprised 12 subjects chosen from a population of 100 students at a public state university. Data were obtained from interviews using a semi-structured questionnaire with open questions about radiology teaching, its implications and applications in medicine, and positive and negative characteristics of the learning process using active methodologies. Data were analyzed separately, grouped by categorization, and submitted to thematic analysis by two researchers, before being reflected on jointly. There was also description of the environment and triangulation of the results. Results Latent, semantic, recurrent, unique, and controversial contents were identified. The recurrent themes in the interviews, identified as forming the basis of an advantageous strategy for radiodiagnostic teaching in undergraduate medical education, were as follows: (a) the need of an early introduction to radiology, due to its transversality and its importance to teaching; (b) a systematic study of the biophysical principles and vocabulary used in the field, to facilitate its study; (c) the role of complementary exams in the context of tutoring problems and (d) the development of teaching materials that use integrated content with a morphofunctional approach. Unique aspects, such as study difficulties related to knowledge of a foreign language and the use of social networks, and controversies regarding the teachers’ role in the process and what it means to learn radiology in medical school were also considered elements that can be used as part of a modern approach, with radiology education currently being in a process of change. Conclusion It was concluded, according to the perceptions of the students interviewed, that the morphofunctional curricular component often used in problem-based teaching might be used to teach radiology and imaging diagnosis, within a multidimensional, contextualized, and transdisciplinary perspective. This goes beyond its role as a means of providing complementary exams, significantly integrating other sources of knowledge (especially anatomy and pathology) and facilitating the learning of both radiology and related subjects addressed in each study module.
  • Validação de um Programa de Treinamento Simulado de Habilidades Laparoscópicas por Residentes de Cirurgia Artigo Original

    Barreto, Ricardo Monteiro de Sá; Rocha, Hermano Alexandre Lima; Borges, Glaydison Cesar de Oliveira; Peixoto, Arnaldo Aires; Moura, Luiz Gonzaga de; Peixoto, Raquel

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Os treinamentos com simuladores para videocirurgia têm sido propostos como ferramentas de ensino, permitindo avaliação formativa de alunos em condições mais controladas e seguras. Objetivo Validar um programa estruturado de treinamento de endossuturas para residentes de cirurgia, por meio de duas escalas estruturadas de aquisição de habilidades laparoscópicas e da percepção dos participantes. Métodos Estudo experimental longitudinal quantitativo, que contou com a participação de 12 residentes de cirurgia provenientes de quatro hospitais distintos. O treinamento consistia na confecção de endossuturas com simuladores de vídeo em sete sessões num período de sete meses. A avaliação da progressão da competência técnica dos alunos foi realizada por três avaliadores, utilizando-se o Objective Structured Assessement of Technical Skills (Osats) e a Escala de Progressão de Proficiência (EPP) em Endossuturas. Os residentes usaram um questionário com escala de Likert de 1 a 5 para avaliar o programa de treinamento realizado quanto à aquisição de habilidades específicas. Foram feitos os testes de Anova e Qui-Quadrado para comparação entre variáveis. As correlações e associações entre duas variáveis numéricas foram verificadas por meio de regressão linear simples e múltipla, quando foram incluídos os fatores determinantes além do número de sessões de treinamento. Foi calculado o ranking médio para análise da escala de Likert. Foram consideradas significativas as comparações com valor de p ≤ 0,05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados Quanto ao desempenho dos residentes observado pelos avaliadores por meio do Osats, observou-se melhora estatisticamente significante na pontuação em relação aos ítens: respeito ao tecido (p = 0,006), tempo e movimento (p = 0,001), conhecimento e manuseio dos instrumentos (p = 0,002), fluxo da cirurgia (p = < 0,001), conhecimento do procedimento específico (p = 0,001), pelo teste Qui-Quadrado. Em relação ao número total de pontos pela EPP e à nota média nos testes pelo Osats modificado, o total e a nota média nos testes foram significantes (< 0,001 e < 0,001), utilizando-se o teste Kruskal-Wallis ao longo dos meses de treinamento. Na percepção dos alunos, o programa de treinamento contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, tendo como itens mais bem avaliados o manuseio de pinças e porta-agulhas e a confecção de nós. Os itens mais mal avaliados foram a hapticidade e a passada de alça. Demonstrou-se ganho significativo na aquisição de competência técnica pelos residentes durante o curso, percebido por meio dos dois instrumentos de avaliação utilizados (Osats e EPP). Conclusão Houve ganho significativo de habilidades pelos residentes de cirurgia ao longo dos sete meses do programa de treinamento simulado, demonstrado pelos dois instrumentos de avaliação estruturada e pela percepção dos residentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Training with simulators for video-surgery has been proposed as teaching tools, allowing formative evaluation of students under more controlled and safe conditions. Objective To validate structured program of endosuture training for surgical residents, through two structured scales of acquisition of laparoscopic skills and participant’s perception. Methods This was a quantitative longitudinal experimental study involving 12 residents of surgery from four different hospitals. The training consisted of making endorsements with video simulators in seven sessions over a period of seven months. The evaluation of the progression of the technical competence of the students was carried out by three evaluators, using the Objective Structured Assessmen of Technical Skills (Osats) and the Progression of Proficiency Scale (EPP) in Endorsements. Residents used a Likert scale to evaluate the training program. Anova and chi square tests were performed to compare variables. Correlations and associations between two numerical variables were verified through simple and multiple linear regression, when the determinants were included in addition to the number of training sessions. The Average Ranking was calculated for Likert scale analysis. Comparisons with p value ≤ 0.05 were considered significant.This study was approved by the Research Ethics Committee of the institution. Results There was a significant gain in the acquisition of technical competence by the residents during the course, perceived through the two evaluation instruments used (Osats and EPP). As regards the performance of the residents observed by the evaluators through the Osats, there was a statistically significant improvement in the score in relation to the items: Respect to the tissue (p = 0.006), Time and movement (p = 0.001), Knowledge and handling of instruments p = 0.002), Circulation flow (p = 0.001), Knowledge of the specific procedure (p = 0.001), by the chi-square test. In relation to the total number of points by EPP and the mean score in the tests by the modified Osats, the total and the mean score in the tests were significant (< 0.001 and < 0.001), using the Kruskal-Wallis test, over the months training. In the students’ perception, the training program contributed to the development of surgical skills, with the best evaluated items being the handling of tweezers and needle holders and the knitting. The worst evaluated items were the hapticity and the gait step. Conclusion There was a significant gain in skills by the residents of surgery during the seven months of simulated training, demonstrated in two structured assessment instruments and by the residents’ perception.
  • Desafios Associados à Formação do Médico em Saúde Coletiva no Curso de Medicina de uma Universidade Pública do Ceará Artigo Original

