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As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações

Proposals for an inclusive school in the special education teachers’ view: some problematizations

Resumo:

Que ações são necessárias para a efetivação de uma escola, de fato, inclusiva, nos moldes propostos pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil. MEC 2008BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: <Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf > Acesso em: 20 maio 2017.
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)? Com base nesse questionamento, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professores de educação especial atuantes em quatro municípios do Rio Grande do Sul que indicam ações necessárias para a criação de uma nova escola: uma escola inclusiva. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualiquantitativa (Marconi; Lakatos, 2009MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.), com a utilização de um questionário disponível no Formulários Google, teve como objetivo conhecer as trajetórias formativas e as características dos contextos de atuação docente desses professores. Com base em referências como Garcia (2013GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119, jan./mar. 2013., 2014GARCIA, R. M. C. Para além da ‘inclusão’: crítica às políticas educacionais contemporâneas. In: EVANGELISTA, O. (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira & Marin , 2014. p. 101-140.), Kassar (2014)KASSAR, M. C. M. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, maio/ago. 2014., Michels (2011)MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, maio/ago. 2011. e Correia (2010)CORREIA, L. M. (Org.). Educação especial e inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2010., este texto apresenta parte dos dados coletados na pesquisa e problematiza as proposições dos professores deeducação especial para a possibilidade de transformar as escolas em espaços efetivamente inclusivos. Como resultado deste estudo, percebe-se que a maioria dos professores participantes acreditam nos processos de inclusão nas escolas em que estão inseridos; contudo, sinalizam a importância de ações, de diferentes sujeitos envolvidos na educação escolar, para que a proposição de uma escola inclusiva se torne uma realidade.

Palavras-chave:
ações pedagógicas; inclusão; professor de educação especial

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