Acessibilidade / Reportar erro

A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea

Coordination Motrice en tant que Dispositif de Création: une approche somatique dans la danse contemporaine

Resumo:

O artigo parte do princípio de que a educação somática articula questões próximas aos estudos da percepção tanto das ciências cognitivas como da filosofia. Indica que as abordagens somáticas podem ampliar sua área de atuação e transbordar sua função inicial de manutenção da saúde e melhora da qualidade técnica para habitar o campo da pesquisa e da criação em dança. A fim de estreitar a relação entre educação somática e dança, busca-se abordar alguns princípios do estudo da Coordenação Motora de Béziers e Piret e apontar seus possíveis desdobramentos no processo de investigação e criação em dança via percepção.

Palavras-chave:
Coordenação Motora; Abordagem Somática; Dança; Percepção; Processo de Criação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com