    Custódio, Jéssica Bezerra; Peixoto, Maria das Graças Barbosa; Arruda, Carlos André Moura; Vieira, Daniele Vasconcelos Fernandes; Sousa, Maria do Socorro de; Ávila, Maria Marlene Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO A implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) acarretou a emergência de processos de qualificação de recursos humanos em saúde, o que engendrou a necessidade de construir as concepções curriculares no campo educacional da saúde no Brasil. Assim, o campo da Saúde Coletiva (SC) emerge como profícuo no desenvolvimento da discussão multirreferencial em saúde, no âmbito da educação, formação e trabalho. Este estudo objetivou analisar a percepção de docentes do curso de Medicina de uma universidade pública do Ceará sobre os desafios da formação médica em Saúde Coletiva. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com emprego da técnica de grupo focal. Foi conduzida uma sessão de grupo focal com quatro docentes das disciplinas da área da Saúde Coletiva, sendo o material qualitativo organizado em categorias e processado por meio da Análise Temática. Após a análise, emergiram as categorias: preconcepções dos discentes sobre a Saúde Coletiva; infraestrutura e preparação para uso das metodologias ativas; diálogo entre os docentes das disciplinas do eixo de Saúde Coletiva; interlocução entre a teoria e prática médica; papel ativo do discente na aprendizagem; interdisciplinaridade. Os professores assinalaram o preconceito no início do curso, sendo as novas estratégias didático-pedagógicas, pautadas nas metodologias ativas, fundamentais e mais atraentes e adequadas ao contexto social vigente, estimulando a busca do conhecimento e a melhoria da relação aluno-professor. Ademais, reconheceram a existência de fatores específicos do curso de Medicina que dificultam a aplicabilidade de estratégias didático-pedagógicas: fragilidade da formação pedagógica de grande parte do corpo docente para o exercício da docência, devido à inexistência de uma política de educação permanente e à estrutura física inadequada. Ratifica-se a importância das disciplinas da área da Saúde Coletiva para a formação do médico nessa área no que tange às competências propostas pelas DCN 2014, contribuindo para o agir do médico e para sua organização como parte de uma equipe de saúde. Dessa forma, para qualificar a formação médica, inexoravelmente, não se pode prescindir da inserção da Saúde Coletiva na matriz curricular do curso. Para que isso ocorra, é imprescindível que os conteúdos teóricos estejam atrelados ao contexto social e tecnológico vigente e pautados nas metodologias ativas de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The implementation of the Unified Health System guided the emergence of human resources qualification processes in health, which generated the need to construct the curricular conceptions in the field of health education in Brazil. Thus, the field of Collective Health (SC) emerges as a useful tool in the development of the multireferential discussion on health, in the field of education, training ad work. This study aimed to analyze the perception of teachers of the medical course of a Public University of Ceará on the challenges of medical training in Collective Health. This is a case study with a qualitative approach, based on the focus group technique. A focus group session was held with four professors from the disciplines of the Collective Health area, the qualitative material being organized into categories and processed through the Thematic Analysis. After analysis emerged the categories: students’ preconceptions about collective health; infrastructure and preparation for use of active methodologies; dialogue among the teachers of the disciplines of the collective health axis; interlocution between medical theory and practice; active role of the learner in learning; interdisciplinarity. The teachers pointed out the prejudice at the beginning of the course, and the new didactic-pedagogical strategies, based on active methodologies, are fundamental and more attractive and appropriate to the current social context, stimulating the search for knowledge, and improving the student-teacher relationship. In addition, they recognized the existence of specific factors of the medical course that hinder the applicability of didactic-pedagogical strategies: fragility of the pedagogical formation of a large part of the teaching staff for the teaching exercise, due to the inexistence of a Permanent Education Policy and the structure physics. It ratifies the importance of the disciplines of the Collective Health for the training of the doctor in this area with regard to the competencies proposed in the light of the 2014 DCN, corroborating to the physician’s action and to his organization as part of a health team . Thus, it is evident that, in order to qualify the medical training, inexorably, one cannot do without the insertion of Collective Health in the Curricular Matrix of the Course. For this to occur, it becomes imperative that the theoretical content be linked to the current social and technological context, based on active learning methodologies.
  • Avaliação do Impacto dos Programas de Reorientação Profissional em Cursos da Área da Saúde Artigo Original

    Moraes, Bibiana Arantes; Sousa, Lucilene Maria de; Menezes, Ida Helena Carvalho Francescantonio; Queiroz, Maria Goretti; Costa, Nilce Maria da Silva Campos; Guimarães, Marília Mendonça; Ferreira, Beatriz Jansen

    Resumo em Português:

