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Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: lendo Dom Quixote de la Mancha

Resumo:

Este artigo discute uma prática de letramento focando na forma como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental (EF) interage com um texto literário, a partir de duas questões: como esta professora realiza a mediação no processo de educação literária? Como uma prática de letramento é construída pela interação com o livro Dom Quixote de la Mancha? A perspectiva teórico-metodológica baseia-se na concepção de letramento como uma prática social formulada pelos Novos Estudos do Letramento (Heath, 1983HEATH, S. B. Ways with words: language, life, and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.; Street, 1984STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press , 1984. , 1995STREET, B. Social literacies. Edinburg: Pearso, 1995. , 2003STREET, B. What’s “new” in new literacy studies? Critical approaches toLiteracy in theory and practice . Current Issues in Comparative Education, [New York], v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003. ; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Org.) Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000.). Acrescida de uma concepção ideológica da linguagem proposta por Bakhtin (1981BAKHTIN, M. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.) e Volochinov (1995VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. ). Os dados foram coletados por meio de videogravações da interação em sala de aula e notas de campo, além de uma entrevista com a professora. A análise evidencia um uso amplo de textos literários em sala de aula. A docente propunha questões abertas de interpretação relacionadas não apenas aos textos, mas também às experiências de leitura dos alunos; estimulando-os a expressarem sua voz no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:
letramento; educação literária; ensino fundamental

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