Acessibilidade / Reportar erro

O Teatro se Antecipa: Ludovina Soares da Costa e O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée

Le Théâtre Devancé: Ludovina Soares da Costa et L’Abbé de l’Épée, comédie historique, en cinq actes

RESUMO

O Teatro se Antecipa: Ludovina Soares da Costa e O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée – Este artigo investiga a encenação da peça O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée, de Jean-Nicolas Bouilly, no período imperial. O objetivo foi analisar como os múltiplos discursos que circularam na mídia sobre a surdez, somados à atuação da atriz portuguesa Ludovina Soares da Costa como um jovem surdo-mudo, serviram de motivação para fundar a primeira instituição brasileira para surdos no Rio de Janeiro. A pesquisa documental foi realizada por meio de varredura nos periódicos de 1810 a 1860 da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, buscando mapear anúncios, notas e críticas das apresentações. Os resultados destacam o trânsito de concepções sobre a surdez na sociedade fluminense por meio do teatro.

Palavras-chave:
Performance; Gênero; História do Teatro Brasileiro; Estudos Surdos; História da Educação de Surdos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com