    RESUMO Problematizou-se a percepção dos atores dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Goiás quanto ao impacto do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Propet-Saúde) na reestruturação curricular. Realizou-se um estudo transversal com a participação de 300 atores de sete cursos, entre estudantes, tutores, preceptores, professores e coordenadores de graduação. Para isto, foi construído e validado um instrumento atitudinal do tipo Likert com duas dimensões: D1: reestruturação curricular e os princípios do Propet-Saúde e D2: projeto pedagógico do curso e o Propet-Saúde. A validação de conteúdo do instrumento considerou as equivalências semântica, cultural e conceitual, atribuição de pontos (de 1 a 4) e randomização das assertivas. A pontuação gerou três intervalos interpretativos: de 1 a 1,99 (insatisfação); 2 a 2,99 (relativa satisfação) e 3 a 4 (satisfação). Foi feito pré-teste e, após a inserção das contribuições, o instrumento foi aplicado. Após a aplicação, o instrumento foi validado estatisticamente quanto à dispersão e confiabilidade. Foi realizada análise fatorial considerando função e curso. A dispersão por meio da correlação linear evidenciou perda de quatro asserções (11,77%) denotando excelente validação de conteúdo; a confiabilidade foi de 0,93 (p < 0,01), evidenciando ótima densidade estatística. As médias gerais de D1 e D2 foram 3,09 e 3,11 respectivamente, indicando satisfação entre os respondentes. Conclui-se que os participantes reconhecem importantes avanços, como a reestruturação curricular a partir dos programas, inserção dos alunos já no início do curso em cenários de prática, estímulo à interdisciplinaridade, diversificação de práticas avaliativas e uso de metodologias ativas. Na análise fatorial, verificou-se que os cursos de Medicina e Biomedicina mostram-se mais refratários às contribuições dos programas Pró-Saúde e Pet-Saúde. Outros desafios foram apontados, como carga horária excessiva, que dificulta a integração entre cursos e o desenvolvimento da competência em administração/gestão ainda incipiente. A junção dos programas na forma Propet-Saúde deve ser fortalecida, pois evidenciou grande assertividade na organização curricular, bem como na integração ensino-serviço, aspecto central para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study problematized the perception of stakeholders in the health care field at the Federal University of Goiás regarding the impact of the National Program for Professional Training and Reorientation in Health under the Program for Education for Work in Health (Propet-Saúde) on curricular restructuring. This cross-sectional study included 300 students, tutors, preceptors, teachers and graduation coordinators from seven courses. A Likert-type instrument was constructed and validated with the following dimensions: D1: curricular restructuring and the principles of Propet-Saúde and D2: the pedagogical project of the Propet-Saúde course. The instrument was validated considering semantic, cultural and conceptual equivalence, assignment of points (from 1 to 4), and randomization of the assertions tested. The score generated three interpretive intervals: from 1 to 1.99 (dissatisfaction); 2 to 2.99 (relative satisfaction) and 3 to 4 (satisfaction). The instrument was applied following a pre-test and the placement of the contributors. The instrument was then statistically validated for dispersion and reliability. Factorial analysis was performed considering function and course. Dispersion through linear correlation showed a loss of 4 assertions (11.77%), signifying excellent content validation. Reliability was 0.93 (p < 0.01), showing excellent statistical density. The general averages of D1 and D2 were 3.09 and 3.11 respectively, indicating satisfaction among the respondents. In conclusion, the participants recognize important advances such as curricular restructuring from these programs, placement of students already at the beginning of the course into practice scenarios, motivation toward interdisciplinarity, diversification of evaluation practices, and use of active methodologies. After factorial analysis, it was shown that medical and biomedical courses are more resistant to the contributions of the Pró-Saúde and PET-Saúde Programs and other hurdles were identified, such as excessive workload that hinders the integration of courses and the development of still-evolving administration and management skills. The interaction of the programs in Propet-Saúde should be strengthened, as it demonstrated significant assertiveness in curricular organization as well as in the teaching and service integration, a central aspect for the strengthening of Brazilian Public Health.
  • Ensinoaprendizagem de Gênero e Sexualidade em um Curso de Medicina no Brasil: promovendo o Cuidado Integral em Saúde e os Direitos Humanos Artigo Original

