Acessibilidade / Reportar erro

História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino

History of pedagogy in Brazil: the contribution of research focused on teaching manuals

Resumos

Analisa três linhas de pesquisa, desenvolvidas neste século, focadas em manuais de pedagogia em circulação no Brasil. Após descrever seus instrumentos de pesquisa, é discutida a consistência de seus resultados, particularmente no que se refere às classificações dos manuais elaboradas pelas pesquisas. A partir dos tipos de manuais definidos por essas pesquisas, procura-se avaliar as possibilidades futuras desses programas de pesquisa, especialmente no que tange à ampliação de seus recortes temporais e espaciais. Do ponto de vista da história da pedagogia, argumenta-se sobre a maior potencialidade das pesquisas nessa área cuja categorização dos manuais contemple os modelos escolares historicamente adotados pela escola brasileira.

manuais de ensino; modelos escolares; formação do professor


This paper analyzes three lines of research that have developed in this century, focusing on teaching manuals in circulation in Brazil. After describing the research tools, the consistency of the results is discussed, particularly, in relation to the categorizations of manuals resulted from researches. Based on the types of manuals defined by these researches, the work seeks to evaluate the future possibilities for these research programs, especially in regard to the expansion of their temporal and spatial cuttings. From the point of view of the history of pedagogy, it is discussed the greater potential of researches on this area, resting on the categorization of manuals that approach school models historically adopted by Brazilian schools.

teaching manuals; school models; teacher training


  • BASTOS, Maria Helena Câmara. Aprendendo o labor docente: o curso prático de Pedagogia de Jean-Baptiste Daligault (1851). In: COLOQUIO NACIONAL DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN, 16., 2011. Arte y oficio de enseñar: dos siglos de perspectiva histórica. El Burgo de Osma, España: SEDHE, 2011. p. 497-505.
  • BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cynthia Pereira de (Org.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 31-40.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (Org.). Brasil 500 anos: tópicas em História da Educação. São Paulo: EdUSP, 2001. p. 137-168.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e o tratado: modelos pedagógicos, manuais de pedagogia e práticas de leitura de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais eletrônicos.. Goiânia: SBHE, 2006. CD-ROM.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória: SBHE, 2011b. CD-ROM.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Modernidade pedagógica e formação docente. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 111-120, 2000.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia moderna, pedagogia da Escola Nova e modelo escolar paulista. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; PINTASSILGO, Joaquim (Org.). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas. São Paulo: EdUSP, 2011a. p. 185-212
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Uma biblioteca para formar professores na escola normal (São Paulo, 1882). In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 6., 2005, Bolívia. Anais eletrônicos.. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, 2005. CD-ROM.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Uma biblioteca pedagógica francesa para a Escola Normal de São Paulo (1882): livros de formação profissional e circulação de modelos culturais. In: BENCOSTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 17-40.
  • CATANI, Denice Barbara; SILVA, Vivian Batista da. Memória e história da profissão dos professores: as representações sobre o trabalho docente nos manuais pedagógicos. Educação em Foco, Juiz de Fora, 2009. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2009/10/343o-2-Ana-Maria-_7_1.pdf>. Acesso em: 30 maio 2012.
  • CATANI, Denice Barbara; SILVA, Vivian Batista da. Cultura profissional dos professores: construções da excelência docente (Brasil, 1870-1970). In: CORREA, Rosa Lydia Teixeira, MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos; SIMÕES, Regina Helena Silva (Orgs.). História da profissão docente no Brasil Vitória: EDUFES, 2011. p. 197-228.
  • ESCOLANO BENITO, Agustín. La codificación de la primera manualística. In: ESCOLANO BENITO, Agustín (Org.). Historia ilustrada de la escuela en España. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2006, p. 219-240.
  • GATTI JÚNIOR, Décio; GUIMARÃES, Rosângela. A institucionalização da disciplina História da Educação na Escola Normal mineira na primeira metade do século XX. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 54-65, 2012.
  • GOUVEIA, Aparecida Joly. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 1, p. 1-47, 1971.
  • MUNAKATA, Kazumi. Apêndice bibliográfico: Brasil. In: OSSENBACH, Gabriela; SOMOZA, Miguel (Org.). Los manuales escolares como fuentes para la Historia de la Educación en América Latina. Madrid: UNED, 2001. p. 337-344.
  • NERY, Ana Clara Bortoleto. Cultura pedagógica e formação de professores: a biblioteca da Escola Normal de Piracicaba (1911-1920). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória: SBHE, 2011. CD-ROM
  • OSSENBACH, Gabriela; SOMOZA, Miguel (Org.). Los manuales escolares como fuentes para la Historia de la Educación en América Latina Madrid: UNED, 2001.
  • SAVIANI, Dermeval. Correntes e tendências da educação brasileira. In: MENDES, Durmeval Trigueiro (Org.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 19-47.
  • SILVA, Vivian Batista da. História de leituras para professores: um estudo da produção e circulação de saberes especializados nos "manuais pedagógicos" brasileiros (1930-1971). 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
  • SILVA, Vivian Batista da. Os manuais pedagógicos e seus prefácios como fontes para a história da formação docente e do campo educacional (Brasil e Portugal, 1870 - 1970). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008. Anais eletrônicos.. Aracaju: SBHE, 2008. CD-ROM.
  • SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 6, p. 29-57, 2003.
  • SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 613-632, 2004.
  • SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). 2006. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
  • SIMPÓSIO INTERNACIONAL LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA. 2007. São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 2007.
  • TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção Atualidades Pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial. 2001. Tese (Doutorado em EHPS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
  • TREVISAN, Thabatha Aline. A Pedagogia por meio de "Pedagogia: teoria e prática" (1954), de Antônio d´Ávila. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
  • TREVISAN, Thabatha Aline. História da disciplina Pedagogia nas Escolas Normais do Estado de São Paulo (1874-1959) In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., Porto, 2008. Anais eletrônicos... Porto: SPCE, 2008a. CD-ROM.
  • TREVISAN, Thabatha Aline. Manuais de ensino de Pedagogia no Brasil: um instrumento de pesquisa (1874-1959). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., Aracaju, 2008. Anais eletrônicos.. Aracaju: SBHE, 2008b. CD-ROM.
  • TREVISAN, Thabatha Aline. Manuais de pedagogia franceses para formação de professores no Brasil (1851-1959). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., São Luís, 2010. Anais eletrônicos.. São Luís: SPCE, 2010. CD-ROM.
  • TREVISAN, Thabatha Aline. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do Estado de São Paulo (1874-1959). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2014

Histórico

  • Aceito
    25 Fev 2014
  • Recebido
    13 Maio 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br