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Contribuições de uma experiência sobre o conteúdo de tratamento da informação no programa pró-letramento em matemática

Contributions of an experiment about the content of information treatment in the pro-literacy in mathematics program

Resumos

A pesquisa investiga as ações e as contribuições de uma formação continuada nos anos iniciais do ensino fundamental para a prática pedagógica de 18 professores do município de Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), envolvendo os conteúdos de Tratamento da Informação (TI), com base no programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa é qualitativa e tem o estudo de caso como abordagem. A coleta de dados foi composta por questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental. Os resultados apontaram que a proposta de formação atendeu às expectativas da maioria dos professores de alcançar novos conhecimentos teóricos sobre o conteúdo e seu processo de ensino e aprendizagem, bem como contribuiu para o desenvolvimento de estratégias para a prática pedagógica.

educação matemática; formação continuada; letramento; tratamento da informação


The research investigated the actions and contributions of continuing education in the early years of elementary school for the pedagogical practice of 18 teachers in the city of Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), involving the contents of Information Treatment (IT), based on the Pro-Literacy in Mathematics Program. This qualitative research used the case study approach. The data collection counted on questionnaires, interviews, audio recordings and documentary analysis. The results indicated that the proposal for training has met the expectations of the majority of teachers, in relation to reaching new theoretical knowledge about the content and the process of teaching and learning, as well as contributing to the development of strategies for the pedagogical practice.

mathematics education; continuing education; literacy; information treatment


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    28 Abr 2013
  • Aceito
    03 Dez 2013
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