    Raimondi, Gustavo Antonio; Paulino, Danilo Borges; Hattori, Wallisen Tadashi; Limirio, Vilson; Silva, Vivian Martins de Oliveira Lima e; Zaidhaft, Sergio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta a estruturação de uma unidade curricular para a discussão da temática de gênero e sexualidade, bem como os primeiros resultados da implantação dessa discussão em um curso médico de uma Universidade Federal Brasileira. Utilizou-se como eixo de elaboração do artigo o modelo Context / Input / Process / Product (CIPP) de avaliação de programas para apresentar a estruturação dessa unidade curricular e a heterogeneidade de percursos e caminhos para a sua efetivação (etapas 1, 2 e 3 do CIPP), bem como os primeiros resultados da implementação dessa discussão em um curso médico (etapa 4 do CIPP). Na etapa 1, realizou-se uma análise documental do projeto pedagógico curricular da escola médica em estudo; nas etapas 2 e 3, fez-se uma narrativa descritiva do processo de planejamento e implementação da unidade curricular a partir do Arco de Paulino & Raimondi para o ensinoaprendizagem das políticas públicas em interface com o cuidado para os cursos da saúde; na etapa 4, aplicou-se aos discentes um questionário de preenchimento voluntário retrospectivo pré/pós-intervenção, com questões fechadas, por meio de uma escala Likert de sete pontos, a fim de avaliar a percepção discente sobre o aprimoramento de suas competências relacionadas às questões de gênero e sexualidade no cuidado em saúde com base nessa experiência pedagógica. Nesta etapa, fez-se uma análise estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o teste t de Student, o cálculo do tamanho do efeito (d de Cohen) e o modelo linear geral de delineamento misto a fim de determinar se há diferença significativa entre os gêneros antes e depois da intervenção de cada uma das perguntas. Os resultados mostram que a intervenção/unidade curricular desenvolvida por meio do Arco de Paulino & Raimondi foi estatisticamente significativa, com grande impacto no aprimoramento de competências relacionadas a essa temática, na perspectiva discente, o que foi mais evidente no gênero feminino. Conclui-se que essa estratégia pedagógica se mostrou potente na educação das profissões da saúde para promover a integralidade no cuidado em relação às questões de gênero e sexualidade a partir do aprimoramento de competências relacionadas às questões de gênero e sexualidade no cuidado em saúde, promovendo, assim, os princípios do SUS, de justiça social e direitos humanos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to present the structure of a curricular unit for the discussion of gender and sexuality, as well as the initial results of the implementation of this discussion in a medical course of a Brazilian Federal University. The Context / Input / Process / Product (CIPP) model for program evaluation was used to present the structure of this curricular unit, and the heterogeneity of the steps and paths taken for its realization (steps 1, 2 and 3 of the CIPP). It also presents the initial results of the implementation of this discussion on a medical course (Step 4 of the CIPP). In stage 1, a document analysis of the curriculum of the medical school under study was carried out; Stages 2 and 3 give a descriptive narrative of the process of planning and implementing the curricular unit, based on the Paulino & Raimondi Arch for the Teaching-Learning of Public Policies in interface with Care for Health Degrees Programs; In step 4, a retrospective pre-post questionnaire was filled out voluntarily, in the end of the intervention, to the students. It consisted of closed questions, using a 7-point Likert scale to assess the students’ perceptions about the improvement of their competences in the areas of gender and sexuality in health care, following this pedagogical experience. This step also included a descriptive and inferential statistical analysis, using the student’s t-test, the effect size calculation (Cohen’s d), and the general linear model of mixed design, to determine whether there is significant difference between the genders before and after the intervention of each of the questions. The results show that the intervention/curricular unit developed, through the Paulino & Raimondi Arch, was statistically significant, having a significant impact on the improvement of competences, from the students’ perspective, in relation to this theme. This impact was most evident in female gender. It is concluded that this pedagogical strategy proved to be powerful in education for the health professions, promoting integrality in health care regarding gender and sexuality issues, through the improvement of competences related to those issues, thereby promoting the principles of the Unified Health System (SUS – Sistema Único de Saúde), social justice, and human rights.
  • Alinhamento de Diferentes Projetos Pedagógicos de Cursos de Medicina com as Diretrizes Curriculares Nacionais Artigo Original

    Oliveira, Carlos Alberto de; Senger, Maria Helena; Ezequiel, Oscarina da Silva; Amaral, Eliana

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar os projetos pedagógicos de dois cursos (PPC) de graduação em Medicina para determinar o grau de alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do ensino médico, visando compreender as diferenças decorrentes dos modelos curriculares adotados. Três especialistas em ensino médico foram convidados a analisar os documentos relativos aos projetos pedagógicos de curso (PPC) e preencher um instrumento de avaliação desenvolvido para avaliar adesão às DCN 2001, previamente publicado, com dez dimensões. O escore calculado por meio do instrumento classifica as escolas em relação ao grau de aderência às DCN, sendo valores de escore de 0 a ≤ 20%, de 20 a ≤ 40%, de 40 a ≤ 60%, de 60 a ≤ 80% e de > 80% considerados, respectivamente, divergente, fracamente aderente, regular aderência, aderente moderadamente e fortemente aderente. Também se realizou análise de conteúdo dos PPC para buscar evidências sobre os domínios no texto. Os escores totais, de 47,5% (IES1) e 82,5% (IES2), mostraram adesão regular do PPC da IES1 e acentuada do PPC da IES2 às DCN 2001. Essas diferenças se manifestaram especialmente nas dimensões da adequação da metodologia de ensino à concepção do curso, da inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo e na existência de módulos ou temas integradores. As análises dos PPC mostraram que, de maneira geral, há aderência às DCN, em diferentes estágios. Observou-se boa confiabilidade desse instrumento utilizado na análise dos três avaliadores para ambas as instituições de ensino superior (alfa de Cronbach de 0,77 para a IES1 e de 0,75 para a IES2). A comparação das médias dos escores dos avaliadores por dimensão foi submetida a uma análise de significância com o Teste t de Student. Conclui-se que as duas escolas, em intensidade e por caminhos diferentes e respeitando a cultura institucional, incorporaram paulatinamente o arcabouço das diretrizes curriculares nacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this research was to analyze the pedagogical projects of two undergraduate medical education courses (CPP) to determine the degree of alignment with the National Curricular Guidelines (NDC) of Medical Education, aiming to understand the differences that arise from the curricular models adopted. Three medical education experts were invited to review the documents relating to the course pedagogical projects (CPP) and to complete an evaluation instrument developed to evaluate adherence to the previously published ten-dimensional DCN 2001. The score calculated from the instrument classifies the schools in relation to the degree of adherence to the DCN, with scores ranging from 0 ≤ to 20%, from 20 to ≤ 40%; 40 to ≤ to 60%; from 60 to ≤ to 80% and from > 80% considered respectively, divergent, poorly adherent, regular adherence, adherent moderately and strongly adherent. Content analysis of PPPs was also conducted to search for evidence on domains in the text. The total scores of 47.5% (Institution of Higher Education 1) and 82.5% (Institution of Higher Education 2), showed regular adherence of the PPC of Institution of Higher Education 1 and marked of the CPP of Institution of Higher Education 2 to DCN 2001. These differences were manifested especially in the dimensions of the adequacy of the teaching methodology to the course design, of the interrelationship of the disciplines in the conception and execution of the curriculum and in the existence of integrating modules or themes. The CPP analyzes showed that, in general, there is adherence to the DCN in different stages. We observed a good reliability of this instrument used in the analysis of the three evaluators for both institutions of higher education (Cronbach’s alpha of 0.77 for Institution of Higher Education 1 and Cronbach’s alpha of 0.75 for the Institution of Higher Education 2). The comparison of the means of the scores of the evaluators by size was submitted to a significance analysis with the Student t Test. It is concluded that the two schools, in intensity and in different ways and respecting the institutional culture, gradually incorporated the framework of the national curricular guidelines.
  • Fatores que Influenciam a Escolha da Especialização Médica pelos Estudantes de Medicina em uma Instituição de Ensino de Curitiba (PR) Artigo Original

