Acessibilidade / Reportar erro

Adaptações de dois herbívoros especialistas ao movimento, em folhas com tricomas do sua hospedeira, Solanum guaraniticum Hassl (Solanaceae)

Os tricomas foliares podem dificultar a fixação e o movimento de pequenos insetos. Neste trabalho, testamos a hipótese de que o sucesso na exploração de plantas com folhas densamente cobertas por tricomas é determinado pela morfologia e comportamento diferenciados em duas espécies de cassidíneos. As larvas de Gratiana graminea (Klug, 1829) e Gratiana conformis (Boheman, 1854) se movem sobre a superfície foliar de sua hospedeira, Solanum guaraniticum Hassl através do ancoramento de seus tarsúngulos no raio dos tricomas estrelados da planta ou da inserção da ponta desta estrutura diretamente na epiderme. Tais tipos de movimento só são possíveis devido à forma dos tarsúngulos, a qual é similar nas duas espécies. O padrão de crescimento dos tarsúngulos das espécies estudadas é também similar e apresenta-se relativamente menor na abertura posterior, correspondente ao diâmetro dos raios dos tricomas estrelados. A forma dos tarsúngulos, associada às diferenças no seu padrão de crescimento permite às larvas destas duas espécies de Cassidinae se moverem com eficiência sobre a superfície pubescente de sua planta hospedeira.

Adaptação morfológica; Cassidinae; Gratiana; tarsúngulos; tricomas


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br