Acessibilidade / Reportar erro

Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica

Engagement of ProUni students: access, persistence and academic background

Resumos

Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos.

comprometimento; acesso; permanência; formação acadêmica


This study aimed to determine issues related to access, retention and academic education of students, who were awarded scholarships from the Programa Universidade para Todos (ProUni). The methodology was quantitative and qualitative, explanatory objective and used ex post fact technical procedure. The research involved 198 Prounistas from a nonprofit higher education institution of Rio Grande do Sul, who graduated in 2010 and answered the survey instrument (134). The results showed increased access to higher education for students from minority groups; pointed commitment as a factor for overcoming difficulties in the academic path; and showed a positive relationship between employability, work and satisfaction; also, they indicated a positive influence on people's household and, by extension, on the society, in relation to resuming and/or continuing their studies.

engagement; access; permanence; academic background


  • ASTIN, A. W. Student involvement: a development theory for higher education. Journal of College Student Personnel, Washington, DC, v. 25, n. 2, p. 297-308, 1984.
  • BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregory. C.; WILLIAMS, Joseph. M. A arte da pesquisa São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • BÓS, Â. J. G. EpiInfo sem mistérios: um manual prático. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Superior (CNE). Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 jun. 2007. Seção 1, p. 6. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2011.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopses Estatísticas da Educação Superior: graduação 2007- 2011. Brasília, DF: Inep, 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso em: 06 mar. 2013.
  • BRASIL. Lei no 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - ProUni. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jan. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/LEI/L11096.htm>. Acesso em: 22 fev. 2012.
  • BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>
  • BRASIL. Medida Provisória nº 213, de 10 de setembro de 2004. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2004/Mpv/213.htm>. Acesso em: 06 abr. 2010.
  • BRITO FILHO, J. C. M. de. Ações afirmativas. São Paulo: LTr, 2012.
  • CASTAÑEDA, M. B. et al. Procesamiento de datos y análisis estadísticos utilizando SPSS: un libro práctico para investigadores y administradores educativos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
  • ENTWISTLE, N. J. The use of research on student learning in quality assessment. jul. 2005. Disponível em: <http://www.londonmet.ac.uk/deliberations/ocsld-publications/islass-entwistle.cfm>. Acesso em: 23 jul. 2009.
  • FELICETTI, V. L. Comprometimento do estudante: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da educação superior. 2011. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2011.
  • FELICETTI, V. L.; MOROSINI, M. C. O comprometimento do estudante com a aprendizagem: onde está o estado da arte?. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL,7., 2008. Anais eletrônicos... Itajaí: Univali, 2008. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2008/Educacao_Superior/Trabalho/02_08_06_O_comprometimento _do_Estudante_com_a_Aprendizagem.pdf>
  • FRANZOI, N. L. Entre a formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.
  • GOMES, J. B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
  • HARVEY, L. Social research glossary: quality research international. 2011. Disponível em: <http://www.qualityresearchinternational.com/glossary/>. Acesso em: 25 ago. 2011.
  • KEEFE, J. W. Learning style: an overview. In: Student Learning Styles. Reston, V.A.: National Association of Secondary School Principals, 1979. p. 1-18.
  • KUH, G. D. The national survey of student engagement: conceptual and empirical foundations. New Directions for Institutional Research, San Francisco, n. 141, p. 5-20, 2009.
  • MILES, Matthew B.; HUBERMAN, Michael A. Qualitative data analisysis: an expanded sourcebook. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.
  • MORAES, R; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
  • NARDI, H. C. Ética, trabalho e subjetividade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
  • PACE, C. R. Measuring outcomes of college: fifty years of findings and recommendations for the future. San Francisco: Jossey-Bass, 1979.
  • PASCARELLA, E. T.; TERENZINI, P. T. How college affects students: a third decade of research. São Francisco: Jossey-Bass; A Wiley Imprint, 2005. v. 2.
  • SCHOMBURG, H.; TEICHLER, U. Employment outcomes of young graduates in Europe and Japan: empirical evidence from CHEERS and REFLEX. In: IMHE GENERAL CONFERENCE, 2008, Paris. Anais eletrônicos... Paris: International Centre for Higher Education Research, 2008. Disponível em: <http://www.oecd.org/site/eduimhe08/imhegeneralconference2008homepage.htm>
  • TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
  • TRAGTENBERG, M. H. R.; BASTOS, J. L. D.; PERES, M. A. Políticas de ampliação do acesso e diversidade socioeconômica e étnico-racial na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, set. 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    15 Set 2014
  • Recebido
    12 Jul 2013
  • Revisado
    24 Dez 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br