    Martins, Jessica Belei; Rodriguez, Fernanda Pombo; Coelho, Izabel Cristina Meister Martins; Silva, Elisângela de Mattos e

    Resumo em Português:

    RESUMO A escolha da especialidade médica é de suma importância para o estudante de Medicina, uma vez que representa a escolha da sua prática diária. Embora a realização acadêmica, considerações financeiras e preferências de estilo de vida influenciem a escolha, os aspectos intrapessoais têm impacto na decisão do médico. Objetivos Avaliar os principais fatores que influenciam o acadêmico de Medicina na escolha da especialidade médica e identificar as áreas de atuação preferidas pelos estudantes dos quatro primeiros anos de uma instituição de ensino superior de Curitiba (PR). Resultados Dos 397 estudantes, 307 responderam a um questionário previamente elaborado para este estudo, sendo que 291 foram considerados válidos. Duzentos e quatro estudantes são do sexo feminino e 87 do sexo masculino. Os fatores de influência foram comparados entre os estudantes dos diferentes anos e com resultados publicados na literatura. Os principais fatores considerados pelos estudantes nesta decisão foram: conhecimento mais amplo ou específico, contato com o paciente, local de atuação profissional e estilo de vida após a residência médica. Para as mulheres, a pressão do dia a dia durante o exercício da especialidade, a relação a longo prazo com o paciente e a facilidade de emprego foram significativamente mais relevantes na escolha da especialidade do que para os homens. Pai ou mãe médicos influenciam os estudantes na decisão da escolha da especialidade. O perfil financeiro do estudante influenciou a escolha quando relacionado a retorno financeiro a longo prazo, sendo mais relevante para os estudantes com renda familiar mensal entre 6 mil e 15 mil reais ou maior que 20 mil reais. A especialidade de Cirurgia Geral foi a preferida pelos estudantes, com predominância no sexo masculino, seguida de Pediatria, Clínica Médica e Psiquiatria. Conclusões Estilo de vida, local de atuação e retorno financeiro precoce foram considerados igualmente importantes por estudantes de todos os anos avaliados. Devido à grande quantidade de variáveis avaliadas e de fatores que influenciam esta decisão, estudos adicionais são necessários para comparações mais significativas com a literatura disponível.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Choosing a medical specialty is extremely important for medical students as it represents the choice of their day-to-day practice. While this choice is influenced by academic achievement, financial considerations and lifestyle preferences, intrapersonal aspects also have an impact on the decision. Objectives To evaluate the main factors that influence medical students in their choice of medical specialty, and to identify the areas of practice preferred by students in the first four years of a Higher Education Institution. Results Out of a total of 397 students, 307 answered a questionnaire previously prepared for this study, and of these, 291 were considered valid. 204 female, and 87 male. Influencing factors were compared among students from different years, and with results published in the literature. The main factors considered by the students in this decision were: broader or specific knowledge, contact with the patient, place of professional activity, and lifestyle after medical residency. For the women, the factors day-to-day stress of the specialty, the long-term relationship with the patient, and the ease of finding a job were significantly more relevant in the choice of specialty than for the men. Parents who were doctors also influenced the choice of specialty. The student’s financial profile influenced the choice when related to long-term financial returns, being more relevant for students with monthly family incomes at the higher or lower ends of spectrum, i.e., - between 6 and 15 thousand Brazilian reals, or more than 20 thousand Brazilian reals. The specialty General Surgery was the first choice , predominantly among the male students, followed by Pediatrics, Clinical Medicine and Psychiatry. Conclusions Lifestyle, place of professional activity and early financial returns were considered equally important by students across all the years evaluated. Due to the large number of variables evaluated, and the many factors that influence this decision, additional studies are needed, in order to make more significant comparisons with the literature.
  • Desenvolvimento Docente: Representações Sociais Construídas por Professores de Escolas Médicas Artigo Original

    Almeida, Maria Tereza Carvalho; Maia, Fernanda Alves; Hoffman, Ernesto José; Barbosa, Ana Tereza Fernandes; Sampaio, Cristina Andrade; Ramos, Lucas Gabriel Duarte; Rodrigues, João Felício

    Resumo em Português:

