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A expansão das fronteiras da educação pública superior: uma análise da experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul em Laranjeiras do Sul

The expansion of the frontiers of college public education: an analysis about the UFFS experience in Laranjeiras do Sul

Resumos

Pretende observar o processo de criação e consolidação da Universidade Federal da Fronteira Sul, no campus de Laranjeiras do Sul, Estado do Paraná, que desde sua origem vem propondo dispositivos de combate às desigualdades sociais e regionais. Situa o contexto de construção da Universidade, discorrendo sobre as estratégias utilizadas para garantir as condições de acesso e permanência no ensino superior, especialmente da população proveniente da escola pública. Busca também refletir em que medida as ações afirmativas estão conseguindo se materializar de forma efetiva no interior da instituição, a partir da análise dos dados acadêmicos do primeiro ano letivo. O diálogo resultante desses elementos aponta avanços, limites e muitos desafios, que deverão constar no debate permanente da construção política e pedagógica da Universidade.

universidade; ações afirmativas; escola pública


This article intents to examine the creation process and the consolidation of the Federal University of Fronteira Sul (Universidade Federal da Fronteira Sul), Laranjeira do Sul Campus, Paraná, south Brazil. This University has presented mechanisms to combat social and regional differences. The text discusses the context of building the University, and the discoursed strategies used to ensure the conditions for access and permanence in higher education, especially of the students from public schools. It also seeks to reflect the analysis of scholarly data of the first academic year and how the affirmative actions are getting effectively materialize inside the institution. The resulting dialog of these elements shows a progress, limits and many challenges should be included in the permanent debate of political and pedagogical construction of University.

university; affirmative actions; public school


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    20 Abr 2011
  • Aceito
    18 Abr 2012
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