Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2024
  • ‘Maráia Quéri’ e o Futuro Queer da Cena Contemporânea Performance E Gênero I

    Thürler, Djalma; Woyda, Duda

    Resumo em Português:

    RESUMO ‘Maráia Quéri’ e o Futuro Queer da Cena Contemporânea – O ensaio destaca elementos da encenação de Maráia Quéri – peça teatral com dramaturgia de Raquel S., estreada em 2022 no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, interpretada e dirigida pelo ator aveirense Romeu Costa – que justifiquem sua classificação na qualidade de uma peça-conferência. Ao se perguntar qual sua implicação estética e ética com questões relativas a gênero e sexualidade, ressalta-se que o espetáculo estabelece importantes conexões interdisciplinares, como com as políticas de subjetivação e a temporalidade queer. Por fim, responde-se que peças, como Maráia Quéri, são importantes produções de desprogramação colonial.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Maráia Quéri’ et le Futur Queer de la Scène Contemporaine – L'essai met en évidence les éléments de la mise en scène de Maráia Quéri – une pièce dramaturgique de Raquel S., créée en 2022 au Teatro Nacional D. Maria II, à Lisbonne, interprétée et mise en scène par l'acteur d'Aveiro Romeu Costa – qui justifient sa classification comme pièce de conférence. Lorsqu’on se demande quelles sont ses implications esthétiques et éthiques sur les questions liées au genre et à la sexualité, il est souligné que le spectacle établit d’importants liens interdisciplinaires, comme avec les politiques de subjectivation et de temporalité queer. Finalement, la réponse est que des pièces de théâtre comme Maráia Quéri sont d’importantes productions de déprogrammation coloniale.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT ‘Maráia Quéri’ and the Queer Future of Contemporary Theater – This text highlights elements of the staging of Maráia Quéri – a play written by Raquel S., premiered in 2022 at the D. Maria II National Theatre in Lisbon, performed and directed by the Aveiro actor Romeu Costa. These facts justify its classification as a conference play. Enquiring into its aesthetic and ethical implications for issues regarding gender and sexuality, we highlight the play’s interdisciplinary connections – with the politics of subjectivation and queer temporality, for example – and finally conclude that plays like Maráia Quéri are important sites of colonial deprogramming.
  • Protagonismos de Corporeidades Dissidentes: processos de criação para o projeto Decolonizando Práticas Cênicas... Performance E Gênero I

    Colin, Daniel dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Protagonismos de Corporeidades Dissidentes: processos de criação para o projeto Decolonizando Práticas Cênicas... – Este texto apresenta princípios fundamentais da perspectiva decolonial em possíveis intersecções com as artes do corpo. Elabora-se uma breve reflexão crítica de atividades artístico-pedagógicas que compuseram o projeto cultural Decolonizando Práticas Cênicas..., executado em 2021, cujo objetivo central foi o enaltecimento de sujeitos em dissidência e sua efetiva alçada ao status de protagonistas de videoperformances autorais. Analisam-se algumas dessas obras por meio de conceitos e práticas que permeiam as artes performativas, o giro decolonial e os estudos de gênero e sexualidade.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Protagonisme des Corporites Dissidentes: processus de création Du Project Décoloniser les Pratiques Scéniques...– Ce texte presente les príncipes fondament aux de la perspective décoloniale dans des intersections possibles avec les arts Du corps. Une brève réflexion critique est menée sur les activités artistico-pédagogiques qui ont constitué Le projet culturel Décoloniser les Pratiques Scéniques..., réalisé en 2021, dont l’objectif central était de faire l’éloge de sujets em dissidence et de leur élévation effective au statut de protagonistes de performances vidéo d'auteur. Certaines de ces œuvres sont analysées à l’aide de concepts et de pratiques qui imprègnent les arts de las cène, Le tournant décolonial et les études sur Le genre et la sexualité.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Protagonisms of Dissident Corporealities: creative processes for the project Decolonizando Práticas Cênicas... – This text presents fundamental principles of the decolonial perspective in possible intersections with the arts of the body. A brief critical reflection is made on the artistic-pedagogical activities that made up the cultural project Decolonizando Práticas Cênicas… (Decolonizing Scenic Practices…), held in 2021, which central objective was to praise dissident subjects and their effective elevation to the status of protagonists of authorial videoperformances. Some of these works are analyzed using concepts and practices that permeate the performing arts, the decolonial turn and gender and sexuality studies.
  • Urbanidade e Gênero: o que desloca um corpo que caminha? Performance E Gênero I