    RESUMO O desenvolvimento docente visa apoiar educadores em diversas funções nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e avaliação. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento docente a partir das representações sociais construídas pelos professores de um curso de medicina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual o método de análise utilizado foi análise do discurso e, como aporte teórico, as representações sociais. Foram selecionados doze professores aleatórios e uma entrevista semiestruturada foi conduzida para a coleta de dados. As respostas, gravadas em áudio, foram transcritas e a análise do discurso foi realizada com o objetivo de mapear as representações sociais construídas pelos sujeitos. As representações sociais foram agrupadas em duas categorias: Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento Pessoal. Na categoria Desenvolvimento Institucional, três subcategorias foram identificadas: Princípios orientadores dos Programas de Desenvolvimento docente, Estratégias de Ensino-aprendizagem utilizadas em Programas de Desenvolvimento docente, e Competências a serem desenvolvidas pelos docentes, e em Desenvolvimento Pessoal, identificaram-se duas subcategorias: Desenvolvimento como pessoa e como ser social e Desenvolvimento profissional. Muito embora uma variedade de representações sociais tenha sido construída em relação à docência em educação médica ao longo dos anos, somente nas últimas décadas o desenvolvimento docente se tornou um maior foco nas reflexões dos gestores de instituições educacionais e dos professores. No presente estudo, observou-se que para o desenvolvimento docente ser efetivo, é necessário que o educador queira aprender; no entanto, é essencial ter o reconhecimento e apoio institucional. Os Programas de Desenvolvimento Docente devem ser flexíveis e adaptáveis para atender às necessidades da instituição e dos professores e encorajar a reflexão sobre a própria prática, o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de relações interpessoais e a colaboração. No entanto, é vital identificar e facilitar o desenvolvimento de lideranças e avaliar sistematicamente o processo e os resultados alcançados, a fim de incentivar o desenvolvimento das carreiras acadêmicas dos professores, pois esta pode ser uma forma de profissionalizar o ensino. Portanto, é necessário que os gestores e professores possam sustentar uma missão compartilhada para alcançar recursos, se adaptar às mudanças, buscar a excelência na liderança da organização em um contexto nacional e internacional e, consequentemente, favorecer uma educação médica de qualidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Faculty Development seeks to support educators in a range of functions in the areas of teaching, research, extension, management and evaluation. The aim of this study was to evaluate faculty development based on the social representations constructed by the teachers of a medical course. A qualitative survey was carried out, using the analytical method of discourse analysis and social representation as a theoretical contribution. Twelve teachers were randomly selected, and a semi-structured interview was conducted for the data collection. The responses, recorded in audio, were transcribed and discourse analysis was performed with the aim of mapping the social representations constructed by the subjects. The social representations were grouped into two categories: institutional development and personal development. Within the category institutional development, three subcategories were identified: Guiding principles of Faculty Development Programs, Teaching-learning strategies used in Faculty Development Programs, and Skills to be developed by faculty. Within the category Personal development, two subcategories were identified: Development as a person and as a social being, and Professional development. Over the years, a variety of social representations have been constructed in relation to the nature of teaching in medical education, but it is only in recent decades that managers and teachers of educational institutions have begun to focus more closely on this topic. In the present study, it was observed that for faculty development to be effective, the educator must have a desire to learn; however, institutional support and recognition are also essential. Faculty Development Programs must be flexible and adaptable, to meet the needs of the institution and its professors, and encourage reflection on their practices, though the exchange of experiences, the development of interpersonal relationships, and collaboration. However, it is vital to identify and facilitate the development of leadership skills, and to systematically evaluate the process and the results achieved. This will encourage teachers to develop in their academic careers and thereby increase the professionalization of teaching. Managers and teachers can sustain a shared mission to win resources, adapt to change, strive for excellence in the leadership of the organization in a national and international context, and consequently, provide a quality medical education.
  • Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência Relato De Experiência

    Torres, Albina Rodrigues; Smaira, Sumaia Inaty; Vellozo, Aline Paes; Trench, Érica Vasques; Lovadini, Gustavo Bigaton; Lima, Maria Cristina Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Tem havido um renovado interesse pela temática da relação médico-paciente e dos valores humanitários na formação dos estudantes de Medicina, pois a capacidade de sentir empatia pelos pacientes é considerada um dos pilares da boa prática médica. A inversão de papéis é uma técnica derivada do psicodrama que pode favorecer o desenvolvimento da capacidade empática na relação médico-paciente. Objetivo Relatar a experiência de ensino-aprendizagem da anamnese psiquiátrica no curso de Semiologia em Psiquiatria com alunos da terceira série do curso médico da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), utilizando a inversão de papéis como principal método pedagógico. Método Relato de experiência. A atividade é desenvolvida em cinco etapas distintas, mas inter-relacionadas: (1) leitura e estudo autônomos da apostila de propedêutica psiquiátrica; (2) realização da anamnese em três grupos de 15 alunos, em que estes alternam o papel de médico (entrevistador) e paciente (entrevistado); (3) realização de uma anamnese completa com um colega de turma, alternando-se também o papel de paciente e de médico; (4) realização, pela mesma dupla, da anamnese psiquiátrica com um paciente internado no hospital geral universitário; (5) discussão das anamneses realizadas, atividade em que os alunos assumem o papel do paciente entrevistado para relatar, em primeira pessoa, os dados obtidos na entrevista. Resultados Os alunos mostram-se colaborativos, participando com interesse de todas as etapas da atividade, que parece favorecer não apenas o aprendizado específico da anamnese psiquiátrica, mas também a capacidade empática pelos colegas e pacientes. Nas discussões, atenção especial é dada às descobertas e dificuldades vivenciadas pelos estudantes nessas atividades práticas, assim como aos sentimentos experimentados em cada uma das etapas do processo. A atitude do preceptor de ouvir e acolher com respeito todos os relatos, dúvidas e manifestações afetivas dos alunos procura ser um modelo de postura de acolhimento sem julgamento dos problemas e sentimentos dos pacientes, postura fundamental para o estabelecimento da aliança terapêutica. Conclusão A inversão de papéis pode auxiliar os estudantes de Medicina no aprendizado da anamnese psiquiátrica, assim como no desenvolvimento da empatia, habilidade essencial à prática médica de boa qualidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction There has been renewed interest in the doctor-patient relationship and humanitarian values in the training of medical students, given that the ability to feel empathy for patients is considered one of the pillars of good medical practice. Role reversal is a technique derived from Psychodrama that can promote the development of empathic capacity in the doctor-patient relationship. Objective to report a teaching-learning experience of psychiatric anamnesis in the course of Semiology in Psychiatry with 3rd year students of Botucatu Medical School (UNESP), using the technique of role reversal as the main pedagogical approach. Method experience report. The activity has been developed in five distinct but interrelated stages: 1) autonomous reading and studying the psychiatric propaedeutic courseware; 2) performing the anamnesis in three groups of 15 students, in which they alternate between the roles of physician (interviewer) and patient (interviewed); 3) performing a complete anamnesis with a classmate, also alternating the roles of patient and physician; 4) the same pair of students performs the psychiatric anamnesis with an inpatient of the general university hospital; 5) discussion of the anamneses performed, an activity in which the students assume the role of the patient, reporting, in the first person, the data obtained in the interview. Results the students have been collaborative, participating with interest in all stages of the activity, which seems to favour not only the specific learning of psychiatric anamnesis, but also their empathic capacity towards colleagues and patients. In the discussions, special attention has been given to the discoveries and difficulties experienced by the students in these practical activities, and the feelings experienced in each stage of the process. The preceptors’ attitude of respectfully listening to and accepting all the reports, doubts and affective manifestations of the students provides a model for an accepting and non-judgemental attitude toward patients’ problems and feelings, which is fundamental for the development of the therapeutic alliance. Conclusion Role reversal can be used to help medical students develop their skills in psychiatric anamnesis, and their empathy, an essential skill for good quality medical practice.
  • Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação no Curso de Medicina Relato De Experiência

    Cunha, Carolina Roberta Ohara Barros Jorge da; Ramsdorf, Fabiola Beppu Muniz; Bragato, Simone Galli Rocha

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação de adultos pressupõe a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que proponham concretamente desafios a serem superados pelos estudantes, tendo o professor como facilitador e orientador do processo. O objetivo deste estudo foi relatar o uso da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como estratégia de avaliação dos alunos na disciplina Interação Ensino-Serviço na Comunidade (Iesc) no curso de Medicina. A aplicação da ABE ocorreu em duas turmas da Iesc, respeitando as três etapas previstas na metodologia. A experiência obtida com a aplicação da ABE em substituição à prova tradicional demonstrou aspectos relevantes, como: na preparação, é fundamental que o acadêmico se comprometa a estudar os temas propostos; a utilização de aplicativo foi uma estratégia inovadora; o desempenho da equipe superou o individual. A aplicação dos conceitos ocorreu nas aulas de campo da Iesc, pois esta propõe a observação de casos clínicos reais nas unidades de saúde e comunidade, utilizando os conhecimentos teóricos adquiridos para direcionar intervenções. A aplicação da ABE se mostrou um método eficiente para avaliação na Iesc, que se pauta na perspectiva da interação e processos colaborativos. O uso do recurso tecnológico como ferramenta despertou interesse entre os estudantes, minimizando a tensão que geralmente ocorre durante o processo da avaliação tradicional. É importante que os cursos de formação em saúde façam uma análise constante para que práticas do ensino tradicional não sejam supervalorizadas em detrimento das práticas ativas de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Adult education presupposes the use of active teaching and learning methodologies that propose challenges to be overcome by students, with the teacher acting as facilitator and guiding the process. The objective of this study was to report the use of Team-Based Learning (TBL) as one of the methods used to evaluate students in the subject Teaching-Service interaction in the Community (IESC), of the Medicine Course. TBL was applied with two classes IESC classes. The experience gained through the application of TBL, instead of the traditional test, demonstrated some relevant aspects, for example: in the preparation, it is fundamental that the student is committed to studying the proposed topics; the use of application was an innovative strategy that motivated the academics to participate actively in the process; the performance of the team took precedence over individual performance. The concepts learned were put into practice in the IESC field classes, since they involve observation of real clinical cases in the Health Units and in the community, using the theoretical knowledge acquired, in the interventions. The application of TBL proved to be an efficient evaluation method in the IESC, which is based on the perspective of interaction and collaborative processes. The use of the technological resource as a tool sparked the students’ interest, minimizing the stress that usually occurs during the traditional assessment. It is important that health training courses provide a review, to ensure that traditional teaching practices are not given too much weight, at the expense of active learning practices.
  • Avaliação, Ensinagem e Metodologias Ativas: uma Experiência Vivenciada no Componente Curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil Relato De Experiência

    Dias-Lima, Artur; Silva, Marcos da Costa; Ribeiro, Lidia Cristina Villela; Bendicho, Maria Teresita; Guedes, Hermila Tavares Vilar; Lemaire, Denise Carneiro

    Resumo em Português:

    RESUMO A contemporaneidade e a docência nas áreas de saúde e formação profissional, tem se transformado e evoluído nos últimos tempos, com a introdução das metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, nas instituições de ensino superior no Brasil. Essas metodologias ativas de aprendizagem, como a ABP, Aprendizagem Baseada em Problemas, são utilizadas com a finalidade de que estudantes da área da saúde adquiram o conhecimento de forma significativa, em relação ao ensino tradicional. A educação médica no Brasil tem sido assunto de muitas discussões sobre a formação profissional em saúde e vem passando por significativas mudanças nos últimos anos. O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência docente no ensino de graduação em Medicina, nos componentes curriculares Mecanismo de Agressão e Defesa I e II (MADs), na Universidade do Estado da Bahia – Campus I. MADs é um componente curricular atualmente presente em diferentes cursos da área de saúde do Brasil. Este componente é composto pelas disciplinas microbiologia, parasitologia, imunologia e patologia, lecionado de forma integrada. Foram aplicadas metodologias ativas de ensino, do tipo aprendizagem baseada em problemas (ABP), que abrangeram sessões tutoriais, atividades em laboratórios, apresentações científicas e o uso de filmes. Além disto, foram utilizados recursos lúdicos e a ferramenta MOODLE no campus virtual. Esta proposta teve início no ano de 2012 e vem sendo aplicada a partir desta data até os dias atuais. A experiência vivenciada nas MADs, com a utilização de variadas formas de metodologias de ensinagem, tem permitido “romper” com o tradicional, isto é, tem levado o discente a desenvolver habilidades, competências e construção dos saberes. Estas novas alternativas de ensino nos permitiu uma interação mais ampla entre a relação discente-docente e nos fez refletir e avançar no processo avaliativo, que tem sido realizado de forma ampla e processual. Além disso, um impacto positivo para sua formação pode ser observado. No que se refere ao processo de ensino, aprendizagem e avaliações, novas propostas pedagógicas devem ser inseridas priorizando o caráter formativo e de desenvolvimento dos discentes, para que haja a construção de competências necessárias ao perfil estabelecido pelas DCNs, Diretrizes Curriculares Nacionais, do curso de Graduação em Medicina e demais cursos de saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Changes are occurring in health teaching and professional training, due to the introduction of active methodologies to the teaching-learning process in Brazilian higher education institutions. These active learning methodologies, such as PBL (Problem-Based Learning), are used to help medical students acquire knowledge in a more relevant way, compared to traditional teaching. Medical education in Brazil has been the subject of much discussion, and has undergone significant changes in recent years. The objective of the present work is to report the teaching experience in the curricular components Mechanisms of Aggression and Defense I (MAD I) and Mechanisms of Aggression and Defense II (MAD II) of Universidade do Estado da Bahia [State University of Bahia] - Campus I in undergraduate teaching in Medicine. These subjects are composed of the disciplines microbiology, parasitology, immunology (MAD I and II) and pathology (MAD II), taught in an integrated way. Active teaching methodologies were applied, such as problem-based learning, laboratory activities, scientific presentations and the use of film. In addition, the MOODLE tool was used in the virtual campus. This proposal began in 2012 and has been applied since then. The experience of the MADs, with the use of different forms of teaching methodologies, has led to a transformation of traditional teaching, leading students to develop their skills and competencies and build knowledge. These new teaching alternatives allow for a broader interaction between the students and the teacher and led us to reflect and advance in the evaluation process, which has been carried out in a broad and procedural way. Moreover, a positive impact on the students’ training was observed. As for the processes of teaching, learning and evaluation, new pedagogical proposals should be introduced, prioritizing the formative and developmental character of students so that the necessary competences can be built into the profile established by the National Curricular Guidelines (DCNs) of the Undergraduate Medicine course and other courses in the area of health.
  • Residente como Professor: uma Iniciação à Docência Revisão

    Feijó, Lorena Pinho; Fakhouri, Saadallah Azor; Nunes, Maria do Patrocínio Tenório; Augusto, Kristopherson Lustosa

    Resumo em Português:

    RESUMO A residência médica, instituída legalmente no Brasil em 1977 pelo Decreto nº 80.281, é considerada a melhor estratégia de ensino em cenário de prática, sendo o padrão ouro da especialização médica. A característica mais marcante da residência é o treinamento em serviço, que articula ensino no cenário de prática, além de construir um perfil profissional. Os residentes desenvolvem também a função docente. Pesquisas americanas estimam que exerçam tal função em boa parte de suas atividades, chegando a um quarto do período total de tempo de seus programas de residência. Esse processo de ensino-aprendizagem durante a residência ainda é pouco estudado, principalmente no Brasil. O objetivo deste estudo foi realizar uma ampla revisão narrativa sobre RaT (Resident as Teacher), tema pouco explorado na literatura brasileira, avaliando historicamente o processo de ensino-aprendizagem dos programas de residência médica. Foi realizada uma revisão na literatura acerca do processo de ensino-aprendizagem da residência médica no Brasil e no mundo. Diversos países estão implementando treinamentos formais de ensino denominados programas de Resident as Teacher (RaT). Somente nos EUA, mais de 50% dos programas de residência têm alguma forma de treinamento RaT. Vários programas foram desenvolvidos e se diferenciam no conteúdo, na duração e no formato, porém são baseados em atributos de ensino considerados essenciais ao ensino. No que diz respeito ao conteúdo, os programas RaT enfatizam predominantemente o modelo preceptor minuto (One Minute Preceptor – OMP), a estrutura de ensino clínico do Programa de Desenvolvimento da Faculdade de Stanford ou os domínios mostrados por Irby como essenciais à excelência em ensino clínico. Em conclusão, sugere-se que os programas brasileiros de residência médica invistam em estudos e, consequentemente, em estratégias efetivas para aprimorar as técnicas de ensino para médicos residentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The medical residency program, legally established in Brazil in 1977, is considered the best practical teaching strategy and it’s a gold standard to physician specialization. Resident, house officer and registrar are synonymous to refer to post medical training after internship, who attending a program or programme, depends on the region of the globe you are. The teaching of the residency training program is conducted during patient care in all settings (i.e., bedside teaching), which brings together teaching in a practical setting and the improvement of a professional profile. Residents also develop their teaching skills. American researchers estimate that residents acts as teachers in almost one quarter of their residency programs. This teaching-learning process hasn’t been thoroughly studied, especially in Brazil. The aim of this study was to do a narrative review about Rat (Resident as Teacher), an issue not explored in the Brazilian literature, evaluating the teaching-learning process in the medical residency programs. A review in the Brazilian and worldwide literature was conducted. In many countries, several formal training courses are being implemented worldwide under the “Resident as Teacher – RaT” denomination. In the United States, more than half of the residency programs have RaT training. The developed programs are different in their approach, duration and format. However, they are all based on attributes considered fundamental for teachers. Regarding content, RaT programs emphasize the One Minute Preceptor (OMP) model, the clinical teaching structure of the Stanford Faculty Development Program, or the domains shown by Irby to be essential for the excellence of clinical teaching. In conclusion it would be important for Brazilian programs to develop studies and, consequently, effective strategies to improve RaT.
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