Acessibilidade / Reportar erro

A Educação Somática como Perspectiva Inclusiva nas Aulas de Educação Física Escolar

L’Éducation Somatique comme Perspective Inclusive dans les Cours d’Éducation Physique à l’École

Resumo:

A Educação Somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Essa assertiva induz a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de Educação Somática no Brasil, com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de Educação Física Escolar que envolvam os princípios da Educação Somática na educação básica brasileira.

Palavras-chave:
Corpo; Currículo; Educação Física; Educação Somática; Inclusão

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com