Resumos
Tem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação - Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes.
defasagem idade-série; políticas educacionais; ensino médio
The present paper seeks to discuss the education quality indicators, emphasizing the level of discrepancies that involves age and grade in three state high schools located in São Leopoldo city, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It is part of a research of the subproject entitled Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo (Study on High School and Higher Education Dropouts in São Leopoldo). It is also part of the research project Observatório de Educação - Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática (Education Observatory - Quality Indicators and Democratic Management). Data were collected from the database of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep - National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira), as well as from the three schools involved in the study. The descriptive analysis shows that the discrepancy between age and grade accentuates as the target public is segmented. There are differences when the results of the three schools are compared, the same happens in relation to shift work, grades and the students' conditions. It is possible to conclude that educational policies are insufficient or ineffective, mainly because they do not take into consideration the differences between the realities of the students.
discrepancies between age and grade; educational policies; high school
- ALMANDOZ, M. R.; VITAR, A. Caminhos da inovação: a política e as escolas. In: VITAR, A. et al. (Org.). Gestão de inovações no ensino médio Argentina|Brasil|Espanha Brasília: Líber Livro, 2006.
- ALVES, F. Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
- BOMENY, H. Quando os números confirmam impressões: desafios na educação brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 2003. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1354.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2011.
- BONNÉRY, S. Fracasso escolar. In: ZANTEN, A. V. (Org.). Dicionário de educação Petrópolis: Vozes, 2011.
- BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da educação básica 2012: resumo técnico. Brasília: Inep, 2013. 41 p
- BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dicionário de indicadores educacionais: fórmulas de cálculo. Brasília: Inep, fev. 2004. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/me000269.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2012.
- BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil. Brasília: Inep/MEC, 2010.
- BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sistema de estatísticas educacionais. Glossário de Termos, variáveis e indicadores educacionais Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://www.edudatabrasil.inep.gov.br/glossario.html>. Acesso em: 4 nov. 2011.
- BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/ l10172.htm>. Acesso em: 27 mar. 2012.
- BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>
- BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Educação brasileira: indicadores e desafios: documentos de consulta. Organizado pelo Fórum Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2013.
- BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portal brasileiro de dados abertos: microdados do censo escolar. Brasília, 2012. Disponível em: <http://dados.gov.br/dataset/microdados-do-censo-escolar>. Acesso em: 27 mar. 2012.
- BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE nº 2, de 30 de janeiro 2012 Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=9864&Itemid>. Acesso em: 27 mar. 2012.
- BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.
- KUENZER, A. Z. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, 2010.
- LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
- SETUBAL, M. A. Os programas de correção de fluxo no contexto das políticas educacionais contemporâneas. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 9-19, jan. 2000. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index. php/emaberto/article/viewFile/1070/972>. Acesso em: 14 nov. 2011.
- SOUZA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. Ensino médio noturno: democratização e diversidade. Revista Educar, Curitiba, n. 30, p. 53-72, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602008000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 nov. 2011.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Maio 2014 -
Data do Fascículo
Abr 2014
Histórico
-
Recebido
03 Out 2013 -
Aceito
17 Dez 2013