    Boito, Sofia Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Urbanidade e Gênero: o que desloca um corpo que caminha? – O presente artigo explora a relação entre corpo e deslocamento urbano desde uma perspectiva do feminismo intersec-cional. Com base em estudos recentes sobre urbanidade e gênero – feminismos, arte e espaço públi-co –, serão analisadas práticas artísticas modernas e contemporâneas na urbe, considerando a fricção entre corpos genderizados e cidade. O intuito é discutir o deslocamento que certos corpos instau-ram ao caminhar livremente pelo espaço urbano.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Urbanité et genre: qu'est-ce qui déplace un corps qui marche? – Cet article s’interroge sur la relation entre corps et déplacement urbain sous une perspective féministe intersectorielle. Basé sur des études récentes sur l'urbanité et le genre – féminismes, art et espace public – on analysera les pratiques artistiques modernes et contemporaines dans l’espace urbain, en prenant en considération les frictions entre les corps genrés et la ville. L'intention est de discuter le déplacement que certains corps établissent lorsqu'ils se promènent librement dans l'espace publique.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Urbanity and Gender: what displaces a walking body? – This article explores the relation between body and urban displacement from an intersectional feminist perspective. Based on recent studies on urbanity and gender – feminisms, art and public space – we will analyze modern and contemporary artistic practices in the city, considering the friction between gendered bodies and the city. The aim is to discuss the displacement that certain bodies establish when walking freely through the urban space.
  • Mulheres do Mar: práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros Performance E Gênero I

    Auip, Marie Araujo; Martins, Marcos Aurélio Bulhões

    Resumo em Português:

    RESUMO Mulheres do Mar: práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros – O texto analisa o projeto Mulheres do Mar, realizado com idosas da comunidade Serviluz em Fortaleza (CE). Através de oficinas de práticas performativas, questionou-se o mito colonial Iracema, de José de Alencar. Análises feministas articuladas com a abordagem dos arquivos e repertórios de Diana Taylor fundamentam a crítica do romance. Em seguida, compartilham-se aspectos da abordagem me-todológica de criação, com ênfase nas cartografias de si. Reflete-se como a elaboração coletiva de uma contranarrativa à herança patriarcal sintetizada em Iracema contribui para o debate sobre práticas artísti-co-pedagógicas decoloniais.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Mulheres do Mar: pratiques performatives comme critique des mythes coloniaux patriarcaux brésiliens – Le texte analyse le projet Mulheres do Mar, méné avec des femmes âgées de la communauté Serviluz à Fortaleza (CE). Par le biais d’ateliers de pratiques performatives, le mythe colo-nial Iracema, de José de Alencar, a été remis en question. Des analyses féministes articulées avec l’approche des archives et des répertoires de Diana Taylor étayent la critique du roman. Ensuite, des aspects de l’approche méthodologique de la création sont partagés, en mettant l’accent sur les car-tographies de soi. La réflexion porte sur la manière dont l’élaboration collective d’un contre-récit à l’héritage patriarcal résumé dans Iracema contribue au débat sur les pratiques artistico-pédagogiques décoloniales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Women of the Sea: performative practices as a critique of Brazilian patriarchal co-lonial myths – The text analyses the Mulheres do Mar (Women of the Sea) project, conducted with elderly women from the Serviluz community in Fortaleza (CE). Through performance workshops, the colonial myth Iracema, by José de Alencar, was challenged. Feminist analyses in conjunction with Diana Taylor’s approach to archives and repertoires underpin the critique of the novel. Next, aspects of the methodological approach to creation are shared, with an emphasis on cartographies of the self. It reflects on how the collective development of a counter-narrative to the patriarchal heritage summarised in Iracema contributes to the debate on decolonial artistic-pedagogical practices.
  • Narrativas de Dança de um Artista Negro em Espelhamento a Saberes e Conceitos de Autoras Pretas Performance E Gênero I

    Tavares, Luciano Correa; Silva, Suzane Weber da

    Resumo em Português:

    RESUMO Narrativas de Dança de um Artista Negro em Espelhamento a Saberes e Conceitos de Autoras Pretas – Este artigo apresenta aspectos de narrativas de vida e de profissão de um artista negro da dança, Rubens Oliveira, e como sua experiência sensível, poética e criadora de homem negro se con-trapõe a estereótipos de masculinidades hegemônicas. O objetivo deste artigo é evidenciar a história de vida de um homem negro brasileiro que faz da dança sua profissão. Problematizam-se questões concer-nentes ao processo de ser um homem negro no Brasil, abarcando o conceito de escrevivência, de Concei-ção Evaristo (2020), e de amefricanidade, de Lélia Gonzalez (1988). O artigo, tendo como referência, em sua maioria, autoras negras, coloca em evidência as epistemologias pretas como uma forma de repre-sentatividade.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Récits de danse d’un artiste noir reflétant les connaissances et les concepts d’auteurs noirs – Cet article présente des aspects des récits de vie et de profession d’un artiste de danse noir, Ru-bens Oliveira, comment son expérience sensible, poétique et créative en tant qu’homme noir s’oppose aux stéréotypes des masculinités hégémoniques. L’objectif de cet article est de mettre en lumière l’histoire de la vie d’un Brésilien noir qui fait de la danse son métier. Il problématise des questions con-cernant le processus d’être un homme noir au Brésil, englobant le concept d’écriture, de Conceição Evaristo (2020), et d’africanité, de Lélia Gonzalez (1988). L’article, qui fait principalement référence à des auteurs noirs, met en avant les épistémologies noires comme forme de représentation.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Dance Narratives by a Black Artist Mirroring the Knowledge and Concepts of Fe-male Black Authors – This article presents aspects of the life and professional narratives of a Black dance artist, Rubens Oliveira, and how his sensitive, poetic and creative experience as a Black man op-poses stereotypes of hegemonic masculinities. The aim of this article is to highlight the life story of a Black Brazilian man who makes dance his profession. Issues concerning the process of being a Black man in Brazil are problematised, using Conceição Evaristo’s (2020) concept of escrevivência (writexperi-ence)and Lélia Gonzalez’s (1988) concept of amefricanidade (Amefricanity). The article, mostly based on Black authors, highlights Black epistemologies as a form of representation.
  • Antígonas Tribunal de Mujeres: archivos y repertorios poéticos de la memoria de una nación en guerra y transformación Performance Y Género I

    Duran, Ana María Noguera

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Antígonas Tribunal de Mujeres: archives et répertoires poétiques de la mémoire d'une nation en guerre et en transformation – Cet article analyse, du point de vue de la recherche sur la performance politique, le processus de création et de mise en scène de la pièce Antígonas Tribunal de Mujeres, composée de victimes et de survivants de la guerre en Colombie, qui ont en commun d'avoir subi des crimes d'État. Prenant ce cas comme objet d'étude, il étudie les itinéraires méthodologiques de création que ces femmes ont créés pour transformer leurs propres histoires de douleur et de résistance en archives et répertoires poétiques. Que nous postulons comme formes de production et de transmission de savoirs incorporés, sur la mémoire d'une nation marquée par la violence.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Antígonas Tribunal de Mujeres: archivos y repertorios poéticos de la memoria de una nación en guerra y transformación – Este articulo analiza a partir de una perspectiva de la investigación en performance política, el proceso de creación de la obra teatro Antígonas Tribunal de Mujeres, integrada por víctimas y sobrevivientes del conflicto interno y la guerra en Colombia, quienes comparten en común haber padecido crímenes de Estado. Tomando como objeto de estu-dio este caso, indaga las rutas metodológicas de creación que, estas mujeres han creado para trans-formar sus propias historias de dolor y resistencia, en archivos y repertorios poéticos. Los cuales pos-tulamos como formas de producción y transmisión de conocimiento incorporado, sobre la memoria de una nación marcada por la violencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Antígonas Tribunal de Mujeres: archives and poetic repertoires of the memory of a nation in war and transformation – This article analyzes from a perspective of research in political performance, the process of creation and production of the play Antígonas Tribunal de Mujeres, composed of victims and survivors of the war in Colombia, who share in common have suffered state crimes. Taking this case as the object of study, it investigates the methodological routes of creation that these women have created to transform their own stories of pain and resistance into archives and poetic repertoires. Which we postulate as forms of production and transmission of incorporated knowledge, about the memory of a nation marked by violence.
  • Os Métodos Artísticos como Forma de Olhar as Possibilidades de Construção do Género e suas Relações Performance E Gênero I

    Cruz, Joana P.; Malafaia, Carla; Silva, José Eduardo; Menezes, Isabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Os Métodos Artísticos como Forma de Olhar as Possibilidades de Construção do Género e suas Relações – A partir de um projeto de investigação-ação colaborativa com uma turma do ensino médio, discutem-se as possibilidades que as metodologias artísticas trazem para análises e reflexões coletivas com vista à promoção da consciência política juvenil. Por meio de momentos de exploração estético-política, nos quais se mobilizou o Teatro do Oprimido e o Photovoice, os/as jo-vens refletiram sobre as suas experiências e problemas quotidianos, emergindo a violência do namo-ro como o tema mais significativo. À reflexão conjunta entre os/as jovens, somaram-se atores locais e discutiram-se narrativas visuais feitas por dois grupos. Neste artigo, reconhece-se o potencial das artes na problematização das relações e construções de género, na implicação emocional e subjetiva dos/as participantes e como modo de politizar um ‘aparente’ problema individual.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Les Méthodes Artistiques comme Moyen d’Envisager les Possibilités de Construction du Genre et de ses Relations – Sur la base d’un projet de recherche-action en collaboration avec une classe de lycée, nous discutons des possibilités que les méthodologies artistiques apportent aux analyses et aux réflexions collectives en vue de promouvoir la conscience politique des jeunes. À travers des moments d'exploration esthético-politique, dans lesquels le Théâtre de l’Opprimé et Photovoice ont été mobilisés, les jeunes ont réfléchi à leurs expériences et problèmes quotidiens, la violence dans les relations amoureuses apparaissant comme le thème le plus significatif. Des acteurs locaux ont été ajoutés à la réflexion commune des jeunes, et les récits visuels réalisés par deux grou-pes ont été discutés. Cet article reconnaît le potentiel des arts pour problématiser les relations et les constructions de genre, pour impliquer les participants de manière émotionnelle et subjective, et comme moyen de politiser un problème individuel ‘apparent’.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Artistic Methods as a Way to Look at the Possibilities of Construction of Gender and its Relations – Based on a collaborative action-research project with a high school class, we discuss the possibilities that artistic methodologies bring to collective analysis and reflec-tions in order to promote youth political consciousness. Through moments of aesthetic-political exploration, in which the Theatre of the Oppressed and Photovoice were mobilised, the young people reflected on their everyday experiences and problems, with dating violence emerging as the most significant theme. Local actors were added to the joint reflection between the young people, and visual narratives made by two groups were discussed. This article recognises the potential of the arts to problematise gender relations and constructions, to emotionally and subjectively involve par-ticipants, and as a way of politicising an ‘apparent’ individual problem.
  • Transcestralidade, Travestilândia, Traviarcado: o palco e as dissidências de gênero no Brasil Performance E Gênero I

    Meneses, Emerson Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Transcestralidade, Travestilândia, Traviarcado: o palco e as dissidências de gênero no Brasil – Este artigo tem como objetivo colocar em perspectiva histórica a relação entre as artes (sobretudo cênicas) e as travestilidades no Brasil a partir do início do século XX. Com base em uma revisão de literatura que incluiu tanto trabalhos acadêmicos como documentos não acadêmicos, o estudo distingue três padrões (ou paradigmas) de inserção na sociedade experimentados por artistas travestis: a transcestralidade, a travestilândia e, mais recentemente, o traviarcado. Essa distinção permite interpretar e compreender melhor o papel da atual geração dessas artistas: se de um lado elas alimentam a mudança social com seu trabalho ao mesmo tempo artístico e político, de outro esse papel só pode ser entendido como resultado de um processo histórico, em que a importância e a contribuição de artistas dos outros dois paradigmas devem ser igualmente reconhecidas.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Transcentralité, Travestiland, Traviarchie : la scène et la dissidence de genre au Brésil – Cet article vise à mettre en perspective historique les relations entre les arts (notamment les arts du spectacle) et les identités ‘travestis’ au Brésil depuis le XXe siècle. S’appuyant sur une revue de la littérature incluant à la fois des travaux académiques et des documents non académiques, l’étude identifie trois modèles (ou paradigmes) d’insertion dans la société vécus par les artistes ‘travestis’ : la transcestralité, le travestiland et, plus récemment, la traviarchie. Cette distinction permet de mieux interpréter et comprendre le rôle social joué par la génération actuelle de ces artistes : si d’un côté elles alimentent le changement social avec leur travail à la fois artistique et politique, de l’autre ce rôle ne peut être compris que comme le résultat d’un processus historique, dans lequel l’importance et la contribution des artistes des deux autres paradigmes doivent également être reconnues.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Transcestrality, Travestiland, Traviarchy: the stage and gender dissidences in Brazil – This article aims to put into historical perspective the relationship between the arts (especially performing arts) and travestilities in Brazil since the beginning of the 20th century. Based on a literature review that included both academic works and non-academic documents, the study identifies three patterns (or paradigms) experienced by travesti artists in what refers to their insertion in society: transcestrality, travestiland, and, more recently, traviarchy. This allows a better interpretation and understanding of the role played by the current generation of these artists: if on the one hand they fuel social change with a work which is both artistic and political, on the other this role can only be understood as the result of a historical process, in which the importance and contribution of artists from the other two paradigms must be also recognized.
  • Performance, Encenação e Paródias: os saberes queer e os modos de uso drag nas narrativas de Márcia Pantera Performance E Gênero I

    Silva, Robson Guedes da

    Resumo em Português:

    RESUMO Performance, Encenação e Paródias: os saberes queer e os modos de uso drag nas narrativas de Márcia Pantera – O artigo almeja discutir as narrativas de Márcia Pantera explorando a performance, a encenação e as paródias de gênero presentes na utilização dos saberes queer e nos modos de uso drag. Utilizando-se de encontros narrativos como ethos metodológico, abraça a poética como possibilidade criativa de tecer uma pesquisa performativa. Em sua ação analítica, o texto enuncia os efeitos do encontro poético junto a Márcia Pantera, que, ao narrar suas experimentações performativas, engendrou a feitura de mobilizações e fabulações potentes para pensar a superfície corporal e sua ação anárquica-performativa. Em sua partida, o artigo conclui seu percurso poético entrevendo a ação criativa da performance de Márcia Pantera na constituição de modos dissidentes de proliferação de afetações educativas.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Performance, Mise en Scène et Parodie: savoir queer et utilisation du drag dans les récits de Márcia Pantera – L’article vise à discuter des récits de Márcia Pantera, en explorant la performance, la mise en scène et les parodies de genre présentes dans l’utilisation de la connaissance queer et les façons dont le drag est utilisé. Utilisant les rencontres narratives comme éthos méthodologique, il embrasse la poétique comme une possibilité créative de tisser une recherche performative. Dans son action analytique, le texte énonce les effets de la rencontre poétique avec Márcia Pantera, qui, en racontant ses expériences performatives, a engendré de puissantes mobilisations et fabrications pour penser la surface du corps et son action performative anarchique. L’article conclut son voyage poétique en entrevoyant l’action créative de la performance de Márcia Pantera dans la constitution de modes dissidents de prolifération des affectations éducatives.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Performance, Staging and Parodies: queer knowledges and the ways of drag use in Márcia Pantera’s narratives – The article aims to discuss Márcia Pantera’s narratives, exploring the performance, staging and parodies of gender present in the use of queer knowledge and drag. Using narrative encounters as a methodological ethos, it embraces poetics as a creative possibility for weaving performative research. In its analytical action, the text enunciates the effects of the poetic encounter with Márcia Pantera, who, in narrating her performative experiments, engendered the making of powerful mobilizations and fabulations for thinking about the body surface and its anarchic-performative action. The article concludes its poetic journey by glimpsing the creative action of Márcia Pantera’s performance in the constitution of dissident modes of proliferation of educational affectations.
  • A Cênica Feminista: teorizações sobre a ciência e a prática da cena teatral feministas e a importância de uma pedagogia feminista no campo teatral Performance E Gênero I

    Romano, Lúcia Regina Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO A Cênica Feminista: teorizações sobre a ciência e a prática da cena teatral feministas e a importância de uma pedagogia feminista no campo teatral1 – Este artigo teoriza sobre uma cênica feminista, resultante da aplicação ao teatro das epistemologias feministas, sintetizando a crítica que fazem às demarcações canônicas atreladas ao ato de conhecer, que contribuem para a desvalidação da experiência das mulheres. Associa-se seu modo de funcionamento à consciência das hierarquias de gênero, às quais reage por meio da formulação de estratégias poéticas e políticas de enfrentamento aos modelos sociais discriminatórios e sexistas e aos seus sustentáculos simbólicos. Conclui-se que essa cênica feminista encontra centralidade na pedagogia, onde emergem formas de saber emancipatórias e territórios de resistência e criação, que ressignificam o ser.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ La Scénique Féministe: théorisations sur la science et la pratique de la scène théâtrale féministe et l'importance d'une pédagogie féministe dans le domaine théâtral – Cet article décrit un scénique féministe, issu de l'application des épistémologies féministes au théâtre, synthétisant la critique qu'elles font des démarcations canoniques liées à l'acte de connaître, qui contribuent à invalider l'expérience des femmes. Son mode de fonctionnement est associé à la conscience des hiérarchies de genre, à laquelle il réagit à travers la formulation de stratégies poétiques et politiques pour affronter les modèles sociaux discriminatoires et sexistes et leurs supports symboliques. On conclut que ce scénique féministe trouve une place centrale dans la pédagogie, où émergent des formes de connaissance émancipatrices et des territoires de résistance et de création, qui donnent un nouveau sens à l'être.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Feminist Scenics: theorizations about science and practice of the feminist theater scene and the space and importance of feminist epistemologies in the theatrical field1 – This article describes a feminist scenic, resulting from the application of feminist epistemologies to theater, synthesizing the criticism they make of the canonical demarcations linked to the act of knowing, which contribute to the invalidation of women's experience. Its way of functioning is associated with the awareness of gender hierarchies, to which it reacts through the formulation of poetic and political strategies to confront discriminatory and sexist social models and their symbolic supports. It is concluded that this feminist scenic finds centrality in pedagogy, where emancipatory forms of knowledge and territories of resistance and creation emerge, which give new meaning to being.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com