Acessibilidade / Reportar erro

Primeiro registro de parasitismo social facultativo interespecífico em vespas do gênero Mischocyttarus Saussure (Hymenoptera, Vespidae)

Primeiro registro de parasitismo social facultativo interespecífico em vespas do gênero Mischocyttarus Saussure (Hymenoptera, Vespidae). Parasitismo de colônias da vespa social Mischocyttarus cerberus Ducke, 1918 por fêmeas de Mischocyttarus consimilis Zikán, 1949 foram registrados em uma área rural no município de Dourados estado de Mato Grosso do Sul no Brasil. Em todos os casos monitorados a invasão ocorreu na fase colonial de pré-emergência, e em geral foi executado por uma única fêmea de M. consimilis. O período de estabelecimento da fêmea estrangeira na colônia hospedeira foi marcado por comportamentos antagônicos entre as fêmeas interespecíficas. Em geral, a arquitetura do ninho parasitado foi modificada em relação à arquitetura típica do ninho da espécie hospedeira.

Competição; interação; fundação independente; vespa neotropical


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br