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Performatividade e Gênese da Cena

Performativity and Genesis of the Scene

Performativité et la Genèse de la Scène

RESUMO

A partir do reconhecimento da tensão entre realidade e ficção recorrente na cena contemporânea, em geral definida como teatros do real, pretende-se ensaiar neste texto uma intersecção desse fenômeno com o campo teórico da performatividade, cuja ênfase recai sobre os processos, a dinâmica de transformação e a experiência. A intenção é associar reflexões ligadas à teoria da performatividade a algumas observações sobre o último trabalho do Teatro da Vertigem, dirigido por Antonio Araújo, Bom Retiro 958 metros. O recurso a modos de aproximação genética do teatro servirá como mote de leitura de alguns aspectos do processo criativo e da cena.

Palavras-chave:
Performatividade; Teatros do Real; Genética Teatral; Teatro da Vertigem; Bom Retiro 958 metros

ABSTRACT

From the recognition of the tension between reality and fiction in contemporary theatre, generally defined as theatre of the real, we intend to make an intersection of this phenomenon with the theoretical field of performativity, which focuses on the work in process, dynamic transformation and experience. The intention is to associate the theory of performativity to observations about the latest work of Theatre Vertigo, directed by Antonio Araujo, Bom Retiro 958 metros. The use of genetic ways to approach theatre will serve as a motto to interpret some aspects of the creative process and the scene.

Keywords:
Performativity; Theatre of the Real; Theatrical Genetics; Theatre Vertigo; Bom Retiro 958 metros .

RÉSUMÉ

À partir de la reconnaissance d'une tension existant entre la réalité et la fiction sur la scène contemporaine, généralement définie comme "théâtres du réel", ce texte propose une approche croisée de ce phénomène avec le champ théorique de la performativité, mettant l'accent sur le processus, la dynamique de la transformation et l'expérience. L'idée est de mettre en relation les réflexions liées à la théorie de la performativité et quelques observations sur le dernier spectacle du Théâtre du Vertige, Bom Retiro 958 mètres, mis en scène par Antonio Araujo. L'approche génétique du théâtre sera utilisée ici en tant qu'outil pour l'analyse de certains aspects du processus de création et de la scène.

Mots-clés:
Performativité; Théâtres du Réel; Génétique Théâtrale; Théâtre du Vertige; Bom Retiro 958 mètres .

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Referências

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  • 1
    Se levada a efeito a definição de Schecher, pode-se incluir na performance todos os domínios da vida social, já que performar é o resultado das ações de ser (being), comportar-se (behave), fazer (doing) e mostrar o fazer (showing doing). É evidente que essas categorias podem ser aplicadas a todos os aspectos da vida. "Fazer (doing), é a atividade de tudo que existe, desde os quarks até os seres humanos", afirma Schechner. As performances são feitas de comportamentos representados (twice behaved), de comportamentos restaurados (restored behavior) e ações (performed actions) que as pessoas treinam, executam, praticam e repetem, observa na apresentação do livro Performance studies. An introduction, completando que o comportamento é o "primeiro objeto" dos estudos da performance. A ideia de comportamento restaurado é central para as teorias norte-americanas da performance, e seu risco é exatamente o fato de poder ser aplicada a qualquer ação, uma vez que o comportamento é sempre feito de ações que se repetem ou imitam outras ações. Mostrar fazendo (showing doing) está ligado à natureza de todo comportamento humano, e consiste em performar, em dar-se em espetáculo, exibir (ou exibir-se), sublinhar a ação. Explicar essa exposição do fazer (explaining showing doing) é o campo dos pesquisadores e dos críticos, que refletem sobre o mundo da performance e o mundo como performance (a performatividade) (Schechner, 2006).
  • 2
    Como se sabe, para Lehmann a ausência do drama e a quebra da ilusão de realidade compõem as linhas divisórias entre o teatro dramático e o pós-dramático. É apenas quando os meios teatrais se colocam no mesmo nível do texto, ou podem ser concebidos sem o texto, que se pode falar em teatro pós-dramático, um modo novo de utilização dos significantes no teatro, que exige mais presença que representação, mais experiência partilhada que transmitida, mais processo que resultado, mais manifestação que significação, mais impulso de energia que informação (Lehmann, p. 143).
  • 3
    Josette Féral Le Réel à l'Épreuve du Théâtre e De l'Événement au Réel Extreme: l'esthétique du choc, publicados no livro Théorie et pratique du théâtre. Au-delà des limites, Montpellier, Éditions l'Entretemps, 2011, p. 139-180. Erika Fischer-Lichte, Réalité et Fiction dans le Théâtre Contemporain, Registres/Revue d'Études Théâtrales - Théâtres du Contemporain, Paris, Presses Sorbonne Nouvelle, registres 11/12, p. 7-22, 2007. O ensaio também foi publicado no livro Fictional Realities/Real Fictions organizado por Mateusz Borowski e Malgorzata Sugiera (Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007) com o título Reality and Fiction in Contemporary Theatre, p. 13-28.
  • 4
    É interessante notar que Jean-Claude Bernardet comenta nesse texto, O Processo como Obra, a exposição A Respeito de Situações Reais, realizada no Paço das Artes de São Paulo em maio de 2003. O artigo foi publicado na Folha de S. Paulo - Caderno Mais! em 13 de julho de 2003.
  • 5
    Óscar Cornago, Actuar de Verdad. La Confécion como Estrategia Escénica. Ver também o artigo de Ana Bernstein A Performance Solo e o Sujeito Autobiográfico publicado no primeiro número da revista Sala Preta, 2001, p. 91-103. Maryvonne Saison faz as observações no livro mencionado, Les Théâtres du Réel.
  • 6
    Em documento publicado na fundação da Internacional Situacionista (IS), seus membros defendem as derivas como práticas de psicogeografia, afirmando que as perambulações ao acaso pela cidade estimulariam reinterpretações do espaço com base na experiência vivida. No mesmo documento, Guy Débord considera "a construção de situações como o princípio de destruição da moderna noção de espetáculo", que relaciona a não intervenção crítica e à manutenção da alienação. Ver a respeito Guy Débord, 2007, p. 56.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    25 Mar 2013
  • Aceito
    15 Abr